segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Gálatas 1:8

Gálatas 1:8 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
MAS, AINDA QUE NÓS MESMOS. É provável que o volume dos escritos sobre à história de Cristo e sobre os principais e mais importantes pontos da nova dispensação de Deus com os homens por meio de Cristo, já estivesse prontos neste tempo em que Paulo defendia o verdadeiro evangelho. Portanto, ainda que o próprio apóstolo ou qualquer dos outros líderes da igreja primitiva apresentassem um evangelho além do que já estava proposto nos escritos oficiais, não deveria ser aceito pelos seguidores de Cristo na região da Galácia. Ninguém estava autorizado a pregar outro evangelho nem as igrejas deveriam aceitar se alguém anunciasse outro evangelho diferente.

OU UM ANJO. Mesmo que um anjo viesse a anunciar um evangelho além do que já estava escrito, não deveria ser aceito. Os anjos são seres celestiais que estão sob o comando de Deus em prol do seu reino. Eles estão na terra a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14). São seres espirituais, mas que em alguns casos se manifestam em forma de homem. Existem ainda os anjos das trevas, que são os demônios ou espírito maus, que tem como chefe o Diabo que é o príncipe do império das trevas. Nenhum anjo seja quem for pode anunciar outro evangelho diferente.

DO CÉU. Mesmo que um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, não aceitem. Os anjos dos céus são os anjos de Deus, que estão ao serviço do reino dos céus. Mas quando se refere a “céu” no singular, está se reportando a morada de Deus mesmo. É o lugar onde Deus habita. Certamente Paulo está se referindo aos Arcanjos, Querubins e Serafins, que assistem diretamente diante do trono do Deus altíssimo. Nem mesmo estes notáveis seres celestiais deveriam ser aceitos com suas mensagens diferentes com um outro evangelho. O evangelho de Cristo já era conhecido.

VÓS ANUNCIE. Os perturbadores da comunidade de Cristo na região da Galácia estavam inquietando os cristãos com o anuncio de um evangelho modificado, ao qual Paulo classifica de outro evangelho. É preciso se ter cuidado com o conteúdo das mensagens transmitidas pelos profissionais do evangelho e pelos mercenários.

OUTRO EVANGELHO. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega ou ensina. Nos dias atuais o que mais têm são divulgadores deste outro evangelho. Porque o evangelho verdadeiro é acima de tudo Cristocêntrico. Fala sobre o Cristo de Deus e da nova aliança da graça divina. O outro evangelho é pregado pelos mercenários que pregam ou ensinam por outros interesses.

ALÉM DO QUE JÁ VOS TENHO ANUNCIADO. Quando Paulo esteve em viagem missionária naquela região para onde estava escrevendo esta carta, ele anunciou o verdadeiro evangelho de Cristo. Falando o essencial para salvar de qualquer pecador. Os judaizantes, como também os cristãos legalistas estavam pregado um evangelho que mesmo que alguém se convertesse ao cristianismo precisava guardar a legislação de Moisés.

SEJA ANÁTEMA. O outro evangelho deve ser visto como anátema, ou seja, deve ser rechaçado como sendo amaldiçoado. O verdadeiro evangelho de Cristo traz bênção na vida das pessoas, mas o outro evangelho produz maldição, e leva a perdição. É preciso ter cuido em que tipo de evangelho estamos “anunciando” e principalmente “crendo”.

Gálatas 1:7

Gálatas 1:7 - O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
O QUAL NÃO É OUTRO. “O qual” se refere ao outro evangelho que Paulo vinha falando no texto anterior. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega. Nos dias atuais o que mais têm são divulgadores deste outro evangelho. “Não é outro”. O que o apóstolo está tentando explicar para os seus leitores é que os pregadores do outro evangelho se utilizam das escrituras para pregar o evangelho de Cristo de forma alterada. Distorcendo a palavra do evangelho segundos as suas ideologias pessoais.

