quinta-feira, 2 de março de 2017

Gálatas 6:8

Gálatas 6:8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
PORQUE O QUE SEMEIA. O escritor continua se utilizando de uma metáfora bem conhecida, baseada nas atividades agrícolas, que eram peculiares dos tempos em que fora escrito o Novo Testamento. O semear, nos fala dos trabalhos próprios do homem do campo, em que envolve muitas atividades para se chegar à tarefa da semeadora de algum tipo de semente. Em se tratando da semeadora na vida, não é diferente, uma vez que, cada ação que o homem pratica representa uma semente lançada em sua conta.

NA CARNE. O semear na carne, certamente se refere às obras da carne, sobre as quais o apóstolo escreveu em Gálatas 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas. Semear na carne é praticar todas estas obras alistadas pelo escritor ou algumas delas. Esse tipo de semeadora não é boa para ninguém.

DA CARNE CEIFARÁ. A própria ciência afirma que, sobre toda ação existe uma reação, quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia os pecados da prostituição termina colhendo as doenças sexualmente transmissíveis ou problemas dentro da conjuntura familiar. Quem cria problemas dentro das igrejas, termina sendo vomitado dela mais sedo ou mais trade. Quem pratica os vícios termina sendo vítima deles com as doenças.

A CORRUPÇÃO. Por fim, o resultado de quem semeia as obras da carne não é nada bom, porque esta corrupção sobre a qual se reporta o apóstolo dos gentios é justamente os efeitos negativos das enfermidades e da própria morte. Bem como a corrupção espiritual que representa a morte eterna, também chamada de segunda morte ou separação eterna de Deus. A corrupção espiritual é a condenação no inferno, e no lago de fogo e enxofre.

MAS O QUE SEMEIA NO ESPÍRITO. Do outro lado e no extremo oposto, encontramos aqueles que semeiam no Espírito, que são aqueles que vivem para o Espírito (Gálatas 5:25), quem anda no Espírito (Gálatas 5:16) e os que são guiados pelo Espírito (Gálatas 5:17). Paulo se refere aos frutos do Espírito Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

DO ESPÍRITO. Tanto na frase anterior, quanto nesta, a palavra “Espírito” está escrita com a letra inicial maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus, ele que esta preparando e equipando os remidos de Cristo para o dia glorioso do arrebatamento da igreja amada de Cristo Jesus. Ninguém tem capacidade de produzir uma boa semeadora na esfera espiritual, sem a ajuda do Espírito de Deus, é ele quem nos capacita em tudo.

CEIFARÁ A VIDA ETERNA. A colheita daqueles que vivem de acordo com os frutos do Espírito de Deus é totalmente oposta à colheita daqueles que vivem conforme as obras da carne. Quem se deixa lapidar pelo Espírito Santo, quem vive pelo Espírito de Deus, quem anda pelo Espírito de Cristo, terá um destino eterno feliz e abençoado, porque seu futuro será a vida eterna, que é sinônima de Salvação, vida feliz, vida abundante em Cristo.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Gálatas 6:7

Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
NÃO ERREIS. Este é um texto que tem ajudado a muitas pessoas a buscarem uma vida correta, diante da sociedade, bem como na presença de Deus, isso porque este tipo de mensagem leva o ser humano a refletir sobre sua responsabilidade consigo mesmo e principalmente diante do Criador de todas as coisas. Errar é pecar, porque pecar é errar o alvo, neste caso, errar é viver uma vida profana em que se despreza a vontade de Deus para se fazer e praticar as obras da carne, a soberba da vida e a rebelião contra o Criador.

DEUS. O ser humano, mesmo que não corresponda a chamada de Deus, quanto aos seus planos, mas todos são conscientes de que existe uma força operante no mundo, que pratica a justiça, pondo em equilíbrio tudo que acontece na terra. Deus é acima de tudo, amor, bondade e misericórdia, mas também é justiça, pratica juízo e é um fogo consumidor. Deus ama a justiça e cobra dos homens que vivam de maneira correta e justa em suas ações. Quando precisa, corrige as injustiças dos homens com julgamento.

NÃO SE DEIXA ESCARNECER. O Senhor é longânimo em seu agir com os filhos deste mundo, e isso implica em suportar as falhas dos seres humanos além da conta. Deus também é benigno sempre, ele sempre está disponível em fazer o bem a todos. No entanto, ele não se deixa escarnecer, quando dar todas as oportunidades de correção e o homem não se concerta, o Senhor faz justiça e juízo, corrigindo a todos de sua maneira.

