sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atos 8:33-34

Atos 8:33-34 - Na sua humilhação foi tirado a sua justiça; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
NA SUA HUMILHAÇÃO FOI TIRADA A SUA JUSTIÇA. Não há dúvida que esta colocação se refere ao momento de maior humilhação que o Cordeiro de Deus teve que passar diante das autoridades dos judeus. Jesus era um homem bom, honesto e que cumpria de forma digna as leis de Deus e dos homens. Mas os seus inimigos fizeram de tudo para que ele fosse condenado diante do Sinédrio, e perante as autoridades romanas. Por justiça, ele deveria ser solto, porque não transgrediu nenhum mandamento da lei.

E QUEM CONTARÁ A SUA GERAÇÃO? Essa passagem das Escrituras é a continuidade do que está escrito em Isaías 53:8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. Essa expressão era interpretada pelos hebreus como sendo, quem se porá como sua defesa. Humanamente falando, Jesus Cristo ficou sozinho.

PORQUE A SUA VIDA É TIRADA DA TERRA. O profeta fala a respeito da forma cruel com que o Cristo de Deus foi morto na cruz do Calvário em seu sacrifício expiatória, uma vez que, como redentor o Cordeiro de Deus tinha que pagar o preço pela redenção dos seus remidos. A morte de Jesus de Nazaré fazia parte da propiciação que ele teve que enfrentar para aplacar a ira e o furor de Deus, a fim de fazer a paz.

E RESPONDENDO O EUNUCO A FILIPE. Há quem diga que o eunuco havia se deparado com alguém que em Jerusalém lhe havia indicado essa passagem do Velho Testamento como leitura, mas que não havia lhe explicado. Todavia, agora, como Deus tinha planos para esta vida, então, o Senhor enviou-lhe a Filipe, que como o bom pregador do evangelho, estava disposto a lhe mostrar de quem falava o profeta de Deus, Isaías.

ROGO-TE, DE QUEM DIZ ISTO. Como seria bom que todas as pessoas que ouvem ou que leem as Sagradas Escrituras buscassem de um servo de Deus a sua explicação. Realmente, existem muitas passagem bíblicas que são de difícil compreensão e precisa de que alguém com maior conhecimento faça a devida e honesta exposição. Os judeus sabiam de quem o texto citado falava, mas para um estrangeiro era difícil de saber.

O PROFETA? Deus se utilizou de todos os seus profetas para falar a respeito das suas promessas de um novo tempo em que ele enviaria o seu Messias como salvador e redentor da humanidade. E de acordo com os estudiosos das Escrituras, Isaías foi um dos profetas antigos que mais profetizou a respeito da vinda do Messias de Deus é tanto que ele é chamado de profeta Messiânico. A passagem citada é muito conhecida.

DE SI MESMO OU DE ALGUM OUTRO? Não sabemos até que ponto o eunuco conhecia a história do profeta Isaías, que foi perseguido e morto por pregar a palavra de Deus, mas essa Escritura não se refere a sua pessoa. A pergunta do eunuco deu a Filipe a oportunidade de fazer aquilo que ele mais gostava que era pregar sobre Cristo Jesus o Filho de Deus. Não somente os textos citados neste evento, mais todo o capítulo cinquenta e três do profeta Isaías é a real história da morte expiatória de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...