segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Efésios 3:8

Efésios 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.
A MIM, O MÍNIMO. Neste mesmo tempo do desenvolvimento da igreja de Cristo, Paulo já era o grande apóstolo dos gentios. Mas nem por isso, agia com prepotência ou orgulho de ser o que era. Nesta colocação feita por ele, se percebe o quanto de sua humildade é demonstrada, ao ponto dele se achar o menor de todos os servos de Cristo. E por que ele se achava o menor do rebanho? Porque antes de se converter para o cristianismo, a serviço do judaísmo e das autoridades judaicas perseguia a igreja remida de Cristo.

DE TODOS OS SANTOS. O autor se reporta a todos aqueles que faziam parte do apostolado, dos ministros do evangelho e da própria igreja amada do Senhor Jesus. Dentre todos aqueles que se consideravam menores do rebanho de Cristo, o apóstolo ainda diz que é menor do que o mais simples dos servos de Cristo. A palavra “santos” dentro deste texto diz respeito a todos aqueles que haviam sido comprados e remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, os justificados em Cristo.

ME FOI DADA ESTA GRAÇA. Para Paulo, exercer com plenitude o seu importante ministério de apóstolo de Cristo aos gentios era na realidade um magnífico presente da parte de Deus para sua vida. Ele era consciente de que não merecia tamanho privilégio, e a isso ele chama de graça, que é um favor não merecido. A forma como o apóstolo fazia a obra de missões era admirável, mas ele não atribuía isso a sua capacidade, mas, a graça de Deus em sua vida.

DE ANUNCIAR ENTRE OS GENTIOS. Conforme ele próprio relata, depois de ter um encontro pessoa com a glória de Cristo, ele foi se preparar, buscando ao Senhor nos desertos da Arábia, por mais de três anos. Pedro o convidou a visitar Jerusalém, certamente para aproveitá-lo junto ao grupo dos doze. Todavia, a chamada do apóstolo era muito importante nos campos missionários transculturais, enviado aos gentios.

POR MEIO DO EVANGELHO. Este evangelho que o apóstolo anunciava era a mensagem das boas novas sobre Cristo e tudo que envolvia a nova aliança da graça de Deus. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, na obra perfeita de redenção realizada por Cristo Jesus. Quem segue o caminho iluminado do evangelho das boas novas, conforme a vontade de Deus, o destino é a salvação e a vida eterna.

AS RIQUEZAS INCOMPREENSÍVEIS. Dentro deste texto, quando se fala sobre as riquezas de Cristo está se falando sobre os valores futuros que desfrutarão os remidos do Senhor Jesus, a partir do arrebatamento da igreja. E quando se diz que estas riquezas são incompreensíveis é porque não tem limites, são insondáveis, incomparáveis e eternas. A mente humana não tem a capacidade de perscrutar os valores dos benefícios da salvação em Cristo Jesus.

DE CRISTO. Todas as coisas foram entregues ao Filho de Deus e o próprio Jesus declarou: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). Os insondáveis benefícios que os salvos em Cristo irão desfrutar na eternidade com Deus são frutos da obra de redenção prodigalizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Cristo de Deus. Pela propiciação, Jesus idealizou a reconciliação ou paz com Deus e com isso a vida eterna para os que creem no seu nome.

Efésios 3:7

Efésios 3:7 - Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
DO QUAL. Este começo de mensagem é uma continuidade do que o escritor vinha falando no texto anterior, sobre o evangelho poderoso de nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crer, com isso, entende-se que o evangelho das boas novas de Cristo conduz o pecador aos pés da cruz, fazendo com que o homem creia na obra redentora do Cristo de Deus. No evangelho o homem encontra a luz de Deus para seguir a Cristo, que é o caminho a verdade e a vida.

FUI FEITO MINISTRO. Por causa do evangelho de Cristo é que Paulo foi feito ministro. O evangelho pregado por Paulo era diferente do evangelho pregado pelos demais apóstolos, no que tange ao seu direcionamento. Isso porque, os demais apóstolos pregavam o evangelho para os seguidores do judaísmo, pelo menos nos primórdios da igreja primitiva. Enquanto que, Paulo foi feito ministro do evangelho, com uma mensagem voltada para os gentios, é tanto que, ficou sendo conhecido como apóstolo dos gentios.