PORQUE TUDO. Nada passa despercebido aos olhos de Deus, ele que é Onipresente, e está em todos os lugares. Tudo que os filhos dos homens praticam na terra, esta nu e patente diante do coração do Criador, ele que é Onisciente, conhece todas as coisas. Sejam as coisas importantes ou até mesmo as mais insignificantes que os homens praticam, tudo está registrado diante do arquivo da justiça divina, que a tudo perscruta.

O QUE O HOMEM. O homem é a coroa da criação de Deus, dentre todo o arcabouço de sua criação, o Senhor fez o homem de maneira especial, que o representa no mundo, como sendo sua imagem e semelhança. Deu, pois, o Senhor inteligência ao homem, conhecimento do que é certo e do que é errado, e coloca em sua consciência o censo de que deve sempre agir corretamente, diante da responsabilidade da prestação de contas.

SEMEAR. O escritor usa de mais uma de suas metáforas para alertar os seres humanos dos seus deveres e responsabilidades para consigo mesmo diante da justiça divina. Essa semeadura sobre a qual fala o autor, diz respeito a tudo aquilo que se faz, que se fala e que se pensa nesta terra. O evangelho é o manual perfeito em que o ser humano deve seguir suas orientações para fazer uma boa semeadura durante a sua vida na terra.

ISSO TAMBÉM CEIFARÁ. A colheita depende do que se semeia nesta vida, por isso que todos nós precisamos com equilíbrio agir com inteligência, no sentido de pensar no nosso próprio bem, fazendo sempre o bem a todo e em todo o tempo, para que o resultado de nossas ações seja louvável diante de Deus. Tem um ditado que diz: Quem planta vento, termina colhendo tempestade, e ser inteligente é agir sempre corretamente.

Gálatas 6:6

Gálatas 6:6 - E o que está sendo instruído na palavra faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui.
E O QUE ESTÁ. Há quem dita que o apóstolo, neste ponto de sua carta, esteja dando umas alfinetadas naqueles que eram os líderes das igrejas da Galácia, aqueles mesmo que haviam sido consagrados ao ministério pelo apóstolo dos gentios. Não que Paulo esperasse receber deles algum tipo de recompensa, até porque o apóstolo Paulo trabalhava com as próprias mãos, para não depender de quem quer que seja, nem muito menos da igreja, o que ele esperava era apenas o reconhecimento deles.

SENDO INSTRUÍDO. Como missionário que era e apóstolo dos gentios, o escritor após ter sido chamado pelo Senhor Jesus, passou algum tempo se preparando e depois partiu para os campos transculturais para pregar as boas novas do evangelho de Cristo. Com suas atividades evangelísticas ganhou muitas vidas para o reino de Cristo e fundou muitas igrejas no mundo gentílico. E quando fundava tais igrejas, ele só partia para outros campos missionários após ter instruído os novos convertidos e deixava um obreiro local.

NA PALAVRA. De forma que, naquela região da Galácia, ninguém mais do que Paulo se deixou se gastar na pregação da palavra de Deus, e ao que tudo indica, ele foi o primeiro a chegar com o evangelho naquela região. Depois, a tempo e fora de tempo, dia e noite se envolveu no ensinamento das doutrinas cristãs, no sentido de fortalecer os novos convertidos nos caminhos de Cristo, instruindo na palavra o povo de Deus.

FAÇA. O que o fundador das igrejas na Galácia desejava como recompensa dos seus trabalhos em toda aquela região, onde neste momento haviam muitas igrejas? Conforme já descrevemos um pouco antes, Paulo não fazia a obra de Deus por dinheiro. Quando se diz “faça participante”, o apóstolo gostaria de saber das coisas boas que estavam acontecendo naquelas igrejas. Porque das coisas contrárias, ele já era conhecedor.

PARTICIPANTE. Em uma igreja não acontece somente coisas negativas, mas também acontecem coisas maravilhosas, aliais acontecem mais coisas boas do que negativas. Só que, as boas notícias, eles não repassavam para Paulo, mas a todo o momento chegavam notícias negativas, tal como o fato de que, os seguidores de Cristo nas igrejas da Galácia estavam deixando o cristianismo pelo legalismo do judaísmo, o que não era bom.

EM TODAS AS BOAS COISAS. Um estudo geral desta epístola, descobrimos que o apóstolo dos gentios estava atônico com tudo que ele estava sabendo a respeito do que estava acontecendo nas igrejas da Galácia. Só chegavam notícias negativas, mais ele desejava mesmo era tomar conhecimento das coisas boas que aconteciam naquelas igrejas e delas ser participante, Paulo já não aguentava mais saber só coisas negativas.

