sábado, 21 de agosto de 2021

Atos 28.24-25

Atos 28.24-25 - E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías.
E ALGUNS CRIAM NO QUE SE DIZIA. Paulo identificou três grupos de pessoas, daquelas que escutam a palavra do evangelho de Cristo. O primeiro grupo é daqueles que creem na mensagem libertadora da palavra de Deus e com isso se tornam filhos de Deus, porque creem no nome bendito de Cristo Jesus, o Salvador. João 1: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. MAS OUTROS NÃO CRIAM. O segundo grupo são os incrédulos, que mesmo tendo conhecido o plano da salvação por meio das boas novas do evangelho, porém, continuam imersos no ateísmo. As Escrituras afirma que o deus deste século tem segado o entendimento dos incrédulos para que não creiam na mensagem do evangelho. Mamom, o deus deste mundo tem dominado os homens materialistas. E, FICARAM ENTRE SI DISCORDES. Já o terceiro grupo, são aqueles que nem acredita no evangelho, mas também não são totalmente incrédulos. Talvez este seja um grande número daquelas pessoas que até gostam de ouvir as pregações e os louvores cristãos, mas nunca assumem um compromisso real com o reino dos céus. Sem contar que deste grupo fazem parte os que apostatam da fé e vivem em no mundo nem na igreja. DESPEDIRAM-SE, DIZENDO PAULO ESTAS PALAVRAS. Quanto ao pregador, ele havia feito aquilo que Deus lhe orientou que se fizesse, pregando o evangelho da circuncisão na tentativa de resgatar do engano religioso seus conterrâneos os judeus. Uma coisa que fazia parte da missão de Paulo era sempre, a tempo e fora de tempo anunciar as boas novas de Cristo, por isso que foi reconhecido como missionário transcultural. BEM FALOU O ESPÍRITO SANTO. Na realidade, o pregador é apenas um instrumento de Deus para que o Espirito Santo leve a mensagem do reino de Cristo ao coração das pessoas. Desde os tempos da antiga aliança de Deus com Israel, que o Senhor vinha se utilizando dos seus profetas para anunciarem as boas novas do evangelho do Messias de Deus. Portanto, quem prega o evangelho deve seguir a intenção do Espírito Santo. A NOSSOS PAIS. Paulo se reporta ao tempo da velha dispensação em que Deus vinha usando os seus profetas para anunciarem a chegada de um novo pacto pela manifestação do Messias prometido. O que nós percebemos nas páginas do Velho Testamento é que foram feitas muitos e riquíssimas promessas de uma nova aliança para com o povo de Israel, o que se cumpriu pela chegada de Cristo e do evangelho. PELO PROFETA ISAÍAS. O apóstolo cita o profeta Isaías, porque ele foi o representante no tempo antigo dos profetas messiânicos. No entanto, desde o tempo ainda do profeta Moisés, que escreveu os cinco primeiros livros da bíblia, que o Senhor vinha prometendo um novo tempo, com a manifestação de um novo líder do povo de Deus, o Messias, Cristo Jesus, o Filho de Deus. Pelo que se ver, o profeta Isaías foi quem mais deixou registrado em suas mensagens, sobre o Emanuel de Deus, Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...