sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Atos 9:21

Atos 9:21 - E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
E TODOS OS QUE O OUVIAM. Cristo mudou a sorte de Saulo de Tarso, o escolhendo para uma grande missão, em levar o seu evangelho das boas novas aos quatro cantos do mundo daquela época. Neste momento, Saulo estava dando seus primeiros ensaios no tocante a pregar a palavra de Deus em nas sinagogas de Damasco, porem, mais tarde sairia por muitos outros lugares pregado o nome de Cristo. Certamente as multidões se aglomeravam para ouvir o mais novo pregador falando sobre o Messias.

ESTAVAM ATÔNITOS. Saulo de Tarso provocou um alvoroço na cidade de Damasco, não por perseguir e prender os seguidores do evangelho de Cristo, mas porque sua conversão ao cristianismo deixou as pessoas atônitas, sem intenderem o que estava acontecendo. Os indicativos nos faz perceber que os cidadãos de Damasco já sabiam o que Saulo tinha ido fazer naquela cidade, mas que agora estava fazendo o contrário.

E DIZIAM: NÃO É ESTE O QUE EM JERUSALÉM PERSEGUIA. O que Lucas escreve neste ponto de seu livro nos dá a entender que as notícias sobre as perseguições contra os cristãos em Jerusalém já haviam se espalhado por todos os recantos, até mesmo no exterior, e que, Saulo de Tarso encabeçava a lista dos maiores perseguidores contra os servos de Cristo Jesus. Percebe-se que esta questão era gravíssima naquele momento.

OS QUE INVOCAVAM ESTE NOME. Essa expressão utilizada pelo escritor deste livro no faz do fato de que os cristãos faziam questão de invocar o nome de Cristo, além de só falarem em Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus. Já as autoridades dos judeus e os líderes do judaísmo faziam de tudo para tentar fazer com que o nome de Cristo fosse apagado da mente dos que se convertiam a nova religião fundada por Cristo.

E PARA ISSO VEIO AQUI. Em Jerusalém, Saulo foi fortemente usado pelo diabo e influenciado pelos líderes religiosos do judaísmo para perseguir a igreja de Cristo, e achando pouco em perseguir seus conterrâneos, tinha sede de prender os discípulos de Cristo em outros países. Como Saulo tinha cidadania romana, isso lhe dava o direito de livremente circular sobre outros países, sem ser atrapalhado pelos romanos.

PARA OS LEVAR PRESOS. Esse foi o objetivo da ida de Saulo a cidade de Damasco, fazer um levantamento de quantos cristãos havia naquela cidade, prendê-los e deportar até a cidade de Jerusalém. Há quem diga que ouve um tratado internacional dos líderes do judaísmo e as autoridades romanas, no sentido de deportar para Jerusalém a todos os que em qualquer parte do mundo fossem convertidos a cristo.

AOS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES? Fica mais uma vez claro que todas as perseguições contra os cristãos partiram dos líderes do judaísmo. A realidade era que muitos judeus já havia se convertido ao cristianismo, e com isso, criou-se um sentimento de inveja por parte dos seguidores do judaísmo, porque eles viam a nova religião de Cristo como uma ameaça ao judaísmo. De forma que, com o apoio total das autoridades romanas, os judeus pretendiam eliminar o movimento do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...