domingo, 6 de novembro de 2016

Efésios 2:16

Efésios 2:16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E PELA CRUZ. A cruz, neste caso nos fala sobre o sacrifício expiatório de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O fato é que Deus estava irado contra toda humanidade inclusive com o seu povo Israel, pelo estado de rebelião e apostasia que prevalecia sobre toda a terra, em que os seres humanos davam as costas para o seu Criador. E Cristo veio para ser sacrificado em lugar dos pecados, servindo assim, em um ato de propiciação para aplacar a ira de Deus, estabelecendo desta forma a reconciliação, e com isso veio a paz.

RECONCILIAR. Antes da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, o que predominava no mundo era a inimizade, inimizade de Israel com os gentios e vice versa, e inimizade de todos os povos contra a vontade de Deus. Mas a obra perfeita de redenção realizada pelo Emanuel de Deus venceu a reconciliação, uma vez que, Deus aceitou o sacrifício de Cristo como um ato que estabeleceu a paz. Deus estava em Cristo Jesus, reconciliando o mundo consigo mesmo, e em vez de tomar uma atitude de vingança aceitou a paz universal.

AMBOS. Por um lado, estava o povo de Israel, os mesmos que foram tirados da terra do Egito e posto por Deus em uma terra boa, de muita fartura, terra que manava leite e mel, terra abençoada por Deus, mas que se encontrava desviado do seu Deus. Do outro lado, estavam os gentios que não faziam parte das alianças com o Deus de Israel. As demais nações do mundo serviam as falsas divindades, por meio dos ídolos e imagens.

COM DEUS. O ato da reconciliação realizado por Cristo Jesus trouxe os judeus que estavam desviados dos planos de Deus, por desprezarem a legislação de Moisés, como também os gentios que se mantinham no estado de rebelião para junto de Deus. A reconciliação cria um novo status de comunhão entre todos os povos do mundo e o Deus Criador, que em vez de castigar a humanidade, revolveu amar o mundo em Cristo Jesus.

EM UM CORPO. Juntando judeus e gentios em um mesmo corpo, temos então a igreja remida do Senhor Jesus que, com a implantação da nova dispensação da graça, passou a ser o novo Israel espiritual de Deus. O evangelho declara que a igreja de Deus, representa o corpo de Cristo na terra, porque todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Cristo de Deus é um membro do corpo do Senhor Jesus nesta Terra.

MATANDO COM ELA. O pronome “ela” se refere a “cruz” sobre a qual Deus em Cristo estava reconciliando consigo mesmo o mundo, criando dos dois povos (judeus e Gentios) a sua igreja amada. O sacrifício voluntário e de amor que o Cordeiro de Deus efetuou na cruz pela sua igreja, aniquilou a inimizade, onde o resultado foi a paz do Criador com toda a sua criação, mas especificamente com a igreja remida de Cristo Jesus.

AS INIMIZADES. Esta inimizade tinha como efeito a desobediência dos filhos de Israel contra o seu Deus, isso porque eles estavam sempre se desviando dos caminhos do Senhor e apostatando da fé judaica. Já no lado dos gentios esta inimizade era sinônimo de rebelião por atos contínuos de alienação dos planos de Deus. No entanto, o amor de Deus prevaleceu e o resultado é o que se ver em todo o mundo, Cristo reinando pela igreja.

Efésios 2:15

Efésios 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
NA SUA CARNE. Os judeus não aceitaram de que em Jesus estava o Messias, nem muito menos que ele fosse o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Já os gnósticos não acreditavam que o Cristo de Deus havia encarnado na pessoa de Jesus de Nazaré, por isso que negavam a encarnação do Verbo de Deus, afirmando de que Jesus não era homem, mas sim, mais um aeon que havia se manifestado na terra. No entanto, Jesus Cristo, era o Verbo que se fez carne e habitou entre os homens, como sendo um homem.

DESFEZ A INIMIZADE. O pacto nacionalista entre Deus e o seu povo Israel estabeleceu uma inimizade entre o Criador e as demais nações do mundo, até porque somente Israel se submeteu as regras desta aliança. Todavia, a vinda do Messias, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, com seu sacrifício expiatório, desfez essa separação de povos, em que os sentimentos de ódio foram aniquilados pela paz de Cristo.

