domingo, 22 de janeiro de 2017

Gálatas 2:5

Gálatas 2:5 - Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
AOS QUAIS. A verdade é que, quando Paulo, Barnabé e Tito chegaram na sede da igreja mãe de Jerusalém, os cristãos puritanos caíram em cima dos visitantes para que Tito, que era gentio ou grego, fosse circuncidado, como eram os demais cristão que faziam parte das igrejas em Israel. Paulo em um certo tom de ironia, quem sabe, chamou estes santarrões de meia tigela de falsos irmãos. Se na igreja primitiva tinha estes tais de falsos irmãos, é sinal de que sempre existiram falsos cristãos, assim como hoje existe.

NEM AINDA POR UMA HORA CEDEMOS. Imagina-se que a pressão foi grande em cima de Paulo, que era o líder da equipe, a fim de que ele permitisse, e até certo ponto, constrangesse a Tito a ser circuncidado. Todavia, o apóstolo dos gentios foi firme em sua defesa de que não estava mais no tempo da lei, mais sim, no novo tempo da dispensação da graça, em que ninguém deve se submeter mais ao autoritarismo que determina a legislação de Moisés, mas sim, a liberdade do evangelho das boas novas de Cristo.

COM SUJEIÇÃO. Se Paulo cedesse a esse tipo de pressão e permitisse que Tito fosse circuncidado sem querer, simplesmente para atender as exigências dos cristãos puritanos, ele teria que desmanchar tudo que havia pregado nas igrejas por ele fundadas no mundo gentílico. Se sujeitar a tal coisa era voltar ao judaísmo, de onde o apóstolo já havia saído, para fazer parte do cristianismo, religião fundada por Cristo Jesus.

PARA QUE A VERDADE. Mesmo correndo o risco de ser rejeitado pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém, Paulo e seus companheiros não retrocederam em suas convicções. Isso Porque, Paulo tinha certeza que, o que pregava nos campos missionários do mundo gentílico era a mais pura verdade de Deus. A nova realidade era que o Senhor Jesus veio ao mundo como sendo o Messias de Deus e implantou uma nova ordem religiosa.

DO EVANGELHO. A verdade defendida por Paulo era o evangelho das boas novas de Cristo, que trazia consigo um novo jeito de se praticar a religião verdadeira. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer nele. No evangelho se encontra a mensagem suficiente para que o homem se volte para o seu Criador, por meio da obra perfeita de redenção realizada pelo cordeiro de Deus que tira o pedado do mundo.

PERMANECESSE. As verdades do evangelho de Cristo já haviam chegado a muitos lugares do mundo gentílico por meio das missões transculturais realizadas por Paulo, e estas verdades do evangelho tinham que se manterem como sendo as boas novas de salvação. Mudar as regras a esta altura dos fatos era ter que descontinuar o desenvolvimento do cristianismo para voltar às práticas do legalismo, do ritualismo e cerimonialismo judaico.

ENTRE VÓS. A preocupação de Paulo, neste momento, era defender os gentios de quem ele era apóstolo e para quem havia sido enviado pelo Senhor Jesus. As verdades do evangelho de Cristo, que o apóstolo havia pregado nas igrejas da Galácia era o que devia prevalecer, para isso, é que Paulo teve que enfrentar perseguições e prisões em algumas cidades, e por fim, foi preso e executado como sendo um mártir do cristianismo.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Gálatas 2:3-4

Gálatas 2:3-4 - Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão.
MAS NEM AINDA TITO, QUE ESTAVA COMIGO. Tito era um líder de renome no mundo gentílico, onde tinha igrejas fundadas por Paulo. Até porque ele era amigo do grande apóstolo Paulo, e o acompanhava em viagens missionárias para fundar igrejas e também para cuidar das comunidades cristãs já fundadas. Esteve envolvido com a obra de Deus em Coríntios, mas foi em Creta que se tornou um líder da igreja local.

SENDO GREGO. Essa é uma observação feita pelo escritor para destacar o fato de que estava com ele um gentio incircunciso, que não era judeu, nem pertencia ao judaísmo, mas que era cristão de verdade, e que poderia servir de testemunho de que a graça de Deus era com os que não tinham a marca externa da circuncisão. Paulo foi a Jerusalém para tratar desta questão, porque este era um problema que tinha de ser resolvido.

FOI CONSTRANGIDO A CIRCUNCIDAR-SE. Mas, chegando Paulo com Tito no ambiente legalista da igreja em Jerusalém, houve um movimento interno para que Tito, mesmo sendo gentio, fosse circuncidado, o que Paulo não permitiu, e de imediato procurou evitar que seu amigo passasse por tal constrangimento. Se alguém quisesse ser circuncidado, que assim o fosse, mas de maneira voluntária, e não porque era obrigado.

