1 Timóteo 3:14-15 - Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa. Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
ESCREVO-TE ESTAS COISAS. Como missionário que era e fundador de igrejas no mundo gentílico, o apóstolo Paulo passava um certo tempo evangelizando em um determinado lugar, até que fundava uma igreja. Depois, ele já partia para outro lugar para levar Cristo aonde o evangelho ainda não fora pregado. Porem, mesmo ausente, ele continuava ensinando as boas novas do evangelho da libertação a seus filhos na fé, por meio de suas cartas, é tanto que, ele foi quem mais escreveu essas missivas aos seus correspondentes.
ESPERANDO IR VER-TE. Não se sabe ao certo de onde o escritor estava enviando esta carta ao seu companheiro de ministério, mas é certo dizer que, o seu coração estava bem presente na igreja cuidada por Timóteo. A prova disto é que ele traduz este desejo em esperança de em breve estar de volta a cidade de Éfeso para continuar o seu trabalho de discipulador. Paulo só estava esperando a ocasião certa para voltar a Éfeso.
BEM DEPRESSA. MAS, SE TARDAR. O apóstolo Paulo era por demais cuidadoso para com as igrejas que ele fundara, e conforme os comentaristas bíblicos tem procurado explicar, ele ao mesmo tempo em que buscava levar o evangelho de Cristo em lugares ainda não alcançados, ao mesmo tempo, retornava de volta as comunidades cristãs já evangelizadas, e principalmente nas igrejas por ele fundadas para saber como estavam.
PARA QUE SAIBAIS COMO CONVÉM. Mesmo que em suas muitas atividades evangelísticas ou de supervisão, ele demorasse um pouco, todavia, logo que tivesse a oportunidade estaria presente na cidade de Éfeso, em companhia de Timóteo e da igreja de Cristo, para transmitir os ensinos adequados para o crescimento espiritual do povo de Deus. Paulo era incansável em seus trabalhos de pregação da palavra de Deus.
ANDAR NA CASA DE DEUS. O autor usa uma metáfora pedagógica para tentar demostrar a Timóteo e aos seus leitores de como convém se comportar na igreja de Cristo. Ele escreve sobre a vida de comunhão e ao mesmo tempo de santidade que alguém deve se preocupar em viver no meio do povo de Deus, principalmente um diácono e um ministro do evangelho de Cristo, dando um bom testemunho na igreja, e para com todos.
QUE É A IGREJA DO DEUS VIVO. Quando o evangelho das boas novas fala sobre a igreja do Deus vivo ou igreja de Cristo, não está se referindo a um templo religioso, como se ver nos dias de hoje, nem tão pouco a um sistema denominacional. Mas ele se reporta ao povo de Deus, em que a igreja representa o corpo de Cristo na terra. Em todo o domínio do império romano, não foi permitido edificação de tempo cristãos até 313 d.C.
A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE. A coluna fala sobre estrutura de sustentação, sobre a qual um edifício se firma. A igreja de Cristo sempre foi o marco defensor das verdades de Deus, porque ela se transformou em um veículo de difusão das verdades do evangelho libertador. A verdade sobre a qual escreve o autor, diz respeito a tudo aquilo que fazia parte do plano de Deus, mediante a nova aliança da graça em Cristo Jesus.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
1 Timóteo 3: 13
1 Timóteo 3:13 - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
PORQUE OS QUE SERVIREM BEM. Uma das funções primordiais de um diácono é justamente servir a Deus e a igreja remida de Cristo. No princípio, quando esta função foi instituída pelo grupo apostólico tinha mais um dever social para com os mais necessitados da igreja. Já nos dias de hoje, o diácono fica a disposição do ministério para servir aos ministros e principalmente a igreja do Senhor Jesus. Depois de servirem bem como diáconos é que são designados como presbíteros ou outras funções.
COMO DIÁCONOS. Tem três palavras que eram usadas nos tempos bíblicos para descreverem o diaconato que são elas: servir, ajudar e suportar. No caso do cargo eclesiástico, diz respeito a “servir” com alegria a igreja de Cristo, como que servindo ao próprio Jesus. Esta função surgiu na igreja, no sentido de “ajudar” as viúvas que faziam parte da igreja, como também aos mais necessitados. Já em termos gerais, o diácono era uma designação para descrever aquele que “suportava” servir sem esperar recompensa.
ADQUIRIRÃO PARA SI. No caso do diácono, como função eclesiástica, eles serviam de fato de forma voluntária a igreja de Cristo e ao ministério. Porem, no que diz respeito a Deus, eles não serviam simplesmente sem esperar recompensa, porque todo aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar, as demais coisas lhes serão acrescentadas. Deus não fica devendo nada a ninguém, e ele recompensa a cada um, segundo a sua obra.
UMA BOA POSIÇÃO. Ser um diácono não é coisa de menos, em termos de ministério e função eclesiástica. Primeiro, porque quem serve a igreja de Cristo, pode estar certo de que está servindo ao próprio Cristo, isto porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra. Depois, quem serve bem como diácono, ganha o reconhecimento pelo ministério, e com isso, tem a possibilidade de exercer outras funções ministeriais na igreja de Cristo.