ISTO É, A LEI DOS MANDAMENTOS. O apóstolo se refere à lei de Moisés, que foi dada por Deus para que os filhos de Israel exercessem plena comunhão com o Deus único e verdadeiro. Lei esta que era exclusivista, e por isso, separava as demais nações do mundo com descriminação pelo povo judeu. De acordo com a legislação de Moisés, que era de Israel pertencia a Deus, mas os demais povos eram gentios, pagãos e do diabo.

QUE CONSISTIA EM ORDENANÇAS. Todas as ordenanças da lei eram voltadas para o povo de Israel, quem não era descendente dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, não tinham direito as promessas contidas na lei dos mandamentos, a não ser como prosélito de segundo plano. Os mandamentos da lei de Moisés consistiam em ordenanças para o povo judeu e não para os gentios, que não eram aceitos pelos judeus.

PARA CRIAR EM SI MESMO. Percebe-se o valor incalculável da propiciação realizada por Cristo, quando ele no seu sacrifício de amor mudou toda uma situação que era desfavorável para as demais nações do mundo, os gentios, porque em si mesmo ele constituiu uma nova modalidade de relação entre todos os povos e entre Deus e suas criaturas. A morte expiatória do cordeiro de Deus abriu a parta da graça para todos.

DOS DOIS UM NOVO HOMEM. Agora, em Cristo Jesus, não existe judeu nem gentio, mas sim, os remidos de Cristo, que de qualquer nação do mundo faz parte da igreja amada do Senhor Jesus. A obra perfeita de redenção é que criou o mecanismo do novo nascimento para todos aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvação. E isso não vem da nacionalidade do ser humano, mas sim, de um verdadeiro arrependimento e fé.

FAZENDO A PAZ. Quem conhece a história da humanidade antes da vinda do Messias de Deus sabe que os povos antigos eram terríveis no que diz respeito a guerrearem uns com os outros, é tanto que Israel sempre enfrentou grandes batalhas com as demais nações. Porem, a vinda de Cristo melhorou substancialmente este aspecto, porque ele estabeleceu a paz. Principalmente a paz pela reconciliação entre Deus e a humanidade.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Efésios 2:14

Efésios 2:14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.
PORQUE ELE. O apóstolo esta se referindo a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Jesus era na verdade o Messias prometido, conforme as profecias messiânicas do Velho Testamento, sobre as quais falaram os servos de Deus. Jesus era também o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, ele que veio como sendo o Filho de Deus, porque foi gerado pelo Espírito Santo de Deus. Também conhecido como Jesus de Nazaré, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o profeta de Deus, Rei e Sacerdote eterno de Deus Pai.

É A NOSSA PAZ. Por que Cristo Jesus é a nossa paz? Porque a missão do Messias de Deus nos ensina sobre a reconciliação entre Deus e a humanidade, em Cristo Jesus, Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo. Esta paz, só foi possível por meio da propiciação realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e a propiciação tem tudo a ver com a expiação dos pecados da humanidade, uma vez que, Cristo foi crucificado me lugar dos pecadores, o castigo que nos trás a paz estava sobre ele.

O QUAL. Mais uma vez o escritor coloca em evidência a pessoa bendita de Cristo Jesus o verbo de Deus. A obra perfeita realizada pelo Cristo de Deus trouxe benefícios incalculáveis para toda a humanidade, incluindo os judeus e principalmente os que fazem parte da igreja de Cristo. Cristo por meio da reconciliação aproximou todos os povos do mundo, pelo elo da nova aliança da graça, e isso foi possível pela redenção.

DE AMBOS OS POVOS. Paulo se reporta aos judeus, que eram os filhos de Israel, descendentes de Abraão com quem o Senhor fez o pacto da circuncisão. Este povo era o povo especial do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Do outro lado, o autor também fala sobre os gentios, que eram todas as demais nações do mundo, os pagãos que não faziam parte do primeiro tratado. A igreja de Cristo é composta por todos os povos do mundo.

FEZ UM. Este “um” diz respeito a igreja remida do Cristo de Deus, o novo Israel espiritual constituído de pessoas de todas as nações do mundo, incluindo os judeus também. A igreja amada do Senhor Jesus é quem depois da implantação da nova aliança da graça de Deus representa na terra o reino de Deus e de Cristo. Fazer parte da igreja de Cristo é fazer parte da família de Deus, como co-herdeiro de Deus em Cristo para a vida eterna.

