quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:10

Gálatas 3:10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
TODOS AQUELES, POIS, QUE SÃO DAS OBRAS DA LEI. O apóstolo dos gentios se refere aos seguidores do judaísmo, e neste momento em que ele estava escrevendo esta carta, eram chamados de judaizantes. Mas, como o autor estava escrevendo para as igrejas da Galácia, podemos dizer que ele também se reporta aos cristãos legalistas, que aparentemente havia deixado o judaísmo pelo cristianismo, mas que na prática, não estavam seguindo ao evangelho das boas novas de Cristo, mas sim a legislação de Moisés.

ESTÃO DEBAIXO DA MALDIÇÃO. Mais uma vez, o escritor se utiliza da própria literatura dos judeus, e de forma intencional dos escritos do próprio Moisés, para combater o judaísmo, que para Paulo era coisa do passado, e que para a igreja de Cristo, o que deveria prevalecer, seria o evangelho da graça de Deus. A citação feita pelo autor foi extraída de (Deuteronômio 27:26), que poderia ser encontrada nos três Cânon judaicos.

PORQUE ESTÁ ESCRITO. O que está escrito? Deuteronômios 27:26 - Maldito aquele que não permanecer nas palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém. Como os filhos de Israel não tiveram condições de permanecer em todos os mandamentos da legislação de Moisés, em vez das bênçãos prometidas na lei de Moisés, eles estava era debaixo da maldição da lei, o que não era nada bom para eles.

MALDITO TODO AQUELE QUE NÃO PERMANECER. Essa maldição prevista nos escritos de Moisés estava sobre os filhos de Abraão, Isaque e Jacó, imagina para os prosélitos do judaísmo. Porque todos aqueles que se tornassem prosélitos do judaísmo, da mesma forma que os filhos de Israel, estavam obrigados a cumprirem as exigências da lei, caso contrário vinha sobre eles maldição. Permanecer é não mais deixar, mas ir até o fim.

EM TODAS AS COISAS QUE ESTÃO ESCRITAS. O fato era de que, todos aqueles que fossem circuncidados assumiam o compromisso de serem fieis a tudo que estava escrito na lei de Moisés, mesmo que a circuncisão fosse um ato involuntário, no caso dos judeus, porque o menino era circuncidado ao oitavo dia do seu nascimento. Já os prosélitos seriam se assim o desejassem em qualquer tempo que aceitassem o judaísmo.

NO LIVRO DA LEI. Na época em que esta carta foi escrita, haviam três Cânons circulando em Israel, que eram eles: o Cânon dos Judeus ortodoxos, com os cinco livros escritos por Moisés. O Cânon dos escribas e fariseus, da Judeia, que compõe a bíblia dos evangélicos. E o Cânon da dispersão, mais usado na galileia e Palestina, que compõe a bíblia católica. Todos estes três Cânons contem o citado livro da lei deste texto referido pelo escritor.

PARA A FAZÊ-LAS. Mesmo que o seguidor do judaísmo, seja ele judeu ou prosélito, se fizesse parte do judaísmo, tinha como dever e obrigação em guardar todos os mandamentos da legislação de Moisés. Se alguém guardasse os principais mandamentos da lei, mas tropeçasse em um pequeno dos seus estatutos, era considerado transgressor de toda a lei, e assim sendo, era qualificado de maldito, e perdia o direito as bênçãos.

Gálatas 3:8-9

Gálatas 3:8-9 - Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
ORA, TENDO A ESCRITURA PREVISTO. O autor continua usando o exemplo de Abraão para defender seus argumentos de que, quem está vivendo o tempo da nova dispensação da graça de Deus pela fé em Cristo Jesus, consequentemente está de acordo com as profecias bíblicas. E o texto de prova utilizado pelo apóstolo dos gentios fazia parte das Escrituras mais acreditadas das literaturas religiosas dos judeus, que era justamente o livro do Gênesis, que foi escrito por Moisés, o maior legislador de Israel para os judeus.

