segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Gálatas 2:7

Gálatas 2:7 - Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão.
ANTES, PELO CONTRÁRIO. Paulo fez uma exposição bem detalhada sobre o evangelho que ele anunciava as nações gentílicas, bem como suas atividades como missionário transcultural, e certamente sobre os resultados positivos dos seus trabalhos, em que muitas igrejas já estavam fundadas em várias partes do mundo. Ouvindo isso, os apóstolos nada disseram em contrário, porque foram imediatamente convencidos de que Deus estava efetivamente com o apóstolo dos gentios e suas atividades eram aprovadas.

QUANDO VIRAM QUE. Acredita-se que, não somente Pedro, Tiago e João estavam reunidos com Paulo, Barnabé e Tito, mas que todos os demais apóstolos estivessem presentes para ver com os próprios olhos o que Paulo, juntamente com seus cooperadores tinham a expor. Naquela oportunidade realmente viram com os próprios olhos a ousadia com que o apóstolo dos gentios falava sobre o que Deus estava fazendo por seu intermédio, porque o Espírito Santo tomava a Paulo com autoridade e poder.

O EVANGELHO. Este evangelho sobre o qual o escritor fala, diz respeito à nova forma com que Deus estava tratando com a humanidade por meio da nova dispensação da graça. O evangelho é o poder de Deus para libertação e salvação de todo aquele que crer em sua mensagem. No evangelho nos encontramos a mensagem de reconciliação dos homens para com Deus, mediante a redenção realizada por Cristo Jesus nosso Senhor.

DA INCIRCUNCISÃO. O evangelho da incircuncisão nos fala exatamente sobre a mensagem da graça de Deus transmitida por Paulo e os missionários transculturais aos gentios. Quando Paulo deixou o judaísmo pelo cristianismo, Pedro até tentou introduzir a Paulo no meio do grupo dos apóstolos de Jerusalém, mas não funcionou, porque a chamada de Paulo era de levar o evangelho das boas novas aos gentios e não aos judeus.

ME ESTAVA CONFIADO. Moisés, bem como os sacerdotes e levitas tinham a missão de levarem a legislação de Moisés aos seguidores do judaísmo. Cristo veio e implantou a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade. E ainda no tempo da igreja primitiva, Deus escolheu a Paulo para levar o evangelho das boas novas aos gentios, que eram as demais nações do mundo. Cristo confiou a Paulo essa missão transcultural.

COMO A PEDRO. Já Pedro teve uma missão importante, quanto ao evangelho de Cristo, porem, com um foco diferente de Paulo. Pedro também teve uma importância fundamental nos começos do cristianismo, porque ele teve o privilégio de ser um dos amigos pessoas de Cristo. Depois da ascensão do Mestre, Pedro tinha a missão de coordenar o grupo dos apóstolos, bem como levar o evangelho ao povo judeu de Israel.

O DA CIRCUNCISÃO. O evangelho da circuncisão ficou sendo confiado a Pedro. Este evangelho da circuncisão trazia consigo uma mensagem de transição entre a lei e o tempo da graça, entre o judaísmo e o cristianismo. Cristo viveu intensamente este momento de mudança, porque ele veio justamente implantar esta mudança. Mas, com sua ascensão, ele deixou sobre a responsabilidade de Pedro, evangelizar o povo judeu.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Gálatas 2:6

Gálatas 2:6 - E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram.
E, QUANTO AQUELES. O apóstolo Paulo se refere aos apóstolos de Jerusalém, aqueles mesmos que haviam convivido pessoalmente com o Senhor Jesus e que se achavam os mais importantes do cristianismo, os que se achavam colunas da igreja primitiva, porque faziam parte do grupo dos doze. Percebe-se um certo tom irônico por parte do escritor, como se ele não se sentisse inferior a nenhum deles, o que de fato representava uma realidade, porque Paulo estava sendo mais útil do que todos eles.

QUE PARECIAM SER ALGUMA COISA. Na realidade, até os anos setenta de nossa era cristã, os apóstolos de Jerusalém concentraram suas atividades em Israel e nos seus arredores, não cumprindo então o ide imperativo de Cristo Jesus (Marcos 16:15). Somente com a destruição de Jerusalém é que eles saíram da zona de conforto para pregarem o evangelho em outras nações. Até então estavam vivendo só de aparência.

QUAIS TENHAM SIDO NOUTRO TEMPO, NÃO SE ME DÁ. O que o autor quis dizer é que para ele, não importava se em outro tempo, ou seja, no tempo em que eles viveram presente com Cristo, isso tinha alguma importância, quando ele esteve em visita entre eles. O que importava para Paulo era que ele estava ali em Jerusalém como representante das igrejas gentílicas e queria respostas sobre suas indagações.