E ISTO POR CAUSA DOS FALSOS IRMÃOS QUE SE INTROMETERAM. Jesus veio para cumprir a legislação de Moisés em nosso lugar, para nos libertar justamente de tal obrigação. Mas, ele veio implantar uma nova religião chamada cristianismo, que é diferente do judaísmo. Já os apóstolos, não intenderam isso de princípio, e buscavam reconciliar o judaísmo com o cristianismo, o que Paulo não aceitava e combatia.

E SECRETAMENTE ENTRARAM A ESPIAR A NOSSA LIBERDADE. Tanto Paulo como aqueles que faziam parte do ministério nas igrejas gentílicas, viviam como manda as regras do cristianismo, e não conforme o judaísmo. Formou-se logo um grupo de legalistas para secretamente fiscalizarem a Paulo, a Barnabé, e a Tito, se eles viviam de acordo com os costumes do judaísmo ou não, o que Paulo rechaçou e não aceitou.

QUE TEMOS EM CRISTO JESUS. Conforme a lei de Moisés, quem fazia parte do judaísmo era obrigado a guardar todos os mandamentos, estatutos e juízos daquela legislação, o que para Paulo era uma prisão. Mas de acordo com o evangelho da nova dispensação da graça, ninguém é obrigado a cumprir nada, porem, o cristianismo incentiva a que os discípulos de Cristo sigam os seus ensinos de maneira voluntária, o que é liberdade.

PARA NOS POREM EM SERVIDÃO. O que estavam exigindo de Paulo, Barnabé e Tido, era de que eles abandonassem o evangelho pela lei, o cristianismo pelo judaísmo, e isso era um retrocesso, coisa que Paulo chama de servidão. Graças a Deus que, no cristianismo histórico, o que prevaleceu foi o que Paulo defendia, e não o que os elementos legalistas queriam impor na igreja primitiva, liberta por Cristo, e no cristianismo democrático.

Gálatas 2:2

Gálatas 2:2 - E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
E SUBI POR UMA REVELAÇÃO. No texto anterior o autor fala de ter subido a Jerusalém, agora, ele diz ter subido novamente, não porque Jerusalém ficasse em uma localização geográfica mais alta do que onde Paulo estava, mas isso se refere a “subir” no nível espiritual que aquela cidade se encontrava a qualquer outra do mundo. Da primeira vez que Paulo foi a Jerusalém, certamente a convite de Pedro, foi por vontade própria, talvez querendo se aproximar do grupo dos apóstolos, mas agora foi por revelação de Deus.

E LHES EXPUS. Ao que tudo indica, desta vez, os líderes da igreja de Jerusalém foram mais atenciosos para com Paulo, até porque já neste tempo, seus trabalhos missionários se havia se tornado conhecido até mesmo na igreja sede de Jerusalém. Tendo pois, sido recebido pelos apóstolos, Paulo teve a oportunidade de expor suas atividade evangelísticas no mundo gentílico e de como o cristianismo estava se expandindo.

O EVANGELHO. O evangelho transmitido pelo apóstolo Paulo era um tanto diferente das revelações dadas aos apóstolos de Jerusalém de início, até porque eram missões diferentes também. Enquanto os apóstolos de Jerusalém concentraram suas atividades em Israel e na Palestina, o apóstolo Paulo foi chamado e enviado por Cristo a pregar o evangelho aos gentios, que tinham tradições e costumes religiosos diferentes.

QUE PREGO. Paulo escreve que Pedro recebeu revelações do evangelho para pregar para os judeus, enquanto que ele recebeu mais profundas revelações do evangelho para pregar aos gentios. De forma que, Paulo empenhava-se em pregar o evangelho das boas novas de Cristo onde Jesus de Nazaré ainda não era conhecido. A tempo, e fora de tempo, Paulo não cessava de falar da nova aliança de graça de Deus para a humanidade.

ENTRE OS GENTIOS. No tempo da velha dispensação da lei, e de acordo com a legislação de Moisés, só existiam dois povos no mundo, os judeus ou israelitas e os gentios. Os judeus consideravam gentios, todos aqueles que não viviam de conformidade com o judaísmo, e que eles consideravam povos pagãos ou incrédulos. Porem, de acordo com a nova dispensação, a igreja de Cristo é mais composta de gentios do que de judeus.

