Efésios 6:5 - Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo.
VÓS, SERVOS. O autor parece ter mudado o foco, porem, percebe-se que ele continua defendendo a estrutura familiar, isso porque, em muitos casos, estes servos também faziam parte das relações interfamiliar dos lares. Nota-se que Paulo suaviza o termo usado neste texto, quando sabemos que a palavra servos foi usada em lugar de escravos. Na época em que esta carta foi escrita, era comum a existência de escravos nos lares cristãos, porque o fato de alguém se converter, não mudava rápido sua situação social.
OBEDECEI. Ao que tudo indica, pelo menos é o que se entende, era de que o conteúdo desta recomendação estava sendo dirigida aos servos cristãos, que poderiam ou não ter seus senhores também convertidos ao cristianismo. O fato é que, o apóstolo esperava que seu conselho fosse tomado pelos servos, no sentido de serem obedientes aos seus senhores, porque isso serviria de bom exemplo, e o nome de Cristo seria glorificado pela vida deles, além é claro de evitarem maiores problemas com os seus patrões ou senhores.
A VOSSOS SENHORES. A sociedade sempre foi dividida em classes sociais, em que de um lado se encontram as grandes massas dos proletariados, e que no outro estremo tem as elites econômicas dominadoras. Neste caso, do texto em destaque, o escritor fala daqueles que por possuírem grandes possessões econômicas, chegavam a comprar escravos para multiplicarem seus bens, com a exploração do trabalho escravo.
SEGUNDO A CARNE. Essa é uma expressão que representam as relações sociais entre os escravos e os seus senhores, segundo o que acontecia no dia a dia das fazendas e das senzalas antigas. Para que houvesse paz e tranquilidade entre os escravos e seu senhores, o apóstolo recomenda que os mais fracos, se submetessem as ordens dos seus patrões. Como autoridade eclesiástica, Paulo esperava que seu conselho fosse tomado.
COM TEMOR E TREMOR. Segundo as histórias mais antigas neste particular, os escravos não tinham direitos, mas apenas obrigações a cumprirem. Já as leis e os costumes dos senhores de escravos, os que se achavam donos dos seus servos, aplicavam torturas horrendas contra aqueles que não se submetessem aos caprichos dos mandatários. Era uma relação de hostilidade, que gerava temor e tremor só de ouvir falar ou contar.
NA SINCERIDADE DE VOSSO CORAÇÃO. Como o apóstolo desejava que os irmãos, que também eram servos dos seus senhores, vivessem em paz com seus patrões, ele manda que houvesse respeito total e absoluto, dos servos de Cristo, aos seus patrões. E que isso eles fizessem de boa vontade, partindo do mais íntimo de seus corações, porque assim procedendo, eles achariam graça diante dos seus patrões, e evitariam problemas.
COMO A CRISTO. Os leitores de Paulo, que também eram escravos, mais servos de Cristo, precisavam harmonizar suas relações com seus patrões, como serviam a Cristo. Quem é servo de Cristo, aprende a não fazer a sua própria vontade, para então se submeter à vontade de Cristo. Não é diferente na vida social, se alguém era servo dos homens, que se conscientizassem de que deveriam fazer a vontade de seus senhores, ou patrões.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
Efésios 6:3-4
Efésios 6:3-4 - Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
PARA QUE TE VÁ BEM. Eis aqui o teor da promessa feita, conforme as regras da legislação de Moisés, que passou a ser adotado pelo cristianismo como algo bom e justo. Tanto Jesus, quanto os apóstolos e escritores do Novo Testamento, se utilizavam das citações de trechos das literaturas dos judeus, porque não se tinha ainda um Novo Testamento formado como temos nos dias de hoje. O filho ou filha que desejar se dá bem na vida, a regra primeira é simples, porem importante, honra teu pai e tua mãe.
E VIVAS MUITO TEMPO. As pessoas foram criadas sobre a terra por Deus para terem longevidade, é tanto que, as Sagradas Escrituras revelam que, os primeiro moradores da terra viviam séculos sobre a terra. Entende-se com isso, que aquele filho ou filha que cumprir este mandamento da parte de Deus, ganha a promessa do Criador de sobreviver à morte por longos anos sobre a terra. E se é promessa da parte de Deus, elas terão o seu fiel cumprimento, porque Deus não é o homem para que minta. Deus é fiel em tudo.
SOBRE A TERRA. Na verdade este era um mandamento da legislação mosaica, que estava de acordo com a velha dispensação, uma vez que, a legislação de Moisés continha promessas para esta vida presente, portanto, terrena. Já a legislação de Cristo para sua igreja, contem promessas para essa vida presente, mas principalmente para a vida eterna, ou seja, a vida futura, na Nova Jerusalém, nas mansões celestiais em Cristo Jesus.
E VÓS PAIS. Tendo repassado suas recomendações aos filhos de como se comportarem com os seus pais, agora, o apóstolo também repassa duas informações ou recomendações de como os pais deveriam também tratar com seus filhos. De fato, estes quatros primeiros versículos do capítulo seis tratam justamente dos problemas comuns que ocorriam dentro da estrutura familiar, envolvendo, marido, mulher, pais e filhos.
NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS. A título de hoje, praticamente todas as nações do mundo tem sua legislação própria tratando deste assunto, coisa que nos tempos antigos, as leis de cada povo, chegavam a ser desumanas e injustas, sobre o comportamento dos pais para com os filhos. Paulo, como representante do cristianismo, tentava humanizar o tratamento que deveriam os pais dar aos seus filhos.
MAS CRIAI-OS NA DOUTRINA. As crianças, adolescentes e jovens precisam de limites, porque ainda não discernem bem o que é certo do errado. E como tutores do lar, os pais precisam educar seus filhos, no sentido de lhes ensinarem o bom caminho a ser seguido. Quando se diz que educação vem de berço, isso tem tudo a ver sobre a responsabilidade dos pais, em dentro do possível, orientar aos filhos de como viverem uma vida correta.
E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR. Além de ensinarem os filhos de como serem cidadãos de bem, os pais também e principalmente tem precioso privilégio de ensinar os caminhos de Cristo para seus filhos. Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. É um dever dos pais, que confessam o nome de Cristo, ensinarem aos seus filhos a serem bons discípulos de Cristo Jesus.
PARA QUE TE VÁ BEM. Eis aqui o teor da promessa feita, conforme as regras da legislação de Moisés, que passou a ser adotado pelo cristianismo como algo bom e justo. Tanto Jesus, quanto os apóstolos e escritores do Novo Testamento, se utilizavam das citações de trechos das literaturas dos judeus, porque não se tinha ainda um Novo Testamento formado como temos nos dias de hoje. O filho ou filha que desejar se dá bem na vida, a regra primeira é simples, porem importante, honra teu pai e tua mãe.
E VIVAS MUITO TEMPO. As pessoas foram criadas sobre a terra por Deus para terem longevidade, é tanto que, as Sagradas Escrituras revelam que, os primeiro moradores da terra viviam séculos sobre a terra. Entende-se com isso, que aquele filho ou filha que cumprir este mandamento da parte de Deus, ganha a promessa do Criador de sobreviver à morte por longos anos sobre a terra. E se é promessa da parte de Deus, elas terão o seu fiel cumprimento, porque Deus não é o homem para que minta. Deus é fiel em tudo.
SOBRE A TERRA. Na verdade este era um mandamento da legislação mosaica, que estava de acordo com a velha dispensação, uma vez que, a legislação de Moisés continha promessas para esta vida presente, portanto, terrena. Já a legislação de Cristo para sua igreja, contem promessas para essa vida presente, mas principalmente para a vida eterna, ou seja, a vida futura, na Nova Jerusalém, nas mansões celestiais em Cristo Jesus.
E VÓS PAIS. Tendo repassado suas recomendações aos filhos de como se comportarem com os seus pais, agora, o apóstolo também repassa duas informações ou recomendações de como os pais deveriam também tratar com seus filhos. De fato, estes quatros primeiros versículos do capítulo seis tratam justamente dos problemas comuns que ocorriam dentro da estrutura familiar, envolvendo, marido, mulher, pais e filhos.
NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS. A título de hoje, praticamente todas as nações do mundo tem sua legislação própria tratando deste assunto, coisa que nos tempos antigos, as leis de cada povo, chegavam a ser desumanas e injustas, sobre o comportamento dos pais para com os filhos. Paulo, como representante do cristianismo, tentava humanizar o tratamento que deveriam os pais dar aos seus filhos.
MAS CRIAI-OS NA DOUTRINA. As crianças, adolescentes e jovens precisam de limites, porque ainda não discernem bem o que é certo do errado. E como tutores do lar, os pais precisam educar seus filhos, no sentido de lhes ensinarem o bom caminho a ser seguido. Quando se diz que educação vem de berço, isso tem tudo a ver sobre a responsabilidade dos pais, em dentro do possível, orientar aos filhos de como viverem uma vida correta.
E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR. Além de ensinarem os filhos de como serem cidadãos de bem, os pais também e principalmente tem precioso privilégio de ensinar os caminhos de Cristo para seus filhos. Provérbios 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. É um dever dos pais, que confessam o nome de Cristo, ensinarem aos seus filhos a serem bons discípulos de Cristo Jesus.
Efésios 6:1-2
Efésios 6:1-2 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.
VÓS FILHOS. Boa parte do capítulo anterior é usado pelo apóstolo para aconselhar, ainda que em forma de exortação, aos seus leitores, quanto aos deveres e direitos das mulheres e dos seus respectivos esposos. Agora, o escritor continua focado na estrutura familiar, porem, desta feita, com recomendações para os filhos, que também tem seus deveres para com seus progenitores. Estes filhos a quem se refere o autor neste começo de tema, dizem respeito àqueles que ainda estavam sob a tutela dos seus pais.
SEDE OBEDIENTES. O grande problema nos dias de hoje, dentro dos lares, com reflexo negativo dentro da sociedade também é justamente por conta que os filhos, não mais obedecem a seu pais, e isso tem gerado uma bagunça geral, porque estamos vivendo no tempo de uma geração de filhos rebeldes. Em todas as culturas, até nas mais antigas das civilizações que se exige este comportamento de obediência dos filhos aos seus progenitores, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, que são inexperientes.
