segunda-feira, 3 de julho de 2017

Hebreus 12:22

Hebreus 12:22 - Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos.
MAS. O autor vem fazendo contrastes marcantes entre as coisas que envolveram a antiga dispensação da lei, e as coisas maravilhosas e melhores que a nova dispensação da graça de Deus propõe para a igreja remida de Cristo. O que a vinda de Cristo proporcionou para a humanidade foi algo tão tremendo, que é como se a humanidade em verdade estive nas densas trevas e Cristo com sua obra de redenção a transportasse para a luz. Cristo propõe o melhor para todos, hebreus e gentios.

CHEGASTES. Os filhos de Israel receberam a lei de Moisés em meio ao terror, ao assombro e ao medo, porque o que aconteceu no Monte Sinai foi algo tenebroso, terrível e horripilante. Mas os hebreus remidos em Cristo chegaram à presença direta de Deus, porque Cristo abriu o caminho de acesso a presença do Pai. Os salvos em Cristo são mais privilegiados de todos os povos do mundo, até mais que os judeus.

AO MONTE SIÃO. Em se tratando da Sião terrena, este era o local mais alto do monte sobre o qual Jerusalém foi construída, que no tempo de Davi também ficou sendo conhecido como Monte Santo ou Santuário do monte, para onde o rei levou a arca de Deus. Mas o escritor está falando da Sião Celestial, a morada de Deus ou o lugar da habitação de Deus e de Cristo, com seus anjos, para onde vai a igreja remida.

E A CIDADE. No que diz respeito ainda à cidade terrestre, ou Jerusalém terrena, este era o lugar em que os jebuseus tinham uma fortaleza e que Davi tomou para neste lugar construir a cidade de Jerusalém. Quanto a Jerusalém Celestial, esta é uma grande cidade em que nela habita o grande Deus e seu Cristo. O livro do Apocalipse nos fala a respeito desta cidade que é feita de ouro puro e cristal resplandecente.

DO DEUS VIVO. Sobre a Jerusalém terrestre, era assim chamada para diferenciar das demais cidades antigas, porque em Jerusalém, no tempo da fidelidade dos filhos de Israel, somente o Deus vivo era adorado. Na Sião Celeste, é onde habita o Deus vivo, que tem a vida em si mesmo. É o mesmo Deus que ressuscitou a Cristo Jesus de entre os mortos e que haverá também de ressuscitar todos os remidos para a vida eterna.

A JERUSALÉM CELESTIAL. Apocalipse 21:2-3 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Em (Apocalipse 21:10-27) fala mais detalhadamente sobre esta linda e maravilhosa cidade, a Nova Jerusalém Celestial.

E AOS MUITOS MILHARES DE ANJOS. Apocalipse 5:11-12 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Estes mesmo anjos estão hoje espalhados por todas as partes da terra para proteger os remidos (Salmos 37:4) e servi-los (Hebreus 1:14)

domingo, 2 de julho de 2017

Hebreus 12:20-21

Hebreus 12:20-21 - Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
PORQUE NÃO PODIAM SUPORTAR. O momento era tenso e coisas terríveis estavam sendo vistas e ouvidas pelos filhos de Israel. Êxodo 20:18 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. O povo estava com medo de perecer junto ao Monte Sinai Êxodo 19:12 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá. Os hebreus assistia tudo de longe, porem ouviam a voz de Deus.

O QUE SE LHES MANDAVA. Mas era uma voz tão forte, que pediram a Moisés que ouvisse a Deus em lugar deles, depois lhes passassem o que o Senhor havia falado. Êxodo 19:19 - E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. Êxodo 20:19 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. O povo não suportava.

SE ATÉ UM ANIMAL TOCAR O MONTE. A presença de Deus era tão forte, que o Monte Sinai naquele episódio se tornou intocável por qualquer carne, seja de gente ou de qualquer animal, menos Moisés que estava preparado por Deus para esse momento. Êxodo 19:13 - Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá.

