sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Atos 27.4-5

Atos 27.4-5 - E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários. E, tendo atravessado o mar, ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia.
E, PARTINDO DALI. Não temos como saber quanto tempo o navio ficou atracado em Sidom, mas foi o tempo suficiente para que o apóstolo dos gentios visitasse as comunidades cristãs, certamente pregando o evangelho e recebendo o aconchego de todos aqueles que o conheciam. Porém, logo que as coisas foram organizadas no Navio Adramitino, agora era hora de partir novamente, se despedindo dos líderes locais da igreja de Cristo, o que deve ter promovido grande comoção entre os irmãos de fé. FOMOS NAVEGANDO ABAIXO DE CHIPRE. Essa não era a direção usual pelo qual o navio devia navegar, porem, como nesta época do ano o vento dava na direção ocidental, o comandante achou por bem percorrer pela parte oriental da ilha de Chipre. Neste tempo, as embarcações não eram motorizadas, e, portanto, dependia da direção dos ventos para percorrer apenas pelo impulso das grandes velas ao vento. PORQUE O VENTO ERA CONTRÁRIO. Esta frase usada por Lucas, que estava presente com Paulo neste momento, nos faz compreender o quanto seria difícil esta viagem, pois a época do ano era completamente contrária a este tipo de navegação, pois os ventos eram quem davam a locomoção das grandes embarcações. Se o vento era contrário, isso fala dos percalços que o navio teria que enfrentar e os seus tripulantes. E, TENDO ATRAVESSADO O MAR. Até então, o comandante vinha beirando a costa da ilha de Chipre, mas ao que parece o vento deu uma acalmada e o navio teve a chance de penetrar um pouco mais no mar, chegando à outra margem na para as bandas da Cilícia e Panfília. Os comandantes de navios daquela região eram experientes, e conheciam bem aquela parte do Mediterrâneo, por isso agiam assim, sem risco algum. AO LONGO DA CILÍCIA. A ilha de Chipre estava separada da Cilícia por um pequeno braço de mar, porque isso que Lucas escreveu, e tenro atravessado o mar. A antiga Cilícia estava dividida em dois distritos em que um era conhecido por Cilícia Traqueia e o outro de Cilícia Pédias, em que os dois estavam divididos por um rio que davam o nome de Lamas. A Cilícia ficava também dividida em vales férteis e grande montanhas. E PANFÍLIA. A Panfília, era uma nação muito importante na antiga Ásia, com limites geográficos com o mar Mediterrâneo, Galácia, Cilicia, Capadócia, Panfília era conhecida como Mopsósia. Durante o período romano, o termo passou a designar também uma região maior, que incluía a Pisídia e todo o território que ia até as fronteiras da Frígia e da Licônia. Era uma grande costa, por isso Lucas diz: Ao longo. CHEGAMOS A MIRRA, NA LÍCIA. Mirra era uma cidade portuária de grande importância na costa da Ásia Menor com um comercio bastante evoluído neste momento de sua história. No porto de Mirra era possível o desembarque de grandes embarcações dada a profundidade do mar na encosta, por isso era uma cidade importante para carregar e descarregar grande navios vindos de vários partes da Palestina, da Ásia e também da Europa, foi em Mirra que o centurião trocou de navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...