quarta-feira, 29 de março de 2017

Hebreus 4:15

Hebreus 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
PORQUE NÃO TEMOS. A igreja de Cristo tem tudo que precisa para ser abençoada pelo trono da graça, uma vez que, quem é o Sumo Sacerdote dos remidos do Senhor, está assentado à destra de Deus e intercede pelos seus servos. Além do mais, o Cristo de Deus conhece os seus escolhidos (João 15:16) e sabe perfeitamente do que todos precisam, até porque ele é Deus e conhece todas as coisas. Já os sumos sacerdotes da antiga aliança eram falhos em suas ministrações porque eram pessoas limitadas e fracas.

UM SUMO SACERDOTE. Jesus também era o Cristo, e como tal, ele era o enviado e ungido Sumo Sacerdote pelo povo diante de Deus. De acordo com a antiga aliança, Arão foi constituído como sumo sacerdote com a sucessão dos seus descendentes, que foram muitos, como intercessores entre o povo e Deus. Cristo é superior, porque na nova dispensação ele se posicionou como único Sumo Sacerdote, até porque a morte não tem poder sobre ele, portanto, ele permanece para sempre como nosso intercessor.

QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE. Cada sumo sacerdote da antiga aliança agia de uma maneira, em que alguns eram mais aplicados à causa do povo, mas outros um tanto relapsos quanto as suas atividades em ajudar ao povo diante de Deus. Mas o Sumo Sacerdote da igreja, que é Cristo Jesus, quando esteve exercendo seu ministério na terra deu plena demonstração do quanto era compassivo pelas causas dos seus remidos.

DAS NOSSAS FRAQUEZAS. Na antiga aliança, os sumos sacerdotes, mesmo sendo cheios de fraquezas, mas nem todos eram complacentes para com todos, porque o ser humano age muito por interesses pessoais. No entanto, o nosso Sumo Sacerdote nunca faz acepção de pessoas, sempre que um dos seus servos recorre a ele, o Senhor Jesus intercede ao Pai em favor dos seus. Sempre que necessário ele se interpõe por nós.

POREM, UM QUE. Por que o Senhor Jesus entende a causa e a necessidade de cada um dos seus servos? Porque ele passou pelas mesmas provações e tentações que os seus seguidores passam todos os dias de suas vidas. O autor está chamando a atenção dos seus leitores quanto à importância de Cristo para a sua igreja, como Sumo Sacerdote que intercede diante de Deus pelos seus seguidores, isso porque ele é misericordioso.

EM TUDO FOI TENTADO. Não há nada de difícil que nós passamos nesta vida, que o Senhor Jesus não tenha passado também. O nosso Mestre não teve uma vida nada fácil, pelo contrário, a todo o momento ele estava sendo tentado a falhar em sua missão, até porque, se Jesus tivesse falhado em sua missão, toda a humanidade teria sido prejudicada, de forma que, sua responsabilidade foi imensamente grande na terra.

MAS SEM PECADO. A doutrina da impecabilidade de Cristo é defendida em toda a extensão do Novo Testamento, como alguém que cumpriu fielmente todas as exigências da lei de Deus, por isso que ele não pecou, não falhou nem errou. Por ser perfeito em tudo é que ele conquistou o título de Sumo Sacerdote de Deus, que está diante do trono da graça intercedendo por nós, e nisto a igreja remida é beneficiada em tudo.

terça-feira, 28 de março de 2017

Hebreus 4:14

Hebreus 4:14 - Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
VISTO QUE TEMOS UM GRANDE. Em muitos dos textos desta carta reveladora, o autor se inclui dentre os seus leitores, como participante de uma mesma família, a família de Deus, que é a igreja remida de Cristo Jesus. Ao mesmo tempo em que ele nos faz saber da grandeza dos serviços prestados por Cristo Jesus na vida de todos aqueles que são chamados para o reino de Deus. O restante deste capítulo nos faz saber da superioridade de Cristo no tocante a seu ministério de intercessão diante de Deus.

SUMO SACERDOTE. Essa já era uma profecia vaticinada nas literaturas religiosa dos hebreus, conforme Salmos 110:4 - Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. De acordo com o conhecimento dos hebreus e o que prevalecia na velha dispensação, o sumo sacerdote tinha uma importância fundamental, no que diz respeito ao perdão dos pecados do povo, porque ele entrava na presença de Deus, no santo dos santos para interceder em lugar do povo.