DEUS NÃO ACEITA A APARÊNCIA DO HOMEM. Deus não faz acepção de pessoas, para ele não importa se alguém ocupa lugar de destaque ou não, o mais importante para Deus é se o homem faz a sua vontade. O que não estava acontecendo com os apóstolo de Jerusalém, quando eles deviam estar pregando o evangelho em todas as partes do mundo, estavam era se aproveitando dos cargos que ocupavam para não fazerem nada.

ESSES DIGO. QUE PARECIAM SER. Por três vezes, neste mesmo texto, o escritor se reporta sobre o viver de aparência dos apóstolos de Jerusalém. Percebe-se a coragem de Paulo em apontar o comodismo dos apóstolos da igreja mãe, em que eles se aproveitavam dos seus privilégios para se gabarem de ocupar posições de destaques, porem, não faziam muita coisa para o crescimento do reino de Deus na terra.

ALGUMA COISA. Certamente vem a memória do apóstolo dos gentios, a sua primeira viagem a Jerusalém, um pouco mais de três anos depois de sua conversão ao cristianismo, que foi recebido por Pedro, chegou a conversar com Tiago, que era a principal liderança da igreja sede, mas que não lhe deram muita atenção nem importância. Agora, ao que tudo indica, estavam tentando fazer o mesmo com Paulo.

NADA ME COMUNICARAM. Paulo chegando na presença das autoridades eclesiásticas da igreja de Jerusalém, fez sua exposição das revelação que havia recebido do Senhor jesus, quanto a graça de Deus para os gentios. Em contra partida, os líderes da igreja mãe, não lhe acrescentaram nada do que ele já sabia. Os apóstolos de Jerusalém ficaram de boca aberta quando ouviram de Paulo sua sabedoria, quanto ao evangelho das boas novas.

Gálatas 2:5

Gálatas 2:5 - Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
AOS QUAIS. A verdade é que, quando Paulo, Barnabé e Tito chegaram na sede da igreja mãe de Jerusalém, os cristãos puritanos caíram em cima dos visitantes para que Tito, que era gentio ou grego, fosse circuncidado, como eram os demais cristão que faziam parte das igrejas em Israel. Paulo em um certo tom de ironia, quem sabe, chamou estes santarrões de meia tigela de falsos irmãos. Se na igreja primitiva tinha estes tais de falsos irmãos, é sinal de que sempre existiram falsos cristãos, assim como hoje existe.

NEM AINDA POR UMA HORA CEDEMOS. Imagina-se que a pressão foi grande em cima de Paulo, que era o líder da equipe, a fim de que ele permitisse, e até certo ponto, constrangesse a Tito a ser circuncidado. Todavia, o apóstolo dos gentios foi firme em sua defesa de que não estava mais no tempo da lei, mais sim, no novo tempo da dispensação da graça, em que ninguém deve se submeter mais ao autoritarismo que determina a legislação de Moisés, mas sim, a liberdade do evangelho das boas novas de Cristo.

COM SUJEIÇÃO. Se Paulo cedesse a esse tipo de pressão e permitisse que Tito fosse circuncidado sem querer, simplesmente para atender as exigências dos cristãos puritanos, ele teria que desmanchar tudo que havia pregado nas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico. Se sujeitar a tal coisa era voltar ao judaísmo, de onde o apóstolo já havia saído, para fazer parte do cristianismo, religião fundada por Cristo Jesus.

PARA QUE A VERDADE. Mesmo correndo o risco de ser rejeitado pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém, Paulo e seus companheiros não retrocederam em suas convicções. Isso Porque, Paulo tinha certeza que, o que pregava nos campos missionários do mundo gentílico era a mais pura verdade de Deus. A nova realidade era que o Senhor Jesus veio ao mundo como sendo o Messias de Deus e implantou uma nova ordem religiosa.

DO EVANGELHO. A verdade defendida por Paulo era o evangelho das boas novas de Cristo, que trazia consigo um novo jeito de se praticar a religião verdadeira. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer nele. No evangelho se encontra a mensagem suficiente para que o homem se volte para o seu Criador, por meio da obra perfeita de redenção realizada pelo cordeiro de Deus que tira o pedado do mundo.