AQUELE QUE O INSTRUI. É como se o apóstolo dissesse para os seus leitores: Eu me esforcei tanto quando estive pregando o evangelho de Cristo nesta região, como também me deixei gastar no ensino da palavra aos meus filhos na fé, mas vocês não me comunicam as coisas boas que acontecem por ai, só me mandam comunicar os problemas que há nas igrejas. Paulo desejava saber do progresso daquelas igrejas.

Gálatas 6:4-5

Gálatas 6:4-5 - Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará o seu próprio fardo.
MAS PROVE CADA UM. Basta ler os textos anteriores para se perceber que nas igrejas para as quais Paulo estava escrevendo, cada um, principalmente os líderes, estavam com o dedo apontando para o seu próximo, no sentido de apontar as falhas dos outros. Além do mais, era muito difícil passar pelo crivo dos principais líderes para ser promovido no ministério, porque os que ocupavam lugar de destaque eram muito rigorosos em provar os outros. Mas o escritor manda que eles provem a si mesmo e não os outros.

A SUA PRÓPRIA OBRA. Tem liderança que se possível ocuparia todos os cargos da igreja, mas quando se trata dos outros, ele vive a provar a vida dos companheiros como se fosse Deus. Esta mensagem está muito clara: Cada um prove a sua obra e não a dos outros, o homem não tem o direito de por os outros na prova. Deus sim, porque a obra é dele, e ele faz como quer, mas quem é o homem para meter os servos de Cristo na prova? Ninguém tem o direito de viver provando as obras dos outros, todos somos iguais.

E TERÁS GLÓRIA. Ao que tudo indica, os líderes das igrejas locais se vangloriavam de ver os outros sofrendo pelas provações que tais líderes submetiam os seus companheiros de ministério. Quem sabe tais líderes para chegarem aonde chegaram foram provados por Deus, mas agora, com os outros, queriam que seus companheiros de ministério tivessem que passar pelas mesmas provas que eles foram provados por Deus?

SÓ EM SI MESMO. Cada um é cada um, e o agir de Deus na vida de cada um é diferente um do outro. Porque determinados líderes foram provados por Deus em determinadas áreas, isso não lhe dar o direito de provar os outros, simplesmente porque ele foi provado por Deus em determinadas coisas. Uma coisa é a prova que vem de Deus, e outra coisa é um líder provar a vida dos seus companheiros e não deixar que Deus prove.

E NÃO NOUTRO. O homem não tem o direito de provar o outro, somente Deus tem o direito de provar os seus servos. Tem muitos que por ocuparem lugar de destaque na obra de Deus querem agir na vida dos outros como se fosse Deus, isso não pode. O que o escritor está tentando passar para a igreja é de que, os servos são de Deus, a igreja é dele, a obra é dele, e que ninguém tem o direito de colocar fardos pesados nos outros.

PORQUE CADA QUAL LEVARÁ. O autor faz um combate sistemático na forma em como alguém tinha que ser submetido para ser promovido quanto ao ministério. Quer dizer, os que já estavam em destaques submetiam os outros a insuportáveis provações para serem aprovados para o ministério. Quando o apóstolo deixa transparecer que, basta as provações que Deus permite que cada um passe, e não precisa dos teste dos homens.

O SEU PRÓPRIO FARDO. Se Deus aprova um dos seus servos para o ministério, quem é o homem para reprovar? Nos dias de hoje existe uma hipocrisia tremenda, porque dizem que para promover alguém a um cargo mais elevado no ministério, tem que passar pela prova dos homens. Quando esta palavra da bíblia esta dizendo que não precisa ninguém por fardo pesado nos ombros dos outros, basta à prova que Deus faz de cada um.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Gálatas 6:2-3

Gálatas 6:2-3 - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
LEVAI AS CARGAS. Em linhas gerais, o Novo Testamento, em se tratando de relacionamento fraternal, sua mensagem é de união e amizade entre aqueles que faziam parte do povo de Deus. A igreja primitiva em todas as regiões precisava se unir em termos de propósitos, porque a sobrevivência do cristianismo em seus começos serviria de exemplo para toda a história da nova religião. O fundador do cristianismo deixou o seu próprio exemplo disto e também os seus ensinos voltados para o amor fraternal.