E MUITA CONFIANÇA. Servir bem a Deus e a igreja de Cristo como diácono se traduz como resultado em confiança da parte dos céus e dos líderes da igreja também. Como o serviço de diácono é voluntário, e quem assim o serve a igreja, faz sem esperar recompensa financeira ou humana, tal dedicação gera automaticamente confiança de que tal pessoa é um verdadeiro seguidor do reino de Deus e do evangelho de Cristo.
NA FÉ QUE HÁ. O esforço, a dedicação e o zelo exercidos por um verdadeiro diácono que serve a Deus e a igreja remida de Cristo resulta em muita fé por parte de quem assim age. O próprio serviço prestado a igreja por parte do diácono já pode se dizer que é a prática da fé genuína na pessoa bendita do Deus que é galardoador daqueles que nele esperam, até porque quem serve a igreja voluntariamente só espera em Deus.
EM CRISTO JESUS. O sobrenome Cristo, nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus em prol da humanidade e principalmente da sua amada igreja. Quando o evangelho fala de Cristo, ele está falando sobre o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, sua natureza divina. Já o nome Jesus, nos ensina sobre a natureza humana do Filho de Deus, ele que veio como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
PORQUE OS QUE SERVIREM BEM. Uma das funções primordiais de um diácono é justamente servir a Deus e a igreja remida de Cristo. No princípio, quando esta função foi instituída pelo grupo apostólico tinha mais um dever social para com os mais necessitados da igreja. Já nos dias de hoje, o diácono fica a disposição do ministério para servir aos ministros e principalmente a igreja do Senhor Jesus. Depois de servirem bem como diáconos é que são designados como presbíteros ou outras funções.
COMO DIÁCONOS. Tem três palavras que eram usadas nos tempos bíblicos para descreverem o diaconato que são elas: servir, ajudar e suportar. No caso do cargo eclesiástico, diz respeito a “servir” com alegria a igreja de Cristo, como que servindo ao próprio Jesus. Esta função surgiu na igreja, no sentido de “ajudar” as viúvas que faziam parte da igreja, como também aos mais necessitados. Já em termos gerais, o diácono era uma designação para descrever aquele que “suportava” servir sem esperar recompensa.
ADQUIRIRÃO PARA SI. No caso do diácono, como função eclesiástica, eles serviam de fato de forma voluntária a igreja de Cristo e ao ministério. Porem, no que diz respeito a Deus, eles não serviam simplesmente sem esperar recompensa, porque todo aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar, as demais coisas lhes serão acrescentadas. Deus não fica devendo nada a ninguém, e ele recompensa a cada um, segundo a sua obra.
UMA BOA POSIÇÃO. Ser um diácono não é coisa de menos, em termos de ministério e função eclesiástica. Primeiro, porque quem serve a igreja de Cristo, pode estar certo de que está servindo ao próprio Cristo, isto porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra. Depois, quem serve bem como diácono, ganha o reconhecimento pelo ministério, e com isso, tem a possibilidade de exercer outras funções ministeriais na igreja de Cristo.
E MUITA CONFIANÇA. Servir bem a Deus e a igreja de Cristo como diácono se traduz como resultado em confiança da parte dos céus e dos líderes da igreja também. Como o serviço de diácono é voluntário, e quem assim o serve a igreja, faz sem esperar recompensa financeira ou humana, tal dedicação gera automaticamente confiança de que tal pessoa é um verdadeiro seguidor do reino de Deus e do evangelho de Cristo.
NA FÉ QUE HÁ. O esforço, a dedicação e o zelo exercidos por um verdadeiro diácono que serve a Deus e a igreja remida de Cristo resulta em muita fé por parte de quem assim age. O próprio serviço prestado a igreja por parte do diácono já pode se dizer que é a prática da fé genuína na pessoa bendita do Deus que é galardoador daqueles que nele esperam, até porque quem serve a igreja voluntariamente só espera em Deus.
EM CRISTO JESUS. O sobrenome Cristo, nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus em prol da humanidade e principalmente da sua amada igreja. Quando o evangelho fala de Cristo, ele está falando sobre o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, sua natureza divina. Já o nome Jesus, nos ensina sobre a natureza humana do Filho de Deus, ele que veio como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
1 Timóteo 3:12
1 Timóteo 3:12 - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
OS DIÁCONOS. Paulo foi pioneiro em fundar igrejas no mundo gentílico, e como missionário, não parava de viajar em busca de levar a Cristo aonde o evangelho ainda não havia chegado. De forma que, por carta, ele instruía seus cooperadores sobre como agirem no que concerne a executarem a obra de Deus. Os diáconos sempre foram aqueles que serviam a Cristo e também a igreja remida do Senhor. Neste caso, o autor dita regras de como deveriam ser os diáconos, para com a igreja e para com suas famílias.
SEJAM MARIDOS. Percebe-se o indicativo de que, os diáconos na época da igreja primitiva deveriam ser casados, até porque aqueles que constituíam famílias davam sinais de independências, uma vez que, os homens solteiros, em várias culturas mais antigas, ficavam sob a tutela dos seus pais, de forma que, não faziam aquilo que desejassem. Além do mais, sendo o diácono casado, não somente ele serviria a Deus e a igreja de Cristo, mas também sua esposa como diaconisa e seus filhos e filhas também.