JESUS. Em grande parte desta carta aos Hebreus o escritor faz questão de colocar o nome de Jesus, sem o sobrenome Cristo, para dar destaque ao mesmo Jesus de Nazaré que se tornou conhecido em todo o Israel, uma vez que, ele concentrou suas atividades ministeriais entre o seu povo, os hebreus. Jesus é o nome próprio do filho de Deus e é a transliteração do nome de Josué. O nome Jesus quer dizer: Aquele que é o Salvador.

FILHO DE DEUS. O profeta Isaías já havia profetizado que, o Messias seria chamado filho de Deus, uma vez que o seu nascimento se daria por um ato milagroso da parte de Deus Pai (Isaías 9:6). De fato, Jesus era filho adotivo ou de criação de José, marido de Maria, porque o Pai de Jesus era o próprio Deus, uma vez que, ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus (Mateus 1:18). Jesus é o Filho unigênito de Deus Pai (João 3:16).

QUE PENETROU NOS CÉUS. Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir. Jesus está a destra de Deus.

RETENHAMOS FIRMEMENTE. Mais uma vez o autor se inclui entre aqueles que precisavam continuar firmes nas palavras do evangelho de Cristo, tendo a certeza de que o Cristo de Deus está assentado à destra do Pai, intercedendo pela sua igreja amada, que ele comprou com seu sacrifício de amor. Por isso que o escritor conclama seus leitores a se achegarem com confiança ao trono da graça para receberem o perdão de Deus.

A NOSSA CONFISSÃO. Neste mesmo tempo, e em todo o período da igreja primitiva, muitos sofreram terríveis pressões para negarem a sua fé em Cristo Jesus. No país de Israel era grande a perseguição dos judaizantes contra os seguidores de Cristo, porque os judeus mataram o Senhor Jesus e agora desejavam eliminar o cristianismo da face da terra. Portanto, o escritor incentiva seus leitores a não negarem a fé no nome de Jesus.

Hebreus 4:13

Hebreus 4:13 - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
E NÃO HÁ CRIATURA ALGUMA. Deus conhece todas as coisas criadas na terra, nos oceanos e nos céus, porque ele é Onisciente. Quando se fala de criatura, não esta se referindo somente aos seres humanos, mas diz respeito a tudo que existe visíveis e invisíveis, seja na terra ou nos céus. Como também neste mesmo texto, podemos perceber a Onipresença de Deus, até porque para que alguém tenha conhecimento de tudo que acontece no universo inteiro, este mesmo alguém tem que está em todo lugar.

ENCOBERTA. Ninguém pode se esconder de Deus. Salmos 139:7-10 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Os mais importantes dos seres já criados não pode escapar do escrutínio do Deus Todo-poderoso, isso porque, seus olhos são como chamas de fogo que tudo perscruta e ver e conhece.

DIANTE DELE. O escritor se reporta sobre o Deus que é Juiz dos vivos e dos Mortos, a quem haverão de comparecer todos os seres humanos para prestarem conta dos seus feitos, das suas palavras e até dos seus pensamentos maliciosos. O autor no texto anterior exalta a palavra de Deus como algo que chega de forma eficaz e penetrante a todos os seres humanos, e agora ele alerta para o fato de que Deus tudo ver e conhece.

ANTES TODAS AS COISAS. Os Hebreus tiveram a chance por meio da lei de Moisés de serem abençoados em tudo pelo Deus Criador de todas as coisas, mas infelizmente falharam. No entanto, por meio do Messias eles estavam novamente com a maior oportunidade de se reconciliarem com Deus. E não podiam perder esta oportunidade, porque Deus conhece tudo e a todos, inclusive o que eles fizeram com o seu Filho Jesus.

ESTÃO NUAS E PATENTES. Os leitores desta carta eram hebreus, que nasceram sob o regime da lei, seguiram os ditames do judaísmo, sabiam que não tinham condições de guardarem todas as regras da legislação de Moisés. A nação em sua grande maioria rejeitou o Messias de Deus, mas os hebreus, agora, estavam com uma chance de ouro para serem benditos de Deus, reconhecendo a Cristo, como Juiz dos vivos e dos mortos.

AOS OLHOS DAQUELE. Mais uma vez o escritor retoma o tema da Onipresença e Onisciência de Deus. Jesus falou que: Não há nada encoberto que não haja de ser revelado e nada há oculto que não haja de vir à luz (Marcos 4:22). Percebe-se nesta frase a imensidão e a grandeza do Deus Criador, ao ponto de todas as coisas estarem nuas e patentes aos seus olhos. Qual o ser humano que tem este pode? Ninguém!

