quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atos 26.29

Atos 26.29 - E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
E DISSE PAULO: PROUVERA A DEUS QUE. Com esta expressão, Paulo quis dizer a Agripa que somente um milagre da parte de Deus se tornava possível de o rei se converter para Cristo, pois o apóstolo sabia das amarrações que prendiam Agripa para que ele deixasse a vida que vivia para seguir o evangelho de Cristo. Esta é a realidade de quase todas as pessoas que se acham importantes neste mundo enganador. OU POR POUCO OU POR MUITO. Por pouco se refere à decisão imediata que o rei Agripa poderia tomar em crer na mensagem pregada por Paulo, se arrepender neste momento e passar a trilhar o caminho do reino de Cristo. Por muito, seria a possibilidade de Agripa ficar com a palavra martelando em sua mente e depois chegar a conclusão que a melhor coisa a fazer era se entregar a Cristo. Tem muitas pessoas que primeiro escutam a mensagem do evangelho para então depois se converter. NÃO SOMENTE TU. O apóstolo dos gentios em todas e suas muitas atividades se esforçava para que mais e mais vidas se rendessem aos pés de Cristo, pois desde que se convertera para o reino de Cristo que não media esforços para alcançar vidas para o Senhor Jesus, de forma que, se neste momento alguns ou muitos dos seus ouvintes crescem nas suas palavras seria uma alegria muito grande para este grande pregador. MAS TAMBÉM TODOS QUANTOS HOJE. Não sabemos quantas pessoas estavam presentes neste tribunal, mas podemos dizer que pessoas importantes da sociedade de Cesaréia estavam presentes neste momento, portanto, se houvesse uma conversão em massa de todos que estavam presentes, algo extraordinário poderia acontecer naquela cidade a partir de então, com o governo de Cristo sobre todas estas vidas. ME ESTÃO OUVINDO. Verdade é que este julgamento de Paulo não traria nenhum resultado positivo quanto a sua soltura, porém, uma coisa é certa é que o apóstolo teve a oportunidade importantíssima de pregar a palavra de Cristo. Esta era uma forma de Paulo expressar seu agradecimento, não somente pela atenção de todos, mais principalmente pela oportunidade de ter o privilégio de pregar o evangelho. SE TORNASSEM TAIS QUAL EU SOU. Paulo expressa a importância que ele dava a sua missão de ser um embaixador do reino de Deus e passa a ideia que sua posição era mais relevante quanto a todos que estavam presente neste tribunal. Neste modo de pensar é que Paulo deseja para todos, o mesmo privilégio, que ele tinha de ser um representante de Cristo e exercer a missão de pregar o evangelho das boas novas do Senhor Jesus, coisa que com muita ousadia ele fazia, sempre que tinha oportunidade. EXCETO ESTAS CADEIAS. Neste momento, Paulo desdenha de sua prisão, mostrando que na realidade estava preso de forma injusta, pois aquelas cadeias que lhe roubavam sua liberdade não tinham como se converter. Desta forma, Paulo deu a entender que nem mesmo sua pregação da verdade poderia mudar sua situação quanto a este julgamento, uma vez que ele era consciente que não seria solto agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...