quarta-feira, 5 de julho de 2017

Hebreus 12:24

Hebreus 12:24 - E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
E A JESUS. O autor costuma dentro desta carta aos Hebreus, apenas colocar o nome próprio do Filho de Deus “Jesus”, certamente para destacar a humanidade do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O nome Jesus é uma transliteração do nome de Josué. De acordo com o Novo Testamento, o nome Jesus quer dizer: aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Jesus também ficou sendo conhecido como sendo, Jesus de Nazaré, lugar onde ele conviveu muito tempo.

MEDIADOR. A discussão neste tema é: A quem tem chegado os remidos de Cristo? A Jesus, Mediador de uma nova aliança. No caso da antiga aliança de Deus com os filhos de Israel, os judeus consideravam Moisés, como mediador da antiga aliança com o povo de Deus. Já com a vinda do Messias de Deus, foi Jesus constituído pelo Criador de todas as coisas, o único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).

DE UMA NOVA. A maior parte do conteúdo desta carta, e os argumentos defendidos pelo seu autor são justamente para por contraste entre o tempo da lei e a dispensação da graça. A velha aliança compreende o tempo da lei de Moisés, em que o Senhor estabeleceu um pacto condicional com o povo judeu, em que de um lago se requeria dos filhos de Israel a obediência à lei, do outro lado Deus queria abençoar.

ALIANÇA. Jesus é Mediador de uma nova aliança. Aliança é um acordo estabelecido entre duas ou mais parte, em que se faz um contrato de fidelidade de ambas às partes envolvidas. A nova aliança de Deus com a igreja de Cristo está baseada em maiores e melhores propostas do que a velha aliança de Deus com Israel. A nova aliança tem como base de sustentação a redenção feita por Cristo, de acordo com o evangelho.

E AO SANGUE DA ASPERSÃO. Na antiga dispensação, este era o sangue de um cordeiro que era aspergido sobre o propiciatório no tabernáculo para perdão dos pecados do povo. Na nova dispensação, este sangue da aspersão nos fala sobre o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo para perdão dos pecados dos remidos. Jesus fez a propiciação pelos nossos pecados, e trouxe a paz.
QUE FALA MELHOR. Desde a queda da raça humana lá no Jardim do Éden, que o Deus piedoso prometeu a redenção da humanidade por Cristo Jesus, o descendente da mulher (Gênesis 3:15). E a lei de Moisés não resolveu este problema da redenção, portanto, a vinda de Jesus para implantar a nova dispensação da graça foi o cumprimento das muitas promessas feitas por Deus, conforme as muitas profecias contidas no Antigo Testamento, que falavam sobre o Messias e a nova dispensação.

DO QUE O DE ABEL. As tradições judaicas falavam do sangue de Abel, como clamando por vingança pela morte violenta com que seu próprio irmão lhe matou. Mas o sangue de Cristo nos fala de perdão da parte de Deus para os pecadores, como também de paz, porque pela morte propiciatória de Cristo foi estabelecida a paz de Deus com os filhos dos homens. O sangue de Cristo, que nos fala sobre a sua vida que ele deu em prol da sua igreja, ensina sobre a perfeita redenção dos salvos em Cristo Jesus.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Hebreus 12:23

Hebreus 12:23 - À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.
A UNIVERSAL. O autor afirma que, os remidos de Cristo, hebreus e gentios, que fazem parte do novo Israel de Deus, que é a igreja de Cristo, têm chegado à universal igreja. Mas não diz respeito a uma denominação evangélica, mas sim a igreja de Cristo, composta de todos os povos de todas as nações do mundo. Porque a primeira aliança foi estabelecida somente com Israel, os judeus ou hebreus, e se tornou uma aliança nacionalista ou exclusivista, em que as demais nações se sentiam excluídas.

