quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:10

Gálatas 5:10 - Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
CONFIO DE VÓS. Apesar dos pesares, ainda há esperança, e é por ela que o apóstolo tinha o caminho rumo a uma luz no fim deste túnel. O escritor conhecia os seus leitores, porque esteve pessoalmente em atividades evangelísticas naquela região, e por conhecer a todos eles, sabe que nem tudo está perdido. O apóstolo entende que os seus filhos na fé estavam sendo enganados pelos cristãos legalistas de Jerusalém, mas que com a chegada desta carta, eles poderiam acordar para a realidade que já conheciam.

NO SENHOR. Mas, acima de tudo, Paulo confia mesmo de verdade é no Senhor, de que aquela situação seria revertida em favor do cristianismo, que estava sendo atacado por defensores do judaísmo. O interesse maior era do Senhor Jesus em lutar juntamente com o apóstolo dos gentios em prol do reino de Deus. Assim como antes, o Senhor havia ajudado a Paulo a levar aquele povo a luz do evangelho, não seria diferente neste momento, até porque as igrejas da Galácia pertencia a Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE NENHUMA OUTRA COISA SENTIREIS. O que o autor mais deseja neste momento era de que os seus leitores retomassem a fé que antes tinham em Cristo Jesus, tendo a certeza de que a graça de Deus era muito melhor para eles, do que se arriscarem a tentar se justificar pelos mandamentos da lei. Verdade é que os destinatários desta carta estavam duvidosos, mas se voltassem aos ensinos de Paulo, dava tudo certo no final.

MAS AQUELE. Não se sabe ao certo quem era este herege que havia chegado naquela região, pregando uma outra maneira de servir a Cristo. O fato é que alguém tinha chegado às igrejas da Galácia espalhando as ideias de que, mesmo as pessoas se convertendo ao cristianismo, tinham que ser circuncidadas e guardarem a legislação de Moisés, coisa esta, que era totalmente contrária a teologia ensinada por Paulo.

QUE VOS INQUIETA. Uma verdadeira confusão estava instalada na cabeça de cada um dos seguidores de Cristo naquele lugar. Porque eram pessoas que vieram do paganismo, se converteram ao cristianismo, e agora estavam sendo persuadidas a seguirem o judaísmo. Como se diz aqui em nossa região, a fé do povo estava pra lá de Bagdá. O que sabemos é que esta carta chegou em boa hora como luz na escuridão deste túnel.

SEJA QUEM FOR. Paulo estava neste momento, furioso contra aquele que estava invadindo seus campos missionários e tentando desfazer seus trabalhos em prol do evangelho de Cristo e da nova dispensação da graça. Mesmo que fosse um dos apóstolos de Jerusalém, não tinha o direito de distorcer o que o apóstolo dos gentios havia feito em toda aquela região, levando os gentios a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador.

SOFRERÁ A CONDENAÇÃO. Alguns comentaristas do Novo Testamento tentam amortecer esta expressão do apóstolo afirmando que, o autor deseja que realmente aquele que estava atrapalhando seus trabalhos na Galácia sofreria um castigo, por semear suas heresias entre o povo de Deus. Efetivamente, desviar uma vida dos caminhos do Senhor tem um alto preso, imagine desviar o rebanho do Senhor do evangelho da verdade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:7-9

Gálatas 5:7-9 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.
CORRÍEIS BEM. O autor usa uma metáfora esportiva para representar o estado decaído dos seus leitores que estavam se desviando do verdadeiro evangelho de Cristo para o retrocesso da lei de Moisés. Antes da chegada dos cristãos legalistas de Jerusalém, os seguidores de Cristo em todas as igrejas da Galácia estavam indo muito bem, conforme o que tinham ouvido dos ensinos transmitidos por Paulo e seus companheiros de ministério. Todavia, neste momento, já não mais andavam conforme a graça de Deus.

QUEM VOS IMPEDIU. Os esportistas, tanto romanos quanto gregos, que disputavam as olimpíadas daquela época eram submetidos aos vários obstáculos na trajetória até chegar ao ponto final da corrida. No caso dos seguidores de Cristo na Galácia, algo parecido estava acontecendo, onde os judaizantes procuravam atrapalhar a marcha da igreja de Cristo, que de início transcorria bem, mas que agora estava apostatando da fé.

PARA QUE NÃO OBEDEÇAIS. Nas corridas esportivas haviam muitas regras a serem obedecidas pelos atletas participantes, e a quebra de tais regras levava o participante a ser eliminado, mesmo que chegasse em primeiro lugar. Quando Paulo esteve pregando o evangelho de Cristo naquela região, ele passou para seus filhos na fé as regras do evangelho de Cristo, que eram segundo a graça de Deus e não de acordo com a lei.

