quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atos 26.21

Atos 26.21 - Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.
POR CAUSA DISTO. Simplesmente não existia crime da parte de Paulo, nem no que diz respeito ao tradicional judaísmo, nem muito menos no tocante as leis romanas. A questão era por conta do crescimento do cristianismo entre os judeus, uma vez que, muitos prosélitos da religião oficial dos judeus, ao ouvirem as boas novas do evangelho se convertiam para Cristo. E Paulo, era um dos principais motivadores desta debandada do judaísmo para o cristianismo, como pregador do evangelho de Jesus. OS JUDEUS. Quando Paulo se refere aos judeus, ele não se reporta a todos os filhos de Israel, mais sim, os líderes religiosos do judaísmo. Grande parte dos judeus se converteram para o cristianismo, aceitando que Jesus Cristo eram o Messias de Deus, pois a igreja teve seus fundamentos entre os filhos de Israel. Mas estes judeus eram aqueles que faziam parte da elite religiosa, que mantinham o controle sobre os outros. LANÇARAM MÃO. O que Paulo fala aqui, o escritor registrou em Atos 21:27 - E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele. Estes judeus da Ásia sempre criaram problema com Paulo, pois, foi onde o apóstolo dos gentios mais ganhou vidas para o reino de Cristo, por isso, que eles quem começaram o motim contra o servo de Cristo. DE MIM. Quem já leu os evangelhos sabe que os judeus se levantaram contra os profetas messiânicos, contra João Batista, contra o próprio Messias de Deus, Jesus de Nazaré, contra os apóstolos do Senhor Jesus. Não seria diferente com Paulo, ele que vinha sendo usado poderosamente pelo Espírito de Deus para pregar com autoridade o evangelho da libertação, e com isso, trazer muitos judeus para servir a Cristo Jesus. NO TEMPLO. O que Paulo estava fazendo no templo de Jerusalém? Justamente em consideração ao judaísmo e que Paulo estava no templo e cumprindo o seu voto ao Deus de Israel. Agora, naquele momento da história religiosa dos judeus, o templo de Jerusalém não era mais dos seguidores do judaísmo, mais sim, da casta sacerdotal que havia se apossado do templo como se fosse deles e não do povo. Isso acontece muito nos dias de hoje, quando muitos líderes religiosos se acham donos dos templos. E PROCURAVAM. Se o tribuno Lísias não tivesse chegado a tempo, é provável que os judeus da Ásia tivessem instigado o povo a estraçalharem com a vida de Paulo. Depois, fez-se uma reunião com o sinédrio para tentarem condenar ao homem de Deus. E até este momento, todas as movimentações dos líderes religiosos dos judeus eram no sentido de prejudicarem a Paulo, inclusive vindo até Cesaréia para tentar lhe ofender. MATAR-ME. Ainda na cidade de Jerusalém ouve um conluio entre mais de quarenta judeus e os líderes do judaísmo para levarem Paulo novamente ao sinédrio e no caminho armarem ciladas e tirarem a vida de Paulo. Como também, depois que Paulo já estava em Cesaréia, os seus opositores tentaram leva-lo de volta a cidade de Jerusalém, para do mesmo modo armarem emboscada e tirarem a vida do apóstolo. Porém, por providência divina é que o servo de Cristo estava vivo neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...