quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Efésios 3:13

Efésios 3:13 - Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que são a vossa glória.
PORTANTO. Percebe-se a preocupação do apóstolo Paulo com a igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, e assim era com todas as igrejas por ele fundadas. Pelos relatos feitos sabe-se que houve mais de três prisões do apóstolo dos gentios e citaríamos três: Em Éfeso, Cesaréia e Roma. Há quem diga que estas tribulações sobre as quais fala o escritor dizem respeito a sua prisão na cidade de Éfeso e que toda a igreja tinha conhecimento em loco do fato em si, eis a razão da preocupação do apóstolo.

VOS PEÇO QUE. Em muitas partes dos seus escritos, o apóstolo Paulo exorta os seus leitores, mesmo que seja em forma de conselhos, porque a palavra “exortação” nos tempos da igreja primitiva, não era usada, em muitos casos, como se usa nos dias de hoje para bater na igreja de Cristo como sendo supostas doutrinas. Dentro deste texto, o grande apóstolo dos gentios usa de sua humildade para pedir, solicitar e rogar aos servos de Cristo, que não se perturbassem com o que estava acontecendo com sua pessoa.

NÃO DESFALEÇAIS. Era um tempo difícil para os líderes da igreja primitiva, principalmente para Paulo, que como missionário do reino de Cristo, levava o evangelho a muitos campos missionários transculturais. A preocupação do apóstolo era de que por conta de seus sofrimentos, muitos viessem a desistir da fé, se desviando dos caminhos do Senhor, o que tornaria os trabalhos do apóstolo em nada, isso ele não queria.

NAS MINHAS. No tempo em que esta carta foi escrita, o principal alvo dos opositores do cristianismo era justamente o apóstolo Paulo, isso porque ele estava sendo um instrumento eficaz nas mãos de Deus para fazer crescer o cristianismo no mundo. Com isso, ele passou a ser uma ameaça para os judaizantes e para as demais religiões do mundo de sua época. De forma que, os inimigos do evangelho queriam acabar com Paulo.

TRIBULAÇÕES. Foi só começar a obra missionária no mundo gentílico, que o apóstolo passou a ser duramente perseguido pelos opositores do cristianismo. Os próprios compatriotas judeus foram os algozes inimigos de Paulo, porque ele combatia suas fábulas artificiais, pregando o evangelho poderoso das boas novas de Cristo. Além de ser também perseguido pelos líderes das demais religiões do mundo e pelo Estado romano.

POR VÓS. Há quem diga que o escritor esteja se reportando apenas pelos seus leitores que eram os seguidores de Cristo na cidade de Éfeso. Mas, um pouco antes, o apóstolo se dirigia aos gentios de um modo geral, como sendo o novo povo de Cristo. Seja como for, era efetivamente por desempenhar sua função ministerial em prol das igrejas do mundo gentílico que o apóstolo Paulo tinha que enfrentar tantas tribulações e aflições.

QUE SÃO A VOSSA GLÓRIA. Tem versão bíblica que contem a seguinte frase: “Por vós que são a minha glória”. Esta colocação se encaixa melhor ao texto, mas não significa que seja a correta, até porque a mesma frase “por vós que são a vossa glória”, quando se refere às aflições que Paulo passava pelos seus leitores, e que eles usavam isso para testemunhar de que eram por demais importantes dentro da economia do reino de Deus e de Cristo.

Efésios 3:11-12

Efésios 3:11-12 - Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor. No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
SEGUNDO O ETERNO PROPÓSITO. Tudo que Deus faz tem objetivos e propósitos bem definidos, mais isso, no tempo dele, que é diferente do nosso, até porque somos limitados quanto ao tempo. O escritor está falando sobre o propósito de Deus no que tange aos seus planos para a igreja de Cristo. Propósito esse que ele pôs em prática por meio do seu Filho Jesus Cristo. Quando se fala que este propósito é eterno é porque sempre esteve no planejamento do Pai enviar seu Messias como salvador do mundo.

QUE FEZ EM CRISTO JESUS. O cronograma de suas realizações Deus concretizou em Cristo Jesus, quando o Emanuel se manifestou como sendo o Cristo para realizar a redenção. Falar sobre Cristo é a mesma coisa que falar sobre a missão reconciliadora do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em prol de sua igreja remida. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e é uma transliteração do nome de Josué. O nome Jesus quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, conforme (Mateus 1:21).