PERMANECESSE. As verdades do evangelho de Cristo já haviam chegado a muitos lugares do mundo gentílico por meio das missões transculturais realizadas por Paulo, e estas verdades do evangelho tinham que se manterem como sendo as boas novas de salvação. Mudar as regras a esta altura dos fatos era ter que descontinuar o desenvolvimento do cristianismo para voltar às práticas do legalismo, do ritualismo e cerimonialismo judaico.

ENTRE VÓS. A preocupação de Paulo, neste momento, era defender os gentios de quem ele era apóstolo e para quem havia sido enviado pelo Senhor Jesus. As verdades do evangelho de Cristo, que o apóstolo havia pregado nas igrejas da Galácia era o que devia prevalecer, para isso, é que Paulo teve que enfrentar perseguições e prisões em algumas cidades, e por fim, foi preso e executado como sendo um mártir do cristianismo.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Gálatas 2:3-4

Gálatas 2:3-4 - Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão.
MAS NEM AINDA TITO, QUE ESTAVA COMIGO. Tito era um líder de renome no mundo gentílico, onde tinha igrejas fundadas por Paulo. Até porque ele era amigo do grande apóstolo Paulo, e o acompanhava em viagens missionárias para fundar igrejas e também para cuidar das comunidades cristãs já fundadas. Esteve envolvido com a obra de Deus em Coríntios, mas foi em Creta que se tornou um líder da igreja local.

SENDO GREGO. Essa é uma observação feita pelo escritor para destacar o fato de que estava com ele um gentio incircunciso, que não era judeu, nem pertencia ao judaísmo, mas que era cristão de verdade, e que poderia servir de testemunho de que a graça de Deus era com os que não tinham a marca externa da circuncisão. Paulo foi a Jerusalém para tratar desta questão, porque este era um problema que tinha de ser resolvido.

FOI CONSTRANGIDO A CIRCUNCIDAR-SE. Mas, chegando Paulo com Tito no ambiente legalista da igreja em Jerusalém, houve um movimento interno para que Tito, mesmo sendo gentio, fosse circuncidado, o que Paulo não permitiu, e de imediato procurou evitar que seu amigo passasse por tal constrangimento. Se alguém quisesse ser circuncidado, que assim o fosse, mas de maneira voluntária, e não porque era obrigado.

E ISTO POR CAUSA DOS FALSOS IRMÃOS QUE SE INTROMETERAM. Jesus veio para cumprir a legislação de Moisés em nosso lugar, para nos libertar justamente de tal obrigação. Mas, ele veio implantar uma nova religião chamada cristianismo, que é diferente do judaísmo. Já os apóstolos, não intenderam isso de princípio, e buscavam reconciliar o judaísmo com o cristianismo, o que Paulo não aceitava e combatia.

E SECRETAMENTE ENTRARAM A ESPIAR A NOSSA LIBERDADE. Tanto Paulo como aqueles que faziam parte do ministério nas igrejas gentílicas, viviam como manda as regras do cristianismo, e não conforme o judaísmo. Formou-se logo um grupo de legalistas para secretamente fiscalizarem a Paulo, a Barnabé, e a Tito, se eles viviam de acordo com os costumes do judaísmo ou não, o que Paulo rechaçou e não aceitou.

QUE TEMOS EM CRISTO JESUS. Conforme a lei de Moisés, quem fazia parte do judaísmo era obrigado a guardar todos os mandamentos, estatutos e juízos daquela legislação, o que para Paulo era uma prisão. Mas de acordo com o evangelho da nova dispensação da graça, ninguém é obrigado a cumprir nada, porem, o cristianismo incentiva a que os discípulos de Cristo sigam os seus ensinos de maneira voluntária, o que é liberdade.

PARA NOS POREM EM SERVIDÃO. O que estavam exigindo de Paulo, Barnabé e Tido, era de que eles abandonassem o evangelho pela lei, o cristianismo pelo judaísmo, e isso era um retrocesso, coisa que Paulo chama de servidão. Graças a Deus que, no cristianismo histórico, o que prevaleceu foi o que Paulo defendia, e não o que os elementos legalistas queriam impor na igreja primitiva, liberta por Cristo, e no cristianismo democrático.

Gálatas 2:2

Gálatas 2:2 - E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
E SUBI POR UMA REVELAÇÃO. No texto anterior o autor fala de ter subido a Jerusalém, agora, ele diz ter subido novamente, não porque Jerusalém ficasse em uma localização geográfica mais alta do que onde Paulo estava, mas isso se refere a “subir” no nível espiritual que aquela cidade se encontrava a qualquer outra do mundo. Da primeira vez que Paulo foi a Jerusalém, certamente a convite de Pedro, foi por vontade própria, talvez querendo se aproximar do grupo dos apóstolos, mas agora foi por revelação de Deus.