A VERDADE? Esta verdade sobre a qual se reporta o apóstolo dos gentios, diz respeito a tudo que está envolvido na nova dispensação da graça de Deus com a humanidade por meio da nova aliança implantada por Cristo Jesus. A verdade é que na nova dispensação, o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus, confiança na sua obra perfeita de redenção, enquanto que Deus entra com a sua graça, que é um favor não merecido.

ESSA PERSUASÃO NÃO VEM DAQUELE. Daquele que vos chamou, diz respeito ao Deus eterno, Deus de amor, bondade e misericórdia, que por sua graça mudou o seu jeito de lidar com a humanidade, onde por meio da propiciação de Cristo, estabeleceu a paz com os homens. A persuasão a que o escritor cita, diz respeito ao modo como os cristãos legalistas convenceram aos Gálatas que eles eram obrigados a guardarem a lei de Moisés.

QUE VOS CHAMOU. O próprio Paulo dava testemunho por onde passava da forma graciosa com que foi chamado por Deus. A chamada a que o apóstolo faz menção envolve a eleição, a escolha e até a predestinação dos remidos de Cristo. Paulo faz lembrar aos seus leitores de que eles foram chamados por Deus para uma vida de fé, e não para se sujeitarem ao código da letra, que nem os judeus foram capazes de cumprir.

UM POUCO DE FERMENTO LEVEDA TODA A MASSA. O que o apóstolo estava tentando dizer aos seus leitores era de que, os ensinos heréticos transmitidos pelos cristãos legalistas de Jerusalém, que invadiram os campos missionários conquistados por Paulo, mesmo que fossem tais ensinos inofensíveis, terminava por destruir a fé que uma vez foi dada aos santos. As heresias têm efeitos destruidores que contaminam a fé cristã.

Gálatas 5:6

Gálatas 5:6 - Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.
PORQUE EM JESUS CRISTO. Com a manifestação do Messias de Deus, tudo mudou em termos de legislação, porque Moisés instituiu a lei, mas em Cristo Jesus, Deus estabeleceu a nova dispensação da graça, por meio do evangelho. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer Salvador, ou aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo, nos fala da missão do Messias de Deus, que veio realizar a redenção da humanidade, como sendo o ungido e enviado de Deus Pai.

NEM A CIRCUNCISÃO. Essa circuncisão tipifica um pacto de Abraão com Deus em que todo judeu do sexo masculino devia ser circuncidado ao oitavo dia do seu nascimento, como compromisso de que tal pessoa deveria ser um seguidor do judaísmo durante toda a vida. Era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino, que perdurava para a vida toda. Conforme a teologia defendida por Paulo este pacto Abraâmico dos filhos de Israel tinha dada de validade, porque só foi válido até a chegada de Cristo Jesus, o Messias de Deus.

NEM A INCIRCUNCISÃO. Se a circuncisão só teve sua validade até a chegada do Emanuel de Deus, Cristo Jesus, imagina a incircuncisão? A incircuncisão caracterizava aqueles que não faziam parte da nação de Israel, o que os judeus chamavam de incircuncisos ou gentios, pagãos e outros adjetivos. Com a chegada do Cristo de Deus, nem uma coisa nem outra era mais importante, porque um novo modus operante de Deus passou a reinar.

TEM VALOR ALGUM. No caso dos judeus, eles guardavam intermináveis listas de nomes dos seus antepassados ou listas genealógicas para provarem de que eram descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. No que diz respeito aos incircuncisos gentios, eles se sentiam excluídos das alianças de Deus com Israel, por isso, que não procuravam o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, como protesto de que o Criador não se importava com eles.

MAS SIM A FÉ. Paulo declara que, com a vinda do Cristo de Deus, já não importa se alguém é descendente de Abraão, Isaque e Jacó ou pertence as demais nações do mundo, chamados gentios ou pagãos. Porque na verdade, o que importa na nova dispensação é a fé pura e verdadeira que a pessoa exerce em Cristo Jesus, o enviado de Deus para implantar a nova dispensação da graça, ele que também é o ungido de Deus Pai.

QUE OPERA. Esta fé cristã no nome bendito de Cristo Jesus e na sua obra perfeita e completa de redenção é que quebra a barreira de separação, nos levando aos braços de Deus. Esta mesma fé provoca o verdadeiro arrependimento, que por sua vez produz o novo nascimento, quando se chega à regeneração espiritual ou transformação de vida. Esta fé genuína em Cristo opera a comunhão necessária com Deus pela reconciliação.