E DERRUBANDO A PAREDE DE SEPARAÇÃO. Quando Cristo Jesus inspirou e deu o brado na cruz do calvário, o véu do templo se rasgou de alto a baixo, simbolizando um novo tempo de comunhão com Deus e de aceso aos céus. Tudo que impedia dos gentios se aproximarem de Deus foi removido criando um novo ambiente para uma comunhão perfeita e direta entre a criatura e o seu criador. Hoje todos têm aceso ao trona da graça.

QUE ESTAVA NO MEIO. Podemos citar uma série de empecilhos que impediam dos gentios se aproximarem de Deus. Mas, um dos mais fortes que podemos destacar era a lei de Moisés, que foi estabelecida com exclusividade para Israel, eliminando a possibilidade das demais nações fazerem parte deste pacto. Por um lado, Israel monopolizava a fé judaica e por outro, os gentios se sentiam excluídos desta aliança.

Efésios 2:13

Efésios 2:13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
MAS AGORA. O “mas” é enfático para demostrar uma mudança drástica de situação no status dos gentios, depois da vinda de Cristo para estabelecer a reconciliação entre Deus e os gentios, por meio da propiciação, que aplacou a ira de Deus. “Agora” sinaliza para o novo tempo da paz entre Deus e os gentios, este é o tempo da nova aliança, feita não só com os israelitas, mas com todas as nações do mundo. Este é o tempo da salvação universal com todos os povos, mas também individual com cada ser humano.

EM CRISTO JESUS. Este novo pacto só foi possível com a obra perfeita de redenção realizada por Cristo Jesus, nosso Senhor. Quando se fala sobre Cristo dentro das páginas do Novo Testamento, está se referindo a missão redentora do Messias de Deus, como sendo Deus entre os homens para salvar. E “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome de Josué, e tem o significado de Salvador, como está escrito: E ele salvará o seu povo dos seus pecados, conforme está em (Mateus 1:21).

VÓS, QUE ANTES. O “vós” também é enfático para destacar os gentios, que antes da vinda do Messias de Deus eram considerados pagãos, separados das alianças de Deus com o seu povo Israel. Já a expressão “antes” se reporta ao tempo da antiga aliança, em que os gentios não estavam incluídos no pacto com Deus. A relação de amizade e de paz dos gentios com Deus se deu com a vinda do Messias, antes prevalecia a inimizade.

ESTÁVEIS LONGE. Esta frase nos ensina da alienação dos gentios quanto às alianças com Deus, isso porque, as demais nações do mundo não conheciam nem buscavam ao Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. Os pagãos adoravam qualquer coisa, como a pedra, a madeira e até mesmo o barro, menos ao Deus de Israel. O fato de Israel monopolizar o Deus verdadeiro criava nas demais nações uma empatia pelo Senhor.

JÁ PELO SANGUE. Paulo esta se referindo ao sacrifício de amor ao qual se submeteu o filho de Deus pela humanidade. O sangue fala sobre a vida de Cristo que ele deu para resgatar os seres humanos da perdição eterna. A vida é o bem mais precioso que o homem Tem, e no caso de Cristo, ele deu tudo de si mesmo, ele deu a sua vida, para resgatar os perdidos. Já estava previsto a expiação de Cristo pelo mundo (Isaias 53:4-5).

DE CRISTO. Falar a respeito de “Cristo” é discorrer sobre todas as profecias messiânicas sobre as quais vaticinavam as Escritoras religiosas dos judeus. Falar sobre Cristo é falar sobre o Messias prometido por Deus. Escrever sobre “Cristo” é contar a história do Emanuel de Deus, em que o próprio Deus se manifestou em carne para redimir a humanidade. Em fim, falar sobre “Cristo” é falar sobre a propiciação que trouxe a paz.

CHEGASTES PERTO. O sacrifício de amor feito por Cristo Jesus foi um ato de propiciação em que resolveu o problema da inimizade entre Deus e a humanidade, porque a expiação pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo produziu a reconciliação. Desta forma, todas as nações do mundo foram beneficiadas pela redenção de Cristo, principalmente todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo.