DE UMA SÓ. A igreja composta por ex-seguidores do judaísmo, não tinha lá muito o problema de bigamia, porque a legislação de Moisés já restringia o foto do homem ter mais de uma mulher. No entanto, nas igrejas formadas de pessoas gentílicas, se encontrava muitos dos que se convertiam, que na vida pregressa tinham várias mulheres, (conforme as condições financeiras de cada um) e isso era fato, dentro da própria igreja.
MULHER. Tanto no judaísmo, quanto no cristianismo era regra o homem ter apenas uma esposa, porque não era permitida a prática da bigamia. Um dos pecados combatidos pela palavra de Deus é justamente o adultério e também a prevaricação. O adultério é a prática do sexo entre duas pessoas casadas, mas que traem seus conjugues, já a prevaricação é a prática do sexo entre uma pessoa casada e outra solteira.
E GOVERNEM BEM. Governar é ter controle naquilo que faz e ao mesmo tempo ter autoridade o suficiente para adquirir o respeito dos outros. E governar bem é acima de tudo dar conta de suas responsabilidades em todos os compromissos assumidos. O diácono exerce uma função importante no ministério da igreja e ele deve ser fiel a Deus e também fazer cumprir com inteligência as suas obrigações para com a igreja de Cristo.
SEUS FILHOS. O trabalho e as responsabilidades de um diácono não são somente durante as celebrações na igreja, mas este é um ofício que tem seu começo dentro de seu próprio lar, com sua esposa e com seus filhos. É dever de um homem de Deus criar bem seus filhos e filhas no temor do Senhor e nos caminhos do evangelho, isso porque, como que ele vai dar bom exemplo para os outros, se seus filhos não lhe obedecem?
E SUA PRÓPRIA CASA. Quer saber se alguém está apto para ser um servo de Deus e da igreja? Então procure saber primeiro como vai a sua casa, se ele governa bem o seu próprio lar, se é um bom esposo, se é um pai exemplar e se cria sua família nos caminhos de Deus. Se o homem é cumpridor dos seus deveres para com sua família, certamente ele também deve está apto para ser um diácono e servir a igreja de Cristo.
OS DIÁCONOS. Paulo foi pioneiro em fundar igrejas no mundo gentílico, e como missionário, não parava de viajar em busca de levar a Cristo aonde o evangelho ainda não havia chegado. De forma que, por carta, ele instruía seus cooperadores sobre como agirem no que concerne a executarem a obra de Deus. Os diáconos sempre foram aqueles que serviam a Cristo e também a igreja remida do Senhor. Neste caso, o autor dita regras de como deveriam ser os diáconos, para com a igreja e para com suas famílias.
SEJAM MARIDOS. Percebe-se o indicativo de que, os diáconos na época da igreja primitiva deveriam ser casados, até porque aqueles que constituíam famílias davam sinais de independências, uma vez que, os homens solteiros, em várias culturas mais antigas, ficavam sob a tutela dos seus pais, de forma que, não faziam aquilo que desejassem. Além do mais, sendo o diácono casado, não somente ele serviria a Deus e a igreja de Cristo, mas também sua esposa como diaconisa e seus filhos e filhas também.
DE UMA SÓ. A igreja composta por ex-seguidores do judaísmo, não tinha lá muito o problema de bigamia, porque a legislação de Moisés já restringia o foto do homem ter mais de uma mulher. No entanto, nas igrejas formadas de pessoas gentílicas, se encontrava muitos dos que se convertiam, que na vida pregressa tinham várias mulheres, (conforme as condições financeiras de cada um) e isso era fato, dentro da própria igreja.
MULHER. Tanto no judaísmo, quanto no cristianismo era regra o homem ter apenas uma esposa, porque não era permitida a prática da bigamia. Um dos pecados combatidos pela palavra de Deus é justamente o adultério e também a prevaricação. O adultério é a prática do sexo entre duas pessoas casadas, mas que traem seus conjugues, já a prevaricação é a prática do sexo entre uma pessoa casada e outra solteira.
E GOVERNEM BEM. Governar é ter controle naquilo que faz e ao mesmo tempo ter autoridade o suficiente para adquirir o respeito dos outros. E governar bem é acima de tudo dar conta de suas responsabilidades em todos os compromissos assumidos. O diácono exerce uma função importante no ministério da igreja e ele deve ser fiel a Deus e também fazer cumprir com inteligência as suas obrigações para com a igreja de Cristo.
SEUS FILHOS. O trabalho e as responsabilidades de um diácono não são somente durante as celebrações na igreja, mas este é um ofício que tem seu começo dentro de seu próprio lar, com sua esposa e com seus filhos. É dever de um homem de Deus criar bem seus filhos e filhas no temor do Senhor e nos caminhos do evangelho, isso porque, como que ele vai dar bom exemplo para os outros, se seus filhos não lhe obedecem?