MAS HÁ ALGUNS. Não são todos os pregadores que se utilizam do expediente de majoram a mensagem do evangelho para sair bem na foto. Mas estes “alguns” sobre os quais Paulo se refere, eles modulam a mensagem bíblica de tal maneira que a sua interpretação do evangelho sai manipulada de conformidade com suas ideologias pessoais. O evangelho verdadeiro é Cristocêntrico, outra mensagem sobre a nova aliança de Deus que não tenha Cristo como conteúdo principal, não é evangelho. O evangelho de Cristo fala sobre a nova dispensação de Deus para o mundo por meio de Cristo.

QUE VOS INQUIETAM. As notícias que chegaram até o apóstolo Paulo sobre a situação que se encontrava nas igrejas da Galácia era de que os cristãos estavam inquietos, pelo fato de que alguns dos pregadores que por lá passaram divulgavam um evangelho distorcido e diferente do que Paulo e os seus cooperadores haviam anunciado. Alterar o conteúdo principal do evangelho de Cristo é pregar ou ensinar heresia, e isso não edifica em nada, mas só produz inquietação no povo de Deus. O evangelho de Cristo é a mensagem de paz e de reconciliação e não de confusão.

E QUEREM. Estes hereges aos quais Paulo se refere tem tudo bem programado em seus intentos naquilo que dizem. Geralmente são pessoas consideradas influentes e aparentemente bem instruídas nas escrituras. No entanto, de maneira astuta tentam enganar os mais simples com uma mensagem parecida com a mensagem do evangelho de Cristo, porem, não passa de um evangelho filosófico e ideológico. O desejo mais profundo destes profissionais da oratória linguística é transtornar a palavra do evangelho, que deve ser conforme o que está na bíblia.

TRANSTORNAR. Paulo relata neste verbete da sua palavra escrita, qual o real papel destes artistas gospel de faixada. Transtornar o evangelho de Cristo. São os enganadores disfarçados de pregadores, cantores e líderes do meio religioso, que não passam de inventores de males, que se utilizam do evangelho para tirar proveito próprio como profissionais do evangelho. O evangelho das boas novas é a mensagem de transformação para preparar o homem para a vida eterna. Um evangelho materialista e terreno não é o evangelho da libertação e da salvação em Cristo.

O EVANGELHO DE CRISTO. O evangelho de Cristo é a história narrada na palavra de Deus sobre o Messias, Sobre Jesus de Nazaré e sobre a nova aliança de Deus com a humanidade para a salvação em Cristo Jesus, simples assim. O evangelho de Cristo são as boas novas de redenção pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Cristo Jesus.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Gálatas 1:6

Gálatas 1:6 - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho.
MARAVILHO-ME DE QUE. Neste ponto de sua missiva aos Gálatas o apóstolo começa uma nova secção de sua narrativa falando a respeito da vulnerabilidade dos cristãos que estavam na região da Galácia e sobre a inconstância deles no evangelho. Além de reivindicar a autoridade divina do seu apostolado e de sua doutrina. E ele dá início as suas advertências demonstrando a sua admiração e espanto no comportamento dúbio que apresentava a igreja cristã naquele local, para quem ele escreveu.

TÃO DEPRESSA. Ao que tudo indica Paulo esteve à bem pouco tempo naquela região pregando a sua doutrina e visitando as comunidades cristãs. E ele deixa transparecer que quando lá esteve tudo se encontrava em perfeita ordem as coisas. Mas, foi só o apóstolo se afastar e “tão depressa” os inconstantes Gálatas apresentavam comportamento duvidoso da sua permanência naquilo que aprenderam. Essa rapidez na mudança comportamental dos gálatas causou impacto em Paulo.

PASSÁSSEIS. Este verbo, que é um verbo de ação, revela a mudança drástica e significativa que aconteceu ou estava ocorrendo na igreja cristã da Galácia. Isso representa a mudança de uma situação melhor para uma degradante, em termos da admiração que causou no apóstolo. Enquanto eles estavam sendo acompanhados e doutrinados pelo missionário e ensinador da nova aliança, “Paulo”, estava tudo bem, no entanto, de repente com a ausência do pregador das doutrinas de Cristo, eles se afastaram dos mandamentos recebidos.

