domingo, 5 de março de 2017

Hebreus 1:3

Hebreus 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.
O QUAL, SENDO O RESPLENDOR DA SUA GLÓRIA. “O qual” se refere a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Todos os atributos atribuídos a Deus, o Criador de todas as coisas podem ser também atribuídos a Cristo. Todo poder lhe foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). O seu domínio não tem limites. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Ele é Deus João 10:30 – Disse Jesus: Eu e o Pai somos um. Aquilo que se pode dizer sobre Deus o Pai pode também ser dito sobre o Filho, Jesus. Jesus de Nazaré era em essência Deus conosco, conforme estava escrito na palavra de Deus.

E A EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Gêneses 1:26,27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Mas o ser humano não representa em essência o próprio Deus, porque o homem nunca vai ser igual a Deus. Mas Cristo Jesus, esse sim, é a expressa imagem de Deus, porque ele é Deus. João 14:8-11 - Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Jesus era Deus entre os homens.

E SUSTENTANDO TODAS AS COISAS PELA PALAVRA DO SEU PODER. Cristo como Criador é também o sustentador de toda a criação. Quando se diz que Cristo recebeu do Pai todo poder no céu e na terra, isso expressa bem à dimensão e o alcance daquilo que Cristo representa no universo. Ele é a luz, e como luz faz com que todas às coisas possam ser vistas como existentes. Ele é vida, por isso que todos os seres vivos subsistem pelo seu poder de renovação e de criação. Quem conhece pouco ou muito de astronomia, sabe de que existem muitos planetas e cometas no universo, mas todos obedecem as ordens de Cristo para funcionarem em perfeita ordem sem se chocarem uns com os outros. Caso contrário seria um caos geral e destruição total.

HAVENDO FEITO POR SI MESMO A PURIFICAÇÃO DOS NOSSOS PECADOS. A vinda do Messias de Deus teve efeitos benéficos não somente para a raça humana, mas para toda a criação. Quando o Cristo de Deus fez a expiação pelos pecados da humanidade produziu paz universal, por isso que um dos seus títulos é: O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E isso fala da reconciliação entre Deus e o homem. Porque o homem é a coroa da criação de Deus.

ASSENTOU-SE À DESTRA DA MAJESTADE NAS ALTURAS. Depois de ter feito a reconciliação entre Deus e os homens, o Cristo de Deus retornou para de onde saiu, para se assentar no seu lugar de proeminência, a destra de Deus, na posição mais elevada que se posa imaginar. Feita a expiação Cristo foi devidamente honrado.

sábado, 4 de março de 2017

Hebreus 1:1-2

Hebreus 1:1-2 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
HAVENDO DEUS ANTIGAMENTE FALADO MUITAS VEZES. O Criador sempre imprimiu sua comunicação desde o início de sua convivência com os seres humanos. Na história da humanidade o Deus que fez os céus e a terra nunca ficou sem ter contato com suas criaturas, até porque tudo que existe e que foi criado fala a respeito do grande arquiteto do universo. Já desde o jardim do Éden, que as Escrituras relatam contatos de comunicação entre o Criador e o nobre casal Adão e Eva. E quem conhece os relatos posteriores da bíblia sabe que o canal de comunicação entre Deus e os seres humanos nunca foi interrompido. Quando houve o silêncio profético por aproximadamente 400 anos, foi porque Deus estava para manifestar a sua mais perfeita comunicação e comunhão com a humanidade por meio do seu Filho unigênito, Jesus Cristo.

E DE MUITAS MANEIRAS AOS PAIS, PELOS PROFETAS. O ministério profético sempre foi um dos meios utilizados pelo Senhor para comunicar sua vontade sobre a vida dos seres humanos. Como Israel foi uma nação do mundo antigo que buscou estabelecer alianças com o Deus único e verdadeiro, o Senhor levantou muitos e diversos profetas para revelar os seus planos para aquela nação. Foram variadas as formas como Deus se utilizou dos seus vários profetas para tentar levar o seu povo a cumprir suas alianças feitas com eles desde Abraão, Isaque e Jacó. De forma que, o Senhor nunca ficou sem profeta que anunciasse a sua palavra. E quando se fala sobre profetas, não se refere somente aqueles que escreveram seus conteúdos literários, os quais estão registrados nas Santas Escrituras. Mas fala também sobre todos aqueles que pregaram a palavra do Senhor levando sua mensagem ao povo.