ASSEMBLEIA. Esta palavra também não está se referindo a uma denominação evangélica como pensam alguns, mas diz respeito ao ajuntamento ou reunião de todos os remidos que fazem parte da igreja global do Senhor Jesus. Há quem defenda de que o autor está se referindo a todos os que fazem parte do reino de Deus, seja a multidão dos anjos do texto anterior e dos remidos de Cristo Jesus também, todos juntos.

E IGREJA DOS PRIMOGÊNITOS. Esta frase também não está se referindo a uma denominação religiosa, mas sim a todos aqueles que em Cristo se tornam filhos de Deus. Jesus é de forma especial o unigênito filho de Deus (João 3:16). No entanto, ele também é o primogênito de Deus pais. Portanto, em Cristo Jesus, todos os remidos se tornam também primogênitos de Deus, porque aceitaram a Cristo Jesus (João 1:11).

QUE ESTÃO ESCRITOS NOS CÉUS. Certamente o escritor nos ensina sobre o livro da vida, onde estão escritos os nomes daqueles que são os remidos de Cristo. Todos os salvos em Cristo Jesus são cidadãos da pátria celestial. Todas as cidades do mundo têm os registros dos seus próprios cidadãos. Não é diferente com a Nova Jerusalém, nela há o registro de todos os seus moradores, aqueles que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, o Salvador.

E A DEUS. Este é o Criador de todas as coisas, Deus único e verdadeiro, que é absolutamente diferente das falsas divindades dos pagãos. Este é o Deus Todo-poderoso, que faz tudo que lhe apraz, o Deus que está presente em todas as partes do universo e o Deus que conhece todas as coisas. Ele que por meio do seu Filho Jesus Cristo, está atraindo para si mesmo, todos os remidos pelo sangue de Cristo.

O JUIZ DE TODOS. Quando se fala sobre Deus como juiz de todos, está se falando sobre sua reta justiça, que por meio dela julgará todas as coisas e todas as pessoas. Os ímpios terão que comparecer ao trono branco de Deus, para serem julgados segundo as suas obras (Apocalipse 20:12-15). Já os remidos de Cristo, Deus irá por meio de Cristo recompensar também com galardões de justiça, conforme (2 Coríntios 5:10).

E AOS ESPÍRITOS DOS JUSTOS APERFEIÇOADOS. O escritor está escrevendo sobre a eternidade dos remidos de Cristo, que é a igreja do Deus vivo. A vida eterna não comporta nada de material, mas tudo será absorvido pela incorruptibilidade. De forma que, somente os espíritos dos justos aperfeiçoados é que fará parte desta modalidade de vida, nas mansões celestiais. Essa perfeição, somente será possível na eternidade, isso porque, nesta vida terrena, os salvos estão em estágios de aperfeiçoamento.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Hebreus 12:22

Hebreus 12:22 - Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos.
MAS. O autor vem fazendo contrastes marcantes entre as coisas que envolveram a antiga dispensação da lei, e as coisas maravilhosas e melhores que a nova dispensação da graça de Deus propõe para a igreja remida de Cristo. O que a vinda de Cristo proporcionou para a humanidade foi algo tão tremendo, que é como se a humanidade em verdade estive nas densas trevas e Cristo com sua obra de redenção a transportasse para a luz. Cristo propõe o melhor para todos, hebreus e gentios.

CHEGASTES. Os filhos de Israel receberam a lei de Moisés em meio ao terror, ao assombro e ao medo, porque o que aconteceu no Monte Sinai foi algo tenebroso, terrível e horripilante. Mas os hebreus remidos em Cristo chegaram à presença direta de Deus, porque Cristo abriu o caminho de acesso a presença do Pai. Os salvos em Cristo são mais privilegiados de todos os povos do mundo, até mais que os judeus.

AO MONTE SIÃO. Em se tratando da Sião terrena, este era o local mais alto do monte sobre o qual Jerusalém foi construída, que no tempo de Davi também ficou sendo conhecido como Monte Santo ou Santuário do monte, para onde o rei levou a arca de Deus. Mas o escritor está falando da Sião Celestial, a morada de Deus ou o lugar da habitação de Deus e de Cristo, com seus anjos, para onde vai a igreja remida.