DAQUELE QUE. “Daquele” diz respeito de Deus. Antes eles estavam de conformidade com a soberana vontade do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Cumprindo e vivendo de conformidade com os mandamentos da nova aliança de Deus com os homens, a nova dispensação. Enquanto Paulo estava no meio deles, o que prevalecia eram os planos de Deus na vida de cada um deles. Viviam e andavam nos caminhos do Senhor em plena obediência aos seus estatutos e aos seus decretos.

VOS CHAMOU À GRAÇA DE CRISTO. Paulo traz a lembrança da igreja de Cristo sobre a importância que se deve dar a chamada de Deus. Eles não foram chamados simplesmente por uma instituição religiosa nem pelo próprio apóstolo, a chamada deles foi uma chamada superior, foram chamados por Deus. E foram chamados para dentro da graça de Cristo, isso quer dizer que eles não mereciam este chamamento para o reino de Deus, mas por um favor não merecido é que foram escolhidos.

PARA OUTRO EVANGELHO. Este outro evangelho é o evangelho deturpado ou modificado conforme as ideologias de quem prega. Nos dias atuais o que mais tem são divulgadores deste outro evangelho. Porque o evangelho verdadeiro é acima de tudo Cristocêntrico. O evangelho verdadeiro fala sobre o Cristo de Deus e da nova aliança da graça divina. E conforme o contexto desta carta, ficamos sabendo que na região da Galácia estava sendo pregado um evangelho legalista, com probabilidade de retorno a legislação de Moisés.

Gálatas 1:4-5

Gálatas 1:4-5 - O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai. Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
O QUAL SE DEU A SI MESMO. “O qual” está falando de Cristo Jesus, nosso Senhor e Redentor do texto anterior. O que está envolvido com esta expressão é muito mais que palavras. Isso fala do sacrifício do Cordeiro de Deus para nos salvar. O Pai perguntou: Quem há de ir por nós? O Filho responde: Eis-me aqui, envia-me a mim (Isaías 6:8). A vinda do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, Deus conosco, foi voluntária e por amor singular aos homens. O Cristo de Deus se submeteu ao sofrimento como servos. Filipenses 2:7-8 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

POR NOSSOS PECADOS. Outra das mais profundas declarações do Novo Testamento sobre o plano da salvação. Porque envolve a expiação dos nossos pecados pelo Cordeiro substituto. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

PARA NOS LIVRAR DO PRESENTE SÉCULO MAU. Para nos livrar. A palavra livramento na velha dispensação tem um significado do livramento do perigo e da morte. Já na nova aliança tem um significado espiritual de salvação e de vida eterna, além dos mesmos significados de antigamente. O presente século mau se refere ao mundo de destruição, perdição e condenação. Uma interpretação razoável deste texto é que Cristo Jesus nos livrou da condenação pelo seu sacrifício de si mesmo pelos nossos pecados. Coisa que o ser humano não tinha como conseguir sozinha.

SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. Primeiro, o Cordeiro nos redimiu dos nossos pecados pela reconciliação com Deus mediante a expiação de si mesmo. Segundo, tudo estava de conformidade com a vontade de Deus. Porque já fazia parte do programa da salvação prometido pelo Deus de Israel em tempos passados, ainda no período da antiga dispensação. Todas quantas profecias messiânicas faladas por Deus no Velho Testamento convergia para o seu cumprimento pela vinda do Messias para comprar vidas para o reino de Deus pelo preço de Sangue. O sangue do Cordeiro de Deus.

NOSSO PAI. Deus é o nosso Pai. Quando recebemos a Cristo em nossas vidas, nos promete a mensagem das boas novas que somos aceitos como filhos de Deus. João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Agora somos filhos de Deus (I João 3:2).

