terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atos 24.21

Atos 24.21 - A não ser estas palavras que, estando entre eles, clamei: Hoje sou julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos.
A NÃO SER. Até este momento, Paulo vinha tratando em desmontar o discurso acusatório de Tértulo, procurando mostrar ao procurador que o advogado dos judeus havia se desbocado em mentiras, pois, se o procurador mandasse fazer a devida investigação poderia constatar que nada do que ele foi acusado representava a realidade. Porém, não negava que, durante o julgamento diante do conselho falou algo que contrario totalmente os seus opositores, mas que declarava as suas convicções. ESTAS PALAVRAS. Quais foram às palavras que Paulo falou dentro do sinédrio que provocou tanta ira perante esta parte do conselho? São as que encontramos em Atos 23:6 - E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado. É claro que houve uma estratégia de sua parte. QUE ESTANDO ENTRE ELES. Lembrando o que aconteceu, podemos dizer que o tribuno tentou resolver o problema de Paulo de forma a livrá-lo dos judeus mais exaltado, por isso que o levou ao sinédrio. No entanto, com a confusão que houve na reunião do conselho ficou bem claro que os adversários do apóstolo venceria pela injustiça facilmente aquela causa, pois no conselho havia maioria contra o apóstolo. CLAMEI. Percebe-se que Paulo, durante aquele julgamento, se sentiu acuado, pois era notório que sairia daquele lugar condenado pela maioria dos membros do sinédrio. Deus lhe deu o discernimento instantaneamente para que ele abordasse um assunto que dividiria o conselho e com isso, seu julgamento seria adiado, ou ele ganharia tempo para que novas providências fossem tomadas, o que efetivamente ocorreu. HOJE SOU JULGADO POR VÓS. Saído do sinédrio sem a condenação, novas possibilidades surgiriam e a providência divina se encarregaria de livrar o apóstolo Paulo dos seus adversários. Este novo momento, ao qual se refere Paulo era mais favorável ao apóstolo, pois, por ser ele um cidadão romano, sendo julgado por um procurador romano, lhe daria a possibilidade de receber isonomia e ter a chance de ser condenado definitivamente. Paulo esperava que justiça fosse feita em seu favor. ACERCA DA RESSURREIÇÃO. Efetivamente, os opositores de Paulo não acreditava neste tema abordado pelo apóstolo, o que deve ter, mais uma vez provocado grande ódio nos seus acusadores. Não temos como saber se o procurador romano tinha algum tipo de crença neste assunto que Paulo traz a tona, o que podemos conjecturar é que o tema deve ter promovido curiosidade no coração do governador de Cesaréia, Félix. DOS MORTOS. A ressurreição dos mortos era um dos principais temas das pregações dos líderes do cristianismo no primeiro século de nossa era cristã. Em destaque, a ressurreição modelo do Senhor Jesus, ele que é a ressurreição e a vida. Os próprios apóstolos eram testemunhas da ressurreição de Cristo, inclusive o apóstolo Paulo, que tinha contato sempre com o Cristo ressuscitado. Este assunto chamava a responsabilidade não somente dos judeus, mais também do próprio procurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...