E A CIDADE. No que diz respeito ainda à cidade terrestre, ou Jerusalém terrena, este era o lugar em que os jebuseus tinham uma fortaleza e que Davi tomou para neste lugar construir a cidade de Jerusalém. Quanto a Jerusalém Celestial, esta é uma grande cidade em que nela habita o grande Deus e seu Cristo. O livro do Apocalipse nos fala a respeito desta cidade que é feita de ouro puro e cristal resplandecente.

DO DEUS VIVO. Sobre a Jerusalém terrestre, era assim chamada para diferenciar das demais cidades antigas, porque em Jerusalém, no tempo da fidelidade dos filhos de Israel, somente o Deus vivo era adorado. Na Sião Celeste, é onde habita o Deus vivo, que tem a vida em si mesmo. É o mesmo Deus que ressuscitou a Cristo Jesus de entre os mortos e que haverá também de ressuscitar todos os remidos para a vida eterna.

A JERUSALÉM CELESTIAL. Apocalipse 21:2-3 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Em (Apocalipse 21:10-27) fala mais detalhadamente sobre esta linda e maravilhosa cidade, a Nova Jerusalém Celestial.

E AOS MUITOS MILHARES DE ANJOS. Apocalipse 5:11-12 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares. Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Estes mesmo anjos estão hoje espalhados por todas as partes da terra para proteger os remidos (Salmos 37:4) e servi-los (Hebreus 1:14)

domingo, 2 de julho de 2017

Hebreus 12:20-21

Hebreus 12:20-21 - Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
PORQUE NÃO PODIAM SUPORTAR. O momento era tenso e coisas terríveis estavam sendo vistas e ouvidas pelos filhos de Israel. Êxodo 20:18 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. O povo estava com medo de perecer junto ao Monte Sinai Êxodo 19:12 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá. Os hebreus assistia tudo de longe, porem ouviam a voz de Deus.

O QUE SE LHES MANDAVA. Mas era uma voz tão forte, que pediram a Moisés que ouvisse a Deus em lugar deles, depois lhes passassem o que o Senhor havia falado. Êxodo 19:19 - E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. Êxodo 20:19 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. O povo não suportava.

SE ATÉ UM ANIMAL TOCAR O MONTE. A presença de Deus era tão forte, que o Monte Sinai naquele episódio se tornou intocável por qualquer carne, seja de gente ou de qualquer animal, menos Moisés que estava preparado por Deus para esse momento. Êxodo 19:13 - Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá.

SERÁ APEDREJADO OU TRANSPASSADO COM UM DARDO. Deus pôs limite entre o Monte Sinai e o povo. Êxodo 19:12,21 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo. E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. Essa foi uma determinação de Deus.

E TÃO TERRÍVEL ERA A VISÃO. Isso é o que se ver em Êxodo 19:18 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. Também pode ser consultado em (Êxodo 19:16) sobre o quanto o povo estava assustado.

QUE MOISÉS DISSE. O que temos nestas duas últimas frases não se pode encontrar nos relatos mencionados no livro de Êxodo, que trata do fato envolvendo o Monte Sinai, porque talvez isso esteja escrito em alguma literatura que não faz parte da bíblia que temos hoje, ou este conceito era uma tradição oral dos filhos de Israel. Diante do que ocorreu naquele lugar, isso tudo pode ter acontecido com Moisés.

ESTOU TOMADO DE ASSOMBRO E TREMENDO. Ora, se os filhos de Israel, que ficaram de longe estavam aterrorizados com a visão que puderam contemplar nos arredores do Monte Sinai, imagine como não se sentiu o homem, Moisés, que teve que subir até o cume do Monte para conversar com Deus e receber dele os mandamentos da lei. Apesar de ser um grande homem de Deus, que tinha intimidade com o Senhor, mas ele era um ser humano, que ficou assombrado e tremendo, e quem não ficaria?

