sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:3

1 Timóteo 6:3 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade.
SE ALGUÉM ENSINA. O cristianismo estava se expandindo mundo a fora, por meio dos trabalhos evangelísticos do apóstolo Paulo e de outros ministros do evangelho. Neste mesmo tempo já havia muitos ensinadores das boas novas do evangelho e das doutrinas cristãs consolidadas. Mas, por outro lado, os judaizantes procuravam combater o evangelho de Cristo bem como os falsos mestres gnósticos se espalhavam também por todas as partes, tentando combater as verdades da nova aliança de Cristo.

ALGUMA OUTRA DOUTRINA. Paulo fala, escrevendo aos Gálatas sobre um outro evangelho pregado pelos hereges e falsos pregadores, com o objetivo de confundir a mente dos novos convertidos ao cristianismo. Os judaizantes se utilizavam de suas fábulas sufistas e os falsos mestres gnósticos de suas filosofias artificiais para atrapalhar aqueles que eram fracos na fé. Uma verdadeira guerra ideológica era travada contra as boas novas do evangelho e as doutrinas cristãs, tudo para atrapalhar o cristianismo.

E SE NÃO CONFORMA COM AS SÃS PALAVRAS. Os judeus Sabiam que o Messias seria um grande profeta, conforme escreveu Moisés na sua lei, porem, quando o Cristo de Deus se manifestou eles não deram crédito as suas pregações. Até que mataram o Filho de Deus, Jesus Cristo e depois disto continuaram perseguindo e matando quem acreditava que Jesus era o Messias de Deus, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens.

DE NOSSO SENHOR. As profecias anunciavam de que o Messias de Deus seria Senhor, até porque ele seria o Rei de Israel, conforme a descendência de Davi. Além do mais, ele era o Filho de Deus e como tal, era o Príncipe Real, que exerceria domínio e governo sobre todas as nações do mundo. Com sua ressurreição de entre os mortos, o Cristo de Deus passou a ser o Rei dos reis e Senhor dos senhores, a maior autoridade do mundo.

JESUS CRISTO. Mais uma vez o autor usa o título completo do nome do Filho de Deus, que é o “Senhor Jesus Cristo”. O nome Jesus significa Salvador ou aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados e é o nome próprio do Messias de Deus. Já o sobrenome Cristo, nos fala da missão redentora do Emanuel de Deus entre os homens. O Cristo de Deus veio com a missão de realizar a propiciação dos nossos pecados pela reconciliação.

E COM A DOUTRINA. Assim como na legislação de Moisés se encontra centenas de mandamentos, estatutos e leis, com o evangelho não é diferente. O evangelho traz consigo uma mensagem de libertação para o pecador que precisa aceitar a Cristo como Salvador e as doutrinas da nova aliança de Cristo com a sua igreja são quem sustenta os convertidos ao cristianismo na presença de Deus para herdarem a vida eterna em Cristo.

QUE É SEGUNDO A PIEDADE. O Messias de Deus se manifestou para estabelecer uma nova aliança em que a base de tudo é o amor. Primeiro, o amor a Deus acima de qualquer coisa e depois o amor fraternal ao próximo, como a si mesmo. De forma que, a mensagem do evangelho e a doutrina cristã tem seus fundamentos na piedade para com Deus e para com o nosso semelhante, quem pratica o amor, esse é filho de Deus.

1 Timóteo 6:2

1 Timóteo 6:2 - E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
E OS QUE TÊM SENHORES CRENTES. Não somente os pobres e os escravos se convertiam ao cristianismo, mas também pessoas de todas as classes sociais, inclusive proprietários de terras, que também eram senhores de escravos. Agora, porque eram crentes em Cristo Jesus, não deixavam de ser patrões, e o apóstolo escreve aos servos de como deviam se comportar também com estes irmãos que eram seus donos. O fato de terem se convertido, não mudavam as tradições e as leis quanto a esta questão.

NÃO OS DESPREZEM. Paulo exorta aos escravos que eram convertidos ao cristianismo e que seus patrões eram crentes também, que eles não desprezassem seus donos, pelo fato de que eles faziam parte da igreja também. Pelo contrário, agora era que os servos fossem obedientes aos seus donos, sendo crentes, para que o nome do Senhor fosse glorificado na vida de ambos. Em vez do desprezo, que os servos lhes honrassem muito.