PELO AMOR. Falar deste amor é descrever sobre o amor ágape de Deus e de Cristo por cada um dos remidos do Senhor. Deus amou o mundo de uma tal maneira, Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8). É deste amor que depende toda a legislação de Cristo, pois ele ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nos mesmos.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:4-5

Gálatas 5:4-5 - Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
SEPARADOS. Essa é uma colocação feita pelo escritor para descrever sobre aqueles que haviam se desviado da fé em Cristo Jesus. A invasão dos campos missionários de Paulo pelos cristãos legalistas de Jerusalém estava provocando uma onda de apostasia na vida daqueles que antes serviam e seguiam ao evangelho da graça de Deus. O apóstolo dos gentios em suas atividades evangelísticas naquela região havia trazido muitas pessoas para o reino de Cristo, mas com a chegada dos legalistas muitos apostataram da fé.

ESTAIS DE CRISTO. Todos aqueles que haviam se deixado dissimular pelos cristãos legalistas e que neste momento estavam seguindo as exigências da lei de Moisés, deixaram a Cristo por algo que nem os judeus tiveram condições de fazer, quanto mais os gentios, que era cumprir a lei. De acordo com o evangelho da graça de Deus, e pelos parâmetros da nova dispensação, quem estiver separado de Cristo, corre o risco de ter prejuízos eternos, até porque, vida eterna, somente há para quem está em Cristo.

VÓS OS QUE JUSTIFICAIS PELA LEI. Foi assim com os judeus desde que entraram na terra de Canaã, eles de princípio se agarraram com a legislação de Moisés com unhas e dentes, na tentativa de se justificarem diante de Deus, porem, com o passar do tempo, desprezaram a lei, porque perceberam de que não havia como guardar todas as exigências da própria lei. Paulo quer dizer aos seus leitores que pior seria para eles.

DA GRAÇA TENDES CAÍDO. Imagine alguém dizer que é um cristão, mas que está separado de Cristo e ainda por cima tendo caído da graça. O que se pode ver nisto é a desgraça total. As atividades dos cristãos legalistas tinham provocado prejuízos terríveis na vida dos que antes eram seguidores da simplicidade do evangelho e da graça de Deus. Cair da graça é fechar a porta diante da misericórdia de Deus e desprezar a Cristo.

PORQUE NÓS PELO ESPÍRITO. Depois da vinda do Messias de Deus, um novo tempo se desponta para judeus e gentios, em que Jesus realizou a redenção e pelo Espírito Santo regenera o homem para ser conforme a imagem de Deus, de acordo com sua semelhança. Pela lei, o homem buscava pelos seus próprios esforços se justificar diante de Deus, pela graça de Deus, o Espírito de Cristo é quem nos leva aos braços do Pai.

DA FÉ. A lei exigia do homem plena obediência a todos os mandamentos da legislação de Moisés e a quebra de um dos mais pequenos dos mandamentos, era a mesma coisa que a transgressão a todos. Mas no tempo da graça de Deus, só precisa o homem exercer sua fé absoluta em Cristo e confiar que sua obra de redenção é suficiente para que o homem seja justificado diante da justiça de Deus. Basta o homem crer em Jesus Cristo.

AGUARDAMOS A ESPERANÇA DA JUSTIÇA. Quando exercemos a nossa fé e confiança em Cristo Jesus, o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus e, portanto, pertencentes à família de Deus. Com isso, a nossa alma e espírito se enche de esperança de que, a expiação e a propiciação realizada pelo Cordeiro de Deus é suficiente para nos conduzir em paz ao Criador, que nos recebe de braços abertos. Aleluias.

Gálatas 5:2-3

Gálatas 5:2-3 - Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
EIS QUE EU, PAULO. Esse trecho desta carta reforça a tese de que efetivamente foi o apóstolo Paulo quem escreveu esta missiva aos Gálatas e expõe seu “eu” enfático, juntamente com seu nome próprio Paulo, para que não houvesse dúvida da autoria. Ao mesmo tempo, o escritor ao se interpor com eu nome, estava demostrando sua autoridade apostólica, coisa que reforçava o peso deste documento, até porque neste momento do seu ministério, Paulo era por demais respeitado pela igreja de Cristo Jesus.

