sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 9:1

Atos 9:1 - E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E SAULO. Este homem, neste momento, era perigoso contra a igreja de Cristo e deu provas disto quando da morte de Estêvão, servo de Cristo Jesus e diácono da igreja de Cristo em Jerusalém. Quando Estêvão foi executado pelos seus inimigos, Saulo estava presente e representava, naquele momento as autoridades dos judeus, porque ele fazia parte também do Sinédrio. Atos 7: 58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.

RESPIRAVA AINDA AMEAÇA. A nova religião fundada por Cristo e que agora tinha a liderança dos apóstolos e discípulos de Cristo era vista pelos líderes do judaísmo como um perigo para a religião dos judeus. Por isso tanta perseguição, Atos 8:1 - E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Paulo queria prender os cristãos, o que gerava medo.

E MORTE CONTRA. Os líderes religiosos do judaísmo estavam dispostos a irem até as últimas consequências, se necessárias fosse, para deter o crescimento do cristianismo em terras de Israel. As notícias já havia chegado em Jerusalém que o cristianismo estava se espalhando pelo país, pois em Samaria Filipe estava aglutinando muita gente para a igreja de Cristo, gerava mais inveja para os líderes do tradicional judaísmo.

OS DISCÍPULOS. Essa palavra “discípulo” fala a respeito dos seguidores de Jesus e não somente os apóstolos. Como os apóstolos já eram considerados pessoas influentes da sociedade judaica, então, os casos que lhes envolviam tinham que ser submetido diretamente ao Sinédrio, que era a Corte de Justiça dos judeus. Mas em se tratando de qualquer seguidor do cristianismo, então Saulo podia prender e até mandar matar.

DO SENHOR. De quem eram os discípulos? Do Senhor Jesus! Os apóstolos de Cristo e os pregadores do evangelho das boas novas eram conscientes de que não faziam prosélitos para se mesmo, porem, faziam discípulos para Cristo Jesus e para o reino de Deus. Tem muitos líderes cristão nos dias de hoje que chegam a pensar que os membros de suas denominações são seu servos e não discípulos de Cristo Jesus.

E DIRIGIU-SE. Saulo de Tarso estava furioso com os líderes e pregadores do evangelho das boas novas de Cristo, porque eles representavam uma ameaça contra o judaísmo, uma vez que todos os dias os judeus deixaram a aliança da lei de Moisés para se agregarem ao cristianismo. De forma que, o jovem afoito, Saulo de tarso procurou o sumo sacerdote para sair de Jerusalém e trazer preso qualquer cristão, onde ele fosse.

AO SUMO SACERDOTE. O sumo sacerdote era o líder presidente do Sinédrio e também o líder religioso máximo do judaísmo. É provável, que neste momento, houvesse dois sumos sacerdotes, um nomeado pelos romanos, que era Anás, e o outro nomeado pelos judeus que eram Caifás, sendo que, Anás era o sogro de Caifás, porque isso estava tudo em casa. Portanto, Saulo precisava de uma autorização do sumo sacerdote para perseguir, prender e até matar, se fosse necessário, os seguidores de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...