sábado, 21 de agosto de 2021

Atos 28.28-29

Atos 28.28-29 - Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão. E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
SEJA-VOS, POIS, NOTÓRIO. Se os judeus não deram crédito ao evangelho de Cristo, se não viram os sinais que o filho de Deus fez entre eles, precisavam perceber a partir de então, que a igreja de Cristo seria composta na sua grande maioria de gentios convertidos ao reino de Cristo. E, de fato, a história passou a comprovar esta realidade, uma vez que, o evangelho passou a se espalhar cada vez mais entre todas as nações do mundo, percorrendo continentes, nações, povos, tribos e todos os povos. QUE ESTA SALVAÇÃO DE DEUS. O pregador se reporta a nova aliança da graça de Deus por meio de Cristo Jesus, o Messias, que veio para o que era seu, e os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam deu-lhes o direito de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome. Dentro do escopo da nova aliança, esta salvação passou a ter novos significados, como vida eterna nas mansões celestiais em Deus. É ENVIADA AOS GENTIOS. Na verdade, o Cristo de Deus veio fazer uma profunda reforma no judaísmo e estabelecer uma nova ordem com os filhos de Israel. Porém, como os judeus não aceitaram este pacto com o Messias, então, uma nova aliança ficou estabelecida, com Israel, mais principalmente com os gentios, que representam todas as nações do mundo. Depois da vinda de Cristo a salvação está disponível. E ELES A OUVIRÃO. Desde que o evangelho se tornou transcultural, que houve uma enorme aceitação entre todas as nações civilizadas daquela época. Os gentios que eram destituídos das alianças passadas com Deus passaram a ser beneficiados de maneira maravilhosa que a mensagem da salvação. O próprio Paulo vinha sendo um eficaz instrumento da pregação das boas novas de Cristo e muitos outros também. E, HAVENDO ELE DISTO ESTAS PALAVRAS. Se Paulo buscasse os seus próprios interesses e não do reino de Deus, ele teria buscado conquistar a amizade dos judeus em Roma, na tentativa de se livrar do julgamento do imperador Nero. Todavia, o mais importante para este homem de Deus era fazer a vontade de Cristo, por isso que ele não se recusou em pregar a verdade do evangelho para os líderes do judaísmo. PARTIRAM OS JUDEUS. Os líderes do judaísmo em Roma estavam perdendo uma grande oportunidade de se tornarem discípulos de Cristo e receberem a salvação de Deus. Se os judeus de Roma tivessem se unido a Paulo neste momento, teria sido muito relevante para a igreja de Cristo, uma vez que, de Roma surgiria a partir de então uma grande avança missionário para outras nações, o que não aconteceu. TENDO ENTRE SI GRANDE CONTENDA. Um pouco antes, Lucas nos faz saber que ouve divisão entre os seguidores do judaísmo, em que parte deles acreditaram no evangelho, outros não acreditaram e outros ainda ficaram divididos. Com isso nós entendemos que parte do grupo até achava que era bom se unir a Paulo, porem, outros não aceitavam que o cristianismo era um aperfeiçoamento ou continuidade do judaísmo, por isso que não houve consenso e os interesses pessoas prevaleceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...