A NÓS FALOU-NOS NESTES ÚLTIMOS DIAS PELO FILHO. Mas Deus quebrou o silêncio profético, o que chamam de jejum profético. E por meio de um grande profeta, seu Filho amado, falou e continua falando com toda a humanidade. Já era prometido por Deus de que enviaria este seu profeta no meio do seu povo, conforme se verifica em Deuteronômio 18:15,18 - O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Jesus de Nazaré era este Filho de Deus, ou seja, era o próprio Deus entre o seu povo, o Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. A manifestação do Messias de Deus foi a mais perfeita obra de comunicação entre os céus e a terra.

A QUEM CONSTITUIU HERDEIRO DE TUDO. Cristo Jesus é o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Espírito do Senhor, portanto é de direito o herdeiro de todas as coisas. Como herdeiro de Deus, o Pai entregou em suas mãos todas as coisas. Tudo que há nos céus e na terra estão sobre o domínio do herdeiro de Deus, Cristo Jesus. todo poder lhe foi dado nos céus e na terra (Mateus 28:18).

POR QUEM FEZ TAMBÉM O MUNDO. No evangelho de João 1:3 – todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele, nado do que foi feito se fez. Quando se diz “todas as coisas” é que nada fica fora dos atos criativos do Filho de Deus. Tanto as coisas que estão na terra quanto as que estão nos céus, tudo tem sua origem em Cristo Jesus, por isso que o evangelho diz que ele é o Alfa de todas as coisas.

Gálatas 6:18

Gálatas 6:18 - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém.
A GRAÇA. Os leitores mais críticos percebem até na saudação de Paulo, nesta sua carta, a divisão que se encontrava nas igrejas da Galácia. Quando primeiro ele faz a sua saudação aos cristãos que estavam seguindo os ditames dos legalistas com a palavra paz. Faz uma pausa para expressar seu descontentamento com seus opositores, e só agora é que envia sua saudação final para os gentios convertidos ao cristianismo. Graça na saudação da igreja primitiva representava a nova dispensação por meio de Cristo Jesus, o Redentor.

DE NOSSO SENHOR. É recorrente nos escritor de Paulo, ele reconhecer que Cristo é o seu Senhor bem como dos seus leitores. A igreja por completa reconhecia também o senhorio de Cristo, até porque antes mesmo de sua vinda, como sendo o Messias de Deus, o Cristo do Deus eterno já era reconhecido como Rei da descendência de Davi. O profeta Daniel escreveu a respeito do seu domínio e governo (Daniel 7:14). Mas, é em (Filipenses 2:9-11) que o próprio Paulo escreve de como Cristo se tornou Senhor para glória de Deus Pai.

JESUS. Este é o nome mais poderoso que se possa imaginar, isso porque este nome está acima de todo nome que se possa nomear, tanto neste mundo como na eternidade. Geralmente o nome de um menino judeu era dado pelos seus pais ou como na maioria das vezes pelos sacerdotes. No caso de Jesus, não foi nem um nem outro, mas o seu nome veio diretamente de Deus, por meio do seu anjo. Jesus quer dizer, Salvador.

CRISTO. Já o sobrenome Cristo, que também pode ser um adjetivo, porque dá as qualidades do filho de Deus, nos fala sobre a missão do Messias de Deus, ele que também quer dizer o Ungido de Deus, como Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Bem como o enviado de Deus para implantar a nova dispensação da graça do Senhor. Cristo tem tudo a ver com a obra perfeita de redenção da humanidade.

SEJA, IRMÃOS. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos. Geralmente as saudações de Paulo eram feitas incluindo Deus Pai e o Senhor Jesus Cristo. Não se sabe ao certo porque o escritor neste caso incluiu somente a pessoa bendita de Cristo Jesus. O que se percebe é que o apóstolo dos gentios sabe que as igrejas da Galácia precisavam muito da graça de Cristo para sobreviver aos ataques do legalismo cristão-judaico.

COM O VOSSO ESPÍRITO. Neste caso, a palavra “espírito” está posta no texto com a letra inicial minúscula, indicando o espírito que pertence aos seres humanos e não ao Espírito Santo de Deus. Até porque os malefícios que os cristãos legalistas de Jerusalém estavam provocando na vida dos cristãos daquela região eram de natureza profundamente espiritual. Somente a graça de Cristo Jesus para ressuscitar o espírito daquele povo.