AO QUAL SEJA DADA GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. O nosso Deus é digno de toda glória, de todo louvor e ações de graças, porque a ele pertence o poder, a honra e a glória para todo o sempre amém. Com essa doxologia Paulo faz a conclusão da saudação inicial de sua carta endereçada aos Gálatas.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Gálatas 1:2-3

Gálatas 1:2-3 - E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo.
E TODOS OS IRMÃOS. O fato de Paulo chamar a todos de irmãos trata de sua simplicidade em considerar os seguidores de Cristo como ele próprio. Ele era um pregador importante, mas não levava isso em consideração. Nesta mesma época o apóstolo era uma das lideranças mais proeminente da igreja primitiva, mas nem por isso, o fazia se considerar superior aos demais servos de Deus. A maioria dos chamados líderes religiosos dos dias atuais precisam aprender com a humildade deste grande líder dos começos do cristianismo.

QUE ESTÃO COMIGO. Os irmãos que estão comigo. Em algumas das suas epístolas o próprio Paulo era quem as escrevia, já em outras ele se utilizava de um amanuense para escrever seus textos. Talvez estes irmãos que estavam com Paulo fossem aqueles seus companheiros de viagem missionária que estavam lhe ajudando na escrita e nos assuntos a ser tratados nesta carta. Ou ainda ele pode estar se referindo aos irmãos da igreja onde ele se encontrava neste momento, que não se sabe onde, talvez Éfeso, Corinto ou Antioquia da Síria, que é mais provável.

ÀS IGREJAS DA GALÁCIA. Quando o Novo Testamente se refere à igreja não está se referindo a um templo religioso, mas sim, a comunidade dos salvos e remidos pelo sangue de Cristo. Até porque a igreja de Cristo não é um templo ou uma organização religiosa, mas somos todos nós que fomos comprados e redimidos pelo sangue precioso do Cordeiro de Deus. A Galácia era uma província romana situada no centro-norte da Ásia Menor, onde hoje está a Turquia. A Galácia foi visitada por Paulo (Atos 18:23) e ali havia várias igrejas (1 Coríntios 16:1).

GRAÇA E PAZ. Esta era a saudação cristã da igreja primitiva. Nos dias de hoje, cada denominação adota um tipo de saudação cristã para diferenciar uma da outra. Porem, biblicamente falando graça e paz era a saudação feita pelos cristãos dos tempos apostólicos. Graça era a saudação grega e paz a saudação judaica. Graça se referindo à obra de Cristo para com os homens e paz fala da reconciliação com Deus.

DA PARTE DE DEUS PAI. Graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Foi por meio desta graça da parte de Deus, que ele enviou seu Filho para estabelecer a reconciliação com o mundo. Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

E DO SENHOR JESUS CRISTO. Esta mesma graça e paz esta incorporada diretamente a Cristo Jesus nosso Senhor porque ele foi o condutor entre Deus e toda a humanidade. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do Carpinteiro e de Maria. É o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo e o sobrenome que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. O Deus Criador está em plena comunhão com Cristo em graça e paz, como também com o seu povo, a igreja de Cristo.

Gálatas 1:1

Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos).
PAULO. O significado do seu nome é: “Pequeno”. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios - mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espeço no livro de Atos.

APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

NÃO DA PARTE DE HOMENS, NEM POR HOMEM. Muito diferente dos dias atuais onde a maioria dos que se dizem ungidos de Deus ou enviados de Deus, são consagrados pela vontade dos homens, por meio de apadrinhamento ou simplesmente por indicação, como se o evangelho fosse uma profissão para se ganhar dinheiro. Porque hoje o que vale mais é a posição e não a chamada por Deus para o ministério.

MAS POR JESUS CRISTO. Paulo se considerava um apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo. Era um pregador itinerante, que não foi totalmente apoiado pelo ministério apostólico da igreja primitiva. Conforme o livro de Atos foi o maior missionário de sua época e importante fundador de comunidades cristãs por onde passava. Por ser um autêntico apóstolo de Cristo dedicou toda a sua vida ao trabalho de divulgar as boas novas do seu Mestre e Salvador Jesus Cristo. Gastou o resto de sua vida por Cristo. O mais importante é que o Senhor Jesus aprovou o ministério apostólico de Paulo.

