quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Atos 28.9-10

Atos 28.9-10 - Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.
FEITO, POIS, ISTO, VIERAM TAMBÉM TER COM ELE. A manifestação do poder de Cristo por meio de Paulo promoveu um movimento positivo em toda a ilha de Malta, pois o milagre de cura do pai de Públio teve uma grande repercussão. A notícia se espalhou rapidamente, ao ponto de todos que tinham algum tipo de doença ou enfermidade virem ao encontro de Paulo para que fossem também curados todos. OS DEMAIS QUE NA ILHA TINHAM ENFERMIDADE. Este fato não aconteceu somente em Malta, mas em muitos outros lugares por onde o homem de Deus evangelizava, em que o dom de curar, dado pelo Espírito Santo, se manifestava na vida de Paulo para que o nome de Cristo fosse magnificado por seu intermédio. O sobrenatural cativa a atenção do ser humano natural, uma vez que, o homem é curioso em querer saber daquilo que não é normal com os humanos, e foi justamente o que aconteceu ali. E SARARAM. Podemos conjecturar que o apóstolo dos gentios soube administrar muito bem tudo isso, no sentido que a glória fosse tributada ao nome de Cristo e não a sua pessoa. É foto real que muitos milagres terminaram por acontecer na ilha de Malta e o evangelho foi semeado naquele lugar. Nos dias de hoje, o dom de curas não se manifesta tanto, porque as pessoas podem tirar proveito pessoal deste dom inefável. OS QUAIS NOS DISTIGUIRAM TAMBÉM. É natural que as pessoas que foram beneficiadas com os milagres que o Espírito Santo realizou por meio de Paulo se sentiram gratas pelos favores recebidos. Desta forma, não somente o apóstolo Paulo, mais também seus amigos de viagem passaram a receber o carinho de todos que foram curados, e certamente de seus familiares, bem como de todos da ilha também. COM MUITAS HONRAS. Não se deve confundir estas honras que os moradores de Malta deram a Paulo e ao seu grupo de acompanhantes com glória. Esta honra nos fala do devido valor, como ser humano, pois a glória devida só se deve ser atribuída ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, pois dele é que provêm todo poder. Paulo estava sendo apenas um instrumento do poder de Deus para os outros. E, HAVENDO DE NAVEGAR. No próximo versículo ficamos sabendo que esta viagem a qual se refere o escritor do livro só se deu três meses depois, no entanto, a equipe tinha que está de prontidão a todo o momento, uma vez que, se passasse por aquela ilha qualquer navio de viagem rumo a Roma, tinha que partir imediatamente, por isso que os moradores de Malta estavam sempre de prontidão em ajudar ao apóstolo. NOS PROVERAM DAS COISAS NECESSÁRIAS. Eu fico pensando se Paulo fosse um mercenário, o quanto ele teria ganhado em dinheiro por exercer seu ministério. Mas, o que nos aprendemos é que ele só aceitava o que fosse necessário para viver, e não aceitava recompensas financeiras como recompensa pelas suas atividades no reino de Cristo. Pelo contrário, Paulo trabalhava com suas próprias mãos, em trabalhos seculares, na construção de tendas, para se manter e realizar suas ações missionárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...