A VOSSOS PAIS. A obediência dos filhos aos seus pais é uma questão de gratidão, e isso porque, os pais, desde a geração e durante todo o tempo de criação de um filho, os pais tem muito trabalho e cuidados para com seus filhos. Nenhum pais ou mãe verdadeiros querem o pior para os seus filhos, neste sentido, os seus conselhos são sempre para levar os filhos por bons caminhos na vida, coisa essa que poucos entendem de seus pais.
NO SENHOR. Paulo deixa transparecer neste ponto do texto, que esta não era uma recomendação de cunho particular da sua parte, mas que como representante do reino de Cristo e embaixador de Deus, ele falava e escrevia em nome do Senhor. O Senhorio de Cristo já era previsto antes mesmo de sua manifestação como o Messias de Deus, porque seria o descendente de Davi, Cristo que é Rei dos reis e Senhor dos senhores.
PORQUE ISSO É JUSTO. Não se tem como calcular todos os benefícios que um pai e uma mãe produzem para um filho, desde os primeiro momentos de sua existência, até o final da vida. Até mesmo nas sociedades pagãs, isso é regra de cunho moral e social, o reconhecimento que se faz, dos benefícios que os pais trazem para seus filhos. No judaísmo isso era lei, e no cristianismo é mandamento e ordenança do evangelho.
HONRA TEU PAI E A TUA MÃE. O escritor se refere ao que está escrito na legislação de Moisés, quanto aos deveres dos filhos para com seus pais (Êxodo 20:12), o que passou a ser adotado pelo cristianismo como algo bom e justo. Honrar neste caso é ter respeito, consideração, reverência e todos os demais sentimentos positivos, que sejam justos e na medida certa, em gratidão por tudo àquilo que os nossos progenitores fazem por nós.
QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA. Quando o escritor afirma que é o primeiro mandamento é porque na relação dos dez mandamentos da legislação de Moisés, este de honrar aos pais é o primeiro da lista. E quando se diz que este é um mandamento com promessa, é que, conforme a lei de Moisés, o filho que honrasse seus pais, ganhava a promessa de ter vida longa sobre a terra, o que é válido nos dias de hoje.
VÓS FILHOS. Boa parte do capítulo anterior é usado pelo apóstolo para aconselhar, ainda que em forma de exortação, aos seus leitores, quanto aos deveres e direitos das mulheres e dos seus respectivos esposos. Agora, o escritor continua focado na estrutura familiar, porem, desta feita, com recomendações para os filhos, que também tem seus deveres para com seus progenitores. Estes filhos a quem se refere o autor neste começo de tema, dizem respeito àqueles que ainda estavam sob a tutela dos seus pais.
SEDE OBEDIENTES. O grande problema nos dias de hoje, dentro dos lares, com reflexo negativo dentro da sociedade também é justamente por conta que os filhos, não mais obedecem a seu pais, e isso tem gerado uma bagunça geral, porque estamos vivendo no tempo de uma geração de filhos rebeldes. Em todas as culturas, até nas mais antigas das civilizações que se exige este comportamento de obediência dos filhos aos seus progenitores, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, que são inexperientes.
A VOSSOS PAIS. A obediência dos filhos aos seus pais é uma questão de gratidão, e isso porque, os pais, desde a geração e durante todo o tempo de criação de um filho, os pais tem muito trabalho e cuidados para com seus filhos. Nenhum pais ou mãe verdadeiros querem o pior para os seus filhos, neste sentido, os seus conselhos são sempre para levar os filhos por bons caminhos na vida, coisa essa que poucos entendem de seus pais.
NO SENHOR. Paulo deixa transparecer neste ponto do texto, que esta não era uma recomendação de cunho particular da sua parte, mas que como representante do reino de Cristo e embaixador de Deus, ele falava e escrevia em nome do Senhor. O Senhorio de Cristo já era previsto antes mesmo de sua manifestação como o Messias de Deus, porque seria o descendente de Davi, Cristo que é Rei dos reis e Senhor dos senhores.
PORQUE ISSO É JUSTO. Não se tem como calcular todos os benefícios que um pai e uma mãe produzem para um filho, desde os primeiro momentos de sua existência, até o final da vida. Até mesmo nas sociedades pagãs, isso é regra de cunho moral e social, o reconhecimento que se faz, dos benefícios que os pais trazem para seus filhos. No judaísmo isso era lei, e no cristianismo é mandamento e ordenança do evangelho.
HONRA TEU PAI E A TUA MÃE. O escritor se refere ao que está escrito na legislação de Moisés, quanto aos deveres dos filhos para com seus pais (Êxodo 20:12), o que passou a ser adotado pelo cristianismo como algo bom e justo. Honrar neste caso é ter respeito, consideração, reverência e todos os demais sentimentos positivos, que sejam justos e na medida certa, em gratidão por tudo àquilo que os nossos progenitores fazem por nós.
QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA. Quando o escritor afirma que é o primeiro mandamento é porque na relação dos dez mandamentos da legislação de Moisés, este de honrar aos pais é o primeiro da lista. E quando se diz que este é um mandamento com promessa, é que, conforme a lei de Moisés, o filho que honrasse seus pais, ganhava a promessa de ter vida longa sobre a terra, o que é válido nos dias de hoje.