E PARTICULARMENTE OS QUE ESTAVAM EM ESTIMA. Paulo quis dizer: diante daqueles que eram mais influentes na igreja mãe de Jerusalém. Como o apostolado de Paulo já estava consolidado no mundo gentílico, e isso se espalhou por todas as igrejas cristãs, ele foi a Jerusalém e não queria simplesmente falar com qualquer um dos líderes da igreja sede, mas ele, até certo ponto, foi ousado em querer falar com os principais líderes.

PARA QUE DE MANEIRA NENHUMA NÃO CORRESSE OU NÃO TIVESSE CORRIDO EM VÃO. É bem provável que Paulo tenha se reunido com Tiago, Pedro e João que eram as três principais lideranças da Igreja de Jerusalém. Dá primeira vez, Paulo foi lá e não resolveu nada, mas desta feita, a coisa foi diferente, porque agora, ele falou diretamente com os cabeças da igreja sede, e foi ouvido pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém.

Gálatas 2:1

Gálatas 2:1 - Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
DEPOIS, PASSADOS. Não há interrupção nos escritos de Paulo, no que concerte ao término do capítulo anterior e este capítulo, ora a que estamos comentando, até porque o assunto tem uma importância tão grande, que o escritor pretende estender um pouco mais sobre o tema. Agora, o autor fala sobre sua segundo viagem a igreja mãe em Jerusalém, desta feita para defender seu ministério apostólico para com os gentios. Desta vez, os líderes de Jerusalém deram mais atenção a Paulo do que na sua primeira visita.

CATORZE ANOS. Paulo teve um encontro com Cristo, quando de caminho a Damasco, com carta branca dos sacerdotes judeus para perseguir, prender e até mandar matar aos cristãos. Tendo se convertido, ele se dirige aos desertos da Arábia, certamente para buscar a Deus e se preparar para a grande missão que se despontava diante da sua caminhada. Porem, depois de três anos, foi a Jerusalém, quem sabe a convite de Pedro para ser apresentado aos demais apóstolos, porem, não recebeu a atenção devida.

SUBI OUTRA VEZ. Da primeira vez, havia da parte de Pedro o desejo de que Paulo, quem sabe, fizesse parte do grupo dos apóstolos ou o próprio Paulo, queria ter o apoio do grupo apostólico para fazer missões transculturais, mas não deu certo, porque Deus queria que ele agisse dependendo dos céus. Mas agora, o próprio Deus providenciou a viagem de Paulo para que seu ministério aos gentios fosse pelo menos confirmado.

A JERUSALÉM. Subir a Jerusalém, neste caso, era procurar o grupo dos apóstolos para regularizar o ministério aos gentios, que neste momento já era do conhecimento de todos que havia dado certo. Os indicativos eram de que, nas igrejas da Galácia a autoridade de Paulo estava sendo posta em dúvida, coisa que esta sua viagem a Jerusalém resolveria este problema, com a atenção do ministério da igreja mãe.

COM BARNABÉ. Porque Paulo levou consigo a Barnabé como acompanhante a esta viagem a Jerusalém para se encontrar com os apóstolos? Porque ele era judeu e já era bem conhecido pelos líderes da igreja mãe de Jerusalém. Provavelmente Barnabé queria ajudar a Paulo a ter acesso aos líderes da igreja mãe, com o objetivo de confirmar seus trabalhos como missionário cristão enviado ao mundo gentílico, por Cristo Jesus.

LEVANDO TAMBÉM COMIGO. A presença de Barnabé era muito importante nesta comitiva, até para facilitar o acesso de Paulo aos líderes da igreja sede em Jerusalém, mas o apóstolo também leva consigo um dos seus cooperadores e amigo de ministério, chamado Tito. Como neste mesmo tempo, Paulo já era o grande apóstolo dos gentios, ele contava com o auxílio de muitos companheiros de ministério que cooperavam com ele.

TITO. Diferente de Barnabé, Tito era gentio, natural da ilha de Chipre. Não se sabe se foi de propósito que Paulo tenha levado um gentio juntamente com ele para visitar a igreja mãe de Jerusalém, que era composta de Judeus convertidos ao cristianismo, e que seguiam uma ala do cristianismo, puxando mais para o judaísmo. Tito esteve envolvido com a igreja de Coríntios, mas a tradição cristã afirma que, ele era líder na igreja de Creta.

Gálatas 1:23-24

Gálatas 1:23-24 - Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim.
MAS. Essa é uma inicialização de narrativa que dá continuidade ao que vinha escrevendo antes. E o que Paulo vinha escrevendo no texto anterior? Ele vinha exatamente descrevendo sobre suas primeiras atividades depois de ser chamado por Cristo e se converter do judaísmo para o cristianismo. Principalmente da forma como aprendeu sobre o evangelho das boas novas, que não foi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo. E termina dizendo: E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia.