QUE DEUS HAVIA DE JUSTIFICAR PELA FÉ. Paulo escreve sobre o que está escrito na profecia sobre a nova dispensação da graça, que diz: E creu Abraão, e isso, lhe foi imputado como justiça. Neste caso, Abraão não foi justificado pelas obras da lei, até porque a legislação de Moisés só foi promulgada muitos anos depois, porem, foi pelo exercício da fé, que o patriarca Abraão foi justificado diante de Deus.

OS GENTIOS. Existem muitas profecias messiânicas, bem como outras tantas, que já apontavam para o novo tempo, em que Deus anunciava a nova dispensação da graça do Senhor pela fé em Cristo Jesus. De forma que, a profecia citada por Paulo neste texto, nos leva ao contexto geral das Escritoras de que Deus já previa sua aliança de paz com os gentios, com todas as nações do mundo, diferente da lei, que foi nacionalista.

ANUNCIOU PRIMEIRO O EVANGELHO A ABRAÃO. Quando se fala sobre o evangelho, neste caso, esta se reportando a um novo jeito de Deus tratar com a humanidade, diferente do tempo da lei, em que Deus fez aliança somente com Israel. O apóstolo defende o evangelho, em detrimento da lei, afirmando que o mesmo evangelho que ele pregava, também foi anunciado ao patriarca Abraão, quando fez promessa aos gentios.

DIZENDO: TODAS AS NAÇÕES SERÃO BENDITAS EM TI. Quando os judaizantes liam essa mensagem nos escritos de Moisés, eles faziam vista grossa, porque eles discriminavam as demais nações do mundo, por não fazerem parte da árvore genealógica de Abraão, Isaque e Jacó. Deus prometeu ao patriarca Abraão, que não somente Israel, como nação, seria abençoada dentro das promessas feitas a Abraão, mas os gentios também.

DE SORTE QUE OS QUE SÃO DA FÉ. Essa frase fala sobre a igreja remida de Cristo, porque dela fazem parte todos àqueles que exercem sua fé em Cristo Jesus, e que confiam inteiramente que sua obra perfeita de redenção, leva o salvo aos braços de Deus. Os judaizantes defendiam de que, para ser salvo, o homem precisava seguir o judaísmo, até mesmo aqueles que se convertiam ao cristianismo, mas Paulo diz que não, e defende a fé.

SÃO BENDITOS COM O CRENTE ABRAÃO. Anteriormente o apóstolo dos gentios declara que os seguidores de Cristo, portanto, todos aqueles que faziam parte do cristianismo eram filhos de Abraão. Agora, ele confirma dizendo que, os seguidores do evangelho da graça são abençoados também por meio das promessas feitas e confirmadas a Abraão. Conclui-se que Paulo fez sua defesa da fé de maneira forte, contra os cristãos legalistas.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:6-7

Gálatas 3:6-7 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
ASSIM COMO ABRAÃO. O apóstolo toma como texto de prova (Gênesis 15:6), porque os cristãos legalistas como também os judaizantes, tinham o patriarca Abraão como uma das mais importantes personagens da nação de Israel. Além dos mais, o pacto da circuncisão teve início com esse patriarca. Usando este exemplo de fé, quem sabe Paulo convencia aqueles que estavam deixando a graça pela lei de Moisés. Em muitos dos seus escritos, o apóstolo dos gentios se utilizava das literaturas religiosas dos judeus como prova.

CREU EM DEUS. Como o escritor estava combatendo a justificação pelas obras da lei, em defesa da graça e da fé em Cristo, ele fala sobre a fé de Abraão, fé esta que veio antes da legislação de Moisés. Quando o patriarca decidiu obedecer a Deus, a lei ainda não havia sido promulgada para os descendentes de Abraão, o que reforça a tese de que tudo teve seu princípio, neste caso, baseado na fé, e não nas regras de um código de lei. Paulo usou de inteligência, porque nenhum judaizante podia refutar estes seus argumentos.