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Efésios 5:33
Efésios 5:33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
ASSIM TAMBÉM VÓS. O escritor conclui este capítulo, falando do mesmo tema, até para se certificar que explorou bem este assunto, ensinando de como o casal deve se comportar um com o outro. O “vós” é enfático, destacando de que suas recomendações tinham endereço certo, e o que ele tinha certeza de que, o tema abordado era necessário para edificação dos lares, de todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Éfeso. A repetição desta mensagem servia de segurança para os leitores de Paulo, o escritor.
CADA UM EM PARTICULAR. Certamente o apóstolo conhecia a todos os membros da igreja do Senhor Jesus em Éfeso, ao ponto de seus pensamentos ficarem fixo na imagem de cada um deles. Observamos também, que dentro deste tema, há momentos em que o escritor se dirige em termos gerais, porem, nesta conclusão, sua mensagem está focalizada para cada um em particular. Podemos conjecturar que esta forma de escrever, motivasse o líder da igreja, para que ele levasse a mensagem a todos daquela igreja.
AME. Este mesmo conselho, o autor já havia recomendado aos seus leitores, todavia, sua repetição, era segurança, no sentido de que, ninguém depois não tivesse desculpa de não ter entendido a exortação do apóstolo. Sem este amor do marido para com sua esposa, não era possível que houvesse harmonia no lar. Além de que, se os maridos quisessem que suas esposas fossem sujeitas a eles, primeiro eles deveriam dar amor para elas.
SUA PRÓPRIA MULHER. Já no próprio judaísmo, não era permitida a bigamia ou o adultério entre um casal. No cristianismo, esse fator veio com mais força, no sentido de que o homem só poderia ter uma mulher, principalmente aqueles que desejassem fazer parte do ministério. Com isso, fica expresso dentro do contesto do Novo Testamento, que o marido tem o dever de amar sua esposa, dedicando somente a ela o seu amor e afeto.
COMO A SI MESMO. Mais uma vez o escritor repete este lema para que sua opinião fique bem clara diante dos seus leitores. O marido que ama a sua esposa, como ama a si mesmo, ele cuida dela, alimenta bem, sustenta em todos os sentidos, e faz o que for possível para proporcionar a sua felicidade. Ninguém de sã consciência vai deixar de cuidar de se mesmo, e o homem que é inteligente cuida bem da esposa, como um dever.
E A MULHER REVERENCIE. Essa é uma frase, que se traduz em outras, quase que semelhantes, tais como: A Mulher deve ser sujeita ao seu marido, ou a mulher deve ser submissa ao seu esposo. O escritor deseja dizer para as esposas, que elas devem ter respeito e consideração aos seus esposos, porque assim sendo, eles saberão corresponder com muito amor e dedicação. Essa é uma estrada de mão dupla.
O MARIDO. No fundo, no fundo, o que o apóstolo deseja mesmo é o bem-estar do casal, cada um assumindo suas responsabilidades. As esposas sendo sujeitas aos seus maridos, como também lhes devotando respeito. Como também o esposo amando de maneira fidedigna suas respectivas esposas. O casal que aceita estes conselhos da parte de Paulo, tem tudo para viver uma vida conjugal saudável, feliz e abençoada em tudo por Deus.
ASSIM TAMBÉM VÓS. O escritor conclui este capítulo, falando do mesmo tema, até para se certificar que explorou bem este assunto, ensinando de como o casal deve se comportar um com o outro. O “vós” é enfático, destacando de que suas recomendações tinham endereço certo, e o que ele tinha certeza de que, o tema abordado era necessário para edificação dos lares, de todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo em Éfeso. A repetição desta mensagem servia de segurança para os leitores de Paulo, o escritor.
CADA UM EM PARTICULAR. Certamente o apóstolo conhecia a todos os membros da igreja do Senhor Jesus em Éfeso, ao ponto de seus pensamentos ficarem fixo na imagem de cada um deles. Observamos também, que dentro deste tema, há momentos em que o escritor se dirige em termos gerais, porem, nesta conclusão, sua mensagem está focalizada para cada um em particular. Podemos conjecturar que esta forma de escrever, motivasse o líder da igreja, para que ele levasse a mensagem a todos daquela igreja.
AME. Este mesmo conselho, o autor já havia recomendado aos seus leitores, todavia, sua repetição, era segurança, no sentido de que, ninguém depois não tivesse desculpa de não ter entendido a exortação do apóstolo. Sem este amor do marido para com sua esposa, não era possível que houvesse harmonia no lar. Além de que, se os maridos quisessem que suas esposas fossem sujeitas a eles, primeiro eles deveriam dar amor para elas.
SUA PRÓPRIA MULHER. Já no próprio judaísmo, não era permitida a bigamia ou o adultério entre um casal. No cristianismo, esse fator veio com mais força, no sentido de que o homem só poderia ter uma mulher, principalmente aqueles que desejassem fazer parte do ministério. Com isso, fica expresso dentro do contesto do Novo Testamento, que o marido tem o dever de amar sua esposa, dedicando somente a ela o seu amor e afeto.