SOMENTE TINHAM OUVIDO DIZER. Mas somente tinham ouvido dizer: As notícias sobre a conversão de Saulo de Tarso já circulavam por todas as partes da Palestina. O fato de Saulo de Tarso ter abandonado a religião oficial de seu País, Israel e agora defender o cristianismo isso teve uma repercussão muito grande. Até porque ele era até certo ponto uma autoridade a serviço dos sacerdotes judaicos para combater outras seitas que aparecessem contra o judaísmo. O cristianismo era considerado uma seita pelos Judeus

AQUELE QUE JÁ NOS PERSEGUIU. Percebe-se nesta declaração da igreja primitiva a respeito de Saulo, o que o Senhor Jesus pode fazer na vida de uma pessoa, em termos de transformação. Com isso pode-se aprender que não devemos ter como inimigos permanentes aqueles que nos fazem oposição à pregação das boas novas sobre Cristo. O exemplo de Saulo de Tarso nos ensina que alguém que hoje se opõe ao evangelho, pode pela graça de Cristo, amanhã ser um pregador das boas novas do evangelho.

ANUNCIA AGORA. Uma coisa importante no reino de Deus é o dia de hoje e de amanhã, no tocante aos erros humanos. Atos 17:30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. O importante é ser uma nova criatura. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

A FÉ QUE ANTES DESTRUÍA. O cristianismo nasceu e se desenvolveu sob pressão e perseguição. A morte injusta praticada contra Jesus de Nazaré foi uma forma de tentar aniquilar a nova fé dos cristãos na nova aliança de Deus com a humanidade por meio do Cristo de Deus. Mas, o maior inimigo mesmo do cristianismo foi justamente o império romano. Roma como era a potência mundial da época, procurou por todos os meios matar a nova religião fundada por Jesus Cristo. E até 312 de nossa era foi quem mais matou cristãos em todo o mundo. Fez de tudo para acabar com o cristianismo.

E GLORIFICAVAM A DEUS A MEU RESPEITO. Ao que tudo indica estes fatos sobre a chamada de Saulo de Tarso para ser um apóstolo de Cristo se espalhou em todas as direções, e principalmente na Judeia. Os cristãos que ouviam falar do seu testemunho e de como se converteu para o cristianismo fazia com que os seguidores de Cristo glorificassem a Des a seu respeito. O que aconteceu com a transformação de Saulo em Paulo o missionário enviado aos gentios foi marcante e ao mesmo tempo impactante.

Gálatas 1:21-22

Gálatas 1:21-22 - Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia, que estavam em Cristo.
DEPOIS FOI PARA. Paulo está fazendo um mini relatório de suas primeiras atividades logo após o seu encontro com Cristo na estrada de Damasco. Ele diz que não voltou para Jerusalém, mas foi ter primeiro um momento de comunhão com Deus nos desertos da Arábia, de lá veio para Damasco onde ficou quase três anos, depois foi a Jerusalém para ver a Pedro e se encontrou com Tiago, irmão do Senhor. Terminados os quinze dias de visita a Jerusalém, tomou este outro rumo em direção da Síria. Com isso se têm uma ideia logo de princípio das atividades missionárias do apóstolo.

AS PARTES DA SÍRIA E DA CILÍCIA. Na realidade Paulo retorna para suas origens, ou seja, para sua terra onde nasceu e viveu. A Síria era uma região, que se estendia desde o nordeste da Palestina até os vales dos rios Tigre e Eufrates. Já a Cilícia era uma província romana da Ásia Menor, ligada diretamente com a Síria. Sua capital era Tarso (Atos 21:39). Essa era uma região bem conhecida por Paulo, onde ele fundou algumas comunidades cristãs, como missionário do reino de Cristo.

E NÃO ERA CONHECIDO. Neste ínterim, ele retoma o ponto de onde partiu para as partes da Síria e da Cilícia, ele agora se refere a quando esteve em Israel para ver a Pedro. Certamente o apóstolo Pedro o levou a visitar algumas comunidades cristãs na região da Judeia. No entanto, os cristãos de lá não conheciam a Paulo, até porque ele era um novo convertido e ainda não tinha feito nenhuma visita a Judeia. A realidade é que ele foi chamado para ser enviado aos gentios e não aos Judeus.