AMÉM. Encontramos esta palavra, muitas vezes no final das cartas do Novo Testamento como uma simples conclusão, porque esta palavra quer dizer: Assim seja, ou Deus confirme tais palavras. No caso específico de Paulo, ele usa o “Amém” como tendo o aval de Cristo Jesus, ele que dentro das páginas do Novo Testamento é o Amém de Deus. Com isso, o apóstolo dos gentios conclui sua missiva sendo autenticada por Cristo Jesus.

Gálatas 6:17

Gálatas 6:17 - Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
DESDE AGORA. O apóstolo chega ao seu limite de tolerância, quando ver que seus campos missionários de toda a Galácia estavam sendo de maneira injusta invadidos pelos cristãos legalistas de Jerusalém. No capítulo dois desta carta nos conta a história de quando Paulo esteve juntamente com Barnabé e Tito em Jerusalém, e em uma reunião com as principais lideranças da igreja mãe, ficou acertado de que Pedro com os demais apóstolos estavam responsáveis pela evangelização dos judeus.

NINGUÉM. Enquanto que Paulo ficou encarregado de cuidar das igrejas já fundadas por ele e pela evangelização dos gentios. Mas, como se percebe no decorrer de toda esta epístola, invadiram os campos missionários conquistados pelo apóstolo dos gentios e procuravam transtornar o evangelho pregado por Paulo. Eis a razão do desabafo de Paulo contra os seus opositores, e com toda razão, porque foi com muito trabalho e fadiga que o apóstolo dos gentios havia ganhado todas aquelas vidas para Cristo.

ME INQUIETE. Na nossa linguagem bem nordestina, era como se o apostolo estivesse dizendo: A partir de agora, ninguém, nem judaizantes nem as lideranças cristãs legalistas de Jerusalém, mexam comigo. Porque cheguei ao meu limite e vou tomar as devidas providências. O apóstolo se sentia incomodado e injustiçado com o que estavam fazendo com as igrejas da Galácia, desfazendo seus trabalhos naquela região.

PORQUE TRAGO. O apóstolo Paulo por ser neste mesmo tempo uma das mais proeminentes lideranças do cristianismo no mundo gentílico, foi efetivamente uma das pessoas mais perseguidas da igreja primitiva. Enquanto isso, o grupo dos doze, que concentraram suas atividades em Israel, de início não sofreram tanto quanto o apóstolo dos gentios. De forma que, não era justo o que estavam fazendo com Paulo.

NO MEU CORPO. Desde que teve o encontro pessoal com Cristo na estada de Damasco, que a vida de Paulo não era nada fácil. Logo de início sofreu a rejeição das lideranças de Jerusalém. Depois partiu para o mundo gentílico, sendo perseguido onde chegava pelos judaizantes, pelos líderes das seitas heréticas, e pelas autoridades do império romano. Certamente já velho e cansado, podia testemunhar de ter sofrido por Cristo.

AS MARCAS. O apóstolo dos gentios teve muitas vezes que sair às presas de determinadas cidades para não ser morto pelos seus algozes inimigos. Já havia passado por várias prisões, e apanhado muito por defender a Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus. Ele trazia em seu corpo cicatrizes profundas dos açoites levados nas prisões. Por isso que afirmava que trazia consigo as marcas do seu Mestre, Cristo Jesus.

DO SENHOR JESUS. O escritor estava usando um jargão que era bastante citado por aqueles que sofriam por amor a Cristo Jesus. Essa expressão utilizada pelo apóstolo dos gentios representa ter passado as mesmas coisas que Jesus teve que atravessar. E de fato Paulo, passou por muitas experiências amargas que o Cristo de Deus havia também passado quando de seu ministério. Ser perseguido por Cristo era ganho para Paulo.

Gálatas 6:16

Gálatas 6:16 - E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.
E A TODOS. Neste sua carta, endereçada as igrejas de Cristo, que estavam na região da Galácia, ora o apóstolo escreve uma mensagem evangelística sobre aqueles que ainda não haviam se convertido ao cristianismo. Ora ele ataca diretamente os judaizantes, como também os cristãos legalistas de Jerusalém, que estavam invadindo seus campos missionários no mundo gentílico. Mas agora, ele se dirige aos servos de Cristo, a todos aqueles que fizeram compromisso de fidelidade ao evangelho de Cristo Jesus, o Salvador.

