terça-feira, 17 de agosto de 2021

Atos 27.35-36

Atos 27.35-36 - E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer. E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer.
E, HAVENDO DISTO ISTO. As palavras de Paulo, neste momento de aflição, teriam efeitos fortes para todos aqueles que se encontravam no fundo do posso, sem esperança e sem rumo na vida. Quem deveria, na verdade citar aquela frese utilizada por Paulo seria o piloto do navio, ou os responsáveis pela embarcação, porém, todos eles também estavam como que debilitados diante de tudo que estava acontecendo, no entanto, Deus se utilizava de um prisioneiro para encorajar aqueles homens. TOMANDO O PÃO. Percebendo Paulo que somente suas palavras não eram o suficiente para levantar o bom ânimo dos seus ouvintes, estrategicamente, ele se utiliza do exemplo, em que ele próprio começa a ter uma atitude positiva. Neste momento, os olhos de todos estavam fixos em Paulo, porque ele era o único naquela embarcação que mostrava uma palavra de esperança, de encorajamento e de vida. DEU GRAÇAS A DEUS. Essa atitude do apóstolo Paulo seguia os bons costumes e as boas tradições dos filhos de Israel, em sempre dar graças a Deus antes e depois de fazerem suas refeições principais. Mas também esta tradição era seguida pelos cristãos primitivos, coisa boa que até os dias de hoje são praticadas pelos servos de Cristo. Com isto, Paulo reconhecia que somente a Deus é que devemos agradecer por tudo. NA PRESENÇA DE TODOS. Paulo não se envergonhava de ser um servo de Deus e de Cristo, estivesse onde fosse e na presença de quem quer que fosse. Mesmo sabendo que naquele momento haviam pessoas que não acreditavam nas coisas de Deus, por incredulidade, como também tinha autoridades romanas, mesmo assim, o apóstolo honrava a Deus por meio de suas ações positivas, como representante de Cristo Jesus. E, PARTIDO-O, COMEÇOU A COMER. É notório que diante de todos os tripulantes desta embarcação, Paulo assume o papel de liderança, até porque os responsáveis pelo navio estavam sem ação diante da difícil situação. Com seu exemplo prático, o apóstolo mostrava para todos que nem tudo estava perdido, e que todos precisavam se fortalecer para continuarem lutando pela vida, pois, ainda havia uma esperança. E, TENDO JÁ TODOS BOM ÂNIMO. Deus honrou ao seu servo diante de todos os passageiros deste navio, quando suas palavras foram confirmadas com os próprios acontecimentos. Como todos já estavam convencidos que Paulo era um mensageiro de Deus, então, receberam sua palavra e criaram coragem para tomarem ânimo, mesmo vendo e sentindo na própria pele, que as coisas não eram nada fáceis ainda agora. PUSERAM-SE TAMBÉM A COMER. Podemos tirar boas lições com este exemplo dado por Paulo, em que, quando assumimos o papel de líder, precisamos dar o exemplo positivo para que os liderados sigam o nosso bom exemplo. As palavras e a atitude de Paulo gerou boa disposição em todos, no sentido de reativarem suas esperanças de que Deus, como governante de todas as coisas, ainda tinha uma saída para aquela situação tão difícil. Paulo deve ter ficado muito contente por ver a ação de sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...