COM QUEM TEMOS DE TRATAR. Os próprios leitores desta carta estavam sob o escrutínio de Deus, porque os salvos irão comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Como também todos os ímpios, incrédulos e ateus irão comparecer diante do grande trono branco para prestarem conta dos seus feitos. Não adianta o homem tentar fugir de suas responsabilidades para com o Juiz dos vivos e dos mortos.

Hebreus 4:12

Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
PORQUE A PALAVRA DE DEUS. Para os seguidores do judaísmo, a palavra de Deus era tudo aquilo que eles chamavam de literatura religiosa dos hebreus. Os judeus ortodoxos seguiam a Torá, os judeus da Galileia seguiam o Cânon da dispersão, bíblia católica e os moradores da Judeia se orientavam pelo Cânon dos puritanos, escribas e fariseus, bíblia evangélica. E os cristãos legalistas acreditavam em todas as literaturas religiosas dos judeus mais o evangelho, e as igrejas gentílicas aceitavam o evangelho das boas novas.

É VIVA E EFICAZ. A título de hoje, existem aqueles que acreditam que a bíblia é a palavra de Deus em sua totalidade, ao ponto de serem acusados de praticantes da bibliolatria, que é a idolatria a bíblia. Como também existe uma grande parte dos estudiosos das Escrituras, que acreditam que a bíblia contém a palavra de Deus. Seja como for, a palavra de Deus é viva e eficaz, exercendo seu papel de luz para a humanidade.

E MAIS PENETRANTE DO QUE ESPADA ALGUMA DE DOIS GUMES. Uma espada de dois gumes realmente tem um efeito de penetração devastadora, porque ela corta dos dois lados de sua navalha. A palavra de Deus igualmente tem efeito tanto na vida de quem a prega, bem como na vida dos que a ouvem. Não há ouvidos fechados que não a possa penetrar e não há coração dura que ele não possa quebrar e refazer novamente.

E PENETRA ATÉ A DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO. Quando se prega de verdade a palavra de Deus, e não ideologia de pregador com segundas intenções, efetivamente a palavra de Deus tem a capacidade de penetrar no mais íntimo do ser humano. Quando se fala sobre a alma e o espírito do ser humano, está se referindo ao seu ser mais profundo, o ser essencial do homem, a sua unidade espiritual que é a alma e o espírito.

E DAS JUNTAS E MEDULAS. Já estas palavras falam a respeito do ser total do homem, e sua energia total. Porque as juntas falam da ligação de todos os membros do corpo de um ser humano. Enquanto que, as medulas nos ensinam sobre a energia que dá vida e movimento a todos os membros do corpo. Isso fala do efeito da palavra de Deus sobre as qualidades morais e físicas do ser humano que se deixa ser guiado pelo evangelho.

E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS. Ver-se nisto a capacidade de penetração e efeito da palavra de Deus, em que ela atinge eficientemente o intelecto do ser humano, ao ponto de produzir a verdadeira sabedoria e Inteligência dos filhos dos homens. Quando alguém vive de fato o evangelho de Cristo, tal pessoa está agindo de acordo com a atitude mais sábia que se possa imaginar, porque está seguindo a luz e o conhecimento.

E INTENÇÕES DO CORAÇÃO. Quando alguém prega verdadeiramente a palavra de Deus, não precisa se preocupar com os efeitos positivos que o evangelho é capaz de produzir na vida dos que há ouvem. A própria palavra de Deus se encarrega de fazer a transformação de vida dos ouvintes. Quando se fala sobre o coração está se falando da sede da vida, porque o coração é quem trabalha com o sangue e o sangue é a vida do ser humano.

Hebreus 4:11

Hebreus 4:11 - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
PROCUREMOS, POIS. Como o autor se inclui na mensagem, podemos afirmar que ele se dirige aos seus leitores com exortações importantes, no sentido de cada vez mais se firmarem no evangelho das boas novas de Cristo. O verbo expressa ação daqueles que já eram conhecedores das verdades de Deus, estimulando os hebreus a que se esforçassem ao máximo para que entrassem no repouso eterno, o que significa serem dignos de morar na Nova Jerusalém Celestial, onde não mais haverá sofrimento, nem dor e nem choro.

ENTRAR. Assim como Moisés tinha consigo a missão de tirar os filhos de Israel da terra da servidão, o Egito e os introduzirem na terra da promessa, Canaã. Cristo veio com a missão de resgatar os seus servos do Egito, que representa o mundo, e os introduzirem na Nova Jerusalém Celestial. Mas para que os homens possam entrar neste repouso prometido por Cristo, precisam aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador.

