terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atos 24.22

Atos 24.22 - Então Félix, havendo ouvido estas coisas, lhes pôs dilação, dizendo: Havendo-me informado melhor deste Caminho, quando o tribuno Lísias tiver descido, então tomarei inteiro conhecimento dos vossos negócios.
ENTÃO FÉLIX. Félix era governador em Cesaréia, porque ali era um lugar estratégico das autoridades romanas, mas governava em toda a Judéia, e outros territórios da Palestina. Além do mais, era um procurador romano, com grande influencia diante do alto escalão do governo em Roma. Como procurador, tinha o direito de julgar causas ou demandas dos cidadãos que moravam em sua jurisdição, o que justamente estava acontecendo neste caso de Paulo, que estava sendo acusado pelos judeus. HAVENDO OUVIDO ESTAS COISAS. Pacientemente, o procurador ouviu, tanto os judeus, por meio do seu advogado de acusação, bem como, acabara de ouvir a Paulo que testemunhou em sua própria defesa. Cabia então ao procurador, ouvidas as partes, deliberar sobre alguma coisa. Pela autoridade que lhe era conferida, o juiz poderia decidir imediatamente pela condenação do preso, ou mandar soltá-lo. LHES PÔS DILAÇÃO, DIZENDO. O procurador se viu em uma situação difícil para que neste momento tomasse uma decisão, em que, por um lado, se condenasse a Paulo estaria praticando uma injustiça, e do outro, se absorvesse o réu poderia provocar aos judeus e eles promoverem um grande alvoroço. Com a experiência que lhe era peculiar, então o procurador resolveu adiar o julgamento de Paulo para um outro dia. HAVENDO-ME INFORMADO MELHOR. Há quem diga que o governador Félix já tinha algum conhecimento a respeito do cristianismo, até porque na própria cidade de Cesaréia havia uma grande comunidade cristã, além do mais, por todas as partes a religião fundada por Cristo se espalhava, razão porque os judeus perseguiam tanto os líderes do cristianismo, bem como a igreja de Cristo que ameaçava o judaísmo. DESTE CAMINHO. Pode ser que esta referência ao cristianismo como sendo o “caminho” se reporte ao próprio Cristo Jesus, ele que disse que era o caminho a verdade e a vida. No versículo quatorze deste mesmo capítulo, o apóstolo fala sobre o cristianismo como sendo o caminho e isto deve ter chamado a atenção do procurador, pois esta palavra ficou gravada em seu pensamento como algo inteiramente positivo. QUANDO O TRIBUNO LÍSIAS TIVER DESCIDO. Não sabemos se o próprio Lísias havia mandado o recado para o governador que depois desceria até a cidade de Cesaréia para tratar deste assunto. Ou se o governador estava comunicando aos judeus que iria mandar convocar ao tribuno para que ele viesse a cidade de Cesaréia para que pudesse lhe fornecer mais informações do caso envolvendo Paulo e os seus opositores. ENTÃO TOMAREI INTEIRO CONHECIMENTO DOS VOSSOS NEGÓCIOS. Uma coisa é positiva quanto a Paulo, pelo fato que o procurador resolveu que ele deveria ser julgado em Cesaréia e não em Jerusalém, porque na terra dos judeus, certamente o procurador se sentiria pressionado a favorecer aos judeus. De fato, o tribuno Lísias era o responsável pela parte jurídica na cidade de Jerusalém, e com isso, deveria estar a par deste caso, como também poderia ser designado por Félix a fazer a investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...