Efésios 2:12

Efésios 2:12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
QUE NAQUELE TEMPO. O autor se refere ao tempo da velha dispensação em que os gentios viviam desgarrados e sem esperança de salvação, porque não faziam parte do povo de Deus, os israelitas. Na verdade, a antiga aliança de Deus com Israel era um pacto nacionalista em que uma única nação do mundo de então foi escolhida para amar e servir a Deus por intermédio a legislação de Moisés. Todavia, vinda á plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Messias prometido para firmar uma nova aliança de paz universal.

ESTÁVEIS SEM CRISTO. Todos aqueles que eram considerados pelos judeus como incircuncisos, também chamados de gentios ou povo pagãos nem conheciam as profecias messiânicas sobre um Messias que viria para estabelecer uma nova aliança com alcance transcultural entre todas as nações do mundo. Antes da vinda do Emanuel de Deus, a igreja nem existia, nem muito menos os gentios tinha esperança de salvação.

SEPARADOS. Esta é uma palavra que descreve muito bem o estado de alienação dos gentios quanto as alianças de Deus e também com relação a comunhão com o próprio Deus de Israel e com o seu Cristo. Os gentios viviam totalmente fora do alcance da vontade de Deus, porque as cada nação seguiam as suas próprias leis, quanto á organização política e religiosa. O paganismo era que prevalecia no mundo gentílico.

DA COMUNIDADE DE ISRAEL. Deus chamou Abraão para fora da sua gente e do lugar em que ele habitava para ser um povo, por meio dos seus descendentes, separados das demais nações do mundo. E a saída de Israel do Egito e sua posterior entrada na terra da Canaã foi um divisor de águas, no tocante a que aquela nação fosse exclusiva do Deus único e verdadeiro. Desta forma, Israel não se misturava com as demais nações.

E ESTRANHOS ÀS ALIANÇAS DA PROMESSA. Paulo faz uma real radiografia da situação dos gentios antes da vinda do Messias de Deus para estabelecer a nova aliança da graça, em que as demais nações do mundo viviam estranhas àquelas alianças feitas com o povo de Israel. Já no tempo do patriarca Abraão foi feita uma aliança com promessa de seus descendentes habitarem em uma terra que manava leite e mel, que se cumpriu depois.

NÃO TENDO ESPERANÇA. Israel tinha as alianças como base de ser abençoado, conforme a fidelidade do seu povo ao pacto com o seu Deus, quando eles obedeciam a legislação de Moisés ganhavam as bênção de Deus. Mas os gentios, nem isso tinham, porque não havia nenhuma aliança entre eles e Deus. Como se diz em nosso país, os gentios viviam como pedras soltas no tabuleiro ao deus dará, regido pela própria sorte.

E SEM DEUS NO MUNDO. Israel se gabava de ter um Deus verdadeiro como protetor, provedor e que dele cuidava. No entanto, os gentios nem Deus tinham com eles, é tanto que, os pagãos sempre recorriam às falsas divindades, e até hoje é assim, porque não conheciam ao verdadeiro Deus. Como eles não ligavam para Deus, o Senhor também não se importava com eles, até que Cristo veio mudar esta relação, produzindo a paz.

Efésios 2:11

Efésios 2:11 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens.
PORTANTO, LEMBRAI-VOS DE QUE. A partir de então, o escritor começa a mostrar que tanto judeus quanto gentios são unidos a Deus pelo sacrifício expiatório de Cristo Jesus, o redentor. Certamente, Paulo quando esteve presente na igreja de Cristo na cidade de Éfeso, procurou ensinar ao povo de Deus estas verdades, mas que agora por carta tenta trazer a lembrança deles, tudo isso que fazia parte de suas pregações. A tradição oral tem a tendência de cair no esquecimento, porem, os escritos passa a ser documentários.

NOUTRO TEMPO. Esta é uma colocação que representa o tempo da velha dispensação, em que Deus fez aliança com o povo de Israel, por meio da legislação de Moisés, em que os gentios não faziam parte deste pacto. Como também se pode dizer que o autor está se referindo ao tempo da ignorância dos seus leitores, antes de se converterem ao cristianismo, isso porque faziam parte do paganismo, com suas crenças politeístas.

