sábado, 21 de agosto de 2021

Atos 28.21

Atos 28.21 - Então eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos, que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
ENTÃO ELES LHE DISSERAM. Primeiro, Paulo desejava falar com os líderes do judaísmo em Roma a cerca das injustiças que ele vinha sofrendo dos seus conterrâneos em Jerusalém, pois de acordo com tudo que já foi dito neste livro, o apóstolo não fez nada de errado para que estivesse preso. Mas também era importante que Paulo ouvisse a opinião dos judeus de Roma sobre o seu caso, se podiam lhe defender perante o imperador Nero, ou se seguiriam as mesmas atitudes injustas dos judeus de Jerusalém. NÓS NÃO RECEBEMOS. Já fazia muito tempo que Paulo havia apelado para César, com isso, os judeus de Jerusalém sabiam que ele tinha que comparecer em Roma, e que também os seus opositores seriam chamados também a capital do império para justificarem suas acusações. Portanto, seria comum que os inimigos de Paulo se comunicassem do os líderes do judaísmo em Roma a respeito deste caso emblemático. ACERCA DE TI. Como se ver, esta era uma perseguição por inveja, em que os judeus temendo que Paulo estivesse em Jerusalém para realizar campanhas evangelísticas e com isso, converter muitos judeus ao cristianismo. Como já haviam conseguido afastar o apóstolo da Judéia, então, chegaram a conclusão que o problema já estava resolvido e que Paulo nãos mais representava uma ameaça para eles na cidade de Jerusalém. CARTA ALGUMA DA JUDÉIA. Neste tempo, não havia telégrafo, nem muito menos e-mail, como também não existia telefone ou outros meios de comunicação como nós temos nos dias de hoje. De forma que, as comunicações eram feitas através de cartas, que eram consideradas documentos informais ou oficiais. Portanto, os judeus de Jerusalém não comunicaram aos líderes de Roma por carta sobre o caso de Paulo. NEM VEIO AQUI ALGUM DOS IRMÃOS. Se a carta não chegou é porque deveria ter chegado em Roma alguém ou uma comitiva para que pudessem tratar deste caso entre os líderes religiosos dos judeus e o apóstolo dos gentios. Talvez, ainda não tinha chegado ninguém de Jerusalém, porque eles estivessem esperando ser convocados pelo imperador para que fossem até Roma para tratar deste caso específico. QUE NOS ANUNCIASSE OU DESSESSE DE TI. Se fosse por carta, eles se referiam a um relatório completo sobre o caso que envolvia o apóstolo Paulo com os detalhes do que se pretendia fazer contra ele. Se fosse algum ou alguns dos judeus, seriam pessoas preparadas, talvez com a companhia de um advogado com a peça de acusação contra Paulo. Nada disto havia chegado ao conhecimento dos judeus da capital, Roma. MAL ALGUM. Este mau ao qual se referem os judeus dizem respeito às acusações feitas contra Paulo, as mesmas já feitas anteriormente, conforme Atos 24:5-6 - Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos. O qual intentou também profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar. Em Roma, a coisa seria totalmente diferente e teriam que provar perante Nero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...