PELO DOM. O que o autor tenta passar para os seus leitores é que ele era ministro do evangelho das boas novas de Cristo, não porque tivesse capacidade ou habilidade para tamanha responsabilidade, mais sim, porque Deus em sua graça e misericórdia lhe concedeu como dom este ofício. Os dons e os ministérios são dados por Deus aos seus servos para que estes executem sua vontade na terra, no que tange a obra da igreja.

DA GRAÇA DE DEUS. Esta frase é muito mais clara do que a anterior em demonstrar a incapacidade do escritor no exercício do seu ministério. Quando se fala nesta graça de Deus na vida do apóstolo para por em prática o seu ministério, é uma declaração forense de que o mesmo nem de perto merecia tal privilégio de ser um ministro do evangelho. Mas que este era um favor não merecido da parte de Deus para sua vida e missão.

QUE NE FOI DADO. Este favor não merecido de ser um ministro do evangelho na vida de Paulo foi um presente da parte de Deus, a fim de que, o apóstolo cumprisse uma importante missão em levar o evangelho das boas novas em campos missionários transculturais. Dentro dos seus escritos, Paulo deixa bem claro o privilégio que ele tinha de ser chamado por Cristo para ser um instrumento de Deus na pregação do evangelho.

SEGUNDO A OPERAÇÃO. Paulo afirma que não aprendeu sobre o evangelho de Cristo de homem algum, mas sim, diretamente do Pai das luzes. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. A operacionalização de Deus na vida de Paulo foi a mais pura demonstração de poder.

DO SEU PODER. Depois de Jesus, o apóstolo Paulo foi uma das personagens mais importante para expansão do evangelho de Cristo em todo o mundo. Depois de ser chamado por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. Paulo se preparou com Deus, e saiu pregando uma mensagem do evangelho irresistível. Por onde ele passava pregando as boas novas do evangelho, as pessoas se convertiam, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador.

sábado, 19 de novembro de 2016

Efésios 3:6

Efésios 3:6 - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.
A SABER. As revelações que Deus deu a Paulo no tocante ao mistério de Cristo com a sua igreja remida foi muito maior do que aos demais apóstolos. Porque a grupo dos doze não entenderam de princípio, que o novo Israel seria uma igreja composta de judeus e gentios, com todos os povos do mundo. É tanto que os demais apóstolos continuaram exercendo suas atividades em Israel. Paulo porem, foi enviado por Cristo para fazer missões transculturais, na Europa, Ásia e em outras partes do mundo gentílico.

QUE OS GENTIOS. Os judeus se consideravam o povo especial de Deus, por contas das alianças feitas e confirmadas com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, é tanto que, eles não se juntavam com as demais nações do mundo. Os gentios, assim classificados pelos judeus eram os pagãos, ou os povos de outras nacionalidades. Os gentios também eram chamados de incircuncisos porque não participavam do ato de circuncisão que era decretado para os descendentes de Abraão. Cristo mudou tudo isso pelo evangelho.

SÃO CO-HERDEIROS. A obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo derribou a parede de separação que havia no meio, ou seja a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças. Desde a implantação pelo Messias de Deus da nova dispensação da graça, que os gentios se tornaram participantes do novo pacto e isso foi possível mediante a reconciliação com Deus, onde passou a reinar a paz.

E DE UM MESMO CORPO. De acordo com a nova aliança de Deus com a humanidade, diz o evangelho da paz, que juntou-se judeus e gentios para formar o Israel espiritual de Deus, que é a igreja remida de Cristo. A igreja amada do Senhor Jesus é chamada de "corpo de Cristo", com cada um dos seus participantes chamados de membros de um mesmo corpo. Cristo é o cabeça e todos os membros da igreja formam seu corpo.

E PARTICIPANTES DA PROMESSA. Assim como na dispensação da lei continham muitas e fieis promessas aos que fossem cumpridores da legislação de Moisés. Na nova dispensação não é diferente, e de acordo com o evangelho das boas novas, quem aceitar a Cristo como Senhor e Salvador também é participante das promessas de Deus em Cristo. Estas promessas são no seu ponto mais importante a salvação e vida eterna.

EM CRISTO. Cristo é o centro de tudo, até porque foi o Cristo de Deus quem idealizou a redenção da sua igreja amada. Foi o Messias de Deus quem veio ao planeta terra e pôs em prática o plano da redenção da humanidade. Antes, o que prevalecia era a inimizade entre Deus e os gentios, mas vindo Cristo, o Emanuel de Deus, fez a propiciação dos nossos pecados, efetuando a reconciliação pela paz, tendo como resultado a salvação.

