segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:28-29

Gálatas 4:28-29 - Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
MAS NÓS, IRMÃOS. Paulo se inclui entre aqueles que, conforme as promessas de Deus, são gerados pelo Espírito de Deus, isso porque são nascidos de cima. Como também busca alimentar a esperança dos que faziam parte da igreja cristã na Galácia, mesmo percebendo de que precisavam seguir o evangelho e não o que ensinavam os judaizantes ou os cristãos legalistas. Chamar os seus leitores de irmãos, esse era um costume do apóstolo dos gentios em todas as suas epístolas como tratamento fraternal.

SOMOS FILHOS DA PROMESSA. Que promessa? Neste caso, o apóstolo se refere à promessa feita a Abraão de abençoar todas as nações do mundo por meio do descendente do patriarca, que veio a ser o Messias, na pessoa bendita de Cristo Jesus. A igreja nasceu do coração de Deus em cumprimento da sua aliança com Abraão, e isso se deu antes da promulgação da legislação de Moisés e que se cumpriu na igreja de Cristo.

COMO ISAQUE. Porque como Isaque? Porque o nascimento de Isaque se deu por meio de um milagre da parte de Deus na vida de Abraão, uma vez que, tanto Abraão quanto sua mulher não tinham mais condições de gerar um filho, principalmente Sara que era estéril e não podia gerar filhos. O cumprimento desta promessa na igreja foi também um milagre da parte de Deus, porque Israel não esperava que fosse pela graça, mas pela lei.

MAS COMO ENTÃO AQUELE QUE ERA GERADO SEGUNDO A CARNE. Paulo fala sobre Ismael que não foi gerado conforme a promessa de Deus feita a Abraão, porem, por um incidente tempestuoso da parte de Sara e de Abraão. Primeiro, porque Abraão não estava se deitando com sua legítima esposa, e, portanto, estava cometendo um adultério. Depois, o que Sara fez foi um ato de incredulidade, não confiando na promessa de Deus.

PERSEGUIA. Certamente o apóstolo se refere ao fato de que Ismael havia nascido primeiro do que Isaque, desta forma, mesmo que não tivesse os mesmo direito de Isaque, mas era motivos de chacota da parte do filho da escrava sobre o filho de Sara. As tradições dos judeus apontam que Ismael intentou contra a vida de Isaque, mesmo que de brincadeira, porque segundo se pressupõe, se Isaque morresse, ele seria o herdeiro.

O QUE O ERA SEGUNDO O ESPÍRITO. Porque Isaque nasceu segundo o Espírito? E vale salientar que a palavra Espírito está com a inicial maiúscula, o que se refere ao Espírito de Deus. Porque Deus quando fez a promessa a Abraão, assim o fez pelo seu Santo Espírito, como também o seu cumprimento. Não é diferente no que tange a igreja de Cristo, que tem sido herdeira das promessas segundo o Espírito de Deus tem falado e cumprido.

ASSIM É TAMBÉM AGORA. Ismael de alguma forma perseguia a Isaque, seja no campo físico ou em termos de discriminação psicológica, e isso era conhecido dos judeus todos. Paulo traz para os seus dias, quando ele mesmo era vítima dos judaizantes, e nesta região da Galácia pelos Cristãos legalistas também. Não foram poucas as perseguições impetradas pelos seguidores do judaísmo contra os seguidores do cristianismo, a igreja.

Gálatas 4:27

Gálatas 4:27 - Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
PORQUE ESTÁ ESCRITO. Esta é uma frase recorrente nos escritos de Paulo, também utilizada por outros escritores do Novo Testamento, quando citavam passagens do Velho Testamento ou das literaturas religiosas dos judeus. Como neste caso, o combate era contra os judaizantes ou os cristãos legalistas de Jerusalém, então o apóstolo se utiliza de uma passagem do profeta (Isaías 54:1). O fato de o escritor usar uma passagem do Velho Testamento, fecha questão, porque ninguém contestaria seus argumentos e ideias.

