sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atos 28.17

Atos 28.17 - E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos.
E ACONTECEU QUE, TRÊS DIAS DEPOIS. Durante os três primeiros dias, foi o suficiente para o apóstolo procurar e alugar uma residência para que ele e seus amigos de viagem pudessem se hospedar. Além dos mais, aquela viagem foi muito perigosa e cansativa, portanto, o homem de Deus precisava repousar um pouco do seu corpo físico e do desgaste mental que vinha sofrendo ha muito tempo. Mais, agora, era tempo de agir e procurar se articular em suas coisas pessoas e do evangelho de Cristo. PAULO CONVOCOU OS PRINCIPAIS DOS JUDEUS. Durante muitos anos, enquanto exercia seu ministério em prol do reino de Cristo, Paulo sempre que chegava em uma nova localidade ou cidade, ele buscava se comunicar com os seus conterrâneos judeus, a fim de pregar o evangelho do reino de Deus. Chegando á Roma, não foi diferente, logo que pode buscou as lideranças do judaísmo em suas sinagogas judaicas. E JUNTOS ELES, LHES DISSE: HOMENS IRMÃOS. Com todos os defeitos que os filhos de Israel tinham, principalmente no tocante ao legalismo religioso, mais ele sempre davam atenção uns aos outros, principalmente na dispersão. Apesar de pertencer ao cristianismo, mas o apóstolo Paulo tinha um amor muito grande pelos seus conterrâneos os judeus, e por isso que ele os considerava como irmãos de sangue. NÃO HAVENDO EU FEITO NADA CONTRA O POVO. Esta última viagem de Paulo a cidade de Jerusalém não teve por finalidade realizar nenhuma campanha de evangelização, mais simplesmente cumprir votos ao Deus de Israel. Paulo sabia que sua chamada no ministério era para pregar o evangelho da incircuncisão no mundo gentílico, e isto ele procurou por todos os meios possíveis realizar para gloria de Cristo. OU CONTRA OS RITOS PATERNOS. Antes de se converter para o cristianismo, Saulo de Tarso fazia parte da elite religiosa do tradicional judaísmo, e com isso, ele sabia perfeitamente se comportar no meio dos judeus, não infligindo, portanto, nenhuma das tradições dos hebreus, nem muito menos transgredindo as leis que estabeleciam o judaísmo, incluindo novos costumes e hábitos dos filhos de Israel em Jerusalém. VIM CONTUDO PRESO DESDE JERUSALÉM. Essa declaração de Paulo demostra para seus compatriotas judeus que ele era inocente por não ter cometido nenhum crime contra as leis e os costumes dos judeus. Além de se defender das acusações dos judeus que pesavam contra sua pessoa, Paulo pretendia com isso, contar com o apoio dos seus conterrâneos em Roma para pudesse ser absolvido se fosse julgado rapidamente. ENTREGUE NAS MÃOS DOS ROMANOS. Era de fato um escarnio e uma desonra para um judeu de sangue ser entregue de maneira injusta ao gentio, mesmo que tais autoridades fossem dos romanos, que dominava o povo de Israel. Essa tese levantada por Paulo foi estratégica, no sentido de despertar o patriotismo dos judeus, e por meio da sensibilidade de irmãos, poder contar com o apoio de todos os líderes do judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...