E SUA PRÓPRIA CASA. Quer saber se alguém está apto para ser um servo de Deus e da igreja? Então procure saber primeiro como vai a sua casa, se ele governa bem o seu próprio lar, se é um bom esposo, se é um pai exemplar e se cria sua família nos caminhos de Deus. Se o homem é cumpridor dos seus deveres para com sua família, certamente ele também deve está apto para ser um diácono e servir a igreja de Cristo.
1 Timóteo 3:11
1 Timóteo 3:11 - Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
DA MESMA SORTE. Neste texto, o autor está repassando instruções ao seu cooperador no ministério Timóteo de quem ele deveria fazer a consagração para o cargo ou função de diácono. No texto anterior ele havia dado as regras sobre como deveriam ser os diáconos. Mas agora, ele passar a ensinar a seu amigo Timóteo sobre as esposas dos diáconos de como elas também deveriam se portar como esposas de alguém que serve a Cristo na igreja como diácono. Hoje, estas coisas estão muito mudadas.
AS ESPOSAS. Há quem defenda de que as esposas dos diáconos também seriam diaconisas, e isso baseados nas mesmas recomendações que foram feitas aos diáconos seriam referentes a elas também, como na frase anterior. Verdade é que pelo menos essas esposas dos diáconos deveriam ser servas de Deus como no caso dos esposos que serviam ao reino de Deus e também a igreja remida de Cristo, por meio do diaconato. O apóstolo esperava que as esposas dos diáconos fossem cooperadoras com seus esposos.
SEJAM HONESTAS. Esta mesma recomendação foi feita aos diáconos para que eles fossem honestos. Esta é uma forma do escritor recomendar a Timóteo que só consagrasse o diácono para este serviço na igreja amada de Cristo, se suas respectivas esposas fossem pessoas transparentes de alma, coração e espírito para com Deus e a igreja também. Ser honesta, neste caso, era viver de forma sincera no serviço da igreja remida de Cristo.
NÃO MALDIZENTES. Não ser maldizente, neste caso, é a mulher que não vive reclamando do seu esposo por questões tolas, que em nada edificam. As mulheres são acusadas desde tempos antigos de serem falazes e de gostarem de reclamar de tudo, o que para a esposa de um servo de Cristo, que servia a igreja do Senhor, não seria coisa recomendável. Uma interpretação mais honesta é que a esposa do diácono seja calma.
SÓBRIAS. Esta mesma recomendação foi dirigida ao bispo, porque se faz necessário que aquelas pessoas que servem a Deus tenham equilíbrio em suas ações e palavras. Ser uma pessoa sóbria é agir pela razão e não pela emoção, e isso aponta em direção também do domínio próprio, ou autocontrole daquilo que se faz e que se diz. De fato, toda mulher que serve a Deus deve ser alguém que pensa bem antes de falar ou agir.
E FIÉIS. Espera-se que a esposa de um diácono ou como dizem alguns, a diaconisa, seja uma pessoa compromissada com o reino de Deus, alguém que se dedique plenamente as coisas que são de cima, e não as coisas desta esfera terrena. Não se admitia que a esposa de um servo de Cristo, no caso o diácono, fosse alguém de vida dupla, uma hora servindo a Cristo na igreja e outra hora, se desviando dos caminhos do evangelho.
EM TUDO. Uma mulher de Deus e esposa de um servo de Deus tem que ter um testemunho que engrandeça o nome do Senhor. Espera-se que uma serva de Deus seja fiel em seu relacionamento conjugal para com o seu esposo. E o escritor também recomenda que as santas mulheres de Deus fossem fieis as normas e doutrinas cristãs.
DA MESMA SORTE. Neste texto, o autor está repassando instruções ao seu cooperador no ministério Timóteo de quem ele deveria fazer a consagração para o cargo ou função de diácono. No texto anterior ele havia dado as regras sobre como deveriam ser os diáconos. Mas agora, ele passar a ensinar a seu amigo Timóteo sobre as esposas dos diáconos de como elas também deveriam se portar como esposas de alguém que serve a Cristo na igreja como diácono. Hoje, estas coisas estão muito mudadas.
AS ESPOSAS. Há quem defenda de que as esposas dos diáconos também seriam diaconisas, e isso baseados nas mesmas recomendações que foram feitas aos diáconos seriam referentes a elas também, como na frase anterior. Verdade é que pelo menos essas esposas dos diáconos deveriam ser servas de Deus como no caso dos esposos que serviam ao reino de Deus e também a igreja remida de Cristo, por meio do diaconato. O apóstolo esperava que as esposas dos diáconos fossem cooperadoras com seus esposos.
SEJAM HONESTAS. Esta mesma recomendação foi feita aos diáconos para que eles fossem honestos. Esta é uma forma do escritor recomendar a Timóteo que só consagrasse o diácono para este serviço na igreja amada de Cristo, se suas respectivas esposas fossem pessoas transparentes de alma, coração e espírito para com Deus e a igreja também. Ser honesta, neste caso, era viver de forma sincera no serviço da igreja remida de Cristo.