E POR DEUS PAI. Há um certo tom de crítica nesta expressão de Paulo ao se referir a sua chamada para o apostolado. Como que alertando aos demais apóstolos de que foram (conforme alguns comentaristas precipitados na escolha de Matias) muito apresados em não esperarem um pouco até que o Senhor o chamasse para este tão importante cargo no arcabouço ministerial da igreja cristã primitiva, que foi a função de apóstolo. Matias foi escolhido pelos apóstolos, mas Paulo foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus.

QUE O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. Foi o mesmo Deus da vida, que ressuscitou a Jesus Cristo de entre os mortos, quem fez a chamada de Paulo para o apostolado. E o Senhor deu provas cabais disto, aprovando o seu ministério. Nenhum dos demais apóstolos foi tão importante quanto Paulo o foi na implantação de igrejas no mundo gentílico,

Efésios 6:24

Efésios 6:24 - A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém.
A GRAÇA. No versículo anterior encontramos a palavra paz, que fazia parte mais nas igrejas da Palestina em que era composta mais de pessoas que vieram do judaísmo para o cristianismo, porque esta era mais uma saudação dos judeus. Mas a palavra graça, no que diz respeito à saudação ou graça e paz, era mais usada nas igrejas gentílicas. Esta graça tipifica o favor não merecido da parte de Deus e de Cristo para os gentios, que não faziam parte das alianças de Deus com o seu povo Israel, porque eram povos pagãos.

SEJA COM TODOS. Durante a velha dispensação, somente a nação de Israel era beneficiária direta e com exclusividade das bênçãos de Deus, conforme a legislação de Moisés. Quem obedecesse aos mandamentos da lei, recebiam o cumprimento das promessas, porem as demais nações do mundo se sentiam expluídas. Na nova dispensação, as promessas foram expandidas para todas as nações do mundo, os povos chamados de gentios ou pagãos, mas que fazem parte da igreja comprada por Cristo.

OS QUE AMAM. A possibilidade está posta para todas as nações do mundo, sejam os judeus ou gentios, porem, para aqueles que amam ao Senhor Jesus. Quem ama a Cristo são aqueles que guardam os seus mandamentos, que são justamente os seus discípulos. A graça de Deus em Cristo Jesus tem chegado a todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Senhor Jesus, todos aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador.

A NOSSO SENHOR. O apóstolo Paulo, como foi um dos que mais se beneficiou desta multiforme graça de Cristo, em que ele diz que não era digno, por ter sido um dos perseguidores da igreja de Cristo, ele se inclui, entre aqueles que foram alcançados com esta graça salvadora. O Novo Testamento está repleto de referências sobre o Senhorio de Cristo, no entanto, Paulo fala como Cristo se tornou Senhor em (Filipenses 2:9-11).

JESUS CRISTO. Outra vez o apóstolo faz questão de colocar nos seus escritos o título completo do Filho de Deus, Senhor Jesus Cristo para identificá-lo com aquele que veio como sendo o descendente de Davi, porque era Rei dos Reis e Senhor dos senhores. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que significa: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados e o sobrenome Cristo nos fala sobre a missão do Messias de Deus.

EM SINCERIDADE. O escritor está se referindo a todos aqueles que de fato e na verdade creem verdadeiramente no nome de Cristo Jesus, e que se arrependeram dos seus pecados, passaram pelo processo do novo nascimento, foram regenerados pelo poder do evangelho e passaram a ser novas criaturas em Cristo Jesus. Amar a Cristo em sinceridade é andar nas pisadas do Mestre, ter a mente de Cristo e ser seu discípulo de verdade.

AMÉM. É recorrente do apóstolo Paulo, esta forma de concluir suas epístolas, e muitos dizem que para quem conhecia o escritor sabia que era a sua assinatura ou forma de autenticar suas correspondências. A palavra amém que dizer: Assim seja, ou Deus confirme estas palavras. Como Cristo é o amém de Deus, há quem diga que o apóstolo ao colocar o amém no final dos seus escritos, ele estava dizendo que tinha o aval de Cristo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...