ALEGRA-TE, ESTÉRIL. Essa passagem bíblica citada por Paulo, fala justamente sobre o progresso da igreja durante o novo tempo do agir de Deus em prol da humanidade por meio da igreja de Cristo. Os judeus se utilizavam deste provérbio para caracterizar os gentios de infrutíferos quanto a Deus. Uma mulher estéril para os judeus era uma mulher desventurada, assim os israelitas consideravam as demais nações do mundo.

QUE NÃO DÁS À LUZ. Mas, Deus utilizando-se do profeta anima aquelas mulheres, que não davam a luz, que para os judeus eram malditas, porque o Senhor iria trabalhar em favor delas. Esta alegoria feita pelo autor fala de milagre da parte de Deus, justamente o que aconteceu com Sara, com Ana, mãe de Samuel e com a própria Maria mãe de Jesus. Neste caso, Deus iria fazer o contrário do natural, executando o sobrenatural.

ESFORÇA-TE E CLAMA. Essa frase aponta para a esperança e a fé, o que no tempo da igreja primitiva eram coisas que para a alta sociedade era motivo de chacota e zombaria. Porem, Jesus falou que, o reino de Deus era tomado por força, e isso nos ensina sobre os desafios que Cristo teve que enfrentar para formar a sua igreja, além dos apóstolos, dos líderes do cristianismo e da própria igreja remida de Cristo que enfrentou desafios.

TU QUE NÃO ESTÁS DE PARTO. A entrada dos gentios no reino de Deus foi efetivamente algo não esperado pelos judeus. Podemos pensar o quanto as pessoas que não eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó sofriam dos israelitas, por conta das discriminações religiosas. Porem, a igreja nasceu de onde não se esperava, com a rejeição de Cristo pelo seu povo, os judeus, Deus abriu a porta da graça para nós, os gentios.

PORQUE OS FILHOS DA SOLITÁRIA. Esta é uma expressão que para época representava a jovem solteira que não conseguia se casar por qualquer motivo. Não temos como provar, mas quem sabe o pensamento de Paulo se volta para a profecia de (Isaías 7:14), em que uma virgem conceberia e daria a luz um Filho. No caso da mãe de Jesus, isso se tornou uma realidade, porque por meio de Jesus, os filhos de Deus tem se multiplicado.

SÃO MAIS DO QUE OS DA QUE TEM MARIDO. Hoje a igreja de Cristo, compostas pelos filhos de Deus, não tem como se contar a quantidade de pessoas que já se agregaram ao reino de Deus, que estão a cada dia se chegando e que ainda haverão de aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador. Os remidos em Cristo, nosso irmão mais velho, são mais do que a areia que está nas praias do mar e mais que as estrelas que brilham nos céus.

Gálatas 4:25-26

Gálatas 4:25-26 - Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
ORA, ESTA AGAR É SINAI. Os historiadores fala sobre esta Agar como sendo escrava duas vezes, a primeira quando ela ainda vivia em seu país de origem, de onde fugiu destino a terra de Canaã. E identificam seu nome com o Monte Sinai conforme o idioma do seu país também. E que ela teve que ficar muito tempo escondida no citado Monte Sinai, para depois tomar o rumo em direção a Canaã. Tendo chega às tendas de Abraão ficou sendo serva de Sara. Talvez seja essa a comparação que o autor faz dela com Monte Sinai.

UM MONTE DA ARÁBIA. Realmente este Monte Sinai fica nos desertos da Arábia, também conhecido pelos hebreus como Monte Horebe, já na Arábia é chamado de Jebel Musa ou Monte de Moisés. É um pico muito alto com aproximadamente 2.280 metros de altitude, sendo considerado um lugar sagrado pelo menos para três religiões, o judaísmo, o cristianismo e o Islamismo. Este foi o local onde Moisés recebeu as tábuas da lei.