NOSSO SENHOR. Cristo Jesus era Senhor tanto de Paulo, o escritor desta belíssima carto aos Efésios, quanto dos seus leitores, aqueles que faziam parte da comunidade cristã na cidade de Éfeso. Desde antes da sua vinda, o Messias de Deus já era anunciado como Senhor de tudo e de todos (Daniel 7:14). E o texto de Filipenses 2:9-11 nos ensina como o Cristo de Deus se tornou o Senhor de todos para glória de Deus Pai, hoje e sempre.

NO QUAL TEMOS OUSADIA. Em Cristo é que temos tal ousadia para com Deus por fazermos parte da igreja remida de Cristo Jesus. Essa ousadia se traduz por liberdade para nos aproximarmos do trono da graça e pedir misericórdia diante do Deus perdoador e assim alcançarmos seus benefícios. A nova aliança de Deus com a igreja de Cristo é que proporcionou essa liberdade direta com o Deus Todo-poderoso, o Criador.

E ACESSO. Cristo é a ponte de acesso a esta aproximação dos gentios para com Deus, coisa que, conforme a antiga aliança, somente Israel tinha esse direito. Com a vinda do Messias e sua obra perfeita de reconciliação, agora, já no tempo da nova dispensação da graça, o véu do templo foi rasgado de cima a baixo, e todo aquele que invocar o nome do Senhor terá a ousadia e a liberdade de chegar ao trono da graça como Filho que é de Deus.

COM CONFIANÇA. Essa confiança se traduz pela ousadia, pela liberdade de ter acesso a presença de Deus por meio do Espírito Santo. Sem Cristo no mundo, os gentios que também eram pagãos, invocavam os seus ídolos e imagens de esculturas, que são deuses mortos, que nada sabem do que ocorrem na terra, e por isso nada fazem pelos seus adoradores. Mas pela confiança em Cristo, os verdadeiros adoradores chegam a presença de Deus.

PELA NOSSA FÉ NELE. De acordo com os parâmetros estabelecidos pela nova aliança implantada por Cristo com a igreja, Deus entra com sua bondade, misericórdia e graça. Do outro lado, o pecador entra com sua fé em Cristo e na sua obra completa de redenção. Assim sendo, o resultado é comunhão plena com Deus, pelo Espírito Santo, e por fim a vida eterna. A mensagem central do evangelho é: Quem crer em Cristo será salvo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Efésios 3:10

Efésios 3:10 - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.
PARA QUE AGORA. O que esteve oculto nos séculos passados da história da humanidade, para que se cumprisse a dispensação da lei, até porque Deus tem o seu cronograma de realizações no seu tempo, interferindo na história humana. Mas “agora” na plenitude dos tempos, o Senhor fez manifestar. Este “agora” diz respeito ao novo tempo da dispensação da graça, em que por meio do evangelho, Deus em Cristo demonstra sua graça salvadora, e isso, pela redenção efetuada pela propiciação de Cristo, que idealizou a reconciliação.

PELA IGREJA. A “igreja” é o novo Israel de Deus, composto por pessoas de todos os povos, nações e línguas. O pacto da lei foi feito exclusivamente com uma nação escolhida, sendo este povo os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já a nova aliança da graça de Deus foi e é muito mais abrangente, porque atinge pessoas de todos os recantos do mundo. A igreja é quem representa o reino de Cristo sobre a terra, porque Cristo governa na igreja e sobre a igreja. A igreja é a possessão de Deus sobre a terra e sobre o cosmo.

A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS. Deus tem as suas multiformes maneiras de trabalhar pelas suas criaturas, e a chamada da igreja de Cristo foi a mais bela forma do Criador demonstrar sua misericórdia e bondade. O Senhor agiu com sabedoria, que lhe é própria em essência do seu ser, ao resgatar os gentios para ser seu povo, quebrando o monopólio da adoração que era exclusivo de Israel, que não soube líder com tal privilégio.

SEJA CONHECIDA. Onde não se esperava, Deus se revelou com sua sabedoria, aceitando que os povos rejeitados pelo pacto da lei viessem a se tornar o povo especial do Senhor, e com isso, o Criador surpreende, estendendo uma mão amiga, concedendo perdão. Por meio da igreja de Cristo o Deus eterno manifesta sua graça, seu amor e sua bondade, revertendo uma situação que já era de ganho do império das trevas, Deus nunca perde.

DOS PRINCIPADOS. A palavra “principado” em grande parte de suas referências dentro do Novo Testamento diz respeito a seres espirituais das trevas, que são entidades malignas, que agem em determinadas regiões. Mas, no texto, ora em foto, o autor escreve sobre os anjos de Deus que participam do governo de Cristo sobre a igreja. Anjos estes que, o escritor aos Hebreus diz que eles estão a serviço da igreja (Hebreus 2:17).

