quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atos 26.26

Atos 26.26 - Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
PORQUE Ó REI. Paulo não está se dirigindo a Festo, ele que havia gritado diante de todos que o apóstolo estava delirando, mas o pregador se dirige diretamente a Agripa, ele que era judeu e que conhecia bem as Escrituras dos hebreus. Festo estava começando agora o seu governo sobre os filhos de Israel, portanto, além de ser um gentio, não tinha ainda vasto conhecimento do que acontecia com os judeus, mas Agripa, sabia de todas as coisas que envolviam a história do seu povo, os judeus. DIANTE DE QUEM FALO. Apesar de estar preso e em uma situação desconfortável e desfavorável, porém, esta era uma oportunidade importante para Paulo, uma vez que ele tinha o privilégio de pregar o evangelho de Deus diante de altas autoridades romanas, cumprindo assim profecias já faladas a seu respeito, a começar pelos primeiros deias depois que se converteu do judaísmo para o cristianismo, Deus é fiel. COM OUSADIA. A autoridade da parte de Deus na vida de Paulo o tornava ousado em falar do evangelho de Cristo em qualquer situação, pois ele tinha uma experiência extraordinária como pregador da palavra de Deus. Além do mais, o Espírito Santo lhe usava com poder para falar com segurança de Cristo Jesus. Nem mesmo o fato de estar na presença de grandes autoridades Paulo se tornava tímido, mas ousado em pregar. SABE ESTAS COISAS. Não temos como saber até que ponto Agripa era seguidor do tradicional judaísmo, mas certamente Paulo tinha conhecimento que o rei sabia dos assuntos abordados por ele neste momento. Na verdade, todo judeu tinha por obrigação, e isto era uma tradição do povo judeu, estudar as Escrituras desde a mais tenra idade, baseado nisto é que o apóstolo pressupõe que Agripa sabia de tudo isto. POIS NÃO CREIO QUE NADA DISTO. Neste momento, Paulo usa um jargão hebraico para pressionar a Agripa sobre suas crenças nas coisas da religião dos seus antepassados. Com isso, Paulo tentava fazer a seguinte prerrogativa: Você é ou não é descendente de Abraão, Isaque e Jacó? Este tipo de questionamento fazia com que o judeu confessasse forçosamente a sua fé nas Escrituras ou negasse suas origens, o que o tornava um descomungado, conforme as tradições mais conhecida dos judeus. LHE É OCULTO. Esta premissa utilizada por Paulo também era uma especulação para saber do rei Agripa até que ponto ele guardava as crenças do seu povo os judeus. Ao mesmo tempo, o apóstolo constrange ao rei sobre a negação ou não de sua fé nas Escrituras dos hebreus. Mesmo que Agripa fosse desviado do judaísmo, mas era possível que ele fosse apenas conhecedor das muitas tradições religiosas do seu povo. PORQUE ISTO NÃO SE FEZ EM QUALQUER CANTO. Tudo que havia acontecido com Cristo Jesus, o Messias de Deus era conhecido por todos que morava na palestina, principalmente a esta altura da história dos filhos de Israel. Se Cristo exerceu seu ministério nas terras de Israel, porém os seus apóstolos já havia espalhado as boas novas do evangelho sobre Jesus de Nazaré por todas as partes. Assim sendo, era praticamente impossível que Agripa não tivesse pleno conhecimento destas narrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...