QUE CORRESPONDE A JERUSALÉM. Novamente o apóstolo dos gentios retoma sua explicação alegórica ao afirmar que este Monte Sinai, representa a Jerusalém terrestre que passou a ser a capital de Israel com a conquista da terra de Canaã. Tanto o Sinai, quanto a Jerusalém terrestre tem uma ligação direta com a lei de Moisés, porque foi no Monte Sinai que ela foi entregue e era em Jerusalém que ela deveria ser guardada.

QUE AGORA EXISTE. Quando Paulo escreveu esta sua carta aos Gálatas a Jerusalém estava de pé e como um lugar de perfeita adoração, tanto para os judeus quanto para os cristãos, principalmente para os cristãos legalistas. Como também a legislação de Moisés estava sendo defendida pelos judaizantes e proclamada como válida também pelas lideranças da igreja sede ou igreja mãe de Jerusalém, chamados os legalistas.

POIS É ESCRAVA COM SEUS FILHOS. Os israelitas pode até terem sidos libertos da escravidão do Egito, mas si tornaram escravos de uma lei que não teve como os libertarem do pecado. A lei que foi entregue no Monte Sinai, e que a casta sacerdotal de Jerusalém cobrava do povo lealdade a ela, não gerou filhos livres, mais servos e escravos de um sistema impraticável. Diferente da graça de Deus que liberta a todos.

MAS A JERUSALÉM QUE É DE CIMA É LIVRE. Jesus falou a respeito desta Jerusalém que é de cima em (João 14:2-3), como sendo o lugar em que ele foi nos preparar como sendo uma morada eterna. Já o livro do (Apocalipse 21:10-27) mostra como é a Nova Jerusalém onde os salvos e remidos irão morar com Cristo Jesus. Quem vai ser cidadão da Nova Jerusalém celeste é livre, porque faz parte da nova dispensação da graça.

A QUAL É MÃE DE TODOS NÓS. Quando o escritor se inclui no “nós” é porque ele tinha a grande esperança de um dia partir da terra e chegar como bem aventurado nas mansões celestiais. A Nova Jerusalém esta gerando fé, confiança e esperança em um infinito número de pessoas que pela graça de Deus e a fé em Jesus Cristo irão morar nesta linda cidade. Os filhos da Nova Jerusalém são os remidos de Cristo Jesus, o Salvador.

Gálatas 4:23-24

Gálatas 4:23-24 - Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
TODAVIA, O QUE ERA DA ESCRAVA. O que Paulo estava escrevendo era bastante conhecido dos seus leitores, até porque os judaizantes, bem como os cristãos legalistas de Jerusalém andavam por todas as partes pregando sobre tudo que estava posto nos escritos de Moisés. E ele começa falando a respeito de Ismael, que era filho de Abraão com a escrava de Sara, Agar. Ismael que não era produto do legítimo casamento do patriarca, e por ser filho de uma escrava, possivelmente teria um destino diferente.

NASCEU SEGUNDO A CARNE. O escritor buscava por meio de sua alegoria, depreciar a lei comparada com a graça de Deus. Para o apóstolo dos gentios, Ismael teve um nascimento que não foi do agrado de Deus, até porque o que aconteceu com Abraão e Agar foi um adultério, apesar de que os costumes a as tradições da época permitirem tal coisa. Esse nascimento segundo a carne é segundo a vontade do homem natural (João 1:13).

MAS O QUE ERA DA LIVRE, POR PROMESSA. Neste ponto, Paulo destaca o nascimento de Isaque, que segundo o entendimento do autor foi conforme a vontade e o plano de Deus, é tanto que, o nascimento de Isaque foi por uma intervenção do Senhor. Além do mais, o nascimento de Isaque fez com que aquela promessa feita ao patriarca Abraão tivesse o seu fiel cumprimento. Isso prova que Deus é fiel em cumprir com as suas promessas.