SERÁ APEDREJADO OU TRANSPASSADO COM UM DARDO. Deus pôs limite entre o Monte Sinai e o povo. Êxodo 19:12,21 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo. E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. Essa foi uma determinação de Deus.

E TÃO TERRÍVEL ERA A VISÃO. Isso é o que se ver em Êxodo 19:18 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. Também pode ser consultado em (Êxodo 19:16) sobre o quanto o povo estava assustado.

QUE MOISÉS DISSE. O que temos nestas duas últimas frases não se pode encontrar nos relatos mencionados no livro de Êxodo, que trata do fato envolvendo o Monte Sinai, porque talvez isso esteja escrito em alguma literatura que não faz parte da bíblia que temos hoje, ou este conceito era uma tradição oral dos filhos de Israel. Diante do que ocorreu naquele lugar, isso tudo pode ter acontecido com Moisés.

ESTOU TOMADO DE ASSOMBRO E TREMENDO. Ora, se os filhos de Israel, que ficaram de longe estavam aterrorizados com a visão que puderam contemplar nos arredores do Monte Sinai, imagine como não se sentiu o homem, Moisés, que teve que subir até o cume do Monte para conversar com Deus e receber dele os mandamentos da lei. Apesar de ser um grande homem de Deus, que tinha intimidade com o Senhor, mas ele era um ser humano, que ficou assombrado e tremendo, e quem não ficaria?

Hebreus 12:18-19

Hebreus 12:18-19 - Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade. E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais.
PORQUE NÃO CHEGASTES. Nos textos que temos a nossa frente, o autor faz um contraste bastante revelador a respeito do Monte Sinai e o Monte Sião, em que um é terreno e o outro é celestial. Além de mostrar a atmosfera dos dois ambientes, em que o momento da entrega da lei foi estarrecedor, mas que a vida na Nova Jerusalém será de paz e bem-estar eterno. Os leitores desta carta estavam diante de propostas melhores e maiores, do que todos aqueles que se submeteram a legislação de Moisés.

AO MONTE PALPÁVEL, ACESO EM FOGO. A partir de então, o autor se reporta aos eventos da outorga da lei de Moisés do Antigo Testamento, que era algo mais voltado para esta vida presente, por isso que se fala em monte palpável. Aceso em fogo, sinaliza o momento em que Moisés estava no monte e os filhos de Israel no pé do monte, em que aquela montanha parecia está incendiada com labaredas de fogo.

E A ESCURIDÃO E ÀS TREVAS. Certamente, o autor, neste ponto, se refere a praga das trevas em Êxodo 10:22-23 - E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações. Essa foi uma demonstração de juízo, realizada pelo poder de Deus.

E A TEMPESTADE. Agora, já no Monte Sinai, o escritor fala do momento espantoso que aconteceu naquele lugar, que pode ser lido em Êxodo 19:16 - E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. Este foi o momento de tremor e temor para o povo.

E AO SONIDO DA TROMBETA. E continua o autor escrevendo sobre este momento terrível Êxodo 19:18-19 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. O sonido da trombeta era estarrecedor.

E A VOZ DAS PALAVRAS. Êxodo 20:18-19,21 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava. Deus falava a Moisés e ele ao povo.

A QUAL OS QUE A OUVIRAM PEDIRAM QUE SE LHE NÃO FALASSEM MAIS. Deus falava dos céus, e quando ele falava havia estrondo. O povo não suportando ouvir a voz estrondosa de Deus, pediu que Moisés ouvisse as palavras de Deus por eles. Assim foi que aconteceu, e está registrado nas páginas do Velho Testamento (Deuteronômio 5:22-23). A própria transmissão da lei foi algo que marcou com temor o coração dos filhos de Israel, mostrando a severidade do que estava proposto para eles.

sábado, 1 de julho de 2017

Hebreus 12:17

Hebreus 12:17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
PORQUE BEM SABEIS QUE. Essa história envolvendo Esaú e Jacó era bastante conhecida dos hebreus, e muitas lendas já haviam inventado sobre estes dois personagens, porque destes dois homens se levantaram duas grandes e poderosas nações, que existem até nos dias de hoje, como sendo os judeus e palestinos. Desde meninos que os judeus procuravam se familiarizar com as histórias dos seus antepassados, principalmente envolvendo os patriarcas mais importantes.

