quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atos 27.43-44

Atos 27.43-44 - E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo. Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.
E OS DEMAIS. Quanto a Paulo, o desejo do centurião era que este saísse em terra firme com vida, até em reconhecimento que ele era de fato um homem de Deus, pois, era notório que houve um milagre da parte de Deus, conforme o apóstolo havia dito. Estes demais, pode ser que Lucas se refira aos demais presos, que de acordo com a ideia dos soldados deveriam ser mortos, mas que também foram salvos pela intervenção do centurião Júlio, ele que era um homem compassivo para o próximo. UNS EM TÁBUAS E OUTROS EM COISAS DO NAVIO. Como se pode ver nesta discrição feita pelo escritor, o navio já estava destruído, com suas tábuas espalhadas por todas as partes, cumprindo assim o que fora previsto por Paulo em sua profecia. Estas coisas do navio, certamente eram objetos que já eram postos dentro da embarcação com o objetivo de salvar vidas, caso um naufrágio efetivamente acontecesse com o navio. E ASSIM ACONTECEU QUE TODOS CHEGARAM À TERRA A SALVO. Ninguém dos presos fora morto pelos soldados, e nenhum deles também fugiram, conforme previam os soldados que tiveram a ideia de mata-los. É bem provável que todos os presos estivessem agradecendo ao centurião por estarem vivos, mais também a Paulo, que os salvou da morte, mais principalmente a Deus pela preservação da vida. QUANTO AOS DEMAIS. Agora, Lucas fala a respeito dos demais tripulantes do navio, que era uma grande quantidade de passageiros, sem contar com o piloto, o mestre do navio, os marinheiros e etc. Todos que estavam naquela embarcação eram vidas preciosas para o coração de Deus, pois, sua palavra era de que por amor a Paulo, nenhum dos passageiros seria morto, mas apenas o navio seria de fato destruído. QUE SE SALVASSEM. Ha pouco tempo atrás, todos que faziam parte da tripulação estavam desanimados, sem esperança de se salvarem da terrível tempestade, mas a intervenção de Paulo foi importante para que todos comessem para se fortalecerem a fim de no momento certo alçarem nado e escaparem com vida em terra firme, agora, isso estava se cumprindo para que a verdade de Deus prevalecesse para sempre. UNS EM TÁBUAS E OUTROS EM DESTROÇOS DO NAVIO. Do mesmo modo que aconteceu com os presos, que possivelmente, foram os primeiros a saírem do navio, isso por determinação do centurião, que era naquele navio uma autoridade romano, e que devia ser obedecida. Agora, eram os passageiros que se agarraram com tábuas do navio, bem como com boias ou objetos do navio para que chegassem na praia. E FOI ASSIM QUE TODOS SE SALVARAM EM TERRA. Esse registro do livro de Atos nos ensina sobre a fidelidade de Deus em cumprir com sua palavra. Atos 27:23-24 - Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo. Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...