terça-feira, 17 de setembro de 2019

Atos 10:7-8

Atos 10:7-8 - E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope.
E, RETIRANDO-SE O ANJO. Novamente nos vem à pergunta: Por que o anjo de Deus não cumpriu a missão em lugar de Pedro? O livro do Apocalipse nos deixa transparecer que haverá um tempo em que os anjos preguem o evangelho eterno de Deus. Cristo quando ainda esteve entre os seus anunciou que o evangelho das boas novas deveria ser pregado pelos seus discípulos. Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Agora era a vez de Pedro e não do anjo de Deus.

QUE LHE FALAVA. O que o anjo celestial tinha que fazer ele já havia cumprido que era orientar a Cornélio de que ele mandasse chamar a Pedro para lhe dizer palavras de vida eterna. Muitos dos contatos que estão registrados nas Sagradas Escrituras dos anjos de Deus com os homens foi efetivamente trazendo uma mensagem da parte do Deus Todo-poderoso para alguém com quem o Senhor tinha negócios a tratar na terra.

CHAMOU DOIS DOS SEUS CRIADOS. Há um certo debate entre os comentaristas sobre o que Lucas escreve neste ponto, porque alguns acham de que Cornélio chamou dois dos seus escravos. Mas existem aqueles que afirmam e defendem que Cornélio tenha chamado dois dos seus maiores amigos, pessoas de confiança que faziam parte de sua própria família, apesar de não serem estes filhos legítimos, mas criados como filhos.

E A UM PIEDOSO SOLDADO. Cornélio além de ser um alto oficial do exército romano em Cesaréia, ele também é descrito como um centurial, o que nos faz compreender que tinha sob seu comando vários soldados daquele quartel. Porem, dentro muitos, tinha lá um que era de muita confiança de Cornélio, a quem ele chamou nesta missão. É salutar destacar que este soldado era um homem temente a Deus como Cornélio.

DOS QUE ESTAVAM AO SEU SERVIÇO. Certamente este era um dos homens que estava a serviço de Cornélio que já havia cumprido outras missões a mando do seu comandante. Todavia, esta não era uma missão militar a ser cumprida, mas era uma missão especial que tratava da vida espiritual de Cornélio. Não era qualquer um dos soldados que estavam a serviço de Cornélio que poderiam fazer este serviço para ele.

E, HAVENDO-LHES CONTADO TUDO. Os dois criados, que eram pessoas do círculo de confiança de Cornélio, bem como este soldado que comungava dos sentimentos religiosos do seu comandante tinham que ter conhecimento do que se tratava, e do porque Cornélio estava lhes enviando em missão a cidade de Jope. Quando estes homens chegassem para conversar com Pedro, eles precisavam falar do que se tratava.

OS ENVIOU A JOPE. Por que Cornélio enviou três pessoas? Os judeus eram sistemáticos quando se tratavam de testemunhas, porque pela tradição dos hebreus, duas testemunhas davam maior veracidade aos fatos e três autenticavam a verdade. Pedro precisava ser convencido que o testemunho daqueles homens era verdadeiro, até porque eram pessoas desconhecidas para que o apóstolo simplesmente lhes acompanhassem sem a certeza de que se tratava de uma missão a serviço de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...