DE VISTA DAS IGREJAS. Não era conhecido de vista dos cristãos que faziam parte das igrejas que estavam na região da Judeia. É provável que Saulo (Paulo) quando ainda vivia no judaísmo ou visitava Jerusalém não andava por aquela parte de Israel. Na verdade ele era de Tarso da Cicília, onde viveu certamente a maior parte do seu tempo até este momento. Apesar de não ser conhecido de vista, mais é provável que fosse conhecido pelo que se ouvia falar a seu respeito. Como aquele que se converteu ao cristianismo. Antes um perseguir contra os cristão, agora um servo de Cristo e do seu reino.

JUDEIA. Palavra hebraica que significa: Louvor. É uma região localizada a oeste do Mar Morto, entre este Mar e o Mar Mediterrâneo. Estende-se ao norte até as colinas de Golan, e ao sul até a faixa de Gaza. Na antiguidade era uma província romana e foi dominada por muitos outros povos: assírios, persas, macedônios e etc. Na época de Cristo essa era uma região da palestina para onde retornaram os Judeus da volta do cativeiro Babilônico. Neste mesmo período Israel estava dividido em Judeia e Galileia, além é claro de alguns outros distritos. Atualmente é uma região em contínuo conflito entre israelenses e palestinos, como representação da oposição entre Esaú e Jacó.

QUE ESTAVAM EM CRISTO. Paulo não era conhecido de vista das igrejas que ficavam na Judeia e que estavam em Cristo. “Em Cristo” é uma expressão bastante repetida por Paulo em seus escritos. A igreja é o corpo de Cristo, ele que é o cabeça da sua igreja. "Em Cristo" significa viver para Cristo e andar como Cristo andou. "Em Cristo" também quer dizer; Ser discípulo de Cristo e ser guiado pelos seus ensinos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Gálatas 1:19-20

Gálatas 1:19-20 - E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
E NÃO VI A NENHUM OUTRO. Conforme o texto anterior deste mesmo capítulo, o apóstolo havia dito que só tinha se encontrado com Pedro com quem ficou quinze dias, até porque para isso ele tinha ido a Jerusalém, para ver a Pedro. Ao que tudo indica é provável que houvesse um convite da parte de Pedro para que Paulo o fosse visitar na capital de Israel. Quanto aos demais que faziam parte do grupo apostólico certamente ainda não tinham ouvido falar a respeito de Paulo. Ou quem sabe foram indiferentes com ele, há essa possibilidade, é tanto que não apoiaram seu ministério.

DOS APÓSTOLOS. . São várias as listas apresentadas pelos evangelhos sobre os nomes dos primeiros apóstolos de Cristo, por exemplo; Mateus 10:2-4 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. No caso do momento em que Paulo se refere neste texto é só tirar o nome de Judas Iscariotes e colocar o de Matias, que o substituiu.

SENÃO A TIAGO. Não há como provar que Tiago irmão do Senhor Jesus neste tempo fosse um dos doze apóstolos de Cristo e da igreja primitiva em Jerusalém. O que se sabe de fato é que Tiago irmão do Senhor Jesus se tornou a principal autoridade da igreja mãe em Jerusalém, um pouco mais tarde. Digamos que ele era o líder principal da igreja cristã na cidade de Jerusalém, como Paulo foi se encontrar com Pedro, é provável que Pedro tenha o levado perante Tiago para que este o conhecesse.

IRMÃO DO SENHOR. Uma coisa é certa é que este Tiago é de fato um dos irmãos de Jesus conforme fica explícito em Marcos 6:3 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. De acordo com a tradição cristã e conforme alguns escritos apócrifos, José, pai adotivo de Jesus morreu cedo e Jesus como primogênito ficou responsável pela manutenção da família, assumindo a carpintaria. Como Jesus era o primogênito de Maria, ela teve outros filhos e filhas também.

ORA, ACERCA DO QUE VOS ESCREVO. Não somente o que Paulo estava relatando nestas suas palavras, mas também todo o conteúdo desta carta aos gálatas, assim como também todos os seus escritos foram tidos como verdadeiros, é tanto que foram reconhecidos como Escrituras Sagradas pelas lideranças da igreja primitiva como também pelos concílios posteriores e consagrados pela história do cristianismo como sendo verdade. Além de reconhecido pela igreja foi também aprovado por Deus.

EIS QUE DIANTE DE DEUS TESTIFICO QUE NÃO MINTO. Paulo não precisava mentir para os seus leitores e isso não fazia parte de sua índole, até porque era um verdadeiro servo de Cristo. Tinha o testemunho de Pedro e de Tiago com quem esteve em Jerusalém. E além de tudo tinha o testemunho de Deus de que o que ele estava escrevendo era a mais pura verdade. Sua carta era digna de todo aceitação.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...