segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Atos 26.3

Atos 26.3 - Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência.
MORMENTE SABENDO EU. Esta era de fato uma oportunidade relevante para o apóstolo dos gentios, em que diante de uma plateia importante da sociedade de Cesaréia, ele usava da palavra de evangelho para pregar sobre Cristo Jesus, o Messias de Deus. Quem estava presente nesta reunião era a elite política e social dos cidadãos desta cidade, em que todos teriam a chance de conhecer o Filho de Deus por meio da pregação de Paulo. Não há dúvida que era um momento alegre para o apóstolo Paulo. QUE TENS CONHECIMENTO. É verdade que Paulo já havia ouvido falar muito sobre o governador Agripa, juntamente com sua irmã e esposa Berenice, eles que eram judeus e que haviam achado graça diante do imperador Nero para governar sobre a Galileia. Por ser Agripa judeu, e certamente do seu modo, seguia de alguma maneira, o tradicional judaísmo, por isso que o apóstolo o faz lembrar, do que ele já conhecia. DE TODOS OS COSTUMES. Fala então Paulo das tradições religiosas dos filhos de Israel, principalmente no tocante a legislação de Moisés, contando com isso, também os costumes e a cultura dos hebreus. Neste momento da história de Israel, a questão religiosa estava muito confusa, porque haviam três Cânones em evidência para todos aqueles que eram judeus, descendentes de Abraão, Isaque e o patriarca Jacó. E QUESTÕES QUE HÁ. O primeiro Cânon era as Sagradas Escrituras dos judeus ortodoxos, que eram aqueles que moravam exclusivamente na Judeia, e que seguiam apenas os cinco livros escritos por Moisés, o Talmude. O segundo grupo eram aqueles que seguiam as Escrituras adotadas pelos fariseus, que talvez fizesse parte o governador Agripa, que é a bíblia hoje dos evangélicos. E o terceiro era as Escrituras dos judeus da dispersão, o que hoje é conhecida de bíblia católica, com mais livros. ENTRE OS JUDEUS. As questões mencionadas por Paulo diante do rei Agripa apontam para os problemas que os judeus de Jerusalém criavam até mesmo com os seus irmãos da Galileia, e muitos mais com os judeus da dispersão. Paulo sempre pregou para os judeus da dispersão, que eram mais flexíveis, mais somente a sua presença em Jerusalém, já era motivo para que os judeus ortodoxos se levantassem contra ele. POR ISSO QUE TE ROGO. Paulo era consciente que o governador Agripa não tinha nenhuma obrigação em ouvir suas palavras, por isso que ele faz um apelo veemente com o objetivo de tocar na sensibilidade do rei. Ao mesmo tempo o apóstolo sabia que estas autoridades eram prepotentes e que por qualquer motivo poderia rejeitar o discurso dele, por este motivo que o pregador solicita que o rei, por favor, lhe ouvisse. QUE ME OUÇAS COM PACIÊNCIA. Logo de princípio, o apóstolo dos gentios dá a entender que seu discurso não poderia ser resumido por simples frases, mas que ele estava cheio da palavra de Deus e que precisava concluir seu raciocino no que pretendia falar. Duas coisas, pelos menos, é o que Paulo busca de favor por parte de Agripa, em que a primeira, é que o governador não saísse nem interrompesse a Paulo, e a segunda é que o apóstolo pede que o rei não se irritasse contra suas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...