POR SEREM IRMÃOS. Não que fossem irmãos de sangue, mas que eram irmãos na fé, e com isso, eles mereciam total respeito e consideração da parte dos seus servos. Os escravos crentes não podiam se aproveitar de tal situação para tirar proveito desobedecendo aos seus senhores, simplesmente pelo fato de que eram irmãos na fé. Todos aqueles que se convertiam para Cristo ficavam fazendo parte da grande família.

ANTES OS SIRVAM MELHOR. Esse sim deveria ser o exemplo que os servos deveriam dar para seus patrões crentes e para a sociedade. Desta forma, o que prevaleceria seria a verdadeira paz e harmonia nesta relação escravo e os seus senhores. E servir melhor era de fato a meta estabelecida pelo autor no que tange ao comportamento dos servos para com seus patrões que agora eram convertidos e que também serviam a Cristo Jesus.

PORQUE ELES, PARTICIPAM DO BENEFÍCIO. Tanto os escravos, quantos os seus senhores que também eram convertidos ao cristianismo eram participantes das bênçãos do reino de Deus, e com isso, todos eram beneficiários da salvação em Cristo Jesus, o Senhor dos senhores e dos servos também. A paz e a prosperidade era o resultado deste acordo entre os servos crentes e seus patrões convertidos, porque a bênção de Deus era grande.

SÃO CRENTES E AMADOS. O fato de um homem ser rico não impede dele ser um servo de Cristo, mesmo que para a época ele fosse o senhor de escravos. Essa questão social era predominante em todos os lugares do mundo de então, e o fato de alguém se converter ao cristianismo, não mudava a tradição e as leis vigentes. Os patrões e senhores de escravos além de serem servos de Cristo, deveriam ser também amados.

ISSO ENSINA E EXORTA. Essas regras escritas por Paulo deveriam ser ensinadas por Timóteo tanto aos servos quanto aos senhores de escravos, que também eram crentes em Cristo Jesus. Quando o autor fala em “ensinar”, ele está aplicando em forma de conselho, mas que estes mesmos conselhos devem ser postos em prática na forma de exortação, com isso entende-se que haveria consequências para quem desobedecesse.

1 Timóteo 6:1

1 Timóteo 6:1 - Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
TODOS OS SERVOS. Nos dias de hoje, quase que não existem estes tipos de servos, a não ser na ilegalidade, quando em alguns países os regimes políticos permitem o domínio de um ser humano sobre outro, nas nações totalitaristas de regimes fechados. Todavia, no tempo da igreja primitiva, era permitida pelas leis da época, a existência de escravos, como sendo das classes sociais mais pobres da sociedade. Os servos eram aqueles escravos que não tinha liberdade social, uma vez que viviam na escravidão humana.

QUE ESTÃO DEBAIXO. Esta é uma frase que representa o estado de rebaixamento social daqueles que pela sua condição social estavam condenados ao sofrimento para a vida toda. Até mesmo aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, porque Jesus falou que dos pobres é o reino de Deus, os servos ganhavam a liberdade da alma, mas continuavam como escravos dos seus senhores. O escravo não tinha os mesmos direitos que um cidadão comum, Sua condição social não lhe dava direitos, mas só obrigação.

DO JULGO. Este julgo era justamente o contrato de compra e venda em que o Senhor de escravos tinha para provar que era o dono de tal escravo. Triste dizer que na época em que esta carta foi escrita, a desumanidade humana permitia o domínio deliberado de um ser humano sobre o outro, com a compra de uma pessoa por dinheiro. Bom é saber que o julgo foi quebrado e que o ser humano pode ser pobre, porem não escravo de outrem.

ESTIMEM SEUS SENHORES. Para que houvesse paz entre os escravos e seus senhores é que o escritor faz esta recomendação a todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, mas que ainda eram da classe social dos escravos. O apóstolo aconselha aos irmãos que eram servos, que eles tivessem por seus senhores respeito e consideração para que os seus senhores tivessem compaixão deles e não sofressem ainda mais.

POR DIGNO DE TODO HONRA. O que o escritor está recomendando é que os servos de Cristo fossem obedientes ás regras, ainda que injustas da época. O foto de alguém se converter ao cristianismo, não mudava de repente sua condição social, quem era escravo, tinha a obrigação de continuar submisso ao regime de escravidão estabelecido pelo Estado e pelas tradições da época. Honrar neste caso é sinônimo de obedecer.

PARA QUE O NOME DE DEUS. Quando alguém se convertia ao cristianismo, ele passava a ser observado em todos os aspectos de sua vida. No caso dos escravos, se eles não obedecessem aos seus senhores, eram duplamente acusados de rebelião, e com isso eram castigos de forma mais severa possível. O fato era que, quando os ímpios castigavam os servos de Cristo, assim procediam blasfemando do nome de Deus.