E POTESTADES. A mesma coisa é que a palavra “potestade” também em sua maioria dentro nas páginas do Novo Testamente diz respeito ao próprio diabo, bem como aos demônios que comandam sobre legiões de anjos das trevas. Neste caso, deste texto, a que estamos comentando, Paulo fala dos arcanjos, dos querubins, dos serafins e outras ordens de anjos de luz. O reino de Deus é bem organizado hierarquicamente.

NOS CÉUS. Esta expressão última do versículo é que nos dá segurança em afirmar que as palavras “principado e potestade” se referem aos anjos poderosos de Deus, que compõem o reino de Deus e de Cristo. O plano de Deus em favor da igreja universal de Cristo faz com que os mais elevados espíritos criados por Deus percebam o quanto o Criador é sábio, poderoso, misericordioso, benevolente, bondoso, amoroso e gracioso.

Efésios 3:9

Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo.
E DEMONSTRAR A TODOS. Os judeus não tinham esta preocupação em propagar aos povos a legislação de Moisés, até porque, a antiga aliança de Deus com Israel era nacionalista, e os israelitas faziam questão em monopolizar a Deus e a fé judaica. Já o cristianismo surgiu com um direcionamento diferente, e o próprio Cristo, que foi o seu fundador, disse aos seus seguidores: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15). E Paulo foi um dos mais ativos pregadores do evangelho.

QUAL SEJA A DISPENSAÇÃO DO MISTÉRIO. Como missionário transcultural que era, o escritor desta carta, andava de cidade em cidade e de casa em casa, nas ruas e aldeias anunciando este evangelho poderoso. Essa “dispensação” nos fala das riquezas que o evangelho distribui para todos aqueles que andam nos seus caminhos. E o “mistério” nos ensina sobre a nova dispensação da graça de Deus com sua abertura e alcance de todos os povos, nações e línguas, quando a aliança da lei era exclusivista e nacionalista.

QUE DESDE OS SÉCULOS. Já nos primórdios, quando da queda da raça humana, Deus prometera enviar o Cristo para redimir o pecador dos efeitos negativos do pecado com suas consequências (Gênesis 3:15). Bem como, muitos dos antigos profetas, foram usados por Deus, mediante seu Espírito, para da mesma forma prometer a vinda do seu Messias, que seria o Emanuel, ou seja, o próprio Deus no meio dos homens para salvar.

ESTEVE OCULTO EM DEUS. De forma que, o Messias era muito desejado e ao mesmo tempo esperado pelo povo de Israel. Podemos conjecturar que, os filhos de Israel fizeram muitas orações para que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó manifestasse seu ungido e enviado, o Messias. No entanto, o Verbo de Deus só veio no momento certo do cronograma das realizações de Deus. Cristo se manifestou na plenitude de Deus.

QUE TUDO CRIOU. Por isso que, as Sagradas Escrituras afirmam que Deus é o Criador de todas as coisas, e assim sendo, todas as coisas tem a sua fonte e origem no Deus Todo-poderoso, aquele que tem o domínio sempiterno. A grandeza de Deus é demonstrada pelos seus poderosos atos de criação, a terra que é gigante, não é o tudo que se pode dizer sobre o Deus Criador, isso porque, o universo com sua vastidão fala muito mais sobre Deus do que a própria terra.

POR MEIO. João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Este assunto gerava polêmica entre os pregadores do evangelho e os seguidores do judaísmo, uma vez que, os judeus não aceitaram que Jesus de Nazaré fosse o Emanuel de Deus. Deus criou todas as coisas por Cristo Jesus, aleluias, glórias a Deus.

DE JESUS CRISTO. Os judeus não acreditaram que Jesus era o Messias, o Emanuel, o Verbo de Deus, o profeta anunciado por Moisés, o Sacerdote eterno segundo o ardem de Melquisedeque, o Rei da descendência de Davi e o Cristo. Todavia, o Senhor Jesus era o enviado de Deus Pai, o ungido do Senhor que se manifestou para produzir resultados positivos entre Deus e os homens, por meio da reconciliação e da paz com a humanidade.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Efésios 3:8

Efésios 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.
A MIM, O MÍNIMO. Neste mesmo tempo do desenvolvimento da igreja de Cristo, Paulo já era o grande apóstolo dos gentios. Mas nem por isso, agia com prepotência ou orgulho de ser o que era. Nesta colocação feita por ele, se percebe o quanto de sua humildade é demonstrada, ao ponto dele se achar o menor de todos os servos de Cristo. E por que ele se achava o menor do rebanho? Porque antes de se converter para o cristianismo, a serviço do judaísmo e das autoridades judaicas perseguia a igreja remida de Cristo.

