quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atos 26.24-25

Atos 26.24-25 - E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.
E, DIZENDO ELE ISTO EM SUA DEFESA. O que havia no testemunho de Paulo era a mais pura verdade do que tinha acontecido até o dia de hoje, pois sua vida era uma carta aberta diante da comunidade judaica, bem como diante daqueles que o conhecia no mundo gentílico. Paulo não precisava mentir como fazem os criminosos para se defenderem das acusações que lhe arremetem, pelo contrário, o apóstolo dos gentios buscava se pautar pela verdade, até porque era sempre a verdade que pregava. DISSE FESTO EM ALTA VOZ. Enquanto Paulo pregava o evangelho de Cristo, o diabo enchia alguém de ira, e foi justamente o procurador romano Festo, ele que era um ímpio, dominado pelos demônios para investir contra o homem de Deus. Agripa sabia muito bem que tudo que Paulo falava era a mais pura verdade, porem, Festo era incrédulo e não tinha conhecimento das profecias dos judeus sobre o Messias, Jesus. ESTÁS LOUCO, PAULO. A esta altura da audiência, Paulo dominava completamente o ambiente, atraindo a atenção de todos para sua pregação poderosa sobre Cristo Jesus. Não satisfeito, o promotor desta reunião tentava desclassificar a Paulo, o tachando de louco, mas que estava enganado, uma vez que, Festo estava diante de um homem sábio, que tinha o Espírito de Deus sobre sua vida para falar coisas muito profundas. AS MUITAS LEVRAS DE FAZEM DELIRAR. Certamente, Festo já havia ouvido falar que Paulo era profundamente conhecedor das Escrituras dos hebreus. Mas agora, ao ouvi-lo falar pessoalmente não tinha dúvida que Paulo era um mestre em tudo que falava. O argumento de Festo era um contra censo, até porque, as palavras de Paulo eram coerente com quem tinha muita sabedoria e conhecimento e não de um louco. MAS ELE DISSE: NÃO DELIRO, Ó POTENTÍSSIMO FESTO. Na verdade, as coisas de Deus é loucura para os que perecem, portanto, como homem natural, Festo jamais poderia compreender a sabedoria que brotava dos lábios do apóstolo de Cristo. Somente quem tem o Espírito de Deus é quem pode compreender os mistérios do reino de Deus. Se tinha alguém louco era Festo por rejeitar a verdade de Cristo Jesus. ANTES DIGO PALAVRAS DE VERDADE. Os opositores de Paulo vinham apresentando mentiras em suas acusações contra o homem de Deus, e até certo ponto tinham o crédito de Festo, pois se fosse o contrário, Paulo já estaria solto. No entanto, o apóstolo falava a verdade de Deus e não convencia a mente doentio de Festo, isto porque, por trás de tudo isto, nós sabemos que o diabo operava, que é pai da mentira. E DE UM SÃO JUÍZO. A boca fala do que o coração está cheio, além de que a boca do justo é uma fonte de sabedoria. Agora, o coração do incrédulo é a casa do diabo com os seus demônios, por isso que os ímpios não aceitam as verdades de Deus. Paulo com maestria revelava os planos de Deus para todos, pregando a verdade de Deus por meio de Cristo Jesus, ele que é a própria verdade em essência. O que havia da parte de Paulo era a mais absoluta lucidez de quem era usado pelo Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...