Hebreus 12:18-19

Hebreus 12:18-19 - Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade. E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais.
PORQUE NÃO CHEGASTES. Nos textos que temos a nossa frente, o autor faz um contraste bastante revelador a respeito do Monte Sinai e o Monte Sião, em que um é terreno e o outro é celestial. Além de mostrar a atmosfera dos dois ambientes, em que o momento da entrega da lei foi estarrecedor, mas que a vida na Nova Jerusalém será de paz e bem-estar eterno. Os leitores desta carta estavam diante de propostas melhores e maiores, do que todos aqueles que se submeteram a legislação de Moisés.

AO MONTE PALPÁVEL, ACESO EM FOGO. A partir de então, o autor se reporta aos eventos da outorga da lei de Moisés do Antigo Testamento, que era algo mais voltado para esta vida presente, por isso que se fala em monte palpável. Aceso em fogo, sinaliza o momento em que Moisés estava no monte e os filhos de Israel no pé do monte, em que aquela montanha parecia está incendiada com labaredas de fogo.

E A ESCURIDÃO E ÀS TREVAS. Certamente, o autor, neste ponto, se refere a praga das trevas em Êxodo 10:22-23 - E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações. Essa foi uma demonstração de juízo, realizada pelo poder de Deus.

E A TEMPESTADE. Agora, já no Monte Sinai, o escritor fala do momento espantoso que aconteceu naquele lugar, que pode ser lido em Êxodo 19:16 - E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. Este foi o momento de tremor e temor para o povo.

E AO SONIDO DA TROMBETA. E continua o autor escrevendo sobre este momento terrível Êxodo 19:18-19 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. O sonido da trombeta era estarrecedor.

E A VOZ DAS PALAVRAS. Êxodo 20:18-19,21 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava. Deus falava a Moisés e ele ao povo.

A QUAL OS QUE A OUVIRAM PEDIRAM QUE SE LHE NÃO FALASSEM MAIS. Deus falava dos céus, e quando ele falava havia estrondo. O povo não suportando ouvir a voz estrondosa de Deus, pediu que Moisés ouvisse as palavras de Deus por eles. Assim foi que aconteceu, e está registrado nas páginas do Velho Testamento (Deuteronômio 5:22-23). A própria transmissão da lei foi algo que marcou com temor o coração dos filhos de Israel, mostrando a severidade do que estava proposto para eles.

sábado, 1 de julho de 2017

Hebreus 12:17

Hebreus 12:17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
PORQUE BEM SABEIS QUE. Essa história envolvendo Esaú e Jacó era bastante conhecida dos hebreus, e muitas lendas já haviam inventado sobre estes dois personagens, porque destes dois homens se levantaram duas grandes e poderosas nações, que existem até nos dias de hoje, como sendo os judeus e palestinos. Desde meninos que os judeus procuravam se familiarizar com as histórias dos seus antepassados, principalmente envolvendo os patriarcas mais importantes.

QUERENDO ELE AINDA DEPOIS. Mesmo tendo vendido sua primogenitura, mas Esaú queria receber de seu pai, Isaque, a bênção como se primogênito fosse. Gênesis 27:32-33 - E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Mas, Esaú já tinha perdido a bênção.

HERDAR A BÊNÇÃO. Mas, Esaú não desistiu, porque desejava mesmo assim receber alguma coisa da parte de seu pai. Gênesis 27:34-35 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Aprendemos nesta lição que, aquilo que Deus tem para o homem, o inimigo não toma.

FOI REJEITADO. Perguntou Esaú a seu pai Isaque, Gênesis 27:36-37 - Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção. Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Isaque não mudou a sua benção que tinha proferido sobre o seu filho Jacó, apesar de amar mais a Esaú do que a seu irmão Jacó.