E LHES EXPUS. Ao que tudo indica, desta vez, os líderes da igreja de Jerusalém foram mais atenciosos para com Paulo, até porque já neste tempo, seus trabalhos missionários se havia se tornado conhecido até mesmo na igreja sede de Jerusalém. Tendo pois, sido recebido pelos apóstolos, Paulo teve a oportunidade de expor suas atividade evangelísticas no mundo gentílico e de como o cristianismo estava se expandindo.

O EVANGELHO. O evangelho transmitido pelo apóstolo Paulo era um tanto diferente das revelações dadas aos apóstolos de Jerusalém de início, até porque eram missões diferentes também. Enquanto os apóstolos de Jerusalém concentraram suas atividades em Israel e na Palestina, o apóstolo Paulo foi chamado e enviado por Cristo a pregar o evangelho aos gentios, que tinham tradições e costumes religiosos diferentes.

QUE PREGO. Paulo escreve que Pedro recebeu revelações do evangelho para pregar para os judeus, enquanto que ele recebeu mais profundas revelações do evangelho para pregar aos gentios. De forma que, Paulo empenhava-se em pregar o evangelho das boas novas de Cristo onde Jesus de Nazaré ainda não era conhecido. A tempo, e fora de tempo, Paulo não cessava de falar da nova aliança de graça de Deus para a humanidade.

ENTRE OS GENTIOS. No tempo da velha dispensação da lei, e de acordo com a legislação de Moisés, só existiam dois povos no mundo, os judeus ou israelitas e os gentios. Os judeus consideravam gentios, todos aqueles que não viviam de conformidade com o judaísmo, e que eles consideravam povos pagãos ou incrédulos. Porem, de acordo com a nova dispensação, a igreja de Cristo é mais composta de gentios do que de judeus.

E PARTICULARMENTE OS QUE ESTAVAM EM ESTIMA. Paulo quis dizer: diante daqueles que eram mais influentes na igreja mãe de Jerusalém. Como o apostolado de Paulo já estava consolidado no mundo gentílico, e isso se espalhou por todas as igrejas cristãs, ele foi a Jerusalém e não queria simplesmente falar com qualquer um dos líderes da igreja sede, mas ele, até certo ponto, foi ousado em querer falar com os principais líderes.

PARA QUE DE MANEIRA NENHUMA NÃO CORRESSE OU NÃO TIVESSE CORRIDO EM VÃO. É bem provável que Paulo tenha se reunido com Tiago, Pedro e João que eram as três principais lideranças da Igreja de Jerusalém. Dá primeira vez, Paulo foi lá e não resolveu nada, mas desta feita, a coisa foi diferente, porque agora, ele falou diretamente com os cabeças da igreja sede, e foi ouvido pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém.

Gálatas 2:1

Gálatas 2:1 - Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
DEPOIS, PASSADOS. Não há interrupção nos escritos de Paulo, no que concerte ao término do capítulo anterior e este capítulo, ora a que estamos comentando, até porque o assunto tem uma importância tão grande, que o escritor pretende estender um pouco mais sobre o tema. Agora, o autor fala sobre sua segundo viagem a igreja mãe em Jerusalém, desta feita para defender seu ministério apostólico para com os gentios. Desta vez, os líderes de Jerusalém deram mais atenção a Paulo do que na sua primeira visita.

CATORZE ANOS. Paulo teve um encontro com Cristo, quando de caminho a Damasco, com carta branca dos sacerdotes judeus para perseguir, prender e até mandar matar aos cristãos. Tendo se convertido, ele se dirige aos desertos da Arábia, certamente para buscar a Deus e se preparar para a grande missão que se despontava diante da sua caminhada. Porem, depois de três anos, foi a Jerusalém, quem sabe a convite de Pedro para ser apresentado aos demais apóstolos, porem, não recebeu a atenção devida.

SUBI OUTRA VEZ. Da primeira vez, havia da parte de Pedro o desejo de que Paulo, quem sabe, fizesse parte do grupo dos apóstolos ou o próprio Paulo, queria ter o apoio do grupo apostólico para fazer missões transculturais, mas não deu certo, porque Deus queria que ele agisse dependendo dos céus. Mas agora, o próprio Deus providenciou a viagem de Paulo para que seu ministério aos gentios fosse pelo menos confirmado.