PELO EVANGELHO. A legislação de Moisés era quem continha as regras do pacto de Deus com o seu povo, Israel. Já na nova aliança de Deus com todos os povos do mundo é o evangelho que traz os parâmetros estabelecidos por Cristo. No evangelho o homem encontra o caminho a ser seguido para ter um encontro com Cristo. O evangelho é a legislação de Cristo, por meio do qual, o homem é transformado em uma nova criatura.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Efésios 3:5

Efésios 3:5 - O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas.
O QUAL NOUTROS SÉCULOS. “O qual” se refere ao Cristo de Deus, ele que também era o Messias prometido, que veio como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Seu nome próprio era “Jesus” que significa: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados, e ficou sendo também conhecido como Jesus de Nazaré. Já a “noutros séculos” diz respeito ao tempo da velha dispensação, antes da vinda do Filho de Deus. O Criador, apesar de não está sujeito ao tempo, mas ele trabalha no tempo dos homens.

NÃO FOI MANIFESTADO. Não que o Cristo de Deus estivesse inerte durante o tempo de sua eternidade passada, mas ele se manifestou somente no tempo profético programado pelo Pai. No entanto, os estudiosos do Velho Testamento citam várias ações pontuais da presença do Cristo de Deus na história de Israel. Agora, o ato da encarnação do Filho de Deus, se deu no momento a que o próprio Paulo chama de plenitude do tempo (Gálatas 4:4). É bom lembrar que Cristo sempre existiu com o Pai, por isso que ele é eterno.

AOS FILHOS DOS HOMENS. Na terra, os filhos dos homens sempre foram o alvo das ações mais importantes do Criador. Até porque como dizem os pregadores da palavra de Deus: O homem foi e é a coroa da criação de Deus. Neste sentido é que, o Cristo de Deus não havia se manifestado como homem para os homens, como aconteceu com o nascimento de Jesus. Mas, antes, suas ações eram permanentes em favor dos homens.

COMO AGORA TEM SIDO REVELADO. Este “agora” diz respeito a manifestação do Cristo de Deus, como sendo o Messias prometido, que veio incorporar o Emanuel de Deus, uma vez que Jesus era Deus entre os homens. O Cristo de Deus se deu a conhecer por meio de sua obra perfeita e completa de redenção em prol dos filhos dos homens, quando na plenitude dos tempos tomou a forma de homem, e habitou entre nós.

PELO ESPÍRITO SANTO. Durante toda a sua manifestação no planeta terra, foi marcante a presença e ações do Espirito Santo de Deus na vida e no ministério do Senhor Jesus. O evangelho nos revela que o Filho de Deus foi gerado pelo Espirito Santo, por isso que ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Em nenhum momento de sua vida e ministério, Jesus ficou sozinho em suas atividades, o Espírito de Deus estava sempre com ele.

AOS SEUS SANTOS APÓSTOLOS. Cumprindo a sua importante missão de resgatar os pecadores para o seu reino e luz, Jesus subiu para estar assentado a destra da majestade celestial, o Pai eterno. No entanto, deixou os seus apóstolos para dar continuidade à obra de sua igreja remida na terra. Os apóstolos eram santos, porque foram separados por Cristo para receberem as revelações do Espírito Santo na edificação da igreja remida do Senhor.

E PROFETAS. Os apóstolos foram aqueles que conviveram diretamente com Cristo em seu ministério e que foram chamados pelo Senhor, incluindo o apóstolo Paulo. Porem, os apóstolos partiram e a obra de Deus precisava continuar, e isso foi possível, pela chamada dos conhecidos líderes do cristianismo, a quem o escritor chama de profetas. E mesmo no tempo dos apóstolos existiam muitos outros líderes do cristianismo espalhados na terra.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Efésios 3:4

Efésios 3:4 - Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo.
POR ISSO. O escritor está se referindo a sua compreensão em profundidade da nova dispensação da graça implantada por Cristo, quanto ao seu alcance universal, atingindo tanto judeus quanto gentios. No capítulo anterior, o autor explica como isso foi possível, mediante a retirada do obstáculo que havia que era justamente a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, mas que no fundo tornava o pacto nacionalista, incluindo Israel e excluindo as demais nações do mundo. Já o pacto da nova aliança inclui todos os povos do mundo, os gentios, os bárbaros e até os pagãos que aceitam a Cristo Jesus.