NÃO SEJA BLASFEMADO. Mas, se os servos de Cristo fossem obedientes aos seus senhores, cumprindo assim, as regras estabelecidas pelos patrões, evitariam que o nome do Senhor fosse blasfemado. Muitas vezes os servos de Cristo eram provocados pelos seus patrões para terem a oportunidade de acusarem os seus escravos de serem desobedientes somente porque eram cristãos, e com isso, blasfemavam do cristianismo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:24-25

1 Timóteo 5:24-25 - Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.
OS PECADOS DE ALGUNS HOMENS. O homem natural vive como se não fosse prestar contas dos seus feitos e obras perante o Criador de todas as coisas. Para os incrédulos, os ímpios e os ateus não existe pecado, eles não se submetem ao Senhorio de Cristo e pensam que ficarão impunes pelas suas transgressões praticadas deliberadamente. Porem, estes são os mais classificados pecadores da face da terra, porque tentam negar a existência de Deus e acima de tudo, procuram fugir de suas responsabilidades.

SÃO MANIFESTOS. A palavra de Deus denuncia estes indivíduos como sendo rebeldes e desobedientes aos planos de Deus, e a verdade revela o caráter desta gente, que de forma voluntária vivem ao bel prazer, contrariando a lei do espírito, que leva o homem de volta aos braços do Criador. Basta uma simples olhada na vida de um incrédulo para se perceber que ele peca por prazer e continua transgredindo deliberadamente a verdade.

PRECEDENTO O JUÍZO. Existem aqueles que os seus erros são cobrados antes do dia do julgamento final, perante o grande trono branco. E o bom censo diz que é melhor ser cobrado nesta vida, do que receber a triste recompensa da morte eterna diante do juízo final. Por isso que tem pessoas que quando peca, logo é castigado, recebe a repreensão, se arrepende, paga o preço, é perdoado, e ganha o direito a salvação e a vida eterna.

E DE ALGUNS MANIFESTAM-SE DEPOIS. Para estes, a coisa fica difícil, porque receber a recompensa pelo pecado depois do juízo é a mesma coisa que ser reprovado pela justiça divina, e por fim herdar a condenação eterna. É melhor pagar pelos erros já nesta vida, mas ser perdoado e ter direito a salvação, do que receber o castigo depois, sendo separado eternamente de Deus e da vida, por meio da segunda morte.

ASSIM COMO TAMBÉM AS BOAS OBRAS. O apóstolo está se referindo a colheita, conforme a semeadura, porque aquilo que o homem plantar é justamente aquilo que ele há de colher. Neste sentido, o escritor estimula seus leitores para que sejam praticantes de boas obras, fazendo sempre o bem, sem olhar a quem, porque assim procedendo, cada um vai receber de Deus a recompensa de bênção vinda dos céus.

SÃO MANIFESTAS. A manifestação das boas obras se dá pelo reconhecimento diante da sociedade, isso porque todos verão que o seguidor do reino de Deus, quando faz o bem, glorifica o nome no Senhor perante todos. Também se manifestará toda boa ação feita pelos servos de Cristo, uma vez que o Senhor o recompensará publicamente. Quem faz o bem ao seu próximo, é abençoado em todos os aspectos de sua vida.

E AS QUE SÃO DE OUTRA MANEIRA NÃO PODEM OCULTAR-SE. Por outro lado ou da mesma forma, quem faz o mau ou tenta prejudicar o seu semelhante, logo é reprovado pela sociedade. Quem é ruim em seus atos ou palavras também recebe a reprovação da parte de Deus. O homem maligno, perverso ou cruel termina por colher tudo de mau que ele pratica contra o seu próximo, por isso que muitas pessoas tem uma vida miserável.

1 Timóteo 5:23

1 Timóteo 5:23 - Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.
NÃO BEBAS. Este é um texto do Novo Testamento que tem gerado muitos debates entre os evangélicos mais ortodoxos e os mais liberais. No que diz respeito ao judaísmo, a ingestão de vinho era uma coisa comum entre os judeus, principalmente nos momentos de comemoração, e até mesmo nos eventos de cunho religioso. No cristianismo primitivo, ao que tudo indica, era permitida a ingestão de vinho de forma bastante moderada e como uso medicinal para ajudar na estagnação de algumas doenças.