QUERENDO ELE AINDA DEPOIS. Mesmo tendo vendido sua primogenitura, mas Esaú queria receber de seu pai, Isaque, a bênção como se primogênito fosse. Gênesis 27:32-33 - E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Mas, Esaú já tinha perdido a bênção.

HERDAR A BÊNÇÃO. Mas, Esaú não desistiu, porque desejava mesmo assim receber alguma coisa da parte de seu pai. Gênesis 27:34-35 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Aprendemos nesta lição que, aquilo que Deus tem para o homem, o inimigo não toma.

FOI REJEITADO. Perguntou Esaú a seu pai Isaque, Gênesis 27:36-37 - Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção. Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Isaque não mudou a sua benção que tinha proferido sobre o seu filho Jacó, apesar de amar mais a Esaú do que a seu irmão Jacó.

PORQUE NÃO ACHOU LUGAR. O autor está afirmando de que Esaú, não se arrependeu por ter vendido por um prato de comida o seu direito de primogenitura, mesmo que já no final da vida de seu pai, Isaque, queria de forma dissimulada herdar a bênção do patriarca, mesmo sabendo de que não mais tinha direito a isso. Enquanto isso, Jacó seguia o seu destino, recebendo a bênção de Deus para sua vida e seus descendentes.

DE ARREPENDIMENTO. Esaú, que não tinha tendências espirituais, buscou seguir sua trajetória, sendo uma pessoa voltada para as coisas desta vida. Em seu coração não havia lugar para remorso por ter desprezado uma coisa tão importante, por outra de momento, assim agem os homens naturais, que só pensam nas coisas materiais. Diferente dos homens espirituais que buscam executar a vontade de Deus em tudo.

AINDA QUE COM LÁGRIMAS O BUSCOU. Em duas referências o relato bíblico fala sobre o choro de Esaú. Gênesis 27:34 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E Gênesis 27:38 - E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Tarde demais.

Hebreus 12:16

Hebreus 12:16 - E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
E NINGUÉM SEJA DEVASSO. Essa é uma expressão um tanto dura do escritor para com Esaú, filho de Isaque e irmão de Jacó. O livro de Gênesis não tem escrito em suas páginas que Esaú fosse devasso. Certamente o autor faz uma interpretação de algumas tradições orais dos judeus a cerca deste personagem. Mas, neste caso, ser devasso seria viver completamente para os prazeres carnais, buscando se envolver nos mais impuros meios sexuais, com a prostituição, adultério, prevaricação e fornicação.

OU PROFANO. Já esta palavra “profano” é mais cabível ao que diz as Escrituras sobre Esaú, porque ele se destacou como alguém que estava mais voltado para as coisas deste mundo, do que envolvido com as coisas espirituais. Um homem profano é aquele que se deixa levar pelas coisas materiais, que é dominado pelas coisas terrenas em detrimento das coisas espirituais. Profano é aquele que vive para o mundo.

COMO ESAÚ. Esse Esaú era irmão gêmeo de Jacó, filho de Isaque e Rebeca. Ele era ruivo e peludo, que se tornou um hábil caçador. Sua história é destacada na bíblia como alguém que vendeu seu direito de primogenitura por um prato de comida. Ainda no ventre de sua mãe já fazia guerra com seu irmão Jacó, o que permanece até os dias de hoje, entre judeus e palestinos, em cumprimento a uma profecia. Neste texto, Esaú representa aqueles que desprezam o mais importante pelo insignificante.