PORQUE NÃO ACHOU LUGAR. O autor está afirmando de que Esaú, não se arrependeu por ter vendido por um prato de comida o seu direito de primogenitura, mesmo que já no final da vida de seu pai, Isaque, queria de forma dissimulada herdar a bênção do patriarca, mesmo sabendo de que não mais tinha direito a isso. Enquanto isso, Jacó seguia o seu destino, recebendo a bênção de Deus para sua vida e seus descendentes.

DE ARREPENDIMENTO. Esaú, que não tinha tendências espirituais, buscou seguir sua trajetória, sendo uma pessoa voltada para as coisas desta vida. Em seu coração não havia lugar para remorso por ter desprezado uma coisa tão importante, por outra de momento, assim agem os homens naturais, que só pensam nas coisas materiais. Diferente dos homens espirituais que buscam executar a vontade de Deus em tudo.

AINDA QUE COM LÁGRIMAS O BUSCOU. Em duas referências o relato bíblico fala sobre o choro de Esaú. Gênesis 27:34 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E Gênesis 27:38 - E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Tarde demais.

Hebreus 12:16

Hebreus 12:16 - E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
E NINGUÉM SEJA DEVASSO. Essa é uma expressão um tanto dura do escritor para com Esaú, filho de Isaque e irmão de Jacó. O livro de Gênesis não tem escrito em suas páginas que Esaú fosse devasso. Certamente o autor faz uma interpretação de algumas tradições orais dos judeus a cerca deste personagem. Mas, neste caso, ser devasso seria viver completamente para os prazeres carnais, buscando se envolver nos mais impuros meios sexuais, com a prostituição, adultério, prevaricação e fornicação.

OU PROFANO. Já esta palavra “profano” é mais cabível ao que diz as Escrituras sobre Esaú, porque ele se destacou como alguém que estava mais voltado para as coisas deste mundo, do que envolvido com as coisas espirituais. Um homem profano é aquele que se deixa levar pelas coisas materiais, que é dominado pelas coisas terrenas em detrimento das coisas espirituais. Profano é aquele que vive para o mundo.

COMO ESAÚ. Esse Esaú era irmão gêmeo de Jacó, filho de Isaque e Rebeca. Ele era ruivo e peludo, que se tornou um hábil caçador. Sua história é destacada na bíblia como alguém que vendeu seu direito de primogenitura por um prato de comida. Ainda no ventre de sua mãe já fazia guerra com seu irmão Jacó, o que permanece até os dias de hoje, entre judeus e palestinos, em cumprimento a uma profecia. Neste texto, Esaú representa aqueles que desprezam o mais importante pelo insignificante.

QUE POR UMA REFEIÇÃO. Isso é o que se ler em Gênesis 25:29-30 - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado. E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. O direito de primogenitura era muito importante dentro da estrutura familiar, portanto, não tinha preço e valia imensamente mais do que um prato de lentilhas.

VENDEU. E o negócio foi proposto por Jacó, vendo a fragilidade de seu irmão, por isso que um dos significados do nome Jacó é trapaceiro. Este evento se ver em Gênesis 25:31-32 - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Há quem diga que Jacó seria o primogênito, mas Esaú lutou e venceu, nascendo primeiro, é tanto que na hora do parto, foi amarrada uma fita vermelha na mão de Jacó, mas Esaú tomou a frente.

O SEU DIREITO. E continua o texto em Gênesis 25:33-34 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. O autor mostra esse exemplo com o objetivo de alertar aos seus leitores para que não trocassem as coisas de Deus por nada desta vida.

DE PRIMOGENITURA. O direito de primogenitura envolvia alguns importantes privilégios para o primogênito da família. Em termos de herança, o primogênito, conforme a cultura dos hebreus, ele recebia em dobro dos bens que recebiam seus demais irmãos. Na ausência do chefe da família, no caso o pai, ele era a autoridade do lar, e com a morte do pai, ele que ocupava o lugar da maior autoridade na família.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...