sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atos 28.14

Atos 28.14 - Onde, achando alguns irmãos, nos rogaram que por sete dias ficássemos com eles; e depois nos dirigimos a Roma.
ONDE. O escritor fala a respeito da cidade de Potéoli, onde os tripulantes do navio alexandrino tinham que fazer uma parada, talvez para abastecer o mercado local de cereais, pois já no continente ligado diretamente a Itália, para esse fim, tinha navegado deste o Egito. Como cidade portuária, em que se desenvolviam diversas atividades comerciais, bem como sendo um significativo centro religioso, tendo ainda muita importância estratégica para a política do império, Potéoli era parada obrigatória. ACHANDO. É dado por certo que o comandante do navio deu aviso a todos que teriam que ficar alguns dias na cidade de Potéoli, não se sabe ao certo para que, porém, quem tivesse alguma coisa a resolver que assim o fizesse. Pode ser que Paulo já tinha conhecimento de que havia naquela cidade alguma comunidade cristã. Se Paulo não sabia de antemão, então, podemos conjecturar que ele deve ter procurado saber. ALGUNS IRMÃOS. O dia de Pentecostes foi muito importante para a difusão do evangelho de Cristo, haja vista que, naquele momento em Jerusalém havia pessoas de várias partes do mundo, e que ouviram a palavra de salvação. Além de que, com as perseguições na Judeia aos cristãos, muitos judeus convertidos para Cristo se espalharam por várias partes do mundo. Seja como for, o evangelho havia chegado ali. NOS ROGARAM QUE POR SETE DIAS. Neste momento da história do cristianismo, que já havia se espalhado no mundo gentílico, Paulo já era conhecido em várias partes do mundo antigo. Sua chegada na cidade de Potéoli causou muita alegria para a igreja local, razão porque os irmãos solicitaram que ele, bem como os que com ele estavam, ficassem por sete dias para que pudessem ouvir a palavra do apóstolo de Cristo Jesus. FICÁSSEMOS COM ELES. O apelo da igreja de Cristo foi atendido, e não sabemos como que se deu este feito, e se o centurião também ficou na companhia de Paulo, juntamente com os soldados romanos, que o acompanhavam, ou se eles foram na frente, tendo Paulo seguido depois juntamente com seus amigos de viagem. Diante de tudo que já tinha acontecido, o apóstolo já era completamente digno de confiança do centurião, ele que já havia percebido que Paulo era um homem de Deus e do bem. E DEPOIS. Como se pode perceber, este foi um momento de recreação para o apóstolo dos gentios, em que com bastante alegria pode manter comunhão com a igreja de Cristo, coisa que já ha muito tempo não era possível. Deus preparou este momento de adoração, juntamente com o povo de Deus, para renovar a alma de Paulo, ele que estava privado de momentos assim, pois era o que ele mais precisava neste momento. NOS DIRIGIMOS A ROMA. Na realidade, todos já estavam dentro do território da Itália, porem, a mais de duzentos quilômetros de distância da capital do império político de Roma. O escritor não nos dá detalhes de como foi feita a viagem de Paulo e os demais, da cidade de Potéoli até a cidade de Roma, provavelmente, já havia uma comitiva de soldados romanos esperando o centurião, como também os presos que vinham com ele. Estes eram os momentos finais, de uma viagem difícil e com perigos de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...