terça-feira, 17 de setembro de 2019

Atos 10:3

Atos 10:3 - Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
ESTE. O escritor de Atos dos Apóstolos se refere a Cornélio, que neste momento de sua vida estava sendo chamado por Deus para uma nova vida. Cornélio era um tipo de pessoa que tinha vontade de servir a Deus, mas que precisava de orientações corretas para trilhar o caminho do evangelho. Há muitas pessoas que apresentam características de que são tementes a Deus, mas que não andam nos caminhos de Cristo porque não se deixam ser guiadas pelas doutrinas fundamentas do evangelho.

QUASE À HORA NONA DO DIA. Este indicativo nos faz conjecturar que Cornélio poderia ser um prosélito do judaísmo, uma vez que este era uma prática comum entre os hebreus. Esta citação sobre a hora nona do dia, não é a mesma coisa que às nove horas da manhã do nosso relógio. Os judeus oravam as nove oras da manhã, ao meio dia e às três horas da tarde. Neste caso, a hora nona correspondia às três da tarde.

VIU CLARAMENTE. Era um momento de oração que Cornélio praticava buscando ao Deus único e verdadeiro para manter comunhão com o Criador de todas as coisas. Podemos até pensar que este homem estivesse orando e pedindo para que o Senhor mantivesse contato com ele, no sentido de lhe orientar de como deveria fazer para realizar mais fielmente a vontade de Deus. De repente algo sobrenatural aconteceu.

NUMA VISÃO. As sagradas escrituras estão recheadas de citações sobre este tipo de visão espiritual que não se dá no campo físico, mas sim, na dimensão da alma de do espírito do ser humano. Um dos livros do Novo Testamento que está carregado de citações destas visões espirituais é o livro escatológico do Apocalipse. Cornélio foi um homem privilegiado que teve esta sensibilidade espiritual de ter uma visão de Deus. E no caso de Cornélio esta visão espiritual que Deus lhe concedeu mudou a sua vida.

UM ANJO DE DEUS. Estes anjos de Deus podem ser classificados de Arcanjos, querubins e serafins, porque estão ao serviço de Deus e do seu reino. Como também aqui na terra estes seres espirituais de luzes estão a serviço dos que hão de herdar a salvação. Quem sabe em suas orações Cornélio não vinha pedindo a Deus que lhe enviasse um anjo para lhe orientar como ele deveria fazer para servir melhor a Deus.

QUE SE DIRIGIA PARA ELE. Nos tempos do Velho Testamento nós encontramos muitos casos em que Deus enviou seus anjos poderosos para se comunicarem com os seus servos, por isso que uma das definições da palavra “anjo” é mensageiro de Deus. Não temos como imaginar qual foi à reação da parte de Cornélio por ver claramente em sua visão um anjo de Deus vindo ao seu encontro. Cornélio deve ter ficado admirado.

E DIZIA: CORNÉLIO. Se apenas aquele anjo tivesse aparecido em visão a Cornélio já era suficiente para ele ter a certeza de que havia tido um contato com um agente direto da parte de Deus. No entanto, aquele ser espiritual de luz e de glória se dirige com sua voz ao servo de Deus, Cornélio. Uma coisa que nos chama a atenção é que não precisou o anjo perguntar o nome daquele homem, mas o anjo de Deus lhe chama pelo seu próprio nome. Deus sabe tudo sobre os seus servos e todos os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...