QUANDO LEDES. Esta carta como um todo, como também os escritos de Paulo em termos gerais são um tratado de suma importância, no que diz respeito, às descobertas de como Deus trata a igreja de Cristo, composta de judeus e gentios, e porque não dizer de todos os povos. Quando Paulo escreveu esta sua epístola, o seu grande desejo era de que a mesma cumprisse seu papel chegando aos destinatários, que eram justamente os seguidores de Cristo que estavam na cidade de Éfeso. E o objetivo fica bem definido em que ele quer que todos venham a ler esta missiva e descobrir as revelações a ele dadas.

PODEIS PERCEBER. A epístola aos Efésios é um dos documentos do Novo Testamento de alto nível cultural e espiritual, ao ponto de alguns comentaristas chegarem a afirmar que, essa carta é a mais profunda de todas. Todos aqueles que têm o privilégio de ler este documentário de cunho religioso ficam encantados pelos temas e assuntos abordados na mesmo. É algo impressionante a forma como o escritor trata das doutrinas cristãs bem como da forma profunda como Deus trata a igreja de Cristo, bem como o elevado conceito transmitido sobre Cristo e seu poder sobre tudo e sobre todos.

A MINHA COMPREENSÃO. Quem dos escritores do Novo Testamento mais do que Paulo tenha tido compreensão do evangelho das boas novas de Cristo? A participação do apóstolo dos gentios nos escritos do Novo Tradado da igreja sempre foi visto como revelações diretas do coração de Deus, para iluminar a nova comunidade do Senhor, em como fazer e cumprir os planos do Criador para a humanidade. As cartas de Paulo iluminam com tamanha clareza o evangelho de Cristo, que até as pessoas mais simples do meio cristão pode entender seus ensinos, até porque o evangelho é um mistério revelado.

DO MISTÉRIO. Esse mistério a que se refere o escritor, diz respeito à nova dispensação da graça, que foi implantada por Cristo e que envolve um novo tempo de ação de Deus com toda a humanidade. A obra perfeita de redenção executado pelo Senhor Jesus, em que, o sacrifício propiciatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é suficiente para estabelecer a paz universal pela reconciliação, esse é o mistério de Cristo com sua igreja.

DE CRISTO. Falar sobre Cristo é revelar tudo que envolve a vinda do Messias de Deus, ele que já era esperado até mesmo antes de sua manifestação na terra. Também é se reportar sobre o Emanuel de Deus, e isso inclui a perfeita epifania do Deus homem, Jesus Cristo. O mistério consiste em que o homem, Jesus de Nazaré, foi à encarnação do Filho de Deus, o Messias e Emanuel de Deus. Hoje esse mistério é conhecido pela igreja remida.

Efésios 3:2-3

Efésios 3:2-3 - Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada. Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi.
SE É QUE TENDES OUVIDO. Alguns que são contrários a autoria Paulina da carta aos Efésios tomam frases como esta para questionarem se realmente Paulo foi quem escreveu esta missiva. Porem, pode-se conjecturar que o apóstolo, quando da fundação daquela igreja, não tenha pregado ou dado seu testemunho pessoal sobre as revelações de Deus em sua vida, no que concerne a seus trabalhos para com os gentios. Mas que Timóteo e outros tenham, como representantes de Paulo, falado sobre este assunto.

A DISPENSAÇÃO DESTA GRAÇA DE DEUS. Neste caso, a palavra “dispensação” diz respeito ao acúmulo de conhecimentos que o apóstolo tinha da parte de Deus, quanto ao mistério do Senhor para a igreja remida de Cristo composta por gentios. Esta graça sobre a qual fala o escritor, tanto estava sobre sua próprio pessoa, como e principalmente sobre os gentios. Os judeus se achavam merecedores das bênçãos de Deus, mas, os gentios, não.

QUE PARA CONVOSCO. Essa é uma colocação que pode se referir aos próprios seguidores de Cristo na cidade de Éfeso, que eram os leitores ou destinatários desta carta. Como e principalmente os gentios de um modo geral, sobre quem o tema mais abrangente atinge. Passagens como esta, que não cita o nome dos destinatários, gera força nos defensores da não autoria de Paulo a esta carta, mas, que não tem sustentação firme.

ME FOI DADA. Verdade é que o apostolado de Paulo foi absolutamente diferente dos demais apóstolos de Cristo. Os demais apóstolos do Senhor Jesus, de princípio não entenderam o ide imperativo do Mestre e concentraram suas atividades em Israel e na Palestina, vindo a sair desta zona de conforto somente depois dos anos setenta, com a destruição de Jerusalém. Paulo dedicou seu apostolado a obra missionária aos gentios.

