quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Efésios 2:13

Efésios 2:13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
MAS AGORA. O “mas” é enfático para demostrar uma mudança drástica de situação no status dos gentios, depois da vinda de Cristo para estabelecer a reconciliação entre Deus e os gentios, por meio da propiciação, que aplacou a ira de Deus. “Agora” sinaliza para o novo tempo da paz entre Deus e os gentios, este é o tempo da nova aliança, feita não só com os israelitas, mas com todas as nações do mundo. Este é o tempo da salvação universal com todos os povos, mas também individual com cada ser humano.

EM CRISTO JESUS. Este novo pacto só foi possível com a obra perfeita de redenção realizada por Cristo Jesus, nosso Senhor. Quando se fala sobre Cristo dentro das páginas do Novo Testamento, está se referindo a missão redentora do Messias de Deus, como sendo Deus entre os homens para salvar. E “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome de Josué, e tem o significado de Salvador, como está escrito: E ele salvará o seu povo dos seus pecados, conforme está em (Mateus 1:21).

VÓS, QUE ANTES. O “vós” também é enfático para destacar os gentios, que antes da vinda do Messias de Deus eram considerados pagãos, separados das alianças de Deus com o seu povo Israel. Já a expressão “antes” se reporta ao tempo da antiga aliança, em que os gentios não estavam incluídos no pacto com Deus. A relação de amizade e de paz dos gentios com Deus se deu com a vinda do Messias, antes prevalecia a inimizade.

ESTÁVEIS LONGE. Esta frase nos ensina da alienação dos gentios quanto às alianças com Deus, isso porque, as demais nações do mundo não conheciam nem buscavam ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. Os pagãos adoravam qualquer coisa, como a pedra, a madeira e até mesmo o barro, menos ao Deus de Israel. O fato de Israel monopolizar o Deus verdadeiro criava nas demais nações uma empatia pelo Senhor.

JÁ PELO SANGUE. Paulo esta se referindo ao sacrifício de amor ao qual se submeteu o filho de Deus pela humanidade. O sangue fala sobre a vida de Cristo que ele deu para resgatar os seres humanos da perdição eterna. A vida é o bem mais precioso que o homem Tem, e no caso de Cristo, ele deu tudo de si mesmo, ele deu a sua vida, para resgatar os perdidos. Já estava previsto a expiação de Cristo pelo mundo (Isaias 53:4-5).

DE CRISTO. Falar a respeito de “Cristo” é discorrer sobre todas as profecias messiânicas sobre as quais vaticinavam as Escritoras religiosas dos judeus. Falar sobre Cristo é falar sobre o Messias prometido por Deus. Escrever sobre “Cristo” é contar a história do Emanuel de Deus, em que o próprio Deus se manifestou em carne para redimir a humanidade. Em fim, falar sobre “Cristo” é falar sobre a propiciação que trouxe a paz.

CHEGASTES PERTO. O sacrifício de amor feito por Cristo Jesus foi um ato de propiciação em que resolveu o problema da inimizade entre Deus e a humanidade, porque a expiação pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo produziu a reconciliação. Desta forma, todas as nações do mundo foram beneficiadas pela redenção de Cristo, principalmente todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo.

Efésios 2:12

Efésios 2:12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
QUE NAQUELE TEMPO. O autor se refere ao tempo da velha dispensação em que os gentios viviam desgarrados e sem esperança de salvação, porque não faziam parte do povo de Deus, os israelitas. Na verdade, a antiga aliança de Deus com Israel era um pacto nacionalista em que uma única nação do mundo de então foi escolhida para amar e servir a Deus por intermédio a legislação de Moisés. Todavia, vinda á plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Messias prometido para firmar uma nova aliança de paz universal.

ESTÁVEIS SEM CRISTO. Todos aqueles que eram considerados pelos judeus como incircuncisos, também chamados de gentios ou povo pagãos nem conheciam as profecias messiânicas sobre um Messias que viria para estabelecer uma nova aliança com alcance transcultural entre todas as nações do mundo. Antes da vinda do Emanuel de Deus, a igreja nem existia, nem muito menos os gentios tinha esperança de salvação.

SEPARADOS. Esta é uma palavra que descreve muito bem o estado de alienação dos gentios quanto as alianças de Deus e também com relação a comunhão com o próprio Deus de Israel e com o seu Cristo. Os gentios viviam totalmente fora do alcance da vontade de Deus, porque as cada nação seguiam as suas próprias leis, quanto á organização política e religiosa. O paganismo era que prevalecia no mundo gentílico.