QUE POR UMA REFEIÇÃO. Isso é o que se ler em Gênesis 25:29-30 - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. O direito de primogenitura era muito importante dentro da estrutura familiar, portanto, não tinha preço e valia imensamente mais do que um prato de lentilhas.

VENDEU. E o negócio foi proposto por Jacó, vendo a fragilidade de seu irmão, por isso que um dos significados do nome Jacó é trapaceiro. Este evento se ver em Gênesis 25:31-32 - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Há quem diga que Jacó seria o primogênito, mas Esaú lutou e venceu, nascendo primeiro, é tanto que na hora do parto, foi amarrada uma fita vermelha na mão de Jacó, mas Esaú tomou a frente.

O SEU DIREITO. E continua o texto em Gênesis 25:33-34 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. O autor mostra esse exemplo com o objetivo de alertar aos seus leitores para que não trocassem as coisas de Deus por nada desta vida.

DE PRIMOGENITURA. O direito de primogenitura envolvia alguns importantes privilégios para o primogênito da família. Em termos de herança, o primogênito, conforme a cultura dos hebreus, ele recebia em dobro dos bens que recebiam seus demais irmãos. Na ausência do chefe da família, no caso o pai, ele era a autoridade do lar, e com a morte do pai, ele que ocupava o lugar da maior autoridade na família.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Hebreus 12:15

Hebreus 12:15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
TENDO CUIDADO. Tendo o autor falado no texto anterior sobre a santificação, que implica em um esforço pessoal de cada um dos servos de Cristo, para que cheguemos perante a presença de Deus. Agora, ele faz um alerta importante, que é sobre a graça de Deus. Tem que haver santidade de vida, porem, não se deve por isso, acima da graça de Deus, porque estamos no tempo da dispensação da graça de Deus, através da qual entramos a esta graça de Deus. Por isso está escrito, tendo cuidado, tendo cuidado.

DE QUE NINGUÉM SE PRIVE. Numa linguagem bem compreensível, podemos dizer que, muitos confundem santidade cristã com radicalismo da lei, em que os cristãos mais ortodoxos confundem a vida de santidade com o sentimento de santarrão, ao ponto de achar que vai ser salvo porque merece, por méritos pessoas, e não pela graça de Deus. Se privar da graça de Deus é um perigo, tanto quando deixar o cristianismo pelo judaísmo.

DA GRAÇA DE DEUS. A santidade de vida é necessária, tanto quanto a graça de Deus. Porem, não se pode deixar uma pela outra, porque o correto é trilhar estes caminhos maravilhosos. Os Hebreus, receptores desta carta, vieram do judaísmo para o cristianismo, pela força desta graça de Deus, e ela é tão importante, que o autor desta mesma carta, chama a presença de Deus de Trona da graça, porque é por ela que chegamos diante da presença majestosa do Deus de amor, bondade e misericórdia.

E DE QUE NENHUMA RAIS DE AMARGURA. Cristo veio, e muitos comentaristas são unânimes em dizer que, ele veio para fazer uma grande reforma do judaísmo, implantando assim o cristianismo. Por isso que houve da parte dos judaizantes muitas investidas contra a nova religião criada pelo Messias de Deus. Mas da parte dos cristãos, o autor recomenda que não guardassem ressentimentos contra os judeus, povo de Israel.

BROTANDO. Mais uma vez o escritor usa de suas metáforas para falar sobre o sentimento de amargura, que ele chama de raiz de amargura. Na Palestina, havia muitas planas venenosas ou plantas amargas, que muitas delas sendo ingeridas por alguém, ou a pessoa morria ou adoecia. Como o autor desejava a saúde espiritual dos seus leitores, ele recomenda que ninguém deixe brotar no coração sentimentos contrários.

VOS PERTURBE. Essa mesma preocupação teve o Senhor Jesus nos finais do seu ministério para com os seus amigos, e ele disse: João 14:1 – Não se turbe os vossos corações, crede em Deus, crede também em mim. O autor demonstra a mesma preocupação com os seus leitores, sabendo ele de que, os momentos eram difíceis para todos os seguidores de Cristo, principalmente para aqueles que saíram do judaísmo.