DE TODOS OS SANTOS. O autor se reporta a todos aqueles que faziam parte do apostolado, dos ministros do evangelho e da própria igreja amada do Senhor Jesus. Dentre todos aqueles que se consideravam menores do rebanho de Cristo, o apóstolo ainda diz que é menor do que o mais simples dos servos de Cristo. A palavra “santos” dentro deste texto diz respeito a todos aqueles que haviam sido comprados e remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, os justificados em Cristo.

ME FOI DADA ESTA GRAÇA. Para Paulo, exercer com plenitude o seu importante ministério de apóstolo de Cristo aos gentios era na realidade um magnífico presente da parte de Deus para sua vida. Ele era consciente de que não merecia tamanho privilégio, e a isso ele chama de graça, que é um favor não merecido. A forma como o apóstolo fazia a obra de missões era admirável, mas ele não atribuía isso a sua capacidade, mas, a graça de Deus em sua vida.

DE ANUNCIAR ENTRE OS GENTIOS. Conforme ele próprio relata, depois de ter um encontro pessoa com a glória de Cristo, ele foi se preparar, buscando ao Senhor nos desertos da Arábia, por mais de três anos. Pedro o convidou a visitar Jerusalém, certamente para aproveitá-lo junto ao grupo dos doze. Todavia, a chamada do apóstolo era muito importante nos campos missionários transculturais, enviado aos gentios.

POR MEIO DO EVANGELHO. Este evangelho que o apóstolo anunciava era a mensagem das boas novas sobre Cristo e tudo que envolvia a nova aliança da graça de Deus. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, na obra perfeita de redenção realizada por Cristo Jesus. Quem segue o caminho iluminado do evangelho das boas novas, conforme a vontade de Deus, o destino é a salvação e a vida eterna.

AS RIQUEZAS INCOMPREENSÍVEIS. Dentro deste texto, quando se fala sobre as riquezas de Cristo está se falando sobre os valores futuros que desfrutarão os remidos do Senhor Jesus, a partir do arrebatamento da igreja. E quando se diz que estas riquezas são incompreensíveis é porque não tem limites, são insondáveis, incomparáveis e eternas. A mente humana não tem a capacidade de perscrutar os valores dos benefícios da salvação em Cristo Jesus.

DE CRISTO. Todas as coisas foram entregues ao Filho de Deus e o próprio Jesus declarou: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). Os insondáveis benefícios que os salvos em Cristo irão desfrutar na eternidade com Deus são frutos da obra de redenção prodigalizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Cristo de Deus. Pela propiciação, Jesus idealizou a reconciliação ou paz com Deus e com isso a vida eterna para os que creem no seu nome.

Efésios 3:7

Efésios 3:7 - Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
DO QUAL. Este começo de mensagem é uma continuidade do que o escritor vinha falando no texto anterior, sobre o evangelho poderoso de nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crer, com isso, entende-se que o evangelho das boas novas de Cristo conduz o pecador aos pés da cruz, fazendo com que o homem creia na obra redentora do Cristo de Deus. No evangelho o homem encontra a luz de Deus para seguir a Cristo, que é o caminho a verdade e a vida.

FUI FEITO MINISTRO. Por causa do evangelho de Cristo é que Paulo foi feito ministro. O evangelho pregado por Paulo era diferente do evangelho pregado pelos demais apóstolos, no que tange ao seu direcionamento. Isso porque, os demais apóstolos pregavam o evangelho para os seguidores do judaísmo, pelo menos nos primórdios da igreja primitiva. Enquanto que, Paulo foi feito ministro do evangelho, com uma mensagem voltada para os gentios, é tanto que, ficou sendo conhecido como apóstolo dos gentios.

PELO DOM. O que o autor tenta passar para os seus leitores é que ele era ministro do evangelho das boas novas de Cristo, não porque tivesse capacidade ou habilidade para tamanha responsabilidade, mais sim, porque Deus em sua graça e misericórdia lhe concedeu como dom este ofício. Os dons e os ministérios são dados por Deus aos seus servos para que estes executem sua vontade na terra, no que tange a obra da igreja.