O QUE SE ENTENDE POR ALEGORIA. Como Paulo antes de se converter ao cristianismo pertencia à escola dos fariseus, ele se utiliza deste método, agora, para defender a graça de Deus e a fé em Jesus Cristo. Alegoria é um tanto parecida com as parábolas citadas por Cristo dentro das páginas do Novo Testamento, sem, no entanto, se distinguir uma das outras. Mas, as alegorias são diferentes das tipologias do Velho Testamento.

PORQUE ESTAS SÃO AS DUAS ALIANÇAS. Quando se fala em duas alianças é que a primeira delas se refere à aliança feita entre Deus e o seu povo Israel, que teve como mediador o grande legislador de Israel, Moisés. Já a segundo aliança sobre a qual se refere o apóstolo Paulo, diz respeito a aliança da graça de Deus com todas as nações do mundo, o que fazia parte da promessa feita por Deus a Abraão para todos os povos.

UMA DO MONTE SINAI. Essa aliança do Monte Sinai é justamente a aliança em que Deus faz com os descendentes de Abraão, e não com o descendente, no singular, que teve cumprimento em Cristo. A aliança do Monte Sinai é composta pela legislação de Moisés, e foi feita exclusivamente com a nação israelita, excluindo as demais nações do mundo. Esta aliança do Monte Sinai teve como resultado a servidão do povo de Israel, os judeus.

GERANDO FILHOS PARA SERVIDÃO, QUE É AGAR. Nesta mesma epístola, o escritor explica que a lei não podia ajudar ao povo de Israel em termos de salvação, porque o seu objetivo era mostrar aos seus seguidores o quanto eram transgressores. O fato que aconteceu entre Abraão e Agar era uma alegoria do que veio a ser a lei mosaica para os descendentes de Abraão, por meio da legislação de Moises, que gerou servos e não filhos.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:21-22

Gálatas 4:21-22 - Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
DIZEI-ME, OS QUE QUEREM. O autor busca respostas dos seus leitores sobre o estado em que eles se encontravam, como que sem entender o porquê eles estavam deixando algo que era muito bom para todos, por uma situação em que não deu certo nem para os judeus, que era o povo do pacto, quanto mais para os gentios. Infelizmente, a coisa já não estava mais no querer, porque os indicativos nos mostram que já era prática mesmo, e que os gentios que faziam parte daquelas igrejas, estavam desviados da graça.

ESTAR DEBAIXO DA LEI. Neste caso, estar debaixo da lei era ter que se submeter a todas as exigências da legislação de Moisés, inclusive ser circuncidado como um prosélito do judaísmo. Para o apóstolo dos gentios, estar debaixo da lei era se submeter a um julgo que ninguém naquela época tinha condições de carregar. O Messias de Deus, Jesus de Nazaré se manifestou como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, justamente para libertar as pessoas desta carga insuportável e deste fardo pesado.

NÃO OUVIS VÓS A LEI? É claro que o escritor se reporta sobre a lei de Moisés, lei esta que era conhecida de todos os seus leitores, até porque os judaizantes andavam freneticamente por todas as partes a espalhando e procurando fazer prosélitos para o judaísmo. Como também os cristãos legalistas de Jerusalém não haviam largado a lei de Moisés por nada. Essa pergunta feita por Paulo tem o tom de ironia para seus leitores.

PORQUE ESTÁ ESCRITO. Durante o período da igreja primitiva, os líderes do cristianismo não tinham ainda pronto, o Cânon do Novo Testamento, como temos nos dias de hoje. Portanto, eles se utilizavam das Escrituras religiosas dos judeus para provarem pelas profecias messiânicas que Jesus Cristo era o Messias de Deus e que a nova dispensação estava de acordo com as promessas feitas por Deus, conforme os seus propósitos.

