quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atos 26.14

Atos 26.14 - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
E, CAINDO NÓS TODOS POR TERRA. O Dr. Lucas registrou o que Paulo testemunha neste momento em Atos 9:4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? É difícil prevê exatamente o que aconteceu naquele momento, se foi por conta da luz que brilhou intensamente naquele lugar, mais os cavalos que Paulo e sua equipe estavam montados deve ter se assustado e derribado por terra a todos. O que podemos conjecturar é que algo sobrenatural acontece ali. OUVI UMA VOZ QUE ME FALAVA. Todos caíram por terra, mas a voz foi dirigida diretamente a Saulo de Tarso, que precisava receber uma mensagem vinda diretamente de Cristo para mudar o rumo de sua vida. Outrora, Saulo de Tarso vinha ouvindo vozes dos líderes do judaísmo para que ele se manifestasse de maneira errada em sua jornada, perseguindo, prendendo e até consentido com a morte dos cristãos. E EM LÍNGUA HEBRAICA DIZIA. Na realidade, o antigo hebraico clássico já não existia mais entre os judeus, porque depois do retorno dos cativeiros assírio e babilônico, os filhos de Israel falavam um dialeto do siríaco, conhecido como o aramaico. O que Paulo quis dizer com esta expressão é que aquela mensagem veio na linguagem dos hebreus, que era uma comunicação de um filho de Israel, Jesus Cristo, para um judeu, Saulo. SAULO, SAULO. Este era o nome de nascimento de Saulo de Tarso, ele que ficou sendo conhecimento muito bem em Jerusalém por este seu nome, certamente dado por seus pais. Já no mundo gentílico e pela igreja de Cristo, ele era conhecido pelo apóstolo Paulo, e há que diga que esta mudança no nome se deu para representar também a grande mudança que houve no estilo de vida de Paulo depois de se converter. PORQUE ME PERSEGUES? Esta colocação feita por Cristo e registrada por Lucas, testemunhada por Paulo nos ensina grandes verdades, e uma delas é que a igreja é a representante legal de Cristo neste mundo, por isso que o evangelho afirma que a igreja é o corpo espiritual de Cristo neste mundo. Portanto, quem mexe com a igreja de Cristo está perseguindo não simplesmente ao povo de Deus, mas ao próprio Jesus. DURA COISA TE É. Neste caso, o Senhor Jesus estava avisando a Saulo de Tarso que ele teria que se submeter à lei da colheita, segundo a semeadura. De fato, o que Saulo de Tarso praticou contra os servos de Cristo, mais tarde, e neste momento de sua vida, ele teve que colher como resultado. O fato de Saulo se converter para o reino de Deus, não mudou a lei natural desta vida, apesar de ter recebido o perdão dos seus pecados. RECALCITRAR CONTRA OS AGUILHÕES. O Senhor Jesus fala para Saulo de Tarso uma linguagem agrícola que era um proverbio muito conhecido entre os hebreus. Os aguilhões eram colocados na frente e atrás dos bois, quando arando a terra, para que os tais não ultrapassassem seus limites, bem como para que não dessem coices contra os seus guias. Jesus estava dizendo de forma metafórica a Saulo que se ele quisesse continuar perseguindo a sua igreja, então, estaria se voltando contra si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...