COMO ME FOI ESTE MISTÉRIO. O apóstolo teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo na estrada de Damasco, quando pretendia perseguir a igreja de Cristo. Ele passou mais de três anos nos desertos da Arábia, certamente buscando as revelações de Cristo para exercer seu trabalho missionário rumo aos gentios. Diferente dos demais apóstolos, ele teve uma revelação em profundidade da graça de Deus para com os gentios.

MANIFESTADO PELA REVELAÇÃO. O próprio Paulo diz que foi arrebatado até ao terceiro céu e ouviu palavras inefáveis. Os mais de três anos que Paulo passou no deserto da Arábia é bem provável que ele cuidou em se preparar e buscar a revelação de Deus para exercer com excelência seu apostolado no mundo gentílico. Deus mediante o Espírito Santo, por meio de Cristo, mostrou ao apóstolo coisas relevantes para a igreja gentílica.

COMO ANTES UM POUCO VOS ESCREVI. Há certos debates quanto ao que Paulo escreve nestas palavras, como se ele se referisse a uma epístola que foi perdida, por não fazer parte do Canon do Novo Testamento. Mas, grande parte dos comentaristas afirmam que, a citação feita pelo escritor diz respeito ao primeiro capítulo desta mesma carta. Seja como for, o que podemos afirmar é que o autor escreve sobre os mistérios de Deus.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Efésios 3:1

Efésios 3:1 - Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios.
POR ESSA CAUSA. Essa frase é uma continuidade do que o escritor vinha falando anteriormente sobre os privilégios que os gentios tinham de ser, de acordo com a nova dispensação da graça, participantes da igreja remida de Cristo. O apóstolo teve uma compreensão mais aguçada do que os demais apóstolos sobre a graça de Deus derramada abundantemente sobre os gentios, é tanto que, ele foi chamado por Cristo para ser seu apóstolo enviado ao mundo gentílico, para fazer missões transculturais.

EU. Existem alguns defensores da não autoria de Paulo, quanto a esta carta aos Efésios, porem, este pronome na primeira pessoa do singular, reforça a tese e a tradição cristã de que realmente foi o apóstolo Paulo o autor desta importante e profunda missiva do Novo Testamento. O “eu” de forma enfática, dentro do texto, também enfraquece a hipótese de que seria um dos companheiros de Paulo quem teria usado a autoridade do grande apóstolo, para em seu nome escrever esta carta, o que era comum para a época.

PAULO. O apóstolo de Cristo aos gentios foi na realidade uma das mais importantes líderes da igreja primitiva, principalmente para a igreja gentílica. Paulo, antes de ter um encontro pessoal com o Senhor Jesus na estrada de Damasco era mais conhecido como Saulo de Tarso, certamente por ter nascido em Tarso da Cicília. Pedro até tentou introduzir a Paulo entre o grupo dos doze apóstolos, mas a tentativa foi frustrada, com isso, Paulo passou a cumprir sua missão em pregar o evangelho no mundo gentílico.

SOU PRISIONEIRO. Esta expressão usada pelo escritor pode representar duas verdades perfeitamente aceitáveis. Em que uma delas é a de que, Paulo se sentia prisioneiro de Cristo pelo fato de tê-lo aceitado como Senhor, e com isso, não mais fazia a sua própria vontade. A segunda diz respeito aos vários aprisionamentos que o apóstolo sofreu por ser um pregador do evangelho das boas nova de Cristo Jesus em Éfeso, Cesaréia e Roma.

DE JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Ele também era conhecido como Jesus de Nazaré, por conta de ter vivido naquele lugar. Já o sobrenome Cristo nos ensina sobre sua missão como sendo o Messias de Deus que veio para efetuar a propiciação dos nossos pecados, realizando a reconciliação entre Deus e os homens, mediante a expiação.

POR VÓS. Alguém chaga a dizer que Paulo estava neste momento preso por causa da igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, mas isso não passa de conjectura, até porque logo em seguida ele dá uma justificativa mais abrangente. O fato é que a igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso era composta de pessoas, pelo menos na sua grande maioria de gentios e não judeus. Paulo fala, neste particular, de sua chamada.

OS GENTIOS. Paulo era judeu, da tribo de Benjamim, e como tal, ele tinha conceitos bem definidos do que era ser um israelita ou um gentio. Para um judeu, principalmente um judeu ortodoxo, um gentio era aquela pessoa que não fazia parte das alianças com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Para os judeus os gentios também eram pagãos, incircuncisos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...