sábado, 25 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:18-19

Gálatas 5:18-19 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia.
MAS, SE SOIS GUIADOS. Estes dois versículos fazem contrastes entre si, porque determinam rumos diferentes na vida de uma pessoa, mostrando o caminho daqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, e no inverso, aqueles que são dominados e viciados pelas obras da carne. Quem norteia o final da história de um ser humano são os seus professores, tutores e guias, então a pergunta é: Quem está guiando o nosso destino? Quem deseja chegar no céu com Cristo, deve ser guiado pelo Espírito de Deus.

PELO ESPÍRITO. Paulo começa o capítulo quatro desta carta falando sobre o menino que antes de alcançar a maturidade, ele era guiado por tutores e curadores. Mas, quando alcançava maioridade deixava de ser igual a um escravo para ser filho. Na nova dispensação, quem aceita a Cristo passa a ser filho de Deus (João 1:11). E os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14). A palavra “Espírito” está posta com a primeira letra Maiúscula, porque se trata do Espírito Santo de Deus.

NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI. Somente aqueles que seguiam ao judaísmo é que estavam debaixo da lei, e com isso obrigados a cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, coisa que nem mesmo os judeus estavam conseguindo, quanto mais os gentios, que se tornavam prosélitos do judaísmo. O Messias veio justamente para libertar os seus discípulos da servidão da lei, instituindo a sua legislação pelo evangelho da graça.

PORQUE AS OBRAS DA CARNE. A partir de então, o escritor faz o contraste entre os que são guiados pelo Espírito de Deus e os que não se deixam ser guiados pelo Espírito Santo, porque são dominados pelas obras da carne. Estas obras da carne caracterizam os homens naturais que vivem em torno das coisas materiais e que se deixam dominar pelos prazeres desta vida terrena. O homem natural vive pelas obras da carne.

SÃO MANIFESTAS, AS QUAIS SÃO. As Escrituras apontam de que há uma diferença entre os que servem a Deus e os que não servem. A pessoa que ainda não vive pela sua fé em Cristo Jesus e, que, portanto, ainda não passou pelo processo do novo nascimento ou regeneração espiritual é programada a viver conforme os padrões deste mundo enganador. De forma que, é perceptível a manifestação das obras da carne em sua vida.

ADULTÉRIO, PROSTITUIÇÃO. Nesta sua lista em que enumera as obras da carne é natural que o escritor dê início falando dos pecados sexuais que na sua época eram os mais praticados. Nos países do oriente médio era onde mais se permitiam os pecados da bigamia, poligamia, adultério e prostituição. Nos dias atuais isso tem se tornado uma praga social sem precedente, uma vez que, a prostituição se tornou uma coisa normal.

IMPUREZA, LASCÍVIA. A impureza, neste caso, descreve sobre todos os tipos de relações sexuais ilícitas, tais como a prostituição, adultério, prevaricação, fornicação, homossexualismo masculino ou feminino, em fim, toda e qualquer relação sexual que não esteja de acordo com o que é permitido pelas Escrituras. Os homens têm si tornado como animais irracionais em busca da prostituição e as mulheres não são diferentes.

Gálatas 5:16-17

Gálatas 5:16-17 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
DIGO, POREM, ANDAI EM ESPÍRITO. Mais uma vez o apóstolo usa uma metáfora do andar cristão para falar sobre o modo digno com que devem se comportar os servos de Cristo. A palavra “Espírito” está posta dentro do texto com sua inicial maiúscula, indicando que o cristão verdadeiro vive conforme a vontade do Espírito do Senhor. E andar em Espírito é buscar dentro do possível ser guiado pelo Espírito de Deus. Paulo escrevendo aos (Romanos 8:14), diz que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito.

E NÃO CUMPRIREIS A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE. O escritor vem comparando o viver para a lei, em contraste com o viver pela graça-fé, e neste ponto, ele compara, ainda que indiretamente, a carne, que tipifica a lei, e o Espírito que representa a graça-fé. Não cumprir as concupiscências da carne é renunciar os prazeres desta vida, pelo prazer de servir a Deus e buscar o seu reino em primeiro lugar. Carne, neste caso, fala dos prazeres.

PORQUE A CERNE COBIÇA. Essa cobiça nos fala sobre as forças que a carne exerce sobre as decisões das pessoas, é tanto que, mesmo o homem sabendo que deve fazer a vontade de Deus, mas insiste em fazer o que o mundo oferece de errado. A carne é quem executa a conduta distorcida dos homens terrenos e naturais. A alma do homem natural está distorcida e manchada, e por meio do corpo ela extravasa seus apetites.