QUE ABRAÃO TEVE DOIS FILHOS. O autor pensa em (Gênesis 16:4 e 21:2) que falam justamente sobre estes dois filhos que teve o patriarca Abraão. Em que o primeiro era filho de uma das servas da própria mulher de Abraão, que foi Agar, e o outro era de Sara, a legítima esposa de Abraão. Agar era descendente do povo do Egito, enquanto que Sara era da parentela do próprio patriarca, mas ambas foram mulheres de Abraão.

UM DA ESCRAVA. Este foi Ismael, que era filho de Abraão com Agar, o que não podia nem ter acontecido, e pela história que está registrada no Gênesis, isso veio a ocorrer por conta do desespero da própria mulher de Abraão Sara, que percebendo que era estéreo, e que não tinha como gerar filhos, agiu precipitadamente e deu sua criada para se deitar com seu esposo, e deste ato de bigamia, nasceu um filho da escrava, Ismael.

E O OUTRO DA LIVRE. Este foi o Isaque, o filho da promessa, em que tanto Sara quanto Abraão, já eram avançados em idade, além de Sara ser estéreo, Deus prometera de lhes dar um filho, e assim cumpriu a promessa com o nascimento de Isaque. Deste foto acontecido com Abraão, Sara e Agar, Paulo faz uma alegoria para mostrar que os judaizantes eram filhos da escrava, enquanto que a igreja representava o filho da livre.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:19-20

Gálatas 4:19-20 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós. Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
MEUS FILHINHOS. Essa é uma forma de tratamento da parte do apóstolo para os seus leitores demostrando a sua consideração e respeito por todos eles, além é claro de testemunhar de sua preocupação com o estado espiritual em que se encontravam neste momento. Podemos também conjecturar que o apóstolo dos gentios os chama de filhinhos, porque de fato, eles eram filhos na fé do apóstolo, que realizou várias campanhas evangelísticas naquela região, os alcançando com as boas novas de Cristo.

POR QUEM DE NOVO SINTO AS DORES DE PARTO. Essa é uma expressão metafórica para representar a profundidade das angústias de Paulo, por saber que os seus filhos na fé estavam deixando a fé genuína em Cristo, conforme o evangelho, para retornarem a servidão da lei de Moisés. No primeiro momento, não foi nada fácil gerar tantos filhos na fé, mas agora, era como se o apóstolo dos gentios tivesse de começar tudo de novo.

ATÉ QUE CRISTO SEJA FORMADO EM VÓS. Mesmo tendo, o apóstolo Paulo se esforçado o máximo em suas atividades evangelísticas naquela região, mesmo tendo trabalhado duro para discipular os seus leitores, mas sente que não foi o suficiente para que se firmassem totalmente nos caminhos do Senhor. Bastou que os cristãos legalistas de Jerusalém chegassem com uma nova ideologia, e estavam deixando a Cristo Jesus.

EU BEM QUISERA AGORA. O apóstolo abre totalmente seu coração e expressa de forma absoluta o desejo de sua alma, que era está presente com os seus leitores, para que pudesse começar novamente seus trabalhos de resgate, daqueles que estavam deixando o cristianismo pelo judaísmo. Não se sabe o motivo porque Paulo não estava podendo neste momento viajar para a Galácia, talvez por se encontrar mais uma vez preso.

ESTAR PRESENTE CONVOSCO. Certamente a presença de Paulo naquela região iria inibir as atividades dos cristãos legalistas, que com a ausência do apóstolo dos gentios se aproveitaram para desestruturar tudo que Paulo tinha implantado, no que diz respeito, aos ensinos sobre a salvação pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus. Os cristãos legalistas até aceitavam a fé em Cristo, mas defendiam a lei de Moisés.

E MUDAR A MINHA VOZ. Ao que tudo indica, o apóstolo estava de fato furioso com o que estava acontecendo nas igrejas da Galácia, e isso ele demostra por meio desta frase. É como se ele dissesse que, se estivesse presente, iria dar uns bons gritos de alerta aos seus leitores, para que se acordassem do engano que estavam cometendo, por deixarem a graça de Deus, para voltarem a se submeterem as exigências da lei de Moisés.

