sábado, 14 de setembro de 2019

Atos 9:24

Atos 9:24 - Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida.
MAS AS SUAS CILADAS. Os líderes do judaísmo em Damasco carregavam consigo um propósito, que em reunião deliberaram sobre ele, que era perseguir a Saulo, porque este estava representando para eles uma ameaça a sua religião, o tradicional judaísmo. Geralmente os judeus eram tão zelosos pela religião dos seus antepassados que faziam qualquer coisa para preservarem suas tradições. Neste caso, estavam dispostos a tirarem a própria vida de Saulo, que agora era seus inimigos e não irmão.

VIERAM AO CONHECIMENTO. Como Deus estava com Saulo de Tarso, o Senhor cuidou em fazer com que Saulo tomasse conhecimento das tramas e das ciladas que seus conterrâneos, os judeus arquitetavam. Não temos como saber como Saulo descobria as armadilhas dos seus inimigos, porem, podemos conjecturar que de alguma maneira Deus desvendava os segredos ocultos, e eles chegavam até Saulo, que se desviava.

DE SAULO. Agora, este homem era um protegido do Senhor Jesus, ele que estava apenas começando uma grande obra em prol do reino de Deus e da igreja remida de Cristo. Os planos de Deus tinham que se cumprirem na vida deste homem, que por meio dos relatos do Novo Testamento aprendemos que fez realmente um serviço gigantesco em favor da obra de Deus, trabalhando muito mais do que os de Jerusalém.

E COMO ELES GUARDAVAM. Os judeus eram obstinados em seus objetivos, quando eles colocavam em seus corações algum propósito, enquanto não atingissem seus planos não se aquietavam. Queriam prender e tirar a vida de Saulo de Tarso, e para isso, não dormiam, mas montavam sentinelas em todos os lugares até que pegassem Saulo em suas ciladas. Somente a providência de Deus poderia livrar a Saulo de Tarso das mãos dos judeus, eles que desejavam eliminar o inimigo do tradicional judaísmo.

AS PORTAS. Como os povos antigos viviam em constantes guerras e permanentes ataques dos inimigos, tanto das guerras quanto dos invasores, geralmente as cidades eram cercadas por muralhas largas e altas. Portanto, para que alguém entrasse ou saísse de tais cidades, só era possível pelos portões, que eram absolutamente guarnecidos pelas guardas oficiais da cidade. Assim, Saulo estava preso em Damasco.

TANTO DE DIA COMO DE NOITE. Como os planos de Saulo de Tarso foram mudados, uma vez que, ele saiu com sua guarnição de Jerusalém com o objetivo de casar os cristãos em Damasco, como se casava uma vítima indefesa. Agora, diante das circunstâncias era ele quem estava sendo procurado pelos judeus para ser preso e morto. A lei da colheita segundo a semeadura não demorou a chegar para Saulo.

PARA PODEREM TIRAR-LHE A VIDA. Verdade é que Saulo de Tarso consentiu com os inimigos de Estêvão quando seus acusadores lhe tiraram a vida. Porem, Saulo estava em Damasco, não para matar os cristãos, mas para prendê-los e deportar os tais para Jerusalém. No entanto, os judeus estavam sendo mais cruéis contra Saulo, porque não queriam apenas prender o servo de Deus, mas o intuito deles era tirar a própria vida de Saulo. Já se diz que o ódio gerado por sentimento religioso é o pior que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...