CONTRA O ESPÍRITO. O Espírito a que se refere o apóstolo dos gentios, não diz respeito ao espírito do homem, mas sim ao Espírito de Deus. De fato, o escritor esta se reportando a luta interior do homem, em fazer a sua própria vontade ou se submeter ao senhorio de Cristo, por meio do Espírito Santo. As concupiscências da carne guerreiam contra as orientações do Espírito de Deus, como uma guerra no interior do homem.

E O ESPÍRITO CONTRA A CARNE. No tempo da lei era a letra, pelas regras da legislação de Moises quem tentava regular as ações dos homens. Todavia, no tempo da nova dispensação da graça de Deus é o Espírito de Deus quem procura orientar a vida dos discípulos de Cristo. Desta forma, entende-se que o Espírito Santo trabalha no homem interior para convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo.

E ESTES OPÕE-SE UM AO OUTRO. O combate não para, e se mostra como uma guerra entre o mal, a carne e o bem, representado pelo Espírito de Deus. Ora o homem se deixa inclinar pelas vontades da carne, quando sabemos que o certo é viver sendo guiado permanentemente pelo Espírito de Deus. Notemos que, os servos de Cristo só têm condições de vencer as concupiscências da carne, pela influência do Espírito de Deus.

PARA QUE NÃO FAÇAIS O QUE QUEREIS. O autor ver o ser humano no centro de dois polos opostos, onde por um lado ele, quando vencido pelas concupiscências da carne, passa a ser influenciado pelas forças terrenas. Mas, quando se deixa ser guiado pelo Espírito de Deus, vai no caminho certo em fazer e executar a vontade do Criador. Neste dilema, o homem deve optar em não fazer a vontade da carne, mas sim do Espírito.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:15

Gálatas 5:15 - Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
SE VÓS, POREM. Espera-se que no meio do povo de Deus haja paz e harmonia, com uma boa convivência entre aqueles que professam seguir o cristianismo. Quando o apóstolo dos gentios esteve pregando o evangelho, ele transmitiu uma mensagem de reconciliação com Deus, mas também de paz entre os homens. De acordo com a mensagem que temos a nosso frente, os filhos na fé do apóstolo estavam agindo ao contrário do que tinham aprendido de Paulo, dando lugar as contendas, ao partidarismo e as divisões.

VOS MORDEIS. O escritor usa uma metáfora um tanto dura, quando compara seus leitores a um bando de cachorros raivosos e famintos que buscam devorar uns aos outros. Geralmente este tipo de metáfora era usada como representatividade de uma situação em que, as pessoas se sentiam iradas umas contra as outras. Esse comportamento dos irmãos nas igrejas da Galácia estava indo na contra mão do que Jesus ensinou aos seus discípulos, que se devem amar uns aos outros com amor fraternal.

E DEVORAIS. Estes dois verbos utilizado pelo autor representam situações parecidas, e que nos vem a seguinte pergunta: Porque os irmãos estavam se comportando desta forma? Quando olhamos para a igreja da atualidade, descobrimos que tais situações ocorrem por conta da busca pelo poder, posição e oportunidades nas igrejas. Principalmente no ministério, é uma verdadeira guerra, um querendo derrubar o outro.

UNS AOS OUTROS. Não se ver este tipo de luta com aqueles que fazem parte da igreja de Cristo, mas que são pessoas simples e humildes, que participam apenas como adoradores. Porem, com aqueles que estão em busca de cargos, posição e oportunidades, um verdadeiro jogo de empurra, empurra é feito, tal qual uma concorrência para ver quem se apresenta melhor, na tentativa de roubar a glória devida a Deus e a Cristo Jesus.

VEDE. Nesta guerra, reina uma cegueira espiritual, em que os que dela participam, não possam enxergar pelos olhos da fé, que tudo deve ser feito para glória de Deus. E essa cegueira vem justamente pela hipocrisia religiosa, pela ganância e a fome de poder. O que o escritor alerta aos seus leitores é que possam entender que tudo que se deve fazer para o reino de Deus, deve ser por amor, e não com segunda intensões ou interesses.

NÃO VOS CONSUMAIS TAMBÉM. A preocupação do fundador daquelas comunidades cristãs era de que, os irmãos não terminassem se matando uns aos outros. Mas isso não se tratava de morte física, mas sim de morte espiritual, até porque nestas guerras por cargos, posição e oportunidades, muitos dos que guerreiam por estas coisas, terminam mortos sem nem perceber. As guerras internas é o que mais prejudica a obra de Deus.