QUANTO ANDAREM. Verdade é que uma grande quantidade daqueles que outrora foram alcançados pelo evangelho verdadeiro, por meio das atividades evangelísticas de Paulo e de seus companheiros de ministério. Agora andavam em um caminho diferente, seguindo um outro evangelho, sobre o qual o autor fala no capítulo primeiro desta sua carta. Como também existiam aqueles que continuavam seguindo os ensinamentos transmitidos pelo apóstolo dos gentios, e não cederam as pressões dos cristãos legalistas de Jerusalém.

CONFORME ESTA REGRA. A legislação de Moisés foi bem elabora de tal forma que, o povo de Israel foi bem orientado no que concerne a fazer, conforme a velha dispensação, a vontade de Deus. Passado o tempo da lei, agora, de conformidade com a nova dispensação, Cristo estabeleceu o seu evangelho como regra de fé e prática cristã para a sua igreja. Para Paulo, seguir a regra era viver para Cristo e o evangelho, e não a lei.

PAZ. Ao que tudo indica, a região da Galácia era bem habitada pelos judeus, é tanto que, os cristãos legalistas encontraram bastante apoio a suas ideia de que, mesmo alguém se convertendo ao cristianismo devia guardar a lei de Moisés. Afirmamos assim, porque a paz era comum nas saudações judaicas entre os filhos de Israel. Mas também fazia parte da saudação entre os cristãos gentios, pela reconciliação com Deus em Cristo Jesus.

E MISERICÓRDIA. Não era muito comum se acrescentar a palavra misericórdia na saudação cristã, no entanto, era uma maneira de lembrar aos leitores a forma misericordiosa com que foram alcançados pelos favores benevolentes do Criador. De acordo com o pensamento do apóstolo Paulo, neste momento, só a misericórdia de Deus na vida dos que faziam parte das igrejas cristãs espalhadas em toda a Galácia.

SOBRE ELES. Certamente o escritor pensa nos gentios que se converteram ao cristianismo, mas que se sentiam pressionados a guardarem a legislação de Moisés, porque estavam sendo obrigados a se circuncidarem. “Eles” se referem aos filhos e filhas na fé do grande apóstolo dos gentios, que foram justamente alcançados com as boas novas do evangelho de Cristo, mas que estavam precisando se converter novamente.

E SOBRE O ISRAEL DE DEUS. Paulo não tinha nada contra os judeus, até porque ele também era israelita, hebreu de hebreu, da tribo de Benjamim. Por isso que ele deseja que a paz de Deus também alcance a todos os filhos de Israel, bem como que a misericórdia do Deus de Abraão, Isaque e Jacó seja derramada sobre o povo de Israel. O problema não era de Paulo contra os judeus nem os cristãos legalistas, era o contrário.

Gálatas 6:15

Gálatas 6:15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
PORQUE. A igreja cristã estava dividida em seus começos, em que de um lado era composta pelos cristãos legalistas de Jerusalém, eles que entenderam que Jesus apenas fez uma pequena reforma no judaísmo, e com isso, não largaram mão da lei de Moisés, juntando-se a seus estatutos, mandamentos e juízos as palavra de Cristo. Do outro lado, a igreja gentílica, evangelizada pelo apóstolo dos gentios, composta de pessoas que vieram também do judaísmo, mas que na grande maioria das demais religiões pagãs.

EM CRISTO JESUS. Deus se propôs antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, quando ainda antes e durante a velha dispensação da lei, por meio do seu Messias formar o novo Israel, a igreja de Cristo, com todas as nações do mundo. O sobrenome Cristo, nos fala sobre a missão redentora do Messias de Deus, porque ele era o enviado e ungido de Deus Pai para implantar a nova dispensação da graça. E Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome de Josué, e quer dizer Salvador.

NEM A CIRCUNCISÃO. A circuncisão foi um pacto estabelecido entre Abraão e Deus em que todos os seus descendentes a partir de então seriam circuncidado. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, que era feita pelo sacerdote ao oitavo dia do nascimento do menino. Mas, com a vinda do legítimo descendente de Abraão, Cristo Jesus, o ato da circuncisão perdeu seu efeito definitivamente.

NEM A INCIRCUNCISÃO. Antes da manifestação do Messias de Deus sobre a terra como sendo o Emanuel, Deus entre os homens, eram considerados pelos judeus povos gentios, as demais nações pagãs do mundo, que não faziam parte das alianças de Deus com Israel. Porem, com a vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, e com a implantação da nova dispensação, os que aceitam a Cristo deixam de ser pagãos, e passam a ser cristãos.