NÃO MALDIZENTES. Não ser maldizente, neste caso, é a mulher que não vive reclamando do seu esposo por questões tolas, que em nada edificam. As mulheres são acusadas desde tempos antigos de serem falazes e de gostarem de reclamar de tudo, o que para a esposa de um servo de Cristo, que servia a igreja do Senhor, não seria coisa recomendável. Uma interpretação mais honesta é que a esposa do diácono seja calma.
SÓBRIAS. Esta mesma recomendação foi dirigida ao bispo, porque se faz necessário que aquelas pessoas que servem a Deus tenham equilíbrio em suas ações e palavras. Ser uma pessoa sóbria é agir pela razão e não pela emoção, e isso aponta em direção também do domínio próprio, ou autocontrole daquilo que se faz e que se diz. De fato, toda mulher que serve a Deus deve ser alguém que pensa bem antes de falar ou agir.
E FIÉIS. Espera-se que a esposa de um diácono ou como dizem alguns, a diaconisa, seja uma pessoa compromissada com o reino de Deus, alguém que se dedique plenamente as coisas que são de cima, e não as coisas desta esfera terrena. Não se admitia que a esposa de um servo de Cristo, no caso o diácono, fosse alguém de vida dupla, uma hora servindo a Cristo na igreja e outra hora, se desviando dos caminhos do evangelho.
EM TUDO. Uma mulher de Deus e esposa de um servo de Deus tem que ter um testemunho que engrandeça o nome do Senhor. Espera-se que uma serva de Deus seja fiel em seu relacionamento conjugal para com o seu esposo. E o escritor também recomenda que as santas mulheres de Deus fossem fieis as normas e doutrinas cristãs.
1 Timóteo 3:9-10
1 Timóteo 3:9-10 - Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
GUARDANDO. O pretenso postulante ao posto de diácono na igreja de Cristo deve ser visto como um depósito de coisas boas, tendo na realidade o bom testemunho de todos, dá família, da igreja e também da sociedade de um modo geral. O diácono deve ser alguém cheio de virtudes, dos dons espirituais e de uma vida digna diante do Senhor, e acima de tudo, um homem que tem a capacidade de guardar as recomendações e mandamentos da nova dispensação da graça de Deus para a igreja remida de Cristo.
O MISTÉRIO DA FÉ. Na antiga dispensação da lei, o que se devia guardar era o mistério da obediência aos mandamentos da legislação mosaica, em que os seguidores do judaísmo eram obrigados a guardarem, caso contrário, seriam amaldiçoados. Na dispensação da graça de Deus para com a igreja amada de Cristo, se deve guardar é o mistério da fé, porque é a fé que leva o ser humano de volta aos braços de Deus. A fé neste caso, é o conjunto de crenças nas doutrinas e nos ensinos do evangelho das boas novas.
NUMA CONSCIÊNCIA PURA. No texto anterior, o autor escreve sobre que o diácono deve estar livre da torpe ganância, como sendo algo pejorativo na vida de todo aqueles que desejasse servir ao reino de Deus no diaconato. Verdade é que todo aqueles que buscar servir a igreja de Cristo e fazer parte do ministério deve se expurgar de tudo aquilo que se constitui de peso na consciência, a fim de que serva dignamente ao Senhor.
E TAMBÉM ESTES. O texto traz instruções a Timóteo sobre aqueles que deveriam estar aptos para servir a igreja remida de Cristo como diácono. De princípio, esta função foi estabelecida para que se cuidasse do serviço social na igreja. Mas que nos dias atuais tem se desenvolvido para o serviço em geral das igrejas locais. Na maioria das denominações, este é o primeiro passo para quem deseja ingressar no ministério.
SEJAM PRIMEIRO PROVADOS. Paulo recomenda ao seu cooperador Timóteo, que para ser um diácono, não é qualquer um, mas que os pretendentes a este cargo ou função, devem primeiro ser provados. Não está claro que tipo de prova deve ser submetido o diácono, mas há quem diga que esta prova deva ser a experiência em primeiro servir a Cristo e ao seu reino, para então depois, está realmente apto para servir a igreja.
DEPOIS SIRVAM. No livro de Atos dos apóstolos, quando foram instituídos os primeiro diáconos, a recomendação era de que eles deveriam ser cheios do Espírito Santo e terem o bom testemunho de vida, perante a igreja e principalmente diante de Deus. Entende-se que ser diácono é ser servo de Cristo e de sua igreja, até porque, servir a igreja é servir ao próprio Cristo, porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra.
SE FOREM IRREPREENSÍVEIS. Isso não significa dizer que o diácono seja perfeito, até porque não há ser humano perfeito, até porque, quando alguém aqui na terra alcança um avançado grau de santidade, Cristo o transporta para o céu ou paraíso. Mas, espera-se que o postulante ao diaconato seja alguém que se esforça ao máximo para renunciar as coisas desta vida e as concupiscências da carne, a fim de, servir a Deus em espírito.
GUARDANDO. O pretenso postulante ao posto de diácono na igreja de Cristo deve ser visto como um depósito de coisas boas, tendo na realidade o bom testemunho de todos, dá família, da igreja e também da sociedade de um modo geral. O diácono deve ser alguém cheio de virtudes, dos dons espirituais e de uma vida digna diante do Senhor, e acima de tudo, um homem que tem a capacidade de guardar as recomendações e mandamentos da nova dispensação da graça de Deus para a igreja remida de Cristo.