A JERUSALÉM. Subir a Jerusalém, neste caso, era procurar o grupo dos apóstolos para regularizar o ministério aos gentios, que neste momento já era do conhecimento de todos que havia dado certo. Os indicativos eram de que, nas igrejas da Galácia a autoridade de Paulo estava sendo posta em dúvida, coisa que esta sua viagem a Jerusalém resolveria este problema, com a atenção do ministério da igreja mãe.

COM BARNABÉ. Porque Paulo levou consigo a Barnabé como acompanhante a esta viagem a Jerusalém para se encontrar com os apóstolos? Porque ele era judeu e já era bem conhecido pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém. Provavelmente Barnabé queria ajudar a Paulo a ter acesso aos líderes da igreja mãe, com o objetivo de confirmar seus trabalhos como missionário cristão enviado ao mundo gentílico, por Cristo Jesus.

LEVANDO TAMBÉM COMIGO. A presença de Barnabé era muito importante nesta comitiva, até para facilitar o acesso de Paulo aos líderes da igreja sede em Jerusalém, mas o apóstolo também leva consigo um dos seus cooperadores e amigo de ministério, chamado Tito. Como neste mesmo tempo, Paulo já era o grande apóstolo dos gentios, ele contava com o auxílio de muitos companheiros de ministério que cooperavam com ele.

TITO. Diferente de Barnabé, Tito era gentio, natural da ilha de Chipre. Não se sabe se foi de propósito que Paulo tenha levado um gentio juntamente com ele para visitar a igreja mãe de Jerusalém, que era composta de Judeus convertidos ao cristianismo, e que seguiam uma ala do cristianismo, puxando mais para o judaísmo. Tito esteve envolvido com a igreja de Coríntios, mas a tradição cristã afirma que, ele era líder na igreja de Creta.

Gálatas 1:23-24

Gálatas 1:23-24 - Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.
MAS. Essa é uma inicialização de narrativa que dá continuidade ao que vinha escrevendo antes. E o que Paulo vinha escrevendo no texto anterior? Ele vinha exatamente descrevendo sobre suas primeiras atividades depois de ser chamado por Cristo e se converter do judaísmo para o cristianismo. Principalmente da forma como aprendeu sobre o evangelho das boas novas, que não foi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo. E termina dizendo: E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia.

SOMENTE TINHAM OUVIDO DIZER. Mas somente tinham ouvido dizer: As notícias sobre a conversão de Saulo de Tarso já circulavam por todas as partes da Palestina. O fato de Saulo de Tarso ter abandonado a religião oficial de seu País, Israel e agora defender o cristianismo isso teve uma repercussão muito grande. Até porque ele era até certo ponto uma autoridade a serviço dos sacerdotes judaicos para combater outras seitas que aparecessem contra o judaísmo. O cristianismo era considerado uma seita pelos Judeus

AQUELE QUE JÁ NOS PERSEGUIU. Percebe-se nesta declaração da igreja primitiva a respeito de Saulo, o que o Senhor Jesus pode fazer na vida de uma pessoa, em termos de transformação. Com isso pode-se aprender que não devemos ter como inimigos permanentes aqueles que nos fazem oposição à pregação das boas novas sobre Cristo. O exemplo de Saulo de Tarso nos ensina que alguém que hoje se opõe ao evangelho, pode pela graça de Cristo, amanhã ser um pregador das boas novas do evangelho.

ANUNCIA AGORA. Uma coisa importante no reino de Deus é o dia de hoje e de amanhã, no tocante aos erros humanos. Atos 17:30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. O importante é ser uma nova criatura. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

A FÉ QUE ANTES DESTRUÍA. O cristianismo nasceu e se desenvolveu sob pressão e perseguição. A morte injusta praticada contra Jesus de Nazaré foi uma forma de tentar aniquilar a nova fé dos cristãos na nova aliança de Deus com a humanidade por meio do Cristo de Deus. Mas, o maior inimigo mesmo do cristianismo foi justamente o império romano. Roma como era a potência mundial da época, procurou por todos os meios matar a nova religião fundada por Jesus Cristo. E até 312 de nossa era foi quem mais matou cristãos em todo o mundo. Fez de tudo para acabar com o cristianismo.

E GLORIFICAVAM A DEUS A MEU RESPEITO. Ao que tudo indica estes fatos sobre a chamada de Saulo de Tarso para ser um apóstolo de Cristo se espalhou em todas as direções, e principalmente na Judeia. Os cristãos que ouviam falar do seu testemunho e de como se converteu para o cristianismo fazia com que os seguidores de Cristo glorificassem a Des a seu respeito. O que aconteceu com a transformação de Saulo em Paulo o missionário enviado aos gentios foi marcante e ao mesmo tempo impactante.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...