quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Atos 9:5

Atos 9:5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ELE DISSE: QUEM ÉS. O grande esplendor que cercou Saulo foi algo estrondoso que o levou a ter consciência que não se tratava de algo natura, porem, com certeza algo do gênero sobrenatural. Além do mais, Saulo ouviu uma voz poderosa do Jesus glorificado, que o deixou curioso para saber quem falava com ele naquele momento. Podemos conjecturar que Saulo tinha em mente que realmente era o Senhor Jesus quem falava com ele, mas, ele queria ter a certeza que era realmente Cristo Jesus.

SENHOR? Saulo era acostumado à líder com autoridades superiores, porque ele era um fariseu e como tal, tanto convivia com as autoridades políticas de Roma, bem como com as autoridades religiosas dos hebreus. Ainda que indiretamente, Saulo deu a entender que estava diante de alguém que lhe era muito superior, ao se referir aquele ser sobrenatural de Senhor. Há quem diga que Saulo sabia que era Jesus Cristo.

E DISSE O SENHOR. No Velho Testamento essa forma de tratamento era dirigida ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, o mesmo Deus de Israel, que também era conhecido pelos judeus de Jeová. Porem, no Novo Testamento, essa forma de tratamento pode e deve também ser dirigida a Cristo Jesus, Ele que era o Rei da descendência de Davi, e que foi constituído de Rei dos Reis e Senhor dos senhores.

EU SOU JESUS. Essa expressão “eu sou” era empregada no Velho Testamento para o Deus Todo-poderoso. Mas que foi bem usada pelo Senhor Jesus, uma vez que, ele próprio disse: Eu e o Pai somos um. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Esse nome de “Jesus” foi dado pelo próprio Deus, quando o Criador enviou o seu anjo para falar com Maria e José, e o nome de Jesus é uma transliteração do nome antigo de Josué.

A QUEM TU PERSEGUES. Se Saulo de Tarso ainda não sabia quem efetivamente era Jesus, mas com essa expressão utilizada pelo Senhor Jesus, agora, ele poderia tirar suas dúvidas, pelo fato de que ele estava a serviço do judaísmo para perseguir os discípulos de Jesus. O Senhor Jesus passa a informação para Saulo que, perseguir um dos pequenininhos do reino de Deus é a mesma coisa que lutar contra o próprio Jesus.

DURO É PARA TI. Realmente, Saulo de Tarso, que passou a ser chamado de Paulo pagou um alto preço por ter sido um perseguidor contra a igreja de Cristo. Saulo estava remando contra uma correnteza invencível, em que ele não tinha como vencê-la. O exemplo de Paulo nos ensina que, a lei da colheita, segundo a semeadura é uma realidade. Tudo aquilo que o homem semear é o que há de colher mais tarde.

RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES. O Senhor Jesus fala para Saulo de Tarso uma linguagem agrícola que era um proverbio muito conhecido entre os hebreus. Os aguilhões eram colocados na frente e atrás dos bois, quando arando a terra, para que os tais não ultrapassassem seus limites, bem como para que não dessem coices contra os seus guias. Jesus estava dizendo de forma metafórica a Saulo que se ele quisesse continuar perseguindo a sua igreja, então, estaria se voltando contra si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...