COMO A SI MESMO. Mais uma vez o escritor repete este lema para que sua opinião fique bem clara diante dos seus leitores. O marido que ama a sua esposa, como ama a si mesmo, ele cuida dela, alimenta bem, sustenta em todos os sentidos, e faz o que for possível para proporcionar a sua felicidade. Ninguém de sã consciência vai deixar de cuidar de se mesmo, e o homem que é inteligente cuida bem da esposa, como um dever.
E A MULHER REVERENCIE. Essa é uma frase, que se traduz em outras, quase que semelhantes, tais como: A Mulher deve ser sujeita ao seu marido, ou a mulher deve ser submissa ao seu esposo. O escritor deseja dizer para as esposas, que elas devem ter respeito e consideração aos seus esposos, porque assim sendo, eles saberão corresponder com muito amor e dedicação. Essa é uma estrada de mão dupla.
O MARIDO. No fundo, no fundo, o que o apóstolo deseja mesmo é o bem-estar do casal, cada um assumindo suas responsabilidades. As esposas sendo sujeitas aos seus maridos, como também lhes devotando respeito. Como também o esposo amando de maneira fidedigna suas respectivas esposas. O casal que aceita estes conselhos da parte de Paulo, tem tudo para viver uma vida conjugal saudável, feliz e abençoada em tudo por Deus.
Efésios 5:31-32
Efésios 5:31-32 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
POR ISSO DEIXARÁ O HOMEM. O casamento para o homem provoca mudanças profundas no seu status e modo de vida, por conta das grandes responsabilidades que ele assume perante a sociedade e principalmente perante Deus. O homem solteiro, geralmente é livre para fazer o que bem entender, vai para onde quer, namora com quem dê certo, não tem lá grandes deveres. Mas o casamento lhe impõe grandes limites, dadas as novas responsabilidades com sua esposa e com a nova família.
SEU PAI E SUA MÃE. Na estrutura familiar, nos tempos em que esta carta foi escrita, o homem solteiro ficava sob a responsabilidade de seus pais, fazendo parte da economia doméstica dos seus progenitores, inclusive, na maioria dos casos, trabalhando em regime comum de bens. No entanto, no ato do casamento, os pais davam um dote ao rapaz, em termos econômicos, para que ele começasse sua nova vida com sua esposa.
E SE UNIRÁ. Casando-se, tanto a moça, quanto o rapaz, teriam que cortar o cordão umbilical com seus progenitores, no sentido de formar uma nova célula da sociedade, a família. Este casamento, o escritor chama de união, o que se entende por aliança de fidelidade ou compromisso de direitos e deveres. Quando se trata de um acordo desta natureza, pressupõe-se que haja também unidade de propósitos e objetivos também.
A SUA MULHER. No caso do homem, ele deixará o seu velho ninho, a casa de papai e mamãe, para assumir suas responsabilidades com sua mulher, que a partir de então será sua companheira de todos os momentos, seja nos momentos difíceis ou nos momentos de alegria. No casamento se funde as forças para a formação de uma nova estrutura familiar, onde se espera que, os sonhos sejam os mesmo, dentro da realidade.
E SERÃO DOIS NUMA SÓ CARNE. No casamento, segundo a vontade de Deus, existe algo que vai além do entendimento natural. Essa união conjugal, seja, pela aliança que é feita ou por junção de intimidades, de duas pessoas, é formada apenas uma, com características de vivencia comum. E isso nos fala sobre as mesmas aspirações, mesmos caminhos a serem trilhados, mesmos sentimentos de amor mútuo e tudo o mais.
GRANDE É ESTE MISTÉRIO, DIGO-O POREM. Tendo uma visualização mais profunda da relação conjugal de um casal, o apóstolo se volta para o relacionamento entre Cristo e a sua igreja, em que neste momento ele chama de mistério. Só há um facho de luz que desvenda este mistério entre o casamento de Cristo com a igreja, que são as verdades do evangelho das boas novas de Cristo. Onde o casamento se dará com a volta do Noivo.
A RESPEITO DE CRISTO E DA IGREJA. Hoje, a igreja remida é a noiva de Cristo, ela que aguarda ansiosamente o volta do seu Noivo para a entrada nas bodas do Cordeiro, com uma festa nupcial nunca vista. A coisa mais importante para a igreja de Cristo é o encontro com o Senhor, que se dará no momento do arrebatamento. Com isso, a esposa, que é a igreja, estará para sempre com seu Esposo, Jesus Cristo, o Príncipe e Noivo.
POR ISSO DEIXARÁ O HOMEM. O casamento para o homem provoca mudanças profundas no seu status e modo de vida, por conta das grandes responsabilidades que ele assume perante a sociedade e principalmente perante Deus. O homem solteiro, geralmente é livre para fazer o que bem entender, vai para onde quer, namora com quem dê certo, não tem lá grandes deveres. Mas o casamento lhe impõe grandes limites, dadas as novas responsabilidades com sua esposa e com a nova família.
SEU PAI E SUA MÃE. Na estrutura familiar, nos tempos em que esta carta foi escrita, o homem solteiro ficava sob a responsabilidade de seus pais, fazendo parte da economia doméstica dos seus progenitores, inclusive, na maioria dos casos, trabalhando em regime comum de bens. No entanto, no ato do casamento, os pais davam um dote ao rapaz, em termos econômicos, para que ele começasse sua nova vida com sua esposa.
E SE UNIRÁ. Casando-se, tanto a moça, quanto o rapaz, teriam que cortar o cordão umbilical com seus progenitores, no sentido de formar uma nova célula da sociedade, a família. Este casamento, o escritor chama de união, o que se entende por aliança de fidelidade ou compromisso de direitos e deveres. Quando se trata de um acordo desta natureza, pressupõe-se que haja também unidade de propósitos e objetivos também.
A SUA MULHER. No caso do homem, ele deixará o seu velho ninho, a casa de papai e mamãe, para assumir suas responsabilidades com sua mulher, que a partir de então será sua companheira de todos os momentos, seja nos momentos difíceis ou nos momentos de alegria. No casamento se funde as forças para a formação de uma nova estrutura familiar, onde se espera que, os sonhos sejam os mesmo, dentro da realidade.
E SERÃO DOIS NUMA SÓ CARNE. No casamento, segundo a vontade de Deus, existe algo que vai além do entendimento natural. Essa união conjugal, seja, pela aliança que é feita ou por junção de intimidades, de duas pessoas, é formada apenas uma, com características de vivencia comum. E isso nos fala sobre as mesmas aspirações, mesmos caminhos a serem trilhados, mesmos sentimentos de amor mútuo e tudo o mais.
GRANDE É ESTE MISTÉRIO, DIGO-O POREM. Tendo uma visualização mais profunda da relação conjugal de um casal, o apóstolo se volta para o relacionamento entre Cristo e a sua igreja, em que neste momento ele chama de mistério. Só há um facho de luz que desvenda este mistério entre o casamento de Cristo com a igreja, que são as verdades do evangelho das boas novas de Cristo. Onde o casamento se dará com a volta do Noivo.
A RESPEITO DE CRISTO E DA IGREJA. Hoje, a igreja remida é a noiva de Cristo, ela que aguarda ansiosamente o volta do seu Noivo para a entrada nas bodas do Cordeiro, com uma festa nupcial nunca vista. A coisa mais importante para a igreja de Cristo é o encontro com o Senhor, que se dará no momento do arrebatamento. Com isso, a esposa, que é a igreja, estará para sempre com seu Esposo, Jesus Cristo, o Príncipe e Noivo.
sábado, 31 de dezembro de 2016
Efésios 5:29-30
Efésios 5:29-30 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
PORQUE NUNCA NINGUÉM. Paulo leva seus leitores ao ponto de racionalização do ser humano natural, ou normal, que se cuida bem, tanto no aspecto da beleza física, do corpo, quanto da saúde do seu organismo. No que diz respeito ao tratamento do marido no tocante a sua mulher, na mesma medica, ele deve cuidar de sua esposa, como cuida do seu corpo, até porque o marido que cuida bem de sua esposa, automaticamente estará cuidado de si mesmo, porque não são mais dois, mas sim, uma só carne.
ODIOU A SUA PRÓPRIA CARNE. Esta carne, diz respeito ao corpo, ou ao ser total do homem natural. Ninguém de bom censo vai ter ódio de se mesmo, uma vez que, o normal é o egoísmo pessoal, ou seja, o ser humano normal se ama, e até certo ponto se endeusa ou auto se idolatra. Correto é dizer que, o marido que odeia sua legítima esposa, estará aborrecendo a si mesmo, porque sua mulher faz parte de sua própria vida. Em vez de ódio, raiva ou rancor, o que deve prevalecer é o amor, harmonia e a paz do casal.
ANTES A ALIMENTA E SUSTENTA. É natural que alguém em estado de saúde perfeita procure alimentar seu corpo, como meio de sobrevivência. Da mesma forma, quase todas as pessoas exercem vários ativismos, no sentido de buscar sustentar sua vida, correndo atrás do que é possível para se alimentar. Quanto à responsabilidade do esposo para com sua mulher, o homem tem o dever de ser o provedor do seu lar, incluindo sua esposa.
COMO TAMBÉM O SENHOR. O escritor volta a comparar o comportamento dos maridos quanto as suas esposas, a Cristo com a sua igreja, uma vez que, metaforicamente, a igreja é a esposa e Cristo é o seu Esposo, ou seja, noiva e Noivo. Cristo trabalha pela sua igreja, suprindo as necessidades dos seus seguidores, proporcionando a provisão do pão de cada dia na mesa dos seus servos. Como também sustenta espiritualmente seu povo.
A IGREJA. A igreja como noiva ou esposa de Cristo, espera que o Senhor cuide de cada um dos seus membros. A igreja é forte, porque é alimentada sempre com o pão dos céus pelo Cristo de Deus, que tudo executa para fazer com que sua igreja seja vencedora em tudo. Todos aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, tem suas necessidades supridas, porque o Senhor Jesus trabalha por aqueles que nele esperam.
PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO. No que tange a relação, igreja e Cristo, essa é uma menção correta e confirmada por outras referências bíblicas. Somos membros do corpo de Cristo, porque fazemos parte de sua igreja, que é um organismo vivo. No que diz respeito ao marido e sua esposa, essa frase nos ensina sobre um mistério que há, no enlace matrimonial entre um homem e uma mulher, em um casamento segundo Deus.