ÉREIS GENTIOS. Dentro do arcabouço das Sagradas Escrituras, as nações e os povos eram divididos em dois povos. Os judeus, que eram os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, que saíram do Egito e entraram na terra de Canaã. E os gentios que eram as demais nações do mundo, que já dentro do tempo do Novo Testamento, também ficaram sendo chamados de pagãos. Gentios eram todos os que viviam na incredulidade, sem Deus.

NA CARNE. Para os judeus a questão da linhagem familiar era muito importante, ao ponto de conservarem enormes listas de nomes dos antepassados de suas genealogias. Eles traçavam infinitas arvores genealógicas para demonstrar a que tribo pertenciam, até chegarem aos mais ilustres patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Quem não fazia parte das linhagens ou tribos de Israel, por grau de parentesco eram chamados gentios ou pagãos.

E CHAMADOS INCIRCUNCISÃO. Os judeus tratavam os gentios como incircuncisos em termos pejorativos para os classificarem de impuros, imundos, depravados, ímpios, incrédulos, pessoas sem Deus no mundo. Um judeu puritano não se comunicava com alguém que não tinha a marca do pacto abraâmico, porque ele se considerava melhor e mais importante do que os demais homens do mundo, os chamados incircuncisão.

PELOS QUE NA CARNE SE CHAMAM CIRCUNCISÃO. A circuncisão era uma pequena cirurgia feita no prepúcio dos homens filhos dos israelitas, como sinal do pacto abraâmico, o que passou de geração a geração. Para um judeu, ser um verdadeiro israelita ou descendente de Abraão, Isaque e Jacó tinha que ser circuncidado. Naturalmente isso acontecia ao oitavo dia de nascido, o que passou a ser uma tradição.

FEITA PELA MÃO DOS HOMENS. Essa expressão usada pelo escritor nos ensina sobre algo que é palpável, material, visível. O apóstolo tenta estabelecer um contraste entre um dos rituais estabelecido da dispensação da lei, com as coisas espirituais do novo pacto entre Deus e a igreja remida de Cristo. O ato em si da circuncisão dava início a uma aliança individual entre o menino e o Deus de Israel, que fez aliança com Abraão.

Efésios 2:10

Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
PORQUE SOMOS. O que somos não é porque temos qualidades próprias, mas tudo é a marca de Deus na vida de cada um de nós. Todo aquele que traça o seu próprio caminho e procura escrever o seu próprio destino, termina em nada, porque os planos podem ser dos homens, mas as realizações são de Deus na vida de cada um de nós. Não temos nada e nem somos nada, a parte de Deus, ou seja, sem Deus. Se alguém pode dizer que é alguma coisa ou representa alguma coisa, isso só é possível, unido a Deus.

FEITURAS SUAS. Em (Gênesis 1:26-27) nós aprendemos que, fomos criados por Deus, conforme a sua imagem e semelhança. Essas características foram perdidas ou manchadas com a queda da raça humana, porem, recuperada em Cristo Jesus. Paulo explica que: Estamos sendo transformados de glória em glória, na mesma imagem do Senhor (2 Coríntios 3:18). Há um conjunto de referências bíblicas comprobatórias, que asseguram de que temos a centilha divina do Criador em nossas vidas, como identidade.

CRIADOS. Quando alguém se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, por exercer a sua fé genuína no Filho de Deus e na sua obra perfeita de redenção, essa pessoas nasce de novo pela regeneração espiritual do Espírito Santo. A esse processo de transformação é que o autor classifica de nova criação. É como se a pessoa existisse de forma natural ou carnal, mas não existisse espiritualmente, precisando ser criado de novo para a vida.

EM CRISTO JESUS. A vinda do Messias de Deus teve modificações positivas na criação de Deus, que o homem natural não tem inteligência o suficiente para entender em essência esse projeto de Deus. O Emanuel, ou seja, Deus entre os homens prodigalizou benefícios sem medida para toda á criação, de tal forma que, em Cristo Jesus e na sua missão como o Cristo de Deus, um novo e melhor projeto de Deus foi posto em prática.

PARA AS BOAS OBRAS. A vida e o ministério do Cristo de Deus entre os homens mostrou o perfeito exemplo de como fazer boas ações em prol da humanidade. Cristo deu o seu exemplo de amor na prática para o bem coletivo de todos, principalmente para aqueles que fazem parte de sua igreja remida. Além do mais, