quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Atos 8:26

Atos 8:26 - E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E O ANJO. Os anjos de luz são seres celestiais que estão a serviço do reino de Deus, bem como a serviço também dos que hão de herdar a salvação. Hebreus 1:14 - Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? A própria palavra “anjo” quer dizer “mensageiro de Deus”, porque na maioria das vezes estes seres celestiais foram enviados a terra com uma mensagem da parte de Deus para os filhos dos homens.

DO SENHOR. No Antigo Testamento, de acordo com as crenças dos hebreus, “o anjo do Senhor” era o anjo que assistia diretamente na presença do Deus Todo-poderoso, e que em muitos casos este anjo era a própria presença de Deus. Conforme pensam muitos teólogos, este anjo da presença de Deus era de fato o Verbo divino antes de sua encarnação, o Messias de Deus, Cristo Jesus. Seja como for, este anjo veio de Deus.

FALOU A FILIPE. Não sabemos como que este anjo da parte de Deus se apresentou a Filipe, se isso aconteceu por meio de uma visão, que sempre foi um dos canais de comunicação entre Deus e os seus servos. Se este anjo apareceu a Filipe em um sonho, ou se o anjo do Senhor lhe apareceu normalmente. O que podemos dizer é que o anjo de Deus veio com uma mensagem da parte de Deus para o diácono Filipe, o pregador.

DIZENDO: LEVANTA-TE. Há quem diga que o anjo tenha aparecido a Filipe em sonho, por canta desta colocação feita pelo escritor de Atos dos Apóstolos, em que o anjo de Deus mandou que Filipe se levantasse. No entanto, em uma interpretação mais honesta podemos dizer que esta mensagem não fala de que Filipe estivesse deitado, mas nos ensina sobre a tomada de uma decisão que era fazer ou executar a ordem. Estar deitado é posição de repouso, assentado é estado de atenção e de pé em ação.

E VAI PARA O LADO DO SUL. O fato de Filipe ter saído de Jerusalém para Samaria já era um bom passo no sentido de cumprir a grande comissão dada por Cristo, quando ele disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Agora, o anjo de Deus amplia mais ainda a missão do evangelho para os gentios, em que Filipe levaria o evangelho a um outro país, por meio do eunuco da rainha etíope.

AO CAMINHO QUE DESCE DE JERUSALÉM PARA GAZA. Quando alguém se dirigia a cidade de Jerusalém era sempre subindo, por dois motivos: Primeiro, porque Jerusalém ficava em cima de um monte e segundo por conta da espiritualidade daquela cidade para os judeus. Mas quem saia de Jerusalém sempre descia pelos mesmos motivos. Gaza era a última cidade já próxima do mar, caminho para o Egito.

QUE ESTÁ DESERTO. Filipe não foi enviado para a cidade de Gaza, porem, a um lugar deserto, que ficava entre Jerusalém e Gaza. Os historiadores falam deste lugar como sendo perto de Asdode, porque como aquela região era desértica, só havia água neste local, onde o eunuco etíope foi batizado. De fato, haviam outros caminhos de Jerusalém para Gaza, mas por providência e intervenção da parte de Deus, o tesoureiro da rainha etíope teria um encontro com Filipe, conforme a vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...