DA SUA CARNE E DOS SEUS OSSOS. Essa frase tem gerado debates, quando se trata dos membros do corpo de Cristo, o que causa dificuldades para se explicar. Mas podemos conjecturar que o autor fala em termos alegóricos. Mas, no que diz respeito ao marido e sua esposa, então, se cumpre aquela frase que diz: Carne da minha carne e osso do meu osso. Na verdade, a mulher foi feita da costela do homem, e um se completa no outro.
PORQUE NUNCA NINGUÉM. Paulo leva seus leitores ao ponto de racionalização do ser humano natural, ou normal, que se cuida bem, tanto no aspecto da beleza física, do corpo, quanto da saúde do seu organismo. No que diz respeito ao tratamento do marido no tocante a sua mulher, na mesma medica, ele deve cuidar de sua esposa, como cuida do seu corpo, até porque o marido que cuida bem de sua esposa, automaticamente estará cuidado de si mesmo, porque não são mais dois, mas sim, uma só carne.
ODIOU A SUA PRÓPRIA CARNE. Esta carne, diz respeito ao corpo, ou ao ser total do homem natural. Ninguém de bom censo vai ter ódio de se mesmo, uma vez que, o normal é o egoísmo pessoal, ou seja, o ser humano normal se ama, e até certo ponto se endeusa ou auto se idolatra. Correto é dizer que, o marido que odeia sua legítima esposa, estará aborrecendo a si mesmo, porque sua mulher faz parte de sua própria vida. Em vez de ódio, raiva ou rancor, o que deve prevalecer é o amor, harmonia e a paz do casal.
ANTES A ALIMENTA E SUSTENTA. É natural que alguém em estado de saúde perfeita procure alimentar seu corpo, como meio de sobrevivência. Da mesma forma, quase todas as pessoas exercem vários ativismos, no sentido de buscar sustentar sua vida, correndo atrás do que é possível para se alimentar. Quanto à responsabilidade do esposo para com sua mulher, o homem tem o dever de ser o provedor do seu lar, incluindo sua esposa.
COMO TAMBÉM O SENHOR. O escritor volta a comparar o comportamento dos maridos quanto as suas esposas, a Cristo com a sua igreja, uma vez que, metaforicamente, a igreja é a esposa e Cristo é o seu Esposo, ou seja, noiva e Noivo. Cristo trabalha pela sua igreja, suprindo as necessidades dos seus seguidores, proporcionando a provisão do pão de cada dia na mesa dos seus servos. Como também sustenta espiritualmente seu povo.
A IGREJA. A igreja como noiva ou esposa de Cristo, espera que o Senhor cuide de cada um dos seus membros. A igreja é forte, porque é alimentada sempre com o pão dos céus pelo Cristo de Deus, que tudo executa para fazer com que sua igreja seja vencedora em tudo. Todos aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar, tem suas necessidades supridas, porque o Senhor Jesus trabalha por aqueles que nele esperam.
PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO. No que tange a relação, igreja e Cristo, essa é uma menção correta e confirmada por outras referências bíblicas. Somos membros do corpo de Cristo, porque fazemos parte de sua igreja, que é um organismo vivo. No que diz respeito ao marido e sua esposa, essa frase nos ensina sobre um mistério que há, no enlace matrimonial entre um homem e uma mulher, em um casamento segundo Deus.
DA SUA CARNE E DOS SEUS OSSOS. Essa frase tem gerado debates, quando se trata dos membros do corpo de Cristo, o que causa dificuldades para se explicar. Mas podemos conjecturar que o autor fala em termos alegóricos. Mas, no que diz respeito ao marido e sua esposa, então, se cumpre aquela frase que diz: Carne da minha carne e osso do meu osso. Na verdade, a mulher foi feita da costela do homem, e um se completa no outro.
Efésios 5:28
Efésios 5:28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
ASSIM DEVEM. O escritor retoma o tema, para dar continuidade aos seus conselhos práticos, no sentido de ver o bem estar do lar, neste caso, exortando aos maridos sobre seus deveres domésticos para com suas esposas. Percebe-se que estas recomendações do apóstolo não eram ensinos vagos, em que os seus leitores ficassem a vontade para rejeitar ou por em prática, porem, era um dever dos maridos amarem suas próprias esposas, quando ele escreve: “assim devem”, essa era uma ordem expressa do apóstolo.
OS MARIDOS. O evangelho de Cristo é completo, quando se diz que ele é a legislação de Cristo para sua igreja, porque no evangelho nós encontramos ensinos sobre todas as áreas da vida, principalmente para a boa formação da estrutura familiar. Neste caso do nosso texto, ora a que estamos comentando, a exortação do escritor é para os maridos, que deveriam ter responsabilidade para com suas esposas, não somente esperando delas que lhes fossem sujeitas ou submissas, mas que eles amassem suas respectivas esposas.