VOS DIGO QUE, SE VOS DEIXARDES CIRCUNCIDAR. Quem seria indicado candidato a ser circuncidado? Somente aqueles que pudessem provar que eram descendentes dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Como também os prosélitos do judaísmo, ou seja, aqueles que mesmo sendo estrangeiro, mas queriam ser seguidores da legislação de Moisés. No caso dos leitores de Paulo, eles eram gentios convertidos ao cristianismo.

CRISTO DE NADA VOS APROVEITARÁ. Se porventura alguém se convertesse ao judaísmo, e não ao cristianismo, por se deixar ser circuncidado, então, essa pessoa não precisava de Cristo nem da obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Para Paulo, quem optasse pelo judaísmo, estava confessando que não precisava de Jesus Cristo e, portanto, não era cristão.

E DE NOVO PROTESTO A TODO O HOMEM. Depois que Paulo esteve em Jerusalém, conforme capítulo dois desta carta, e deu testemunho do quanto Deus estava abençoando as igrejas do mundo gentílico, despertou os cristãos legalistas a invadirem os campos missionários conquistados por ele. E diante das ameaças que chegavam às igrejas supervisionadas por Paulo, o apóstolo dos gentios protesta a ação dos cristãos legalistas.

QUE SE DEIXA CIRCUNCIDAR. Na realidade, os cristãos legalistas de Jerusalém tinham aceito apenas uma pequena reforma do judaísmo, implantada por Cristo, mas que não deixaram nenhum dos preceitos da legislação de Moisés. Além do mais, agora, estavam invadindo as igrejas fundadas por Paulo e seus companheiros de ministério, no mundo gentílico, tentando impor que os gentios fossem obrigados a seguir o judaísmo.

QUE ESTÁ OBRIGADO. Paulo não ver como conciliar o judaísmo com o cristianismo, ou uma coisa ou outra, quem se deixasse ser circuncidado, estava apostatando da graça e abraçando a lei. Porque era regra do judaísmo, quem se tornasse prosélito do judaísmo era obrigado a guardar todos os mandamentos da legislação de Moisés. Se os judeus de origem não tiveram condições de guardarem toda a lei, imagine os gentios.

A GUARDAR TODA A LEI. Depois da conquista de Canaã pelo povo de Israel, não demorou muito para que o povo se desviasse da lei mosaica. Os cativeiros babilônico, Assírio e agora o domínio romano foram consequências da desobediência de Israel a aliança deles com Deus. Para Paulo, a lei fracassou no tocante aos filhos de Israel, e como daria certo para os gentios? Para os gentios, a única solução seria a graça de Deus em Cristo Jesus.

Gálatas 5:1

Gálatas 5:1 - Estais, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
ESTAIS, POIS, FIRMES. Nos capítulos três e quatro desta carta, o apóstolo se sente decepcionado com o estrago com que os judaizantes e os cristãos legalistas estavam provocando nas igrejas da Galácia, porque o escritor nos deixa transparecer que os seus leitores estavam realmente desviados da simplicidade do evangelho. Mas agora, o apóstolo dos gentios transmite uma palavra de avivamento em que aconselha seus filhos e filhas na fé a que se firmassem em Cristo, porque a graça de Deus ainda estava de pé.

NA LIBERDADE. O apóstolo Paulo foi duramente acusado pelos judaizantes e pelos cristãos legalistas de pregar uma liberdade, que beirava o caminho da libertinagem. Porem, a liberdade que o apóstolo dos gentios pregava, não era com respeito ao mundanismo, mas sim, a servidão de um código de lei, que não serviu para o fim de salvação aos seus seguidores, no caso o judaísmo. A defesa de Paulo era a liberdade no Espírito de Deus para se fazer a vontade do Senhor, e isso, de acordo com o evangelho.

COM QUE CRISTO. Cristo representa o cumprimento da promessa de Deus a Abraão em que por meio do seu descendente, todas as nações do mundo seriam abençoadas ou benditas. Jesus Cristo é ao mesmo tempo a cumprimento de todas as profecias prometidas sobre a vinda do Messias de Deus, ele que era o Enviado de Deus Pai para implantar a nova dispensação da Graça, como também o Ungido de Deus e Libertador.

NOS LIBERTOU. Quando o evangelho proclama Cristo Jesus como o Redentor é porque a sua obra perfeita de expiação foi suficiente diante de Deus para por meio da propiciação, realizar a reconciliação do homem para com Deus. Cristo foi obediente à lei em nosso lugar para nos libertar justamente das amarras da legislação do Moisés, uma vez que, como gentios, não tínhamos condições de atender as exigências da lei de Moisés.