E ISSO LHE FOI IMPUTADO. O ato de crer, por parte de Abraão, teve um efeito poderoso diante do coração de Deus, é tanto que sua atitude foi imputada como justa diante do Criador de todas as coisas. A fé de Abraão tocou na sensibilidade de Deus, ao ponto dele achar graça diante do Todo-poderoso, coisa que todos aqueles que eram descendentes de Abrão, Isaque e Jacó terem ciência desta conquista de Abraão pela fé.

COMO JUSTIÇA. Precisamos analisar a justiça humana em três tempos. Antes da lei, tal justiça foi exercida por Abraão, não porque ele merecia, mas porque teve fé autêntica em Deus. Durante a lei, a justiça do homem era vista, do ponto de vista que ele fosse praticante das exigências da lei, o que os filhos de Israel não conseguiram. E depois da lei, já no tempo da graça, de volta o exercício da fé, que cooperava com a graça de Deus.

SABEI, POIS, QUE. Estes esclarecimentos feitos pelo apóstolo Paulo eram por demais importantes, porque buscavam explicar para os gentios convertidos ao cristianismo, que não adiantava eles retornarem ao tempo da lei, porque não tinham condições de cumprir as exigências da legislação de Moisés. Bastava olhar para o exemplo da nação de Israel, eles que não estavam se encaixando nas regras da lei, quanto mais os gentios.

OS QUE SÃO DA FÉ. No raciocínio do escritor, ele dá um salto, daqueles que hoje tinham o privilégio de serem alcançados com a aliança da graça, até o tempo da aliança feita com Abraão, não baseada na lei, que veio mais de quatrocentos anos depois, mas fundamentalizada na fé do patriarca. Os seguidores de Cristo e da aliança da graça foram postos em pé de igualdade com Abraão, o que os opositores de Paulo tinham que aceitar.

SÃO FILHOS DE ABRAÃO. Os filhos de Israel se diziam filhos de Abraão sob dois aspectos, o chamado descendência de sangue, e o dizia respeito ao aspecto religioso, quanto todos os filhos dos judeus eram circuncidados ao oitavo dia do seu nascimento. Mas dentro da explicação de Paulo, os verdadeiros descendentes de Abraão eram os seus filhos na fé, ou seja, aqueles que pela fé em Cristo Jesus, exerciam a mesma fé de Abraão.

Gálatas 3:5

Gálatas 3:5 - Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
AQUELE, POIS. “Aquele” se refere ao Deus de amor, misericórdia e graça, que por meio do seu Filho Jesus Cristo, quem chamou os seguidores do evangelho na região da Galácia. Esse é o mesmo Deus que trabalhou na vida do seu povo Israel, no tempo da dispensação da lei, mas que agora, estava derramando sua graça para com os gentios, dos quais faziam parte os cristãos da Galácia. Continua o apóstolo defendendo a graça derramada por Deus sobre a igreja de Cristo, não pela lei, mas pelo evangelho das boas novas.

QUE VOS DÁ. Depois de acharem que eram fieis aos mandamentos da legislação de Moisés, os filhos de Israel barganhavam com Deus, como se as bênçãos do Senhor fosse moeda de troca, se eles se achavam fieis, cobravam o cumprimento das promessas, conforme a lei. No tempo da graça, de acordo com o evangelho das boas novas, só existe a fé da parte dos seres humanos, porque o resto é com Deus, que graciosamente derrama seu Santo Espírito sobre os fieis, e com ele vem todas as bênçãos e promessas.

O ESPÍRITO. Os destinatários desta belíssima carta eram privilegiados, por fazerem parte de uma nova dispensação, e por terem sido alcançados com o evangelho glorioso de Cristo, isso porque, agora podiam ter de forma abundante a presença do Espírito de Deus. Quando ainda estava na terra, Cristo prometeu enviar o Consolador amado, e assim o fez, a partir do dia de pentecostes, cumprindo assim a promessa de (Joel 2:28-29).