PORQUE ESTOU PERPLEXO A VOSSO RESPEITO. Um verdadeiro amontoado de sentimentos negativos tomava conta da mente do escritor, por saber que todo o seu trabalho de evangelismo naquela região estava indo de água abaixo. Espanto tomava conta da mente de Paulo, sem entender o porquê, que os seus filhos na fé tão depressa desprezaram seus ensinos, rejeitaram seus trabalhos, por algo que não era bom para eles.

Gálatas 4:17-18

Gálatas 4:17-18 - Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles. É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
ELES TÊM ZELO POR VÓS. “Eles” se referem aos cristãos legalistas, que faziam parte da igreja mãe de Jerusalém, que estavam invadindo os campos missionários conquistados por Paulo. Esse zelo citado por Paulo era uma falsa preocupação que os opositores de Paulo e do evangelho da graça demostravam pelos leitores do apóstolo dos gentios, com o objetivo de conquistarem a confiança dos gálatas, mas por traz de tal zelo havia a nítida intenção de os deslocarem do evangelho pregado por Paulo, para a lei mosaica.

NÃO COMO CONVÉM. Paulo percebe que os cristãos legalistas de Jerusalém estavam agindo em seus campos missionários com segundas intenções. Eles se mostravam dissimulados, lobos com pele de ovelhas, quando distorciam as pregações de Paulo e seus ensinos. No capítulo dois desta epístola, ficou acertado que Paulo ficava com a evangelização dos gentios, enquanto que, os líderes de Jerusalém com os judeus.

MAS QUEREM EXCLUIR-VOS. A intenção dos representantes legalistas da igreja de Jerusalém era justamente tirar os seguidores de Cristo das igrejas da Galácia dos caminhos do evangelho de Cristo. Quando lhes ensinavam de que, mesmo tendo se convertido ao cristianismo, eles teriam a obrigação de guardarem todos os preceitos da legislação de Moisés, coisa que, segundo Paulo ensinava e pregava, não era necessário.

PARA QUE VÓS TENHAIS ZELO POR ELES. Tanto os judaizantes quanto as lideranças cristã legalistas de Jerusalém queriam mesmo era fazer prosélitos para si mesmos. Eles não tinham a intenção de levarem seus discípulos a Cristo, mas sim, conquistarem a confiança dos leitores de Paulo, a fim de que seguissem tais líderes, e não a Cristo Jesus. Diferente de Paulo, que havia trabalhado e muito para ganhar vidas para Cristo Jesus.

É BOM SER ZELOSO. Paulo até elogia que os seus leitores fossem zelosos pelas coisas de Deus, vivendo uma vida de santidade, dedicados inteiramente ao reino de Deus e de Cristo. Foi efetivamente para isso que o grande apóstolo dos gentios havia feito suas campanhas evangelísticas naquela região, pregando e ensinando como viver uma vida digna perante a sociedade e principalmente diante de Deus, que tudo vê e conhece.

MAS SEMPRE DO BEM. Ser zeloso do bem, neste caso, para o escritor era permanecer nos caminhos de Cristo, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Só que, em vez de seguirem tal orientação do apóstolo, os seus leitores estavam era seguindo o caminho inverso, e que eles não tinham condições de cumprirem com as regras impostas pela legislação de Moisés, que os legalistas queriam.

MAS NÃO SOMENTE QUANDO ESTOU PRESENTE CONVOSCO. Ao que tudo indica, os leitores de Paulo estavam agindo com dupla personalidade e comportamento dúbio. Quando Paulo estava presente, eles faziam conforme o apóstolo havia lhes ensinado, mas quando ausente, os cristãos legalistas lhes influenciavam a que agissem como se judeus fossem e seguidores do judaísmo. Paulo pede sinceridade dos seus leitores.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=J6zOKn6UZmQ

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...