quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atos 26.19-20

Atos 26.19-20 - Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
POR ISSO, Ó REI AGRIPA. Paulo se refere ao que Cristo o havia lhe falado no texto anterior, para mostrar a todos que estavam reunidos naquele lugar e principalmente ao rei Agripa, que havia pedido a Festo que lhe apresentasse a Paulo, pois desejava lhe ouvir pessoalmente. Com estas palavras, o apóstolo estava cumprindo sua missão dada por Cristo, que ele deveria pregar o evangelho diante de grandes autoridades. NÃO FUI DESOBEDIENTE À VISÃO CELESTIAL. Na realidade, Paulo se refere a visão de Cristo, incluindo tudo aquilo que Cristo havia lhe falado durante aquela visão na estrada de Damasco. Antes de se converter ao cristianismo, o apóstolo declara que obedecia as autoridades religiosas do judaísmo, mas depois do seu encontra com Cristo, passou a ser obediente ao seu Senhor, Jesus Cristo, que era o seu grande líder. ANTES ANUNCIEI PRIMEIRAMENTE AOS QUE ESTAVAM EM DAMASCO. Como Saulo de Tarso havia saído de Jerusalém com destino a cidade de Damasco, o que aconteceu não mudou sua trajetória no primeiro momento, mais indo até aquela cidade, Paulo já começou imediatamente seu ministério, pregando aos moradores daquele lugar as boas novas de Cristo Jesus, testemunhando do que tinha acontecido na estrada. E EM JERUSALÉM, E POR TODA A TERRA DA JUDÉIA. O capítulo nove de Atos não nos declara quanto tempo Paulo ficou em Jerusalém, mas ficamos sabendo que ele exerceu seu ministério de pregação por vários lugares. Atos 9:26,28 - E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo. E AOS GENTIOS. Provavelmente, Paulo fala a respeito da extensão do seu ministério como apóstolo dos gentios, pregando o evangelho das boas novas de Cristo em muitas partes do mundo civilizado de sua época. Depois que esteve em Jerusalém, mas vieram novamente as perseguições, então, ele teve que sair mundo a fora cumprindo sua missão como missionário transcultural e evangelizado vários lugares distantes e países. QUE SE EMENDASSEM E SE CONVERTESSEM A DEUS. Esta mensagem de Paulo para Agripa, para Festo e também para todos que estavam presentes deve ter causado impacto diante do coração de todos. Esta é a mensagem do verdadeiro evangelho onde o pregador tem que mostrar a verdade, criando a necessidade de mudança de vida para quem de fato deseja servir a Cristo e passar a viver para Deus e com Cristo. FAZENDO OBRAS DIGNAS DE ARREPENDIMENTO. João Batista exerceu o seu ministério com muita autoridade pregando esta mesma mensagem sobre a necessidade de arrependimento dos pecados. Não foi diferente do Senhor Jesus que do mesmo modo pregava sobre a necessidade dos seus ouvintes se converterem por meio de um verdadeiro arrependimento. Seguindo o exemplo de Cristo e por direção do Espírito de Deus, Paulo também pregava para todos sobre o arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...