UNS AOS OUTROS. A sociedade nem toma conhecimento destas batalhas internas das personagens do ministério. Os membros comuns das denominações muitas vezes também nem percebem estas guerras travadas. Mas entre aqueles que lutam por cargos, posição e oportunidades nas igrejas, verdadeiras batalhas são travadas de uns contra os outros para ver quem leva vantagem. Desde o início da igreja que isso acontece.

Gálatas 5:14

Gálatas 5:14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
PORQUE. Paulo vem dando explicações convincentes de que a liberdade do evangelho é bem melhor do que a servidão da lei, e que não há como conciliar o judaísmo com o cristianismo, como estavam fazendo os cristãos legalistas de Jerusalém. O fato é que as lideranças de Jerusalém entenderam que Cristo veio apenas fazer uma reforma do judaísmo, e que até meados dos anos setenta, quando Jerusalém foi destruída, eles buscaram adaptar o cristianismo ao judaísmo. Porem, no mundo gentílico era diferente.

TODA A LEI. Certamente o escritor se reporta a toda à lei de Moisés, que serviu aos filhos de Israel por um determinado tempo, até que viesse o tempo da nova dispensação da graça de Deus pela fé em Jesus Cristo. Com a chegada do Messias de Deus, o próprio Jesus falou: A lei e os profetas duraram até João Batista, desde então, o reino de Deus é tomado por força. Durante o tempo em que vigorou a legislação de Moisés ficou claro e patente de que a lei não ajudou ao homem, se não a mostrar-lhe o quanto é pecador.

SE CUMPRE. De forma que, os filhos de Israel não tiveram condições de cumprir toda a lei, como era de foto o seu propósito, porque não adiantava cumprir os mais importantes dos mandamentos e tropeçar nos mais insignificantes. No entanto, uma nova luz raiou no mundo, com a manifestação do Messias de Deus, que criou um novo sistema, de se fazer a vontade de Deus, com a implantação da dispensação da graça de Deus e fé em Jesus.

NUMA SÓ PALAVRA. Na legislação de Moisés, os escribas contavam trezentos e sessenta e cinco proibições expressas, sem contar que a lei de Moisés tinha mandamentos, estatutos e juízos, porque não era apenas uma lei de cunho religioso, mas também cível e social. Já a legislação de Cristo, por meio das boas novas do evangelho, com sua mensagem simples, se resume em uma palavra, voltada para o nosso semelhante.

NESTA. Essa é uma citação que pode ser vista em Levítico 19:18 - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. O Senhor Jesus resumiu a sua legislação em dois mandamentos, em que um deles é: Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes, amor fraternal.

AMARÁS AO TEU PRÓXIMO. Podemos dizer que a legislação de Cristo, conforme o seu evangelho, está posicionado em duas direções, horizontal e vertical. Vertical, quando devemos dedicar todo o nosso amor para com o nosso Deus, e horizontal, porque foi mandamento do Cristo de Deus, que amemos o nosso semelhante como a nós mesmos, destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas, e isto é o que Cristo quer.

COMO A TI MESMO. Quem tem uma saúde normal, naturalmente busca o seu bem pessoal, por isso que as pessoas se gastam em suas atividades do dia a dia para tentar conseguir uma vida melhor. As mesmas diligências e esforços Cristo pede que nos dediquemos para proporcionar o bem-estar do nosso próximo. Ninguém de sã consciência faz o mal a se próprio, devemos evitar em fazer o mal ao nosso semelhante.

Gálatas 5:13

Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
PORQUE VÓS, IRMÃOS. Neste texto, o autor muda o foco de suas palavras para os irmãos das igrejas da Galácia, isso porque, no texto anterior ele faz um ataque forte contra os seus opositores, aqueles que estavam invadindo os campos missionários conquistados pelo apóstolo para por meio de suas heresias tornarem os seguidores de Cristo presas fáceis do judaísmo. Tratar uns aos outros de irmãos era um costume comum entre todos aqueles que receberam a Cristo como Senhor e Salvador, é o que diz (João 1:11).

FOSTES CHAMADOS. Todos aqueles que fazem parte da igreja remida de Cristo Jesus foram chamados pelo Senhor para fazerem parte do seu reino que é o reino da luz e da verdade. A chamada cristã tem tudo a ver com a escolha e nomeação de Cristo na vida de todos aqueles que fazem a sua vontade (João 16:15). Como também esta mesma chamada se identifica com a predestinação apontada por Paulo em (Efésios 1:4-6). Ao mesmo tempo esta chamada passa pela justificação e glorificação dos escolhidos de Deus.