NAQUELE REPOUSO. Este repouso não se refere à entrada dos filhos de Israel na terra de Canaã, até porque de fato, a entrada na terra prometida aconteceu, porem, em textos anteriores, o escritor desta carta demonstra que não aconteceu o repouso esperado, é tanto que, não muito depois, por causa da desobediência a legislação de Moisés, o filhos de Israel se tornaram cativos. Mas este repouso sobre o qual o autor se reporta diz respeito a salvação e vida eterna, morada eterna na pátria celestial, a Cidade Santa.

PARA QUE NINGUÉM. A antiga aliança de Deus com os hebreus era um pacto nacionalista, em que somente uma nação, Israel dela participava, portanto era de pouco alcance. Todavia, a nova dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus é muito abrangente, pois dela todas as nações do mundo podem participar, e muito mais, individualmente, todo aquele que crer no nome de Cristo, entrará no repouso de Deus.

CAIA. Os filhos de Israel que saíram do Egito por meio de Moisés, e que murmuraram contra Deus, o provocando a ira, caíram no deserto, e não tiveram o privilégio de entrarem na terra prometida. A nação de Israel que entrou na terra prometida de Canaã caiu nos cativeiro, porque desobedeceu a legislação de Moisés. Se os leitores desta carta também desobedecerem ao evangelho das boas novas cairão da graça de Deus.

NO MESMO EXEMPLO. O que aconteceu com os filhos de Israel, no deserto de Horebe, em Massá e Meribá, deve servir de exemplo para os que dentro da nova dispensação servem a Cristo, a fim de que não imitem os desobedientes e rebeldes filhos de Israel. Isso porque, o mesmo Deus que se irou no passado contra os rebeldes, ele não mudou e continua tomando as devidas providências com justiça contra os que apostatam da fé.

DE DESOBEDIÊNCIA. Quando os filhos de Israel chegaram ao deserto, eles todos já eram conscientes de que, o destino era a terra de Canaã, porque conheciam o suficiente da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas, no entanto, desobedeceram as palavra do Senhor. Os hebreus foram os primeiros a conhecerem o evangelho pelas pregações do próprio Cristo, porque o Messias veio e se manifestou entre eles como profeta de Deus.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Hebreus 4:10

Hebreus 4:10 - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
PORQUE. Neste momento o autor tem uma visão espiritual do que vai acontecer de fato com o repouso eterno dos remidos em Cristo, quando estes entrarem na Nova Jerusalém Celestial para tomarem posse da promessa eterna de Cristo para todos os salvos. Apesar de muitas controvérsias sobre o texto a que estamos comentando já ter sido levantada, mas, a revelação da palavra de Deus nos da à inspiração de que, efetivamente o escritor está se referindo a todos aqueles que haverão de herdar a salvação e a vida eterna.

AQUELE. Alguns pensam que este, sobre o qual se reporta o escritor, diz respeito àquele que teve o privilégio de entrar na Canaã, ainda no tempo de Josué, opinião que é refutado por textos anteriores. Outros imaginam que o escritor esta se referindo a Cristo Jesus, que subiu ao céu e se assentou a destra de Deus, o que não deixa de ser verdade. Porem, as evidências nos levam a crer que se trata mesmo dos remidos de Cristo Jesus.

QUE ENTROU. É mais clara aquela versão que diz: “que está entrando” em se tratando dos salvos em Cristo Jesus. Essa é uma forma de se afirmar com convicção de que, a promessa do repouso eterno dos remidos já é uma realidade. Assim sendo, o escritor já fala como se o futuro se antecipasse, dada a fidelidade de Deus em cumprir suas palavras. Este verbo não pode se referir ao que aconteceu na conquista de Canaã, porque o escritor afirma em textos anteriores que aquela conquista não foi o repouso prometido.

NO SEU REPOUSO. Com relação aos remidos de Cristo que haverão de participar da vida eterna na Nova Jerusalém Celestial, eles de fato tomarão posse do verdadeiro repouso eterno, em que não sofrerão jamais qualquer tipo de contrariedade, por isso que a vida eterna, neste caso, também é chamada de repouso eterno. Há quem diga que este repouso dos remidos de Cristo começa já com a partida desta vida para o paraíso.