UNS DOS OUTROS. Levar as cargas uns dos outros, neste caso, era suportar uns aos outros com longanimidade, com temperança e benignidade sempre. O momento era difícil para todos que pertenciam ao cristianismo. As forças opostas estavam se articulando para dividir o povo de Deus. Diante de tudo isso, os seguidores do Senhor Jesus precisavam unir as mãos em atos contínuos de amor fraternal, no sentido de ajudar uns aos outros a superarem os desafios impostos pelo fato de serem pessoas de Deus.

E ASSIM CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO. Os leitores de Paulo não precisavam mais cumprir as exigências da lei, e isso ele deixou bem claro dentro dos seus ensinos transmitidos nesta belíssima carta. Agora, eles precisavam mesmo era cumprir a lei de Cristo, que tem o seu princípio básico na lei do amor. No tocante aos relacionamentos humanos, Jesus deixou seu ensino de que, devemos amar o nosso próximo como a nos mesmos.

PORQUE SE ALGUÉM PENSA. Novamente o escritor volta a atacar aqueles que mentalizavam de que, eram mais importantes do que os outros, simplesmente por ocuparem posições de destaques diante da comunidade cristã. O grande perigo para uma suposta liderança é quando o poder lhe sobe a cabeça e tal pessoa começa a pensar que pode substituir a Cristo, como cabeça da igreja ou do rebanho de Deus.

SER ALGUMA COISA. Quando o orgulho sobe a cabeça de alguém, e por conta de ocupar posições privilegiadas, a prepotência toma conta da mente, o líder começa a tomar decisões predominantemente humanas nas coisas de Deus, quando na verdade, a administração da obra de Deus tem que ser feita pela direção do Espírito Santo. Quando se diz que, o Espírito Santo é o Alto Ego de Cristo, se fala em legítima representatividade.

NÃO SENDO NADA. Por si só, ninguém é nada e humanamente falando, ninguém representa nada comparado ao dono da igreja que é Cristo Jesus. A posição ou cargos elevados que alguém vem a ocupar, Deus é quem chama e capacita, até porque os dons espirituais e ministeriais são do Espírito Santo e não de homem algum. Tudo é de Deus e para glória do nome de Cristo, isso porque, nas coisas de Deus, o homem não tem nada.

ENGANA-SE A SI MESMO. Ser um líder do povo de Deus e terminar bem os seus serviços em prol do reino de Cristo, somente com muita sabedoria, porque uma grande parte dos que ocupam posições de destaque na igreja, terminam por pensar que estão ocupando tais posições, pelas suas próprias capacidades ou habilidades, quando não é. Neste caso, enganar-se a si mesmo é pensar que é importante, quando não é, importante é Deus.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Gálatas 6:1

Gálatas 6:1 - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
IRMÃOS, SE ALGUM HOMEM. O fato do escritor chamar os seus leitores de irmãos, isso nos fala da sua simplicidade e humildade no trato com os seus filhos na fé, coisa que muitos dos líderes de hoje precisam apreender. Depois podemos conjecturar que estas exortações e ensinamentos são dirigidos aos servos de Cristo e não aos incrédulos das cidades da Galácia. Este ensino transmitido pelo apóstolo nos faz compreender que qualquer ser humano está passível de ser surpreendido com as falhas humanas.

CHEGAR A SER SURPREENDIDO. Para o homem natural, a questão do pecado é algo comum e ele não ver nada de errado nos prazeres da vida e nas concupiscências da carne. Mas para quem é convertido e serve a Cristo, praticar algum tipo de pecado, é algo anormal e que causa um mal-estar grande com prejuízos e consequências graves. É tanto que o autor chama de surpresa o fato de alguém que serve a Cristo cometer pecado.

NALGUMA OFENSA. Não que os servos de Cristo estejam blindados ou imunes aos pecados, mas é que o grande esforço daqueles que vivem para Cristo e com Cristo é para agradar aqueles que o chamou para a santificação. Essa ofensa sobre a qual se reporta o escritor, diz respeito a todos os tipos de falhas, sejam elas mais graves ou menos ofensivas. Seja pecado, transgressão, iniquidade ou falhas, tudo é ofensa contra Deus.

VÓS QUE SOIS ESPIRITUAIS. É bem provável que o apóstolo dos gentios se dirija aos líderes das igrejas locais em toda a região da Galácia, eles que se pressupõem seriam mais espirituais do que os cristãos comuns das comunidades cristãs. Ser mais espiritual é ter mais experiência nas coisas de Deus, como também é ser um líder escolhido pelo Senhor para orientar o rebanho de Deus nos caminhos do evangelho e na vontade de Deus.