À LIBERDADE. Aqueles que faziam parte do judaísmo não contavam com a mesma liberdade com que os seguidores do cristianismo desfrutavam, nem desfrutam. Isso porque, aqueles que eram circuncidados, conforme o pacto Abraâmico, ficavam na obrigação de cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, o que para o apóstolo dos gentios, se tornava um fardo pesado e difícil de suportar. Isso é fato.

NÃO USEIS ENTÃO DA LIBERDADE. Os cristãos verdadeiros estavam livres das amarras da lei, mas para o escritor não podiam usar de tal liberdade para fazerem o que desse na teia. O fato de alguém fazer parte do cristianismo isso não o torna imune às práticas do pecado e da desobediência. A liberdade cristã deve ser usada para render glórias ao nome do Senhor, isso porque, tudo que um servo de Cristo faz, é para glórias de Deus.

PARA DAR OCASIÃO A CARNE. Uma das provas evidentes de que realmente alguém nasceu de novo, conforme a regeneração espiritual é quando tal pessoa renuncia as obras da carne para ser guiado pelo Espírito de Deus. Dar ocasião à carne é deixar de fazer a vontade de Deus para realizar os prazeres desta vida. O seguidor do evangelho está livre da servidão da lei, mas isso não quer dizer que ele deve fazer o que o mundo oferece.

MAS SERVI-VOS UNS AOS OUTROS. A igreja primitiva precisava em muito se unir para vencer as dificuldades daquela época, até porque, muitos dos seguidores de Cristo quando se convertiam ao cristianismo tinham seus bens confiscados pelo estado romano, e com isso ficavam de repente pobres economicamente. Portanto, a união de esforços, no sentido de se ajudarem mutuamente seria mais que necessário neste momento.

PELO AMOR. A igreja do primeiro século ainda respirava o cheiro suave dos ensinamentos de Cristo, que estavam sendo repassados pelos seus apóstolos e líderes da igreja amada de Cristo. O Senhor Jesus pediu aos seus seguidores, que os seus discípulos amassem uns aos outros como se ama a si próprio. A medida do amor fraternal é algo que preenche a vida da igreja do Senhor Jesus, como quem segue seu próprio exemplo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:11-12

Gálatas 5:11-12 - Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado. Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
EU, POREM, IRMÃOS. O “eu” usado por Paulo é Enfático, no sentido de destacar sua posição quanto aos assuntos que ele estava expondo nesta carta, bem como para se defender das acusações dos seus opositores. O fato do escritor chamar seus leitores de irmãos, isso era uma características de humildade do apóstolo, e ao mesmo tempo para destacar que estava dirigindo suas exortações a quem realmente importava que eram os seguidores de Cristo, nas igrejas que estavam situadas na região da grande Galácia.

SE PREGO AINDA A CIRCUNCISÃO. Percebe-se o ataque diretivo do apóstolo dos gentios aos seus opositores naquelas igrejas, até porque, aqueles que estavam pregando o retorno dos cristãos a legislação de Moisés, chegavam a acusar a Paulo de defender que os cristão precisavam ser circuncidados. Mas, tanto as pregações de Paulo, quanto os seus escritos provam o contrário. Quem defendia a circuncisão eram os legalistas.

PORQUE SOU, POIS, PERSEGUIDO? O contrário do que os opositores de Paulo testemunhavam a respeito dele, o apóstolo dos gentios pregava era contra a circuncisão dos gentios que se convertiam ao cristianismo. E por conta disto é que o apóstolo dos gentios era duramente perseguido pelos judaizantes ou defensores do judaísmo, como também pelos cristãos legalistas de Jerusalém, invasores de suas igrejas.

LOGO O ESCÂNDALO DA CRUZ. Para os seguidores do judaísmo, o foto de Cristo ter morrido pendurado em uma cruz era uma maldição, conforme a legislação de Moisés. Já para os gregos, a crucificação de Jesus de Nazaré era um escândalo. Mas para os verdadeiros líderes do cristianismo primitivo, a crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, era um ato perfeito de expiação, propiciação e redenção.