MAS ÁGUA SÓ. Timóteo, que veio do judaísmo e que agora era um ministro do evangelho de Cristo, fazia questão de beber apenas água, com a abstinência total de qualquer tipo de bebida. Até porque como um líder importante da igreja, ele queria deixar o exemplo de quem realmente não se deixava dominar por nenhum tipo de vício. Porem, Paulo que o conhecia de perto e sabia dos seus problemas de saúde, o aconselha a que misture um pouco de vinho a água que ele comumente bebia, não como vício, mas como remédio.

MAS USA DE UM POUCO. Existe uma tradição que costuma afirmar que um pouco de vinho pela manhã faz bem a saúde do corpo. Os cristãos mis liberais sustentam a tese de que os líderes da igreja primitiva usavam o vinho de forma bastante moderada como algo que servia para ajudar nos problemas do estômago e também nas dificuldades cardiológicas. Seja como for, o fato é que Paulo recomenda que Timóteo use o vinho.

DE VINHO. Um estudo panorâmico das referências bíblicas do velho testamento, até certo ponto recomenda o uso moderado do vinho, como estimulante a alegria e o prazer, bem como nas demonstrações sociais de celebração festiva. Alguns chegam a afirmar que a ingestão de vinho de forma moderada não é pecado, porque se fosse, Jesus não tinha transformado água em vinho. Cada um deve refletir sobre o que deve fazer.

POR CAUSA DO TEU. A partir de então, o autor começa a justificar o porque ele estava recomendando ao seu filho na fé Timóteo, deveria usar de um pouco de vinho, não como vício, mais sim como medicamento. Se o apóstolo não esclarece ou justifica sua recomendação, certamente muitos dos que são mais liberais, achariam motivos dentro das páginas do Novo Testamento para se banquetear na bebedice com o vinho.

ESTÔMAGO. Não se sabe ao certo que tipo de problemas tinha Timóteo em seu estômago para que Paulo despertasse essa preocupação para com ele. Há quem diga que Timóteo tinha problemas de digestão lenta e com isso precisava de estimulante ou laxante para que seu intestino funcionasse corretamente. O que descobrimos neste texto é de que o vinho serve como medicamento para quem tem problemas estomacais.

E DAS FREQUENTES ENFERMIDADES. Não temos como saber se as frequentes enfermidades que Timóteo tinha eram somente no estômago ou que o escritor esteja se referindo a outros tipos de doenças no corpo de Timóteo. O que se pode extrair desta citação feita por Paulo era de que o vinho pode funcionar como um anti-inflamatório, seja dos problemas de estômago ou de qualquer outro tipo de enfermidade.

1 Timóteo 5:22

1 Timóteo 5:22 - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
A NINGUÉM IMPONHAS. Todas estas são instruções para o ministério e recomendações específicas também de Paulo para seu companheiro de ministério Timóteo, isso porque o apóstolo desejava o melhor para seu filho na fé. Nos tempos da igreja primitiva, conforme se ver nos evangelhos existiam muitas pessoas com problemas de possessão demoníaca, e por isso que, Paulo recomenda aos líderes cristãos que agissem com cautela sobre tais casos. Certamente o escritor queria poupar seus amigos de decepções ou problemas.

PRECIPITADAMENTE. Nos dias de hoje, existem em algumas denominações modismos em busca de expulsar demônios das pessoas, e em muitos casos dos próprios membros de tais denominações, o que é estranho, porque quase sempre é nas mesmas pessoas que supostos demônios sempre se manifestam. Neste texto, fica bem claro, que o apóstolo tenta alertar a Timóteo e aos seus leitores que não hajam de forma precipitada em colocar as mãos sobre as pessoas, porque existem castas de demônios ou entidades.

AS MÃOS. Desde tempos antigos e até mesmo nas religiões naturais que acreditava-se que a imposição de mãos é algo sobrenatural e que tal ação vem carregada de energias positivas que exerce poder sobre a vida de outras pessoas. A prática da imposição de mãos pelos líderes da igreja primitiva pode ser vista nas páginas do Novo Testamento, porem, neste texto que estamos comentando, o escritor pede cautela sobre tal ação.

NEM PARTICIPES. O próprio Paulo afirma que, há pecado que é para morte, e sobre estes casos, ele recomenda que não se deve orar. Clareando o texto, podemos afirmar que o autor quis dizer o seguinte: Não ponhas de forma precipitada as mãos sobre a cabeça das pessoas, sem antes saber o porque, tal pessoas está doente ou passando por um problema de possessão demoníaca. Cautela é o que o escritor recomenda.