O MISTÉRIO DA FÉ. Na antiga dispensação da lei, o que se devia guardar era o mistério da obediência aos mandamentos da legislação mosaica, em que os seguidores do judaísmo eram obrigados a guardarem, caso contrário, seriam amaldiçoados. Na dispensação da graça de Deus para com a igreja amada de Cristo, se deve guardar é o mistério da fé, porque é a fé que leva o ser humano de volta aos braços de Deus. A fé neste caso, é o conjunto de crenças nas doutrinas e nos ensinos do evangelho das boas novas.
NUMA CONSCIÊNCIA PURA. No texto anterior, o autor escreve sobre que o diácono deve estar livre da torpe ganância, como sendo algo pejorativo na vida de todo aqueles que desejasse servir ao reino de Deus no diaconato. Verdade é que todo aqueles que buscar servir a igreja de Cristo e fazer parte do ministério deve se expurgar de tudo aquilo que se constitui de peso na consciência, a fim de que serva dignamente ao Senhor.
E TAMBÉM ESTES. O texto traz instruções a Timóteo sobre aqueles que deveriam estar aptos para servir a igreja remida de Cristo como diácono. De princípio, esta função foi estabelecida para que se cuidasse do serviço social na igreja. Mas que nos dias atuais tem se desenvolvido para o serviço em geral das igrejas locais. Na maioria das denominações, este é o primeiro passo para quem deseja ingressar no ministério.
SEJAM PRIMEIRO PROVADOS. Paulo recomenda ao seu cooperador Timóteo, que para ser um diácono, não é qualquer um, mas que os pretendentes a este cargo ou função, devem primeiro ser provados. Não está claro que tipo de prova deve ser submetido o diácono, mas há quem diga que esta prova deva ser a experiência em primeiro servir a Cristo e ao seu reino, para então depois, está realmente apto para servir a igreja.
DEPOIS SIRVAM. No livro de Atos dos apóstolos, quando foram instituídos os primeiro diáconos, a recomendação era de que eles deveriam ser cheios do Espírito Santo e terem o bom testemunho de vida, perante a igreja e principalmente diante de Deus. Entende-se que ser diácono é ser servo de Cristo e de sua igreja, até porque, servir a igreja é servir ao próprio Cristo, porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra.
SE FOREM IRREPREENSÍVEIS. Isso não significa dizer que o diácono seja perfeito, até porque não há ser humano perfeito, até porque, quando alguém aqui na terra alcança um avançado grau de santidade, Cristo o transporta para o céu ou paraíso. Mas, espera-se que o postulante ao diaconato seja alguém que se esforça ao máximo para renunciar as coisas desta vida e as concupiscências da carne, a fim de, servir a Deus em espírito.
1 Timóteo 3:8
1 Timóteo 3:8 - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.
DA MESMA SORTE. Até então, o autor vinha escrevendo suas recomendações para aqueles que desejavam ser bispo e exercer o episcopado, que era justamente aquela autoridade eclesiástica que supervisionava uma determinada área geográfica contendo muitas igrejas. Mas a partir de agora, suas recomendações serão voltadas para aqueles que desejavam ser diáconos das igrejas locais. E as mesmas exortações que o apóstolo repassou para os bispos, ele agora também exige dos que se dispunha a servirem a igreja.
OS DIÁCONOS. Aprendemos nesta porção do Novo Testamento que esta função dentro da igreja já existia desde os primórdios da igreja primitiva. O diácono é aquele que serve ao reino de Deus e que também serve a igreja de Cristo, como cooperador no ministério. Esse é uma função muito importante dentro da ordem ministerial, porque quem serve a igreja de Cristo, está servindo diretamente ao próprio Cristo, porque a igreja é o corpo de Cristo aqui na terra, onde cada um dos remidos representam seus membros.
SEJAM HONESTOS. Essa é uma expressão que representa a fidelidade dos diáconos em servirem a Deus e a igreja de Cristo de forma digna e honesta. Ser honesto neste caso é ser transparente, no sentido de não permitir que o fingimento tome conta das atitudes dos diáconos, ao ponto de realizarem o serviço da igreja com dupla personalidade. O que Paulo estava recomendando era de que os diáconos fossem sinceros no serviço deles.
NÃO DE LÍNGUA DOBRE. Além de ter atitudes sinceras, o escritor recomendava a Timóteo de que ele só consagrasse para o serviço de diácono aquele que falava a verdade. Também a exortação recai sobre aqueles que usavam de duas palavras, dependendo das circunstâncias hora falavam sim, mas que em outro momento diziam não para a mesma questão. O diácono tem que ser um homem de uma só palavra, sim, sim ou não, não.
NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho sempre foi usado em larga escala por todas as demais nações do mundo. Os judeus sempre a usaram de forma moderada. E a igreja primitiva usava o vinho de forma moderada e como medicamento e não para alimentar um vício. Paulo diz isso em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.