ESTÁ ANIQUILADO. Aqueles que andavam pregando na região da Galácia que os seguidores de Cristo, mesmo tendo se convertido ao cristianismo precisavam ser circuncidados e com isso guardarem a legislação de Moisés. Eles com isso buscavam anular o sacrifício expiatório de Cristo, que resultou na reconciliação da humanidade com Deus. Porque para Paulo, o homem escolhe; ou a lei, ou a redenção feita por Cristo.

EU QUERERIA QUE FOSSE CORTADO. Um estudo panorâmico dos escritos de Paulo nos passa a ideia de que ele era de fato amoroso com os seguidores de Cristo Jesus, porem, implacável com aqueles que tentavam prejudicar o andamento da igreja de Cristo. Neste ponto, ele deseja que os seus opositores sejam decepados do meio do povo de Deus, fosse quem fosse. Cortado, neste caso, seria nos dias de hoje, excluído mesmo.

AQUELE QUE VOS ANDAM INQUIETANDO. É notório que o apóstolo dos gentios estava furioso neste momento, contra quem estava invadindo seus campos missionários, levando ideias contrárias a tudo aquilo que ele havia ensinado nas igrejas por ele fundadas. O que podemos conjecturar é que eram pessoas que representavam a igreja legalista de Jerusalém. Esse legalismo durou até os anos setenta ou um pouco mais.

Gálatas 5:10

Gálatas 5:10 - Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
CONFIO DE VÓS. Apesar dos pesares, ainda há esperança, e é por ela que o apóstolo tinha o caminho rumo a uma luz no fim deste túnel. O escritor conhecia os seus leitores, porque esteve pessoalmente em atividades evangelísticas naquela região, e por conhecer a todos eles, sabe que nem tudo está perdido. O apóstolo entende que os seus filhos na fé estavam sendo enganados pelos cristãos legalistas de Jerusalém, mas que com a chegada desta carta, eles poderiam acordar para a realidade que já conheciam.

NO SENHOR. Mas, acima de tudo, Paulo confia mesmo de verdade é no Senhor, de que aquela situação seria revertida em favor do cristianismo, que estava sendo atacado por defensores do judaísmo. O interesse maior era do Senhor Jesus em lutar juntamente com o apóstolo dos gentios em prol do reino de Deus. Assim como antes, o Senhor havia ajudado a Paulo a levar aquele povo a luz do evangelho, não seria diferente neste momento, até porque as igrejas da Galácia pertencia a Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE NENHUMA OUTRA COISA SENTIREIS. O que o autor mais deseja neste momento era de que os seus leitores retomassem a fé que antes tinham em Cristo Jesus, tendo a certeza de que a graça de Deus era muito melhor para eles, do que se arriscarem a tentar se justificar pelos mandamentos da lei. Verdade é que os destinatários desta carta estavam duvidosos, mas se voltassem aos ensinos de Paulo, dava tudo certo no final.

MAS AQUELE. Não se sabe ao certo quem era este herege que havia chegado naquela região, pregando uma outra maneira de servir a Cristo. O fato é que alguém tinha chegado às igrejas da Galácia espalhando as ideias de que, mesmo as pessoas se convertendo ao cristianismo, tinham que ser circuncidadas e guardarem a legislação de Moisés, coisa esta, que era totalmente contrária a teologia ensinada por Paulo.

QUE VOS INQUIETA. Uma verdadeira confusão estava instalada na cabeça de cada um dos seguidores de Cristo naquele lugar. Porque eram pessoas que vieram do paganismo, se converteram ao cristianismo, e agora estavam sendo persuadidas a seguirem o judaísmo. Como se diz aqui em nossa região, a fé do povo estava pra lá de Bagdá. O que sabemos é que esta carta chegou em boa hora como luz na escuridão deste túnel.

SEJA QUEM FOR. Paulo estava neste momento, furioso contra aquele que estava invadindo seus campos missionários e tentando desfazer seus trabalhos em prol do evangelho de Cristo e da nova dispensação da graça. Mesmo que fosse um dos apóstolos de Jerusalém, não tinha o direito de distorcer o que o apóstolo dos gentios havia feito em toda aquela região, levando os gentios a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador.

SOFRERÁ A CONDENAÇÃO. Alguns comentaristas do Novo Testamento tentam amortecer esta expressão do apóstolo afirmando que, o autor deseja que realmente aquele que estava atrapalhando seus trabalhos na Galácia sofreria um castigo, por semear suas heresias entre o povo de Deus. Efetivamente, desviar uma vida dos caminhos do Senhor tem um alto preso, imagine desviar o rebanho do Senhor do evangelho da verdade.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...