DA COMUNIDADE DE ISRAEL. Deus chamou Abraão para fora da sua gente e do lugar em que ele habitava para ser um povo, por meio dos seus descendentes, separados das demais nações do mundo. E a saída de Israel do Egito e sua posterior entrada na terra da Canaã foi um divisor de águas, no tocante a que aquela nação fosse exclusiva do Deus único e verdadeiro. Desta forma, Israel não se misturava com as demais nações.

E ESTRANHOS ÀS ALIANÇAS DA PROMESSA. Paulo faz uma real radiografia da situação dos gentios antes da vinda do Messias de Deus para estabelecer a nova aliança da graça, em que as demais nações do mundo viviam estranhas àquelas alianças feitas com o povo de Israel. Já no tempo do patriarca Abraão foi feita uma aliança com promessa de seus descendentes habitarem em uma terra que manava leite e mel, que se cumpriu depois.

NÃO TENDO ESPERANÇA. Israel tinha as alianças como base de ser abençoado, conforme a fidelidade do seu povo ao pacto com o seu Deus, quando eles obedeciam a legislação de Moisés ganhavam as bênção de Deus. Mas os gentios, nem isso tinham, porque não havia nenhuma aliança entre eles e Deus. Como se diz em nosso país, os gentios viviam como pedras soltas no tabuleiro ao deus dará, regido pela própria sorte.

E SEM DEUS NO MUNDO. Israel se gabava de ter um Deus verdadeiro como protetor, provedor e que dele cuidava. No entanto, os gentios nem Deus tinham com eles, é tanto que, os pagãos sempre recorriam às falsas divindades, e até hoje é assim, porque não conheciam ao verdadeiro Deus. Como eles não ligavam para Deus, o Senhor também não se importava com eles, até que Cristo veio mudar esta relação, produzindo a paz.

Efésios 2:11

Efésios 2:11 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens.
PORTANTO, LEMBRAI-VOS DE QUE. A partir de então, o escritor começa a mostrar que tanto judeus quanto gentios são unidos a Deus pelo sacrifício expiatório de Cristo Jesus, o redentor. Certamente, Paulo quando esteve presente na igreja de Cristo na cidade de Éfeso, procurou ensinar ao povo de Deus estas verdades, mas que agora por carta tenta trazer a lembrança deles, tudo isso que fazia parte de suas pregações. A tradição oral tem a tendência de cair no esquecimento, porem, os escritos passa a ser documentários.

NOUTRO TEMPO. Esta é uma colocação que representa o tempo da velha dispensação, em que Deus fez aliança com o povo de Israel, por meio da legislação de Moisés, em que os gentios não faziam parte deste pacto. Como também se pode dizer que o autor está se referindo ao tempo da ignorância dos seus leitores, antes de se converterem ao cristianismo, isso porque faziam parte do paganismo, com suas crenças politeístas.

ÉREIS GENTIOS. Dentro do arcabouço das Sagradas Escrituras, as nações e os povos eram divididos em dois povos. Os judeus, que eram os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, que saíram do Egito e entraram na terra de Canaã. E os gentios que eram as demais nações do mundo, que já dentro do tempo do Novo Testamento, também ficaram sendo chamados de pagãos. Gentios eram todos os que viviam na incredulidade, sem Deus.

NA CARNE. Para os judeus a questão da linhagem familiar era muito importante, ao ponto de conservarem enormes listas de nomes dos antepassados de suas genealogias. Eles traçavam infinitas arvores genealógicas para demonstrar a que tribo pertenciam, até chegarem aos mais ilustres patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Quem não fazia parte das linhagens ou tribos de Israel, por grau de parentesco eram chamados gentios ou pagãos.

E CHAMADOS INCIRCUNCISÃO. Os judeus tratavam os gentios como incircuncisos em termos pejorativos para os classificarem de impuros, imundos, depravados, ímpios, incrédulos, pessoas sem Deus no mundo. Um judeu puritano não se comunicava com alguém que não tinha a marca do pacto abraâmico, porque ele se considerava melhor e mais importante do que os demais homens do mundo, os chamados incircuncisão.

PELOS QUE NA CARNE SE CHAMAM CIRCUNCISÃO. A circuncisão era uma pequena cirurgia feita no prepúcio dos homens filhos dos israelitas, como sinal do pacto abraâmico, o que passou de geração a geração. Para um judeu, ser um verdadeiro israelita ou descendente de Abraão, Isaque e Jacó tinha que ser circuncidado. Naturalmente isso acontecia ao oitavo dia de nascido, o que passou a ser uma tradição.

