quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atos 26.13

Atos 26.13 - Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.
AO MEIO-DIA. Paulo se reporta ao que Lucas escreveu e esta registrado em Atos 9:3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. Este horário escolhido por Cristo para aparecer a Paulo foi estratégico porque neste momento do dia, o sol se encontra em seu maior fulgor, e com isso, apareceria uma outra luz mais forte e esplendorosa, que superaria a luz natural do sol, e com isso, Paulo e os demais perceberiam algo sobrenatural. Ó REI, VI. Esta aclamação ao rei, também era uma forma de Paulo chamar a atenção de Agripa para algo muito importante, pois, o que o apóstolo passa a dizer era a verdade em essência, por isso que ele fala no nome do rei. Não foi algo de ouvir falar, mais Paulo afirma que tinha visto com os seus próprios olhos o brilho de Cristo, ele que é a luz que veio ao mundo para iluminar a todos que acreditam em seu grande nome. NO CAMINHO. Este caminho era na verdade a estrada de Damasco, mas que no sentido espiritual podemos destacar dois sentidos diferentes, em que no primeiro deles, Paulo dava passos largos em direção a fazer coisas errados contra Cristo, mas que na outra direção, ele também caminhava em direção ao Salvador da humanidade, Cristo Jesus, ele que tem capacidade de transformar o mais vil pecador em um santo. UMA LUZ DO CÉU. Cristo é esta luz, conforme aprendemos em João 1:4-5,9 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam, Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Esta não era a luz do sol, porém era a própria luz em essência, a luz de maior esplendor, que não enfraquece nem muito menos se apaga jamais com o vento. QUE EXCEDIA O EXPLENDOR DO SOL. O sol é uma luz natural, que sobre suas mutações, porque é criatura e não criador, pois, haverá um dia que este só natural há de desaparecer. No entanto, a luz que Saulo de Tarso viu com seus próprios olhos, e que excedia a luz do sol, nunca jamais sofrerá mutação, nem tão pouco há de deixará de existir, pois esta luz, que é Cristo Jesus é eterna, e brilhará para todo o sempre. Jesus Cristo mesmo se declarou ser esta luz de esplendor sem igual. (João 12:46). CUJA CLARIDADE ME ENVOLVEU A MIM. O alvo desta luz era clarear as trevas que estava sobre a vida de Saulo de Tarso, vejamos o que disse o Senhor Jesus, em João 12:46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. A partir de então, Saulo passou a ser também luz do mundo, pois recebeu a iluminação da glória de Cristo para resplandecer também neste mundo. E AOS QUE IAM COMIGO. Este testemunho de Paulo era importante, porque ele tinha como provar o que tinha acontecido, como Cristo permitiu que os demais que iam de caminho com Paulo também fossem envolvidos com esta mesma luz, a luz de Cristo, então, era uma verdade que contava com respaldo de outras pessoas. Não sabemos o que aconteceu com as demais pessoas que estavam presentes neste momento, se elas se converteram ou não, todavia, o principal foi salvar a Saulo das densas trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...