AMAR. Paulo repete seu conselho em forma de exortação aos maridos, que se dedicassem em amar suas esposas, porque assim sendo, elas se sentiriam seguras, ao ponto de também lhes prestarem respeito total e submissão. O marido que ama a sua esposa lhe dar a devida atenção, cuida dela como cuida de se mesmo, até porque as Escrituras dizem que não serão mais dois, mas sim, uma só carne, um só corpo.
SUAS PRÓPRIAS ESPOSAS. Estas recomendações do escritor, estão voltadas para os seus leitores que faziam parte da igreja de Cristo, que estava na cidade de Éfeso, isso conjecturamos porque, o homem natural não pensa desta maneira. Até porque, o homem ímpio devota seu amor, primeiro a si mesmo, depois aos seus bens matérias e por último, se sobrar espaço para o amor, ele dedica para quantas mulheres ele tiver.
COMO A SEUS PRÓPRIOS CORPOS. Um homem de sã consciência e que não tenha problemas neurológicos ou patológicos, ele procura cuidar do seu próprio corpo, tomando banho, sempre que for possível, alimentando diariamente por várias vezes, e procurando evitar que danos sejam feitos ao seu organismo. Assim devem os maridos cuidar de suas esposas como cuidam do seu corpo, porque são dois em uma só carne.
QUEM AMA SUA MULHER. Quem ama sua mulher, dedica seu amor por inteiro somente a ela, sem dividir com outras amantes. Neste senso de amor genuíno pela legítima esposa, não deve haver lugar para as traições, nem para o adultero, coisa que infelizmente tem se tornado comum no meio da sociedade moderna dos últimos dias. Esse amor que deve haver do esposo para com sua mulher se traduz em fidelidade.
AMA-SE A SI MESMO. Quando o casamento é feito de acordo com a vontade de Deus, e os conjugues respeitam as normas da palavra do Senhor, a mulher sendo submissa ao seu marido e o esposa amando a sua própria mulher como a si mesmo, isso cria uma ligação tão forte e verdadeira, ao ponto de não serem mais duas pessoas, porem, algo sobrenatural os envolve, ao ponto de se fundirem em uma mesma carne e um só corpo.
ASSIM DEVEM. O escritor retoma o tema, para dar continuidade aos seus conselhos práticos, no sentido de ver o bem estar do lar, neste caso, exortando aos maridos sobre seus deveres domésticos para com suas esposas. Percebe-se que estas recomendações do apóstolo não eram ensinos vagos, em que os seus leitores ficassem a vontade para rejeitar ou por em prática, porem, era um dever dos maridos amarem suas próprias esposas, quando ele escreve: “assim devem”, essa era uma ordem expressa do apóstolo.
OS MARIDOS. O evangelho de Cristo é completo, quando se diz que ele é a legislação de Cristo para sua igreja, porque no evangelho nós encontramos ensinos sobre todas as áreas da vida, principalmente para a boa formação da estrutura familiar. Neste caso do nosso texto, ora a que estamos comentando, a exortação do escritor é para os maridos, que deveriam ter responsabilidade para com suas esposas, não somente esperando delas que lhes fossem sujeitas ou submissas, mas que eles amassem suas respectivas esposas.
AMAR. Paulo repete seu conselho em forma de exortação aos maridos, que se dedicassem em amar suas esposas, porque assim sendo, elas se sentiriam seguras, ao ponto de também lhes prestarem respeito total e submissão. O marido que ama a sua esposa lhe dar a devida atenção, cuida dela como cuida de se mesmo, até porque as Escrituras dizem que não serão mais dois, mas sim, uma só carne, um só corpo.
SUAS PRÓPRIAS ESPOSAS. Estas recomendações do escritor, estão voltadas para os seus leitores que faziam parte da igreja de Cristo, que estava na cidade de Éfeso, isso conjecturamos porque, o homem natural não pensa desta maneira. Até porque, o homem ímpio devota seu amor, primeiro a si mesmo, depois aos seus bens matérias e por último, se sobrar espaço para o amor, ele dedica para quantas mulheres ele tiver.
COMO A SEUS PRÓPRIOS CORPOS. Um homem de sã consciência e que não tenha problemas neurológicos ou patológicos, ele procura cuidar do seu próprio corpo, tomando banho, sempre que for possível, alimentando diariamente por várias vezes, e procurando evitar que danos sejam feitos ao seu organismo. Assim devem os maridos cuidar de suas esposas como cuidam do seu corpo, porque são dois em uma só carne.
QUEM AMA SUA MULHER. Quem ama sua mulher, dedica seu amor por inteiro somente a ela, sem dividir com outras amantes. Neste senso de amor genuíno pela legítima esposa, não deve haver lugar para as traições, nem para o adultero, coisa que infelizmente tem se tornado comum no meio da sociedade moderna dos últimos dias. Esse amor que deve haver do esposo para com sua mulher se traduz em fidelidade.
AMA-SE A SI MESMO. Quando o casamento é feito de acordo com a vontade de Deus, e os conjugues respeitam as normas da palavra do Senhor, a mulher sendo submissa ao seu marido e o esposa amando a sua própria mulher como a si mesmo, isso cria uma ligação tão forte e verdadeira, ao ponto de não serem mais duas pessoas, porem, algo sobrenatural os envolve, ao ponto de se fundirem em uma mesma carne e um só corpo.
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