TEM VIRTUDE ALGUMA. Cristo Jesus implantou uma nova modalidade de comunhão entre os homens e o Deus Criador. A partir da fundação da igreja de Cristo, composta de judeus e gentios, nem a circuncisão, que foi o pacto com Abraão e seus descendentes tem valor algum, nem o fato de ser alguém pertencente à incircuncisão, que eram as demais nações do mundo, também chamadas pelos judeus de pagãs ou incircuncisas.

MAS SIM O SER. O que importa agora, no tempo da nova dispensação de Deus é ser uma nova criatura em Cristo Jesus. O novo status assumido pelo cidadão do céu, que pode ser judeu ou gentio, é pela graça de Deus e pela fé em Cristo Jesus, e isso não depende de ser judeu ou gentio, circunciso ou incircunciso. O importante e ser um verdadeiro cristão, que nasceu de novo pela regeneração feita e realizada pelo Espírito Santo de Deus.

UMA NOVA CRIATURA. Essa nova criatura pode ser judeu ou gentio, não importa a nacionalidade, posição social nem raça. Ser uma nova criatura é passar pelo processo de transformação de vida, nascer de cima pelo poder do Espírito Santo. Passar a buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade. Amar a Deus acima de qualquer coisa e o próximo como a si mesmo, isso é ser uma nova criatura.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Gálatas 6:14

Gálatas 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
MAS LONGE ESTEJA DE MIM. O que foi achado em abundância nos opositores de Paulo em todas as igrejas da Galácia, o apóstolo dos gentios quer que esteja bem longe dele, que era justamente a hipocrisia de colocar sobre os outros, tantas responsabilidades, porem não querer mover nem com um dedo a carga ou fardo que eram colocados nos ombros dos outros. Ao que tudo indica, o farisaísmo havia chegado às regiões da Galácia, como uma pragana de ervas daninhas que a tudo ia contaminando.

GLORIAR-ME. Paulo não se vangloriava por ver que pessoas estavam se convertendo, mas ele por isso, rendia ações de graças a Deus, porque era consciente de que tudo era para honra e glória do Deus Criador. Diferente dos cristãos legalistas, que semeavam as heresias da religiosidade, faziam prosélitos para o judaísmo, e não para o cristianismo, com isso se gabavam de serem ganhadores de almas. A título de hoje, existe uma certa disputa dos líderes religiosos para encherem suas igrejas de prosélitos.

A NÃO SER NA CRUZ. Para os judaizantes, bem como para os cristãos legalistas, a cruz era sinônimo de maldição, por isso que se envergonhavam de falar sobre a cruz de Cristo. Para os gregos a mensagem da cruz era motivo de escândalo. Mas para Paulo, a cruz significava muito mais do que duas toras de madeira, porque no seu pensamento, a cruz de Cristo falava de redenção, propiciação e de paz com Deus pela reconciliação.

DE NOSSO SENHOR. Antes mesmo de sua manifestação como homem, o Messias de Deus já era considerado Senhor, até porque ele nasceria da descendência de Davi, e com isso seria Rei. O profeta (Daniel 7:14) nos ensina sobre o seu domínio e governo. O livro do Apocalipse o proclama como Rei dos reis e Senhor dos Senhores. E Paulo escrevendo aos (Filipenses 2:9-11) nos declara como Cristo se tornou o Senhor de todos.

JESUS CRISTO. Mais uma vez o escritor menciona o título completo do nome de Cristo: “nosso Senhor Jesus Cristo” mostrando de que tudo que ele fazia era para honra e glória do poderoso nome do Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome cristo nos fala sobre a importante missão do Messias de Deus como Salvador, como Redentor e como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco.

PELA QUAL O MUNDO ESTÁ CRUCIFICADO PARA MIM. “Pela qual” se refere à cruz de Cristo, ou seja, o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quando Paulo fala que o mundo está crucificado para ele, isso subtende que o mundo está morto para ele, bem como ele está morto para o mundo. E isso o apóstolo fala sobre que não mais vive para o mundo, nem para o que no mundo há, mas sim para Cristo.

E EU PARA O MUNDO Desde o momento em que o apóstolo dos gentios teve um encontro transformador com o Cristo de Deus, que ele se divorciou do mundo, para que tivesse condições de dizer o que testemunhou em Gálatas 2:20 – Estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo no corpo, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...