domingo, 15 de agosto de 2021

Atos 27.25-26

Atos 27.25-26 - Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito. É, contudo, necessário irmos dar numa ilha.
PORTANTO, Ó SENHORES. Como da outra vez em que Paulo fez sua advertência, agora, novamente ele se dirige aos responsáveis pela embarcação, como o piloto, o mestre do navio, como também ao centurião romano, que era o responsável pela condução dos presos até a cidade de Roma. Estas eram pessoas que poderiam tomar decisões no que concerne a embarcação, os demais eram apenas tripulantes e presos que estavam sob o comando deles, sem que pudessem fazer nada de resolução. TENDE BOM ÂNIMO. No caso de Paulo, foi o próprio anjo de Deus quem lhe transmitiu esta mensagem de autoestima, no sentido de levantar a cabeça, e reestabelecer a esperança de vida. Depois de ser encorajado por Deus, Paulo repassa essa mesma mensagem para os que estavam presentes naquele momento, mostrando que nem tudo estava perdido, mas que o seu Deus estaria preservando todas aquelas vidas. PORQUE CREIO EM DEUS. Antes de receber a visita do anjo de Deus, não sabemos como estava a fé do apóstolo dos gentios, possivelmente abalada, diante de tudo que estava acontecendo, principalmente no tocante a sobrevivência daquela situação. Todavia, agora, o coração de Paulo foi turbinado de fé na mensagem que havia recebido da parte do Senhor, e isso fez com que ele falasse com toda autoridade. QUE HÁ DE ACONTECER. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Com a mensagem do anjo de Deus Paulo previa o que iria acontecer a partir deste momento. O que é a fé? Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. A nossa fé firme e forte nas providências de Deus faz com que coisas sobrenaturais aconteçam conforme cremos. ASSIM COMO A MIM FOI DITO. O que foi dito para o homem de Deus? Atos 27:24 - Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Quanto à embarcação, e os cereais que havia nela, o prejuízo na era visível, porém, quanto às pessoas que estavam presentes no navio, suas vidas seriam todas preservadas, isso pela providência e promessa de Deus. É, CONTUDO, NECESSÁRIO. Não temos como saber se Paulo estava solicitando alguma diligência por parte dos responsáveis pelo navio, ou se ele estava profetizando que logo, mais, a embarcação iria se dirigir para junto de uma ilha. A primeira opção é mais difícil, até porque os marinheiros não tinham muito o que fazer, sem contar que o piloto não tinha noção de onde estavam nem para onde iam, não tinha bússola. IRMOS DAR NUMA ILHA. Há quem diga que Paulo conhecia aquela região por já ter feito muitas viagens, mas isso é muito improvável. O que ele estava falando era fruto da revelação de Deus, o que é previsível para que vive pela fé no trabalhar de Deus. Essa ilha a qual fala o apóstolo dos gentios era a ilha de Malta que não estava muito distante, e que serviria de escape para os marinheiros, bem como para todos os tripulantes da embarcação. A notícia foi a melhor possível, pois nascia a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...