FEITA PELA MÃO DOS HOMENS. Essa expressão usada pelo escritor nos ensina sobre algo que é palpável, material, visível. O apóstolo tenta estabelecer um contraste entre um dos rituais estabelecido da dispensação da lei, com as coisas espirituais do novo pacto entre Deus e a igreja remida de Cristo. O ato em si da circuncisão dava início a uma aliança individual entre o menino e o Deus de Israel, que fez aliança com Abraão.

Efésios 2:10

Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
PORQUE SOMOS. O que somos não é porque temos qualidades próprias, mas tudo é a marca de Deus na vida de cada um de nós. Todo aquele que traça o seu próprio caminho e procura escrever o seu próprio destino, termina em nada, porque os planos podem ser dos homens, mas as realizações são de Deus na vida de cada um de nós. Não temos nada e nem somos nada, a parte de Deus, ou seja, sem Deus. Se alguém pode dizer que é alguma coisa ou representa alguma coisa, isso só é possível, unido a Deus.

FEITURAS SUAS. Em (Gênesis 1:26-27) nós aprendemos que, fomos criados por Deus, conforme a sua imagem e semelhança. Essas características foram perdidas ou manchadas com a queda da raça humana, porem, recuperada em Cristo Jesus. Paulo explica que: Estamos sendo transformados de glória em glória, na mesma imagem do Senhor (2 Coríntios 3:18). Há um conjunto de referências bíblicas comprobatórias, que asseguram de que temos a centilha divina do Criador em nossas vidas, como identidade.

CRIADOS. Quando alguém se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, por exercer a sua fé genuína no Filho de Deus e na sua obra perfeita de redenção, essa pessoas nasce de novo pela regeneração espiritual do Espírito Santo. A esse processo de transformação é que o autor classifica de nova criação. É como se a pessoa existisse de forma natural ou carnal, mas não existisse espiritualmente, precisando ser criado de novo para a vida.

EM CRISTO JESUS. A vinda do Messias de Deus teve modificações positivas na criação de Deus, que o homem natural não tem inteligência o suficiente para entender em essência esse projeto de Deus. O Emanuel, ou seja, Deus entre os homens prodigalizou benefícios sem medida para toda á criação, de tal forma que, em Cristo Jesus e na sua missão como o Cristo de Deus, um novo e melhor projeto de Deus foi posto em prática.

PARA AS BOAS OBRAS. A vida e o ministério do Cristo de Deus entre os homens mostrou o perfeito exemplo de como fazer boas ações em prol da humanidade. Cristo deu o seu exemplo de amor na prática para o bem coletivo de todos, principalmente para aqueles que fazem parte de sua igreja remida. Além do mais, Jesus deixou sua legislação centrada em amor a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo.

AS QUAIS DEUS PREPAROU. Deus por meio do seu Filho Jesus preparou tudo para que os seus representantes na terra sejam luz do mundo e sal da terra. Nesta nova criação do homem espiritual, o Senhor implantou na alma e no espírito dos seus seguidores suas características mais relevantes. Dando aos seus servos qualidades e dons, para que no exercício do amor fraternal, possamos ser imitadores do exemplo maior de Jesus.
PRA QUE ANDÁSSEMOS NELAS. Essa metáfora usada pelo escritor para representar o viver cristão conforme a vontade de Deus é uma tipologia do que devemos ser como representantes do Criador. Além de imprimir suas características na alma de cada um dos seus seguidores, o Deus de bondade mostra o caminho a ser seguido, guiando nossos passos no trilho das boas ações, o que representa na prática o amor fraternal.

Efésios 2:8-9

Efésios 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
PORQUE PELA GRAÇA. Esta é uma frase diretiva aos gentios que não faziam parte da aliança de Deus com Israel, mas que agora, na nova dispensação foram alcançados pela misericórdia de Deus. Impulsionado pelo seu ilimitado amor foi que o Deus Criador tomou a iniciativa de resgatar a humanidade perdida por seu favor. Por isso que, a palavra graça tem tudo a ver com favor não merecido. Os pecadores mereciam o castigo da justiça divina, mas, em vez disto, o Senhor manifestou a sua multiforme graça salvadora.