DOS PECADOS ALHEIOS. Se a pessoa esta doente ou com problemas de possessão demoníaca por conta da prática de pecados graves, o que ela precisa em primeiro lugar é aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, se arrepender dos seus pecados, para depois se trabalhar o problema da libertação. Até porque, se for liberto antes de ser perdoado, o demônio ou a doença vai retornar, e a pessoa vai ficar pior do que antes.

CONSERVA-TE A TI MESMO. Ao que tudo indica, o pensamento do judaísmo permeava a mente de Paulo neste momento sobre a questão da contaminação ao se tocar em pessoas impuras. Por exemplo: Um judeu não chegava nem perto de alguém que estava possessa ou com doenças graves, quanto mais tocar nestas pessoas. De forma que, de acordo com este texto, o escritor deseja preservar os líderes cristãos de problemas assim.

PURO. Termina por expressar seu desejo o apóstolo sobre seu amigo Timóteo e os seus leitores também, que é justamente a santidade de vida. Um homem de Deus tem que ter cuidado sobre o que faz para que não seja participante dos pecados e das iniquidades dos homens ímpios. As coisas de Deus devem ser feitas com o máximo de cuidado para que não haja escândalo por parte dos homens de Deus e os ministros do evangelho.

1 Timóteo 5:21

1 Timóteo 5:21 - Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
CONJURO-TE. O escritor usa a totalidade de sua autoridade para demostrar que estas regras são fieis e verdadeira, no sentido que devem ser postas em prática, quanto aos cuidados daqueles que faziam parte do ministério. Essa exortação da parte de Paulo deve ser levada a sério como se ele estivesse presente ou falando face a face com Timóteo e com os seus leitores. Não por em prática tais regras era desconsiderar que ele era o apóstolo de Cristo enviado aos gentios, como missionário do reino de Deus.

DIANTE DE DEUS. Se a autoridade de Paulo fosse desconsidera, mas que Timóteo e os seus leitores pelo menos considerasse que era em nome de Deus que ele estava repassando tais ensinos ou doutrinas, quanto aos presbíteros. Na realidade este tipo de conjuração não era muito utilizada pelos líderes da igreja primitiva, mas somente em casos em que a autoridade apostólica estava sendo questionada. O escritor estava afirmando que, era um legítimo representante de Deus e que sua chamada era digna.

E DO SENHOR. Desde antes da sua vinda como sendo o Cristo de Deus, que o Senhor Jesus já era chamado pelas profecias messiânicas de Senhor. O profeta (Daniel 7:14) é um dos textos do Velho Testamento que de maneira clara revela o Senhorio do Cristo de Deus. E (Filipenses 2:9-11) nos ensina de como o Filho de Deus se tornou o Senhor dos senhores. Como sendo o Messias de Deus, Cristo Jesus veio como sendo Rei dos reis.

JESUS CRISTO. A designação “Senhor Jesus Cristo” fala do título completo do Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer o Salvador ou aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo, nos ensina sobre o Messias de Deus que veio para servir de propiciação em lugar dos seus remidos. Falar sobre Cristo é falar sobre a redenção da humanidade por meio da reconciliação com Deus.

E DOS ANJOS ELEITOS. Para dar autoridade absoluta as suas palavras, o apóstolo fala que estava enviando sua carta em nome do Deus Criador de todas as coisas, em nome do salvador da igreja, o Senhor Jesus Cristo e também na presença de todos os anjos, arcanjos, querubins e serafins. Não receber as recomendações enviadas nesta carta do apóstolo era a mesma coisa que negar o nome de Deus, de Jesus Cristo e dos seus anjos.

QUE SEM PREVENÇÃO GUARDES ESTAS COISAS. Uma mensagem subliminar nos deixa transparecer que Timóteo poderia estar sendo coagido a não por em prática tais exortações da parte da Paulo. Há quem diga que outras autoridades apostólica estavam agindo na igreja de Éfeso tentando rebaixar a autoridade de Paulo. No entanto, o apóstolo dos gentios solicita encarecidamente a Timóteo que não rejeites seus ensinos.

NADA FAZENDO POR PARCIALIDADE. São duas cartas orientadoras que Paulo envia ao seu filho na fé e companheiro de ministério Timóteo, em que tudo que estava escrito era para o bem do ministério de seu amigo e a edificação da igreja que estava sob seus cuidados. Todo o conteúdo era digno de ser posto em prática e Timóteo não poderia rejeitar uma parte, achando que somente algumas coisas eram importantes ou uteis.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...