E NÃO TORNEIS. As igrejas da Galácia eram compostas de gentios convertidos ao cristianismo, portanto, desde a entrada de Israel na terra prometida, que as demais nações do mundo não faziam parte das alianças de Israel com Deus. Agora que, por meio de Cristo a porta da graça havia se abrido para os gentios, como que eles pretendiam se submeter à lei de Moises, que fora dada exclusivamente para os judeus?

A COLOCAR-VOS DEBAIXO. Na realidade, a lei de Moisés havia se tornado um fardo na vida de todos aqueles que eram seguidores do judaísmo. Nem mesmo os judeus mais ortodoxos tinham condições de atender as duras regras da legislação de Moisés. Jesus acusou os líderes religiosos dos judeus, os escribas e fariseus de colocarem sobre os ombros dos homens fardos pesados e difíceis de suportar, e ele falava sobre a lei.

DO JULGO DA SERVIDÃO. Paulo via a lei, para sua época, como um julgo, algo que tentava controlar a vida das pessoas, mas que não prometia liberdade, mas sim sofrimentos, porque ninguém tinha condições de cumprir as exigências. Em vez de melhorar a vida das pessoas com a verdadeira felicidade, a legislação de Moisés, agora servia de tropeço na vida das pessoas, porque terminava gerando escravos e não filhos.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:30-31

Gálatas 4:30-31 - Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
MAS QUE DIZ A ESCRITURA? Mais uma vez o escritor usa deste artifício para mostrar aos seus leitores e principalmente os seus opositores nas igrejas da Galácia que ele não estava simplesmente expondo suas ideias, que seus argumentos estavam de acordo com as Sagradas Escrituras. Essa é uma citação de livre interpretação, se utilizando da versão canônica da Septuaginta, referente à (Gênesis 21:10). Essa referência do livro dos começos nos fala justamente sobre o texto que temos a nova frente.

LANÇA FORA. Tudo começa com a própria Sara opinando que Abraão recebesse como sua concubina a criada Agar, de quem surgiu o primeiro filho de Abraão Ismael. No versículo anterior de (Gênesis 21:9) declara que Sara percebeu que Ismael estava zombando de seu Filho Isaque. Sistematicamente a legítima esposa do patriarca sentiu ciúmes e pressionou seu marido Abraão a que lançasse fora sua criada e seu filho.

A ESCRAVA COM SEU FILHO. Essa escrava era justamente Agar, ela que era de descendência egípcia, onde na sua própria terra também era escrava, mas que conforme tradições e histórias sobre ela em Israel, havia fugido do Egito, passou algum tempo escondida no Monte Sinai, de onde surgiu seu nome. Não somente Agar devia ser lançada fora, mas também o filho de Abraão, que ele gostava muito, que era Ismael.

PORQUE DE MODO ALGUM O FILHO DA ESCRAVA HERDARÁ. Se o filho legítimo não tivesse nascido, da união entre Abraão e Sara, provavelmente o herdeiro seria o próprio Ismael, porque certamente ele seria, mesmo sendo filho da escrava o primogênito do patriarca. No entanto, Com o nascimento do verdadeiro herdeiro, Sara que de direito era a verdadeira esposa, cobrança seus direitos e de seu filho com Abraão, que era Isaque.

COM O FILHO DA LIVRE. Com a chegada do legítimo herdeiro de Abraão, Já o filho ilegítimo perdeu seus privilégios. Ao que tudo indica, antes do nascimento de Isaque, Abraão já havia se afeiçoado com Ismael, e até certo ponto, se conformava de que as promessas de Deus e suas alianças com ele poderiam se cumprir em Ismael. Todavia, houve mudanças com a chegada de Isaque, ele que era o filho da livre e não da escrava.

DE MANEIRA QUE, IRMÃOS, SOMOS FILHOS NÃO DA ESCRAVA. Esta é uma conclusão feita de modo resumido dos dois últimos capítulos desta epístola, ou seja, três e quatro. Paulo como apóstolo dos gentios, defende de forma forte de que a igreja de Cristo não é filha da escrava, em alegoria, da lei. Para o escritor, os seguidores do judaísmo ou os cristãos legalistas de Jerusalém eram filhos da escrava, que neste caso representa a lei.

MAS DA LIVRE. O próprio Paulo, que antes de se converter ao cristianismo, ele próprio experimentou este tipo de servidão. Porem, tendo um encontro com Cristo, foi liberto da servidão da legislação de Moisés. Da mesma forma que, todos aqueles que receberam a Cristo como Senhor e Salvador, também foram libertos da lei pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus e em sua perfeita obra de redenção pela sua igreja.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...