NÃO COBIÇOSO. A cobiça sempre foi combatida pela palavra de Deus, como algo que só prejudica ao ser humano. O escritor recomenda aos seus leitores que os diáconos não cobiçasse altos cargos da igreja, mas que esperasse em Deus. Também que o diácono não fosse um homem cobiçoso pelas coisas materiais, porque isso o impedia de buscar o reino de Deus e as coisas que são de cima. A cobiça não ajuda em nada, só atrapalha.
DE TORPE GANÂNCIA. A cobiça e a ganância são companheiras e onde uma está alimenta a outra. Enquanto a cobiça tira a espiritualidade dos servos de Deus, a ganância faz com que, ele prejudique aos companheiros, para tentar alcançar seus objetivos. Quem almeja servir a Cristo, servindo a igreja como diácono, deve ter paciência e esperar que Deus o exalte, sendo no tempo de Deus, chamado para tal ofício, que é um grande privilégio.
DA MESMA SORTE. Até então, o autor vinha escrevendo suas recomendações para aqueles que desejavam ser bispo e exercer o episcopado, que era justamente aquela autoridade eclesiástica que supervisionava uma determinada área geográfica contendo muitas igrejas. Mas a partir de agora, suas recomendações serão voltadas para aqueles que desejavam ser diáconos das igrejas locais. E as mesmas exortações que o apóstolo repassou para os bispos, ele agora também exige dos que se dispunha a servirem a igreja.
OS DIÁCONOS. Aprendemos nesta porção do Novo Testamento que esta função dentro da igreja já existia desde os primórdios da igreja primitiva. O diácono é aquele que serve ao reino de Deus e que também serve a igreja de Cristo, como cooperador no ministério. Esse é uma função muito importante dentro da ordem ministerial, porque quem serve a igreja de Cristo, está servindo diretamente ao próprio Cristo, porque a igreja é o corpo de Cristo aqui na terra, onde cada um dos remidos representam seus membros.
SEJAM HONESTOS. Essa é uma expressão que representa a fidelidade dos diáconos em servirem a Deus e a igreja de Cristo de forma digna e honesta. Ser honesto neste caso é ser transparente, no sentido de não permitir que o fingimento tome conta das atitudes dos diáconos, ao ponto de realizarem o serviço da igreja com dupla personalidade. O que Paulo estava recomendando era de que os diáconos fossem sinceros no serviço deles.
NÃO DE LÍNGUA DOBRE. Além de ter atitudes sinceras, o escritor recomendava a Timóteo de que ele só consagrasse para o serviço de diácono aquele que falava a verdade. Também a exortação recai sobre aqueles que usavam de duas palavras, dependendo das circunstâncias hora falavam sim, mas que em outro momento diziam não para a mesma questão. O diácono tem que ser um homem de uma só palavra, sim, sim ou não, não.
NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho sempre foi usado em larga escala por todas as demais nações do mundo. Os judeus sempre a usaram de forma moderada. E a igreja primitiva usava o vinho de forma moderada e como medicamento e não para alimentar um vício. Paulo diz isso em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.
NÃO COBIÇOSO. A cobiça sempre foi combatida pela palavra de Deus, como algo que só prejudica ao ser humano. O escritor recomenda aos seus leitores que os diáconos não cobiçasse altos cargos da igreja, mas que esperasse em Deus. Também que o diácono não fosse um homem cobiçoso pelas coisas materiais, porque isso o impedia de buscar o reino de Deus e as coisas que são de cima. A cobiça não ajuda em nada, só atrapalha.
DE TORPE GANÂNCIA. A cobiça e a ganância são companheiras e onde uma está alimenta a outra. Enquanto a cobiça tira a espiritualidade dos servos de Deus, a ganância faz com que, ele prejudique aos companheiros, para tentar alcançar seus objetivos. Quem almeja servir a Cristo, servindo a igreja como diácono, deve ter paciência e esperar que Deus o exalte, sendo no tempo de Deus, chamado para tal ofício, que é um grande privilégio.
1 Timóteo 3:6-7
1 Timóteo 3:6-7 - Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
NÃO NEÓFITO. Essa é uma expressão somente usada neste texto em todo o Novo Testamento para representar os novos convertidos. O que o experiente apóstolo estava dizendo para seu companheiro de ministério era de que, para ser um bispo ou supervisor da obra de Deus, tal pessoa deveria ser alguém que já tivesse um certo tempo de experiência na obra de Deus. Paulo não proíbe, mas recomenda que os novos convertidos ainda não estão aptos para exercerem grandes responsabilidades na obra de Deus.
PARA QUE, ENSOBERBECENDO. A falta de experiência é que poderia fazer com que tal obreiro viesse a cair na soberba de se achar mais capacitado do que os mais experimentados na obra de Deus. No tempo da igreja primitiva, os novos convertidos entravam na igreja com uma empolgação tão grande, que os tornavam zelosos ao extremo, ao ponto de tornar alguns em fariseus dentro da comunidade cristã.
