sábado, 7 de agosto de 2021

Atos 25.15

Atos 25.15 - Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.
POR CUJO RESPEITO. O governador fala exatamente da grande repercussão que estava tendo este caso do preso Paulo, envolvendo as principais autoridades religiosas dos judeus. O que se pode afirmar é que Paulo, neste momento de seu ministério ocupava lugar de destaque perante a comunidade cristã, principalmente no mundo gentílico, com a criação de comunidades cristãs em muitos lugares do mundo, o que despertava inveja nos líderes do judaísmo, que perdiam adeptos a cada dia para o cristianismo. OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES. As notícias não paravam de chegar de todas as partes do mundo em que os líderes do judaísmo comunicavam aos principais dos sacerdotes em Jerusalém, sobre os muitos judeus que se convertiam do judaísmo para o cristianismo por meio dos trabalhos de Paulo. Quando o apóstolo chegou em Jerusalém, então, os principais sacerdotes ficaram em pânico com a sua presença. E OS ANCIÃOS DOS JUDEUS. Consequentemente, os líderes dos judeus pensaram, se este Paulo promoveu prejuízos para o judaísmo em todas as partes do mundo, chegando ele aqui em Jerusalém, certamente vai promover uma revolução. Por isso que os principais líderes da sociedade judaica se reunião e se uniram para tirar Paulo de circulação, se possível com a prisão permanente dele ou até mesmo a sua morte. ESTANDO EU EM JERUSALÉM. O procurador romano faz menção do que Lucas escreveu em Atos 25:1 - Entrando, pois, Festo na província, subiu dali a três dias de Cesaréia a Jerusalém. A Judéia era uma grande província que despertava interesse do novo governador em saber como estavam às coisas por lá, e como Jerusalém era a capital da Judéia, o procurador foi se hospedar nesta cidade e de lá monitorar tudo. COMPARECERAM PERANTE MIM. A presença do procurador romano na cidade de Jerusalém era a oportunidade de ouro para que os principais dos sacerdotes fossem em audiência perante o governador para fazer suas solicitações, conforme Atos 25:2 - E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo, e lhe rogaram. Tantas outras demandas, mas queriam era matar a Paulo. PEDINDO SENTENÇA. Qual era o principal pedido dos líderes do judaísmo contra o apóstolo dos gentios? Atos 25:3 - Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho. É claro que se Festo tivesse concedido a petição dos judeus, certamente eles teriam destruído a vida de Paulo, pois tentariam mata-lo durante o seu transporte de Cesaréia para a cidade de Jerusalém. CONTRA PAULO. O próprio procurador romano Festo, já havia percebido que havia um complô dos judeus contra o preso Paulo, com o objetivo de prejudica-lo e se possível tirar-lhe a vida. Não que o apóstolo tivesse cometido algum tipo de pecado contra a legislação de Moisés, nem mesmo contra as leis romanas, mas era uma questão de inveja que os opositores de Paulo tinham contra o seu trabalho, uma vez que, os líderes do judaísmo sabiam que Paulo representava uma ameaça ao judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...