ELE PRÓPRIO REPOUSOU. Por isso que a morte biológica para o salvo em Cristo não é o fim da existência da alma, mas para os que são de Cristo, é apenas a passagem de uma modalidade de vida para outra melhor ainda. O evangelho ensina que, os que são de Cristo, eles não morrem, mas apenas dormem no Senhor, o que é um tipo de repouso. A tradição cristã afirma que, os que partiram com Cristo, repousam no paraíso, tranquilos.

DE SUAS OBRAS. Durante esta vida presente, todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo, buscam cumprir seus deveres como cidadãos que são, além de buscarem com esforço total fazer a vontade de Deus. Mas, ao deixarem o tabernáculo terreno, o corpo, a alma vai para o paraíso, onde não há mais obras a serem executadas. Se alguém tem que fazer alguma coisa que faça agora, porque depois é só repouso e tranquilidade.

COMO DEUS DAS SUAS. Essa mesma frase é encontrada no versículo quatro deste capítulo falando de quando o Senhor criou a terra e os céus atmosféricos. E o próprio evento narrado no livro de Gênesis declara que o Senhor descansou no sétimo dia, tendo já concluído aquela obra que foi relatada como concluída. Mas é bom observar que isso não encerrou os atos criativos de Deus, e ele continua trabalhando e criando sempre.

Hebreus 4:8-9

Hebreus 4:8-9 - Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
PORQUE, SE JOSUÉ. Dentro do mesmo assunto que o autor vem abordando neste mesmo capítulo de Hebreus, ele deixa um pouco de lado o fato da provocação que houve no deserto em Horebe para escrever sobre a entrada dos filhos de Israel na terra prometida. Como Moisés não pode entrar na terra de Canaã, por conta de sua desobediência a voz de Deus. Então, o Senhor chamou a Josué para pleitear a conquista da terra que manava leite e mel, juntamente com Israel. Josué assumiu o lugar de Moisés na conquista.

LHES HOUVESSE DADO REPOUSO. A promessa era dar repouso aos filhos de Israel, quando estes entrassem na terra de Canaã, só que por conta da desobediência daquele povo, eles não tiveram descanso na terra prometida. Não demorou muito, e os hebreus entraram por caminhos diferentes daqueles que Moisés havia ensinado por meio de sua legislação. Até que vieram os cativeiros e foram expulsos da terra prometida a Abraão.

NÃO FALARIA DEPOIS DISTO. De forma que, a promessa não pode ser concretizada, não porque Deus tivesse falhado, não foi isso, mas os filhos de Israel não foram dignos de receberem o cumprimento da promessa feita a Abraão. Assim sendo, na interpretação do escritor, ainda restava um repouso para o povo de Deus, agora, não os descendentes biológicos de Abraão, mas os seus filhos na fé, como diz o evangelho de Cristo Jesus.

DE OUTRO DIA. Um dia muito importante para o Israel de Deus foi quando o povo entrou na terra que manava leite e mel, porem, eles não fizeram por onde aquele tempo fosse o comprimento da promessa. Este “outro dia” diz respeito a uma plenitude de tempo chamado dispensação da graça, em que Deus renova a promessa de um novo repouso para o seu povo, quando o Messias veio para libertar um povo seu zeloso de boas obas.

PORTANTO, RESTA AINDA. A promessa foi feita ao amigo de Deus, o patriarca Abraão, que introduziria os seus descendentes na terra de Canaã, e assim o Senhor cumpriu esta palavra, tirando o povo da casa da escravidão e levando até a terra da promessa. Todavia, o repouso não aconteceu, e se não aconteceu, precisava acontecer, porque as promessas de Deus são irrevogáveis, isso porque, ele é fiel em cumprir a sua palavra.

UM REPOUSO. Resta ainda um repouso, e para que o povo de Deus tome posse deste repouso, o Messias de Deus veio para libertar os seus remidos da escravidão do pecado, deixou o seu evangelho que mostra o caminho até a Nova Jerusalém Celestial, onde o povo de Deus haverá de fato repousar de todos os tipos de sofrimentos e contrariedades. Este repouso vai se cumprir na vida de todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Senhor Jesus. É repouso porque não haverá mais dor, nem choro e nem morte.

PARA O POVO DE DEUS. No tempo da velha dispensação, o povo de Deus era todos aqueles que faziam parte da nação de Israel, todos aqueles que seguiam o judaísmo instituído pelo grande legislador Moisés. Com a manifestação do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, o povo de Deus é a igreja amado de Cristo. Igreja esta composta de Hebreus e gentios de todas as nações do mundo, todos aqueles que nasceram de novo para Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...