NÃO CAIA NA CONDENAÇÃO DO DIABO. O que o autor está tentando explicar para seu filho na fé e cooperador no ministério, Timóteo, era de que a falta de experiência por parte de alguns novos convertidos, poderia torna-los presas fáceis das tentações do inimigo. O diabo sempre foi especialista em interferir negativamente na vida do ser humano para tentar prejudicar os planos de Deus na vida das pessoas.
CONVÉM TAMBÉM QUE TENHA BOM TESTEMUNHO. Além das recomendações anteriores feitas pelo escritor, aquele que desejasse ser um bispo ou supervisor na obra de Deus deveria ser um homem de testemunho limpo diante da igreja, perante sua família e também no meio da sociedade em geral. Tem lideranças cristãs, que na igreja é uma bênção, mas para a sociedade, ele não passa de um hipócrita e falsário.
DOS QUE ESTÃO DE FORA. Estes são todos aqueles que ainda não faziam parte da igreja remida de Cristo. Quando o autor afirma que eles estão de fora, é porte não fazem parte do reino de Cristo, e que, portanto, não faziam parte do povo de Deus. A liderança cristã tem o dever de ter um bom testemunho também perante a sociedade de um modo geral, e a recomendação do autor, é porque tem alguns que não dão importância a isso.
PARA QUE NÃO CAIA EM AFRONTA. É muito fácil ser um discípulo de Cristo dentro da igreja ou apenas durante as horas de culto ou celebração, até porque neste momento todos pensam de uma mesma forma e adoram ao mesmo Deus. Mas, o teste que alguém é fiel de verdade ao reino de Deus é dar um bom testemunho de servo de Deus em todos os momentos de sua vida, nos negócios do dia a dia e na convivência com todos.
E NO LAÇO DO DIABO. Assim como Deus tem os seus servos, com quem nós convivemos na igreja, também o diabo tem seus instrumentos, como seres humanos que ele usa para justamente nos afrontar. E se a liderança cristã não tiver um bom testemunho perante toda a sociedade, o inimigo vai usar aqueles que são influenciados por ele para afrontar o ministro do evangelho. O bom testemunho perante todos fecha a porta para as afrontas.
NÃO NEÓFITO. Essa é uma expressão somente usada neste texto em todo o Novo Testamento para representar os novos convertidos. O que o experiente apóstolo estava dizendo para seu companheiro de ministério era de que, para ser um bispo ou supervisor da obra de Deus, tal pessoa deveria ser alguém que já tivesse um certo tempo de experiência na obra de Deus. Paulo não proíbe, mas recomenda que os novos convertidos ainda não estão aptos para exercerem grandes responsabilidades na obra de Deus.
PARA QUE, ENSOBERBECENDO. A falta de experiência é que poderia fazer com que tal obreiro viesse a cair na soberba de se achar mais capacitado do que os mais experimentados na obra de Deus. No tempo da igreja primitiva, os novos convertidos entravam na igreja com uma empolgação tão grande, que os tornavam zelosos ao extremo, ao ponto de tornar alguns em fariseus dentro da comunidade cristã.
NÃO CAIA NA CONDENAÇÃO DO DIABO. O que o autor está tentando explicar para seu filho na fé e cooperador no ministério, Timóteo, era de que a falta de experiência por parte de alguns novos convertidos, poderia torna-los presas fáceis das tentações do inimigo. O diabo sempre foi especialista em interferir negativamente na vida do ser humano para tentar prejudicar os planos de Deus na vida das pessoas.
CONVÉM TAMBÉM QUE TENHA BOM TESTEMUNHO. Além das recomendações anteriores feitas pelo escritor, aquele que desejasse ser um bispo ou supervisor na obra de Deus deveria ser um homem de testemunho limpo diante da igreja, perante sua família e também no meio da sociedade em geral. Tem lideranças cristãs, que na igreja é uma bênção, mas para a sociedade, ele não passa de um hipócrita e falsário.
DOS QUE ESTÃO DE FORA. Estes são todos aqueles que ainda não faziam parte da igreja remida de Cristo. Quando o autor afirma que eles estão de fora, é porte não fazem parte do reino de Cristo, e que, portanto, não faziam parte do povo de Deus. A liderança cristã tem o dever de ter um bom testemunho também perante a sociedade de um modo geral, e a recomendação do autor, é porque tem alguns que não dão importância a isso.
PARA QUE NÃO CAIA EM AFRONTA. É muito fácil ser um discípulo de Cristo dentro da igreja ou apenas durante as horas de culto ou celebração, até porque neste momento todos pensam de uma mesma forma e adoram ao mesmo Deus. Mas, o teste que alguém é fiel de verdade ao reino de Deus é dar um bom testemunho de servo de Deus em todos os momentos de sua vida, nos negócios do dia a dia e na convivência com todos.
E NO LAÇO DO DIABO. Assim como Deus tem os seus servos, com quem nós convivemos na igreja, também o diabo tem seus instrumentos, como seres humanos que ele usa para justamente nos afrontar. E se a liderança cristã não tiver um bom testemunho perante toda a sociedade, o inimigo vai usar aqueles que são influenciados por ele para afrontar o ministro do evangelho. O bom testemunho perante todos fecha a porta para as afrontas.
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