SOIS SALVOS. Este é um dos textos bastante usado, quando o tema é soteriologia, ou seja, salvação. De acordo com os conceitos do evangelho das boas novas, salvação pode ser sinônimo de vida eterna. Ser salvo é ter o privilégio de quando partir desta vida, ganhar o direito a vida eterna, que é uma modalidade de vida feliz, plena e abundante, com efeitos sem fim de benefícios. Esta salvação não pode ser comprada por dinheiro nem adquirida por obras, isso porque é um dom de Deus. Pela graça sois salvos.

POR MEIO DA FÉ. Da parte de Deus, entra a graça que é um favor não merecido, mas da parte do ser humano entra a sua fé. Deus fez pelos seres humanos, no plano da salvação o que ninguém poderia fazer por se mesmo. O único meio que o homem entra nesta aliança de salvação é a sua fé, que tipifica a sua confiança no que Deus já fez por meio de Cristo no plano da redenção. Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo.

E ISSO NÃO VEM DE VÓS. Nem a salvação, nem a graça e nem a própria fé vem do homem, mas tudo provem de Deus. Os seres humanos caíram na desobediência desde o princípio, e com isso deram as coitas para o seu Criador. No entanto, Deus com seu amor pela humanidade enviou seu Filho Jesus para resgatar o homem caído do charco de lodo e das trevas densas. Aonde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.

É DOM DE DEUS. Nisto tudo, não se ver ação positiva da parte dos seres humanos, porque a salvação é um dom gratuito de Deus, bem como a sua graça é um favor não merecido em benefício da humanidade e até a fé, que seria da parte humana, o escritor diz agora que também é um dom de Deus. Assim sendo, Deus entra com todos os benefícios enquanto que o homem só tem a ganhar nesta aliança de paz com o Criador.

NÃO VEM DAS OBRAS. A salvação não vem das obras beneficentes praticadas pelos seres humanos. Se assim o fosse, quem é rico teria condições de praticar boas obras e com isso ganharia a salvação. Mas, e os pobres, onde ficariam neste negócio? Certamente, não ganhariam a salvação por não poderem fazer boas ações em prol do seu próximo. Fazer caridade e dar esmolas não salva ninguém, porque a salvação não se compra com obras.

PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE. Se a salvação fosse por boas obras, fazer caridade ou dar esmolas, então as pessoas que tem condições financeiras levariam vantagens, ao ponto de se vangloriarem sobre os que não possuem bens materiais. Porem, se alguém deve se gloriar no processo da salvação é Deus, ele que oferece de maneira gratuita essa salvação grandiosa, pela sua multiforme graça, como sendo o dom que vem do alto.

Efésios 2:7

Efésios 2:7 - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
PARA MOSTRAR. Para que o Senhor nos vivificou de entre os mortos e nos fez assentar nos lugares celestiais? Essa forma gloriosa em que Deus tira das trevas um pecador por meio da ressurreição espiritual tem propósitos e objetivos bem definidos nos seus planos. Pela sua ilimitada misericórdia o grande Deus nos enche de esperança que um dia os seus remidos irão estar em lugar de destaque nas mansões celestiais. Para revelar os seus propósitos com a igreja remida de Cristo, que foi resgatada da morte para a vida.

NOS SÉCULOS VINDOUROS. Desde a entrada de Cristo na terra, e sua morte de cruz, que a igreja amada de Cristo sofre o desprezo do mundo. No tempo dos primeiros séculos da existência da igreja na terra que o povo de Cristo nem parece gente para a sociedade. Todavia, vai chegar o tempo, nos séculos vindouros que a igreja remida do Senhor Jesus vai se destacar como sendo o povo especial de Deus. Já no milênio, o povo de Cristo vai reinar sobre a terra juntamente com o Senhor e todos saberão quem é a igreja.

AS ABUNDANTES RIQUEZAS. Para o homem natural, as abundantes riquezas se traduzem pelo acúmulo de bens materiais, poder político, reservas cambiais e poupanças nas instituições financeiras, fazendas latifundiárias ou empresas bem sucedidas. No entanto, para o homem espiritual, as abundantes riquezas são as coisas do reino de Deus, os dons e dádivas de Deus, a salvação alcançada pela graça do Pai demonstrada em Cristo Jesus.

DA SUA GRAÇA. Foi através desta multiforme graça que nós alcançamos os bens eternos da parte de Deus, uma vez que, não fizemos por merecer, mas fomos beneficiados abundantemente pelos favores divino. Os gentios, só mereciam os castigos de Deus, até pelo estado permanente de rebelião, porem, esta graça divina reverteu o quadro em nosso favor, em que o Criador derramou suas bênçãos sem medidas sobre nós.