E POR ELA MUITOS SE CONTAMINEM. Nesta frase, ele retoma a metáfora, em que aqueles que eram contaminados com as plantas amargas, terminavam se prejudicando e até morrendo. No tocante a vida espiritual, não é diferente, se não tivermos cuidado, os sentimentos do homem natural entram em nossos corações para justamente prejudicar a nossa comunhão com Deus, causa de muitos se desviarem do evangelho de Cristo.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Hebreus 12:14

Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
SEGUI. Muitos dos leitores desta carta estavam parados quanto à vida cristã ideal, por isso que o autor recomenda que tomem um rumo, rumo este que logo em seguida ele mostra, orientando a todos, o que deviam fazer para gradar ao coração do Pai celestial. Os judaizantes e defensores do judaísmo estavam a todo o momento se utilizando de suas fábulas para confundir a mente dos convertidos ao cristianismo, tentando provar que Jesus não era o Messias, e que os hebreus deviam voltar para sua antiga religião.

A PAZ. Por conta dos embates e da guerra teológica entre as antigas teses do judaísmo e os novos conceitos do cristianismo, pregados pelo Senhor Jesus e defendidos pelos apóstolos e líderes do cristianismo, muitos conflitos se levantavam de ordem religiosa. É quando o escritor recomenda aos seus leitores que a melhor decisão a ser tomada é sempre seguir o caminho da paz, mesmo que para isso, eles sofressem as injustiças.

COM TODOS. Não que os hebreus fizessem guerra contra os seus irmãos judeus, eles simplesmente pregavam o evangelho das boas novas, anunciando em Jesus de Nazaré, a manifestação do Messias prometido por Deus. Por conta disto é que os defensores do judaísmo se levantavam contra os cristãos. A melhor coisa a ser feita era, mesmo sendo de maneira injusta perseguidos, os servos de Cristo levantarem a bandeira branca da paz.

E A SANTIFICAÇÃO. O segundo conselho do autor dentro deste texto é seguir a santificação. No judaísmo a regra era seguir a purificação com seus rituais e celebrações baseadas na legislação de Moisés. Na nova dispensação, o evangelho recomenda que os discípulos de Cristo têm que dar passos firmes no caminho do desenvolvimento espiritual, se dedicando em fazer a vontade de Deus, vivendo uma vida digna na presença do Senhor e também diante da sociedade, com boas práticas cristãs no dia a dia da vida de cada um.

SEM A QUAL. Essa santificação sem a qual ninguém chega como bem-aventurado na presença de Deus não é algo automático, porque é um longo caminho a ser trilhado por todos aqueles que desejam chegar diante de Deus. Tudo teve início com a expiação feita por Cristo, e passa por um verdadeiro arrependimento do novo convertido, seguindo a regeneração espiritual e o crescimento nos dons espirituais e ministeriais.

NINGUÉM VERÁ. Durante o tempo da velha dispensação, os judeus todos tinham o conceito de que ninguém podia ver a Deus. Criou-se então o sistema sacerdotal para por meio do sumo sacerdote, o pecador se aproximar de Deus e do seu perdão. Na nova dispensação da graça de Deus, Cristo nos abriu o caminho de acesso ao trono de Deus, mas para que possamos chegar diante do Deus Altíssimo, precisamos ser santos.

O SENHOR. Geralmente, nas páginas do Novo Testamento a palavra Senhor é mais dirigida a Cristo Jesus o Filho de Deus, destacando o seu Senhorio. Porem, neste caso Senhor diz respeito ao grande Deus, porque o autor esta falando de acesso a presença da majestade celestial. Neste sentido, ver a Deus é a mesma coisa que ter acesso a sua presença ou chegar como bem-aventurado diante de sua glória, majestade e poder.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...