E QUE OPERA MARAVILHAS. Juntamente com a mensagem do evangelho, o Deus Todo-poderoso realizava maravilhas no meio das igrejas da Galácia, até porque, o Espírito de Deus, o qual estava derramado sobre os leitores de Paulo, traziam consigo os dons espirituais e ministeriais. Deus estava trabalhando em prol dos que nele confiavam, operando sinais em benefício daqueles que aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador.

ENTRE VÓS. Não era coisa de ouvir falar, porem, eram experiências vividas por aqueles que estavam sendo beneficiados pelos favores de Deus. Era grande a manifestação do poder de Deus, pelo seu Santo Espírito, na vida dos servos do reino de Deus, dificilmente teria alguém que não testemunhasse do agir de Deus em seu favor e de sua família. Deus confirmava a pregação de Paulo e de seus amigos de ministério com maravilhas.

FÁ-LO PELAS OBRAS DA LEI. Outra vez, o apóstolo dos gentios rechaça o fato dos seguidores do cristianismo tentarem voltar para as algemas da lei, e ele declara de que, não era pelas obras da lei, que Deus fazia tantas maravilhas no meio do seu povo. Se as regras da lei fosse o suficiente para o povo, não seria necessário Deus enviar o seu Filho Jesus para ter que passar tudo que o Cristo de Deus teve que atravessar de sofrimentos.

OU PELA PREGAÇÃO DA FÉ? Mas Cristo veio, cumpriu por nós as exigências da lei, para nos libertar justamente das amarras da legislação de Moisés, fazendo despontar uma nova esperança de salvação e vida eterna para os que creem no seu nome. Portanto, era pela pregação da fé, que os milagres, prodígios e sinais aconteciam para com a igreja remida de Cristo, isto porque, o Espírito de Deus estava agindo em prol dos remidos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:3-4

Gálatas 3:3-4 - Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
SOIS VÓS TÃO INSENSATOS QUE. Mais uma vez, o apóstolo aponta para o fato de que, os seus leitores estavam agindo com falta de entendimento, lhes chamando de insensatos, e agora, de forma mais intensa ainda. Para Paulo, era como se os cristãos da Galácia estivessem embriagados com as ideologias dos legalistas, ao ponto de se deixarem dominar por um novo movimento de retorno ao tempo da lei, o que de pronto seria reprovado pelo fundador de todas as igrejas cristãs daquela região, o apóstolo Paulo.

TENDO COMEÇADO. Não há dúvida que, o autor desta carta, se deixava levar pelos bons pensamentos e pelas frutíferas lembranças, de quando começou suas atividades evangelísticas de cidade em cidade na Galácia. Na mente do apóstolo passava como uma fita o avanço do evangelho naquela região. Não tinha como fugir da mente de Paulo, como Deus o tinha usado com a pregação do evangelho e a forma gloriosa de como aquele povo se convertera ao o reino de Cristo, sendo transformados em novas criaturas.

PELO ESPÍRITO. Em outras partes dos seus escritos, o apóstolo dos gentios condiciona a antiga aliança e as ordenanças da legislação de Moisés, ao que ele chama de letra morta, que não tem sentimento, porque só tem o papel de exigir dos seus seguidores. Já a nova dispensação da graça de Deus e fé em Cristo, é algo vivo, porque é posta em prática pelo Espírito de Deus. Há, portanto, um grande contraste entre as duas dispensações.

ACABEIS AGORA PELA CARNE? O começo do evangelho de Cristo nas igrejas da Galácia teve como movimento o derramamento do Espírito Santo, com os muitos dons espirituais e ministeriais. Mas agora, com a influência dos judaizantes e dos cristãos legalistas de Jerusalém, em vez de progredirem, os cristãos daquela região estavam regredindo, voltando a serem pessoas carnais, abandonando a influencia do Espírito de Deus.