PELA BENIGNIDADE. Todos os benefícios que hoje a igreja remida de Cristo é possuidora vieram pela benignidade de Deus. Tudo partiu por iniciativa da misericórdia daquele que trabalha para abençoar os seus filhos e por meio do seu grande amor ele tomou a atitude benéfica de perdoar a humanidade. Quando se fala sobre a benignidade de Deus está se referindo a sua essência mesmo, haja vista que Deus é sempre o bem, em verdade.

PARA CONOSCO. O autor se refere a ele próprio como sendo um dos maiores beneficiários desta graça beneficente do Deus de misericórdia, bem como se refere a igreja amada de Deus, que em todas as partes do mundo foi alcançada pelas riquezas abundantes da graça divina. Diga-se de passagem que, toda a criação foi atingida positivamente com esta graça conservadora do Deus de amor, bondade e misericórdia.

EM CRISTO JESUS. Paulo termina por revelar a fonte potencializadora desta graça beneficente de Deus para todos, que é justamente Cristo Jesus, o Filho de Deus, que também é o Messias ou Emanuel de Deus. Falar de Cristo é descrever sobre a missão redentora do Messias de Deus. E Jesus é o nome próprio do Emanuel de Deus, que significa: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, conforme (Mateus 1:21).

Efésios 2:5-6

Efésios 2:5-6 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
ESTANDO NÓS AINDA MORTOS. O versículo primeiro fala sobre este mesmo assunto, dada a sua importância dentro deste tema para o escritor e que era também de interesse dos leitores desta carta. Inclusive, o apóstolo se inclui dentre aqueles que antes de aceitarem a Cristo, estavam mortos espiritualmente, isso porque, estavam vivos no corpo, porem, mortos na alma e no espírito. E esta é a condição espiritual de todos aqueles que vivem separados de Cristo Jesus, ele que é a ressurreição e a vida.

EM NOSSAS OFENSAS. O apóstolo fala sobre o estado de desobediência em que vivia ele e os seus leitores, antes de terem um encontro com a vida, que é Cristo Jesus. De fato, quem vive no mundo da incredulidade, mesmo que estejam vivos no corpo, mas, porque vive para os desejos da carne, está morto, porque está separada da verdadeira vida que é Deus. A rebelião e a apostasia contra Deus gera nos seres humanos a morte.

NOS VIVIFICOU JUNTAMENTE COM CRISTO. A feliz decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador mudou o status de Paulo e dos seus leitores, porque mudaram de defuntos espirituais para vivos em Cristo. Por causa dos pecados da humanidade foi que Cristo morreu, mas foi vivificado pelo poder de Deus, como sendo o Senhor da vida. Não é diferente com aqueles que acreditam em Cristo, eles são vivificados juntamente com ele.

PELA GRAÇA SOIS SALVOS. Esse é um dos temas mais defendidos pela teologia de Paulo, “a salvação pela graça”. Os judaizantes defendiam que a salvação era pelas boas obras praticadas pelos seguidores da legislação de Moisés. Os falsos mestres gnósticos pregavam a salvação pela prática do asceticismo. Enquanto que, o evangelho assegura a salvação pela graça de Deus para os gentios, como sendo um favor não merecido.

E NOS RESSUSCITOU JUNTAMENTE COM ELE. O novo nascimento abordado pelo evangelho das boas novas é de fato uma ressurreição espiritual, em que os que dele participam em Cristo renasce da morte para a vida. A queda da raça humana teve como consequência a morte da humanidade. Porem, a regeneração pelo poder do evangelho das boas novas de Cristo, recupera a vida e a capacidade do homem viver para Deus.

E NOS FEZ ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS. A morte espiritual é a separação de Deus e de todos os benefícios que provem do Criador. Deus fez o homem para desfrutar de todas as bênçãos materiais e espirituais, todavia, o pecado gerou a separação do homem do seu criador e de suas bênçãos também. No entanto, com a nova aliança, Deus traz uma nova esperança de salvação e vida eterna para os remidos em Cristo.

EM CRISTO JESUS. Essa esperança dos remidos em Cristo se assentar nos lugares celestiais só é possível mediante a obra redentora prodigalizada por Cristo Jesus. Antes da vida do Messias de Deus havia inimizade entre os homens e o Criador, mas a propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi eficaz para realizar a reconciliação. A obra perfeita da redenção abriu para os remidos a parta da salvação.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...