sábado, 31 de agosto de 2019

Atos 8:20-21

Atos 8:20-21 - Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
MAS DISSE-LHE PEDRO: O TEU DINHEIRO. Mais uma vez, o livro de Atos dos Apóstolos mostra a liderança de Pedro, pelo menos como porta voz do grupo apostólico em que ele se apresenta como interlocutor dos líderes da igreja. Assim como procedeu, no capítulo cinco deste livro, com Ananias e Safira, agora, novamente, Pedro não mede meias palavras para dizer a verdade a Simão. O apóstolo foi direto a raiz do problema, que era o deus de Simão, que era chamado de Mamom, que também é o de muitos.

SEJA CONTIGO PARA PERDIÇÃO. O Novo Testamento declara que o dinheiro é a raiz de todos os males, conforme está escrito em 1 Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. No caso de Simão, o dinheiro estava causando o pior tipo de mal que se possa imaginar, que era a sua perdição eterna.

POIS CUIDASTE QUE O DOM DE DEUS. As coisas de Deus são preciosíssimas e não é por qualquer meio que o homem pode adquirir. No caso dos apóstolos Pedro e João, eles ganharam a confiança de Cristo Jesus, bem como a graça de Deus, além de que já tinham muita experiência na presença do Espírito Santo de Deus. Agora, tinham muita intimidade com o Espírito Santo para por meio da imposição de mãos transmiti-lo.

SE ALCANÇA POR DINHEIRO. Em se tratando dos dons de Deus, o dinheiro não tem nenhum valor, no sentido de comprar as coisas que vem de cima. Quem tem dinheiro aqui na terra, pode até comprar um cargo dentro das denominações, adquirir privilégios ou assentos em lugares de destaques, e até receber muitas oportunidades. Todavia, os dons de Deus não estão à venda, como muitos pensam hoje, como Simão.

TU NÃO TENS PARTE NEM SORTE NESTE MINISTÉRIO. Pode-se dá o jeitinho brasileiro para fazer parte do ministério de uma denominação, até mesmo por meio de indicações, conchavos e bajulação. Porem, para ser um verdadeiro ministro do evangelho do reino de Deus são poucos. A maioria dos que hoje ocupam cargos e posições nos ministérios denominacionais, pagaram e ainda pagam caro por isso.

PORQUE O TEU CORAÇÃO NÃO É RETO. Outra vez Pedro coloca o dedo direto na ferida de Simão apontando um dos seus grandes problemas que era a questão de suas intenções mais profundas. Antes de fazer parte da comunidade cristã em Samaria, Simão se utilizava de suas artes mágicas e habilidades para enganar e manipular as pessoas por meio do ilusionismo, talvez quisesse fazer isso usando os dons de Deus.

DIANTE DE DEUS. Não é tão difícil de enganar e manipular as coisas desta vida e o próximo nas transações deste mundo. Agora, ninguém consegue enganar nem manipular a Deus, porque ele conhece todas as coisas e de forma transparente as intenções dos filhos dos homens. O Espírito Santo revelou a Pedro que Simão não estava bem intencionado nas coisas de Deus. Precisamos dos dons de Deus para discernir quem na obra de Deus está camuflado para tirar proveito dos dons de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...