SERÁ EM VÃO. O retorno para o cumprimento das regras da lei, que tipificava a saída do poder do Espírito para as obras da carne, tornava em vão tudo de bom que até o momento já havia acontecido com a igreja cristã para as quais Paulo estava escrevendo. A invasão dos campos transculturais conquistados pelo apóstolo dos gentios, pelos judaizantes e os cristãos legalistas de Jerusalém, anulava tudo que Paulo já havia feito.

QUE TENHAS PADECIDO TANTO. Tanto o apóstolo dos gentios sofreu muito para idealizar seus trabalhos evangelísticos naquela região, quanto da mesma forma os que se convertiam ao cristianismo. Nesta época, em todos os lugares onde o império romano dominava, converter-se ao cristianismo, era sinônimo de perseguição, prisão e até morte. O retorno ao legalismo judaico era para Paulo ter padecido e trabalhado em vão.

SE É QUE ISSO TAMBÉM FOI EM VÃO. Além de ter que enfrentar problemas com os líderes das demais religiões pagãs, Paulo tinha também de ter que lidar com as investidas dos falsos cristãos e dos judaizantes, que se infiltravam no meio da comunidade cristã para tentarem atrapalhar o avanço do evangelho pregado pelo apóstolo dos gentios. Se os leitores de Paulo voltassem ao judaísmo, seus trabalhos se tornariam nulos e em vãos.

Gálatas 3:2

Gálatas 3:2 - Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
SÓ QUISERA SABER. O apóstolo estava realmente estarrecido por ver que, os seus filhos na fé tão depressa se deixassem mover da firmeza do evangelho da graça, por uma outra filosofia religiosa que não era adequada para o povo gentílico. Cheio de dúvidas o escritor faz perguntas em busca de respostas, porque ele próprio não estava entendendo nada do que estava acontecendo com os seguidores do evangelho de toda uma região, que havias se convertido por meio da pregação da fé, e não pelas exigências da lei de Moisés.

ISSO DE VÓS. A lei mosaica de início mostrou sua eficácia para o Israel de Deus, mas não demorou muito tempo para cair no desuso, prova disto era de que, em muitos momentos da história dos filhos de Israel, eles abandonaram a legislação de Moisés. Diferente do evangelho da graça de Deus e da pregação da fé que o apóstolo dos gentios se envolvia com dedicação, alcançando todas as nações do mundo. Para o autor desta carta era algo estarrecedor saber que os seus leitores estavam regredindo, em vez de avançarem na fé.

RECEBESTES. Tendo Paulo e os seus companheiros de ministério pregado o evangelho das boas novas de Cristo nas cidades da Galácia, prontamente o povo recebeu a mensagem e Deus fez maravilhas no meio dos seguidores de Cristo. As igrejas começaram muito bem recebendo da parte de Deus virtudes, muita alegria e o derramamento abundante do Espírito Santo, com os dons espirituais e ministeriais. Mas, não demorou muito tempo.

O ESPÍRITO. A promessa antiga se cumpria no meio daquele povo, conforme Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Muitos foram cheios do Espírito Santo de Deus em cumprimento das promessas.

PELAS OBRAS DA LEI. No entanto, não foi por cumprirem os requisitos exigidos pela legislação de Moisés, que os convertidos ao cristianismo receberam a presença maravilhosa do Espírito de Deus. Até porque a promessa da fusão do Espírito na vida dos servos e servas de Deus, não era para o tempo da lei, mas sim, para o momento já dentro da nova dispensação da graça, coisa que só veio acontecer depois do dia de pentecostes.

OU PELA PREGAÇÃO. Enquanto os judaizantes exortavam os gentios convertidos ao cristianismo, de que eles deveriam cumprir as exigências da lei de Moisés, nada acontecia espiritualmente com os seus ouvintes. Mas, quando os missionários cristãos pregavam sobre a nova proposta de Deus para os gentios, Deus fazia acontecer coisas grandes, com o derramamento do Espírito Santo no meio do seu povo, e isso era maravilhoso.