ENCAMINHAI O TAL COM ESPÍRITO DE MANSIDÃO. Quando alguém comete qualquer deslize quanto aos seus compromissos com o reino de Deus, é como se tal pessoa adoecesse na sua alma, e assim sendo precisa de cuidados para não terminar morrendo espiritualmente. Portanto, os mais fracos na fé precisam ser tratados com mais amor e cuidados especiais para se recuperarem dos seus defeitos e ser salvos da perdição.

OLHANDO POR TI MESMO. Aqueles líderes mais radicais, que por qualquer motivo discriminam ou até mesmo excluem os mais fracos na fé, quando chegam a ser surpreendidos por alguma ofensa, não encontram misericórdia dos seus companheiros, porque plantou vento e termina colhendo tempestade. É muito fácil julgar e condenar os outros, mas qualquer um pode chegar à cadeira e réu, e cada um colhe o que planta.

PARA QUE NÃO SEJAS TENTADO. Podemos conjecturar que o escritor esteja pensando em que, os que julgam e condenam os outros não seja tentado a serem cruéis com os outros, quando se ele estivesse no lugar do réu, requereria misericórdia e não juízo. Mas também podemos imaginar que o apóstolo esteja falando de que, os que são mais espirituais não sejam tentados a cair no mesmo erro ou falha dos mais fracos na fé.

Gálatas 5:26

Gálatas 5:26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
NÃO SEJAMOS. Mas, para que a liberdade cristã não fosse criticada pelos cristãos legalistas que estavam invadindo as igrejas da Galácia, Paulo impões mais proibições, demostrando assim que a nova dispensação da graça também é um estilo de religião moral e ética. Juntando-se os ensinos de Cristo com os escritos canônicos de todo o Novo Testamente, ver-se que o evangelho promete liberdade, porque o cristianismo é democrático, mas que não é mundano, nem liberal quanto os opositores de Paulo diziam.

COBIÇOSOS. O evangelho como legislação de Cristo que estabelece uma nova ordem mundial de libertação é ao mesmo tempo, um código de ética em que incentiva seus seguidores a viverem de forma digna perante Deus e também diante da sociedade. É até positivo cobiçar o que é reto e justo, desde que tal cobiça não interfira nos direitos dos outros, nem prejudique o cristão em sua comunhão com Deus. É proibida pelo escritor este tipo de cobiça, sobre a qual se reporta Paulo, porque é do lado negativo.

DE VANGLÓRIA. Percebe-se que o apóstolo dos gentios novamente procura corrigir alguns problemas de ordem comportamental dos seguidores de Cristo dentro das igrejas da Galácia. Tal qual há nos dias de hoje, aqueles que buscam se exaltar a si mesmo, procurando ser melhores do que os outros. Existe uma tal de concorrência no meio do povo de Deus para se ver quem prega melhor, quem canta melhor e etc.

IRRITANDO-NOS. Volta e meia tem um irmão com raiva um do outro, por conta de cargos, posições ou oportunidade. Aqueles que estão em destaques até barganham com os que deixam se levar por este tipo de concorrências, somente dando oportunidades aos que atendem aos seus interesses. Quando sabemos que a igreja é um corpo ou organismo que só funciona bem, com a utilização democrática de todos os membros.

UNS AOS OUTROS. Por isso que o racha é um movimento que não cessa nas denominações, em que aqueles que se sentem prejudicados tolhem os seus ofensores ou deixam sua denominação por outra, e muitos chegam até a fundarem suas próprias denominações. Este tipo de dissensões, partidarismo e divisões tem como base o jogo de interesses de muitos para ganharem seus espaços, mesmo atropelando os outros.

INVEJANDO-NOS. A inveja e o ciúme, listados entre as obras da carne, são irmãs gêmeas em termos de ação e reação. Aqueles que se acham donos das igrejas locais, não podem perceber que alguém está sendo usado pelos dons do Espírito de Deus, porque o medo de perder espaço faz com que, veja o instrumento de Deus como uma ameaça ao seu status. Aquele que é servo de Cristo deve apoiar os que são usados por Deus em sua obra.

UNS AOS OUTROS. A obra é de Deus, a igreja é de Cristo, os dons espirituais e ministeriais são do Espírito Santo. Assim sendo, considerar os outros como instrumento das mãos de Deus é necessário para que o cristianismo verdadeiro se desenvolva cada vez mais, completando o número daqueles que hão de herdar a salvação, e desta forma o Senhor Jesus volte para arrebatar a sua igreja remida, que ele comprou com o seu sangue.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...