sábado, 7 de agosto de 2021

Atos 25.12-13

Atos 25.12-13 - Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? para César irás. E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.
ENTÃO FESTO, TENDO FALADO COM O CONSELHO. A decisão de Paulo era irrevogável, pois, depois que um cidadão fazia este apeno, de que desejava ser julgado por Roma, não cabia mais aos procuradores romanos nas províncias julgar o réu. É a mesma coisa que em nosso país, alguém apelar para as Cortes Superiores, a justiça tem o dever de assim proceder. O conselho era a equipe de auxiliares que o procurador contava para o assessorar nas atividades do tribunal de justiça de Cesaréia. RESPONDEU: APELASTES PARA CÉSAR? Percebe-se que o procurador estava se sentindo contrariado com a decisão de Paulo, uma vez que, desta forma, o apóstolo tirava das mãos de Festo sua autoridade como representante de Roma. Se havia algum tipo de acordo entre os judeus e o governador de Cesaréia, então se torna claro que Paulo desmanchou o conluio e os seus opositores saíram perdendo mais uma vez. PARA CÉSAR IRÁS. O fato do procurador ter se reunido com o conselho, isso fala das providências que o governador tinha que tomar para a condução de Paulo da cidade de Cesaréia até a capital do império, Roma. Paulo estava preso e sob a tutela do Estado, e com isso, era responsabilidade do procurador arcar com todas as despesas com a viagem de Paulo, bem como dos soldados que teriam de acompanhar o preso. E PASSADOS ALGUNS DIAS. Este tempo era necessário para que o próprio preso fizesse diligências, no sentido de organizar suas coisas, bem como comunicar a seus familiares e amigos sobre sua transferência para Roma. Já no caso da parte do procurador ele também precisava de algum tempo para designar quem deveria acompanhar a Paulo em viagem, como também preparar o processo de Paulo a Roma. O REI AGRIPA E BENENICE. Eram marido e mulher, mas também eram irmãos, ambos filhos de Herodes Agripa primeiro. Este Agripa citado neste texto era governador da Galileia e de outros distritos da Palestina, enquanto que Festo era da Judéia. Berenice era uma mulher de uma formosura sem igual, muito inteligente, mas que usava suas virtudes para a devassidão, tendo muitos maridos, inclusive o próprio irmão, Agripa. VIERAM A CESARÉIA. Era natural que os governadores romanos visitassem outras províncias, pois haviam interesses comuns entre as autoridades romanas, como os governos eram vizinhos, certamente surgiam demandas comuns em que os dois governantes precisavam resolver. Não temos como saber os motivos pelos quais Agripa e Berenice vieram discutir com o procurador romano festo, mais era natural. A SAUDAR FESTO. Como o governador Festa estava assumindo a governança em lugar de Félix, desta forma, era natural que Agripa, também governador romano e seu vizinho de província fizesse uma visita de cortesia para dar as bem-vindas ao colega. Neste caso, este ato de Saudação não era apenas uma visita comum, mas se tratava de negócios e acordos que seriam celebrados, isso em termos de cooperação e também uma aliança de apoio mutuou, no sentido de trabalharem para o interesse comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...