DA FÉ? O escritor queria saber dos seus leitores, se eles receberam o poder de Deus, pela presença do Espírito Santo, pelas obras da lei ou pela pregação da fé? É óbvio que pelas obras da lei, nada mais acontecia, porque um novo tempo estava sendo proposto por Deus em Cristo Jesus, pela presença poderosa do Espírito Santo. A pregação da fé é a mensagem do evangelho glorioso do Senhor Jesus sobre a nova dispensação da graça.

Gálatas 3:1

Gálatas 3:1 - Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Ó INSENSATOS. O apóstolo dos gentios inicia este capítulo três de sua carta, de maneira dura contra os seguidores do cristianismo da Galácia. Prontamente se verifica a decepção do apóstolo com seus leitores, eles que foram convertidos por meio das atividades evangelísticas de Paulo, mas que neste momento estavam se deixando levar por outras doutrinas, que não eram aquelas ensinadas pelo apóstolo. O escritor lhes classificam de insanos, sem nenhum entendimento, por deixarem a graça de Cristo pela lei de Moisés.

GÁLATAS. O autor não esta se referindo a uma só comunidade cristã de uma cidade, até porque a Galácia era uma região que ficava do Centro Norte da Ásia Menor, onde hoje fica a Turquia Asiática. Ao que tudo indica, não foi somente na igreja da Antioquia, que as doutrinas legalistas da igreja de Jerusalém haviam chegado, mas segundo podemos deduzir dos relatos deste texto, as lideranças de Jerusalém estavam atuando em toda região. O acordo que foi celebrado entre Paulo e os líderes de Jerusalém, foi quebrado.

QUEM VOS FASCINOU. Paulo usa uma linguagem que para os dias de hoje seria o seguinte: Quem vos enfeitiçou? Ou quem vos hipnotizou? Ao ponto de vos tornarem incessíveis as verdades do evangelho? A verdade é que os gentios convertidos ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas de Paulo, se deixaram levar pela dissimulação dos legalistas de Jerusalém, ao ponto de se tornarem judaizantes.

PARA NÃO OBEDECERDES A VERDADE. Paulo, como missionário de Cristo enviado aos gentios de todo o mundo da sua época, quando chegava a uma nova cidade para pregar o evangelho da graça de Deus e a fé em Cristo Jesus, enquanto não fundava uma nova comunidade cristã, de tal cidade não saia, enquanto não doutrinasse os novos convertidos, até que se tornassem maduros na fé, como foi o caso das igrejas da Galácia.

A VÓS, PERANTE OS OLHOS DE QUEM. Os leitores do apóstolo eram conhecedores das doutrinas ensinadas pelo escritor, mas que estavam desobedecendo aquilo que haviam aprendido. Foram todos bem instruídos sobre a nova aliança de Deus, implantada por Cristo Jesus, como sendo o pacto da graça de Deus com os gentios, para formar um novo Israel espiritual, que é a igreja remida de Cristo, com todas as nações do mundo.

JESUS CRISTO FOI EVIDENCIADO. Desde os primeiros momentos da presença de Paulo e os seus amigos de ministério naquela região, que os missionários haviam ensinado sobre o valor da morte de Cristo Jesus, no tocante a aliança da graça com os gentios. Principalmente em suas campanhas evangelísticas, o autor buscou frisar bem que, a morte expiatória de Cristo, foi justamente para libertar as pessoas da lei de Moisés.

CRUCIFICADO, ENTRE VÓS? Não que o Cristo de Deus tivesse sido crucificado lá na região da Galácia, porque de fato ele foi crucificado na cruz do Calvário. Mas, o que Paulo desejava explicar era de que, ele expos com riqueza de detalhes para os seus leitores o valor real da propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em prol de sua igreja remida. Desprezar isso era uma questão de insensatez e loucura.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...