DA GRAÇA DE DEUS. Esta frase é muito mais clara do que a anterior em demonstrar a incapacidade do escritor no exercício do seu ministério. Quando se fala nesta graça de Deus na vida do apóstolo para por em prática o seu ministério, é uma declaração forense de que o mesmo nem de perto merecia tal privilégio de ser um ministro do evangelho. Mas que este era um favor não merecido da parte de Deus para sua vida e missão.

QUE NE FOI DADO. Este favor não merecido de ser um ministro do evangelho na vida de Paulo foi um presente da parte de Deus, a fim de que, o apóstolo cumprisse uma importante missão em levar o evangelho das boas novas em campos missionários transculturais. Dentro dos seus escritos, Paulo deixa bem claro o privilégio que ele tinha de ser chamado por Cristo para ser um instrumento de Deus na pregação do evangelho.

SEGUNDO A OPERAÇÃO. Paulo afirma que não aprendeu sobre o evangelho de Cristo de homem algum, mas sim, diretamente do Pai das luzes. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. A operacionalização de Deus na vida de Paulo foi a mais pura demonstração de poder.

DO SEU PODER. Depois de Jesus, o apóstolo Paulo foi uma das personagens mais importante para expansão do evangelho de Cristo em todo o mundo. Depois de ser chamado por Cristo para ser o apóstolo dos gentios. Paulo se preparou com Deus, e saiu pregando uma mensagem do evangelho irresistível. Por onde ele passava pregando as boas novas do evangelho, as pessoas se convertiam, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador.

sábado, 19 de novembro de 2016

Efésios 3:6

Efésios 3:6 - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.
A SABER. As revelações que Deus deu a Paulo no tocante ao mistério de Cristo com a sua igreja remida foi muito maior do que aos demais apóstolos. Porque a grupo dos doze não entenderam de princípio, que o novo Israel seria uma igreja composta de judeus e gentios, com todos os povos do mundo. É tanto que os demais apóstolos continuaram exercendo suas atividades em Israel. Paulo porem, foi enviado por Cristo para fazer missões transculturais, na Europa, Ásia e em outras partes do mundo gentílico.

QUE OS GENTIOS. Os judeus se consideravam o povo especial de Deus, por contas das alianças feitas e confirmadas com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, é tanto que, eles não se juntavam com as demais nações do mundo. Os gentios, assim classificados pelos judeus eram os pagãos, ou os povos de outras nacionalidades. Os gentios também eram chamados de incircuncisos porque não participavam do ato de circuncisão que era decretado para os descendentes de Abraão. Cristo mudou tudo isso pelo evangelho.

SÃO CO-HERDEIROS. A obra de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo derribou a parede de separação que havia no meio, ou seja a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças. Desde a implantação pelo Messias de Deus da nova dispensação da graça, que os gentios se tornaram participantes do novo pacto e isso foi possível mediante a reconciliação com Deus, onde passou a reinar a paz.

E DE UM MESMO CORPO. De acordo com a nova aliança de Deus com a humanidade, diz o evangelho da paz, que juntou-se judeus e gentios para formar o Israel espiritual de Deus, que é a igreja remida de Cristo. A igreja amada do Senhor Jesus é chamada de "corpo de Cristo", com cada um dos seus participantes chamados de membros de um mesmo corpo. Cristo é o cabeça e todos os membros da igreja formam seu corpo.

E PARTICIPANTES DA PROMESSA. Assim como na dispensação da lei continham muitas e fieis promessas aos que fossem cumpridores da legislação de Moisés. Na nova dispensação não é diferente, e de acordo com o evangelho das boas novas, quem aceitar a Cristo como Senhor e Salvador também é participante das promessas de Deus em Cristo. Estas promessas são no seu ponto mais importante a salvação e vida eterna.

EM CRISTO. Cristo é o centro de tudo, até porque foi o Cristo de Deus quem idealizou a redenção da sua igreja amada. Foi o Messias de Deus quem veio ao planeta terra e pôs em prática o plano da redenção da humanidade. Antes, o que prevalecia era a inimizade entre Deus e os gentios, mas vindo Cristo, o Emanuel de Deus, fez a propiciação dos nossos pecados, efetuando a reconciliação pela paz, tendo como resultado a salvação.

PELO EVANGELHO. A legislação de Moisés era quem continha as regras do pacto de Deus com o seu povo, Israel. Já na nova aliança de Deus com todos os povos do mundo é o evangelho que traz os parâmetros estabelecidos por Cristo. No evangelho o homem encontra o caminho a ser seguido para ter um encontro com Cristo. O evangelho é a legislação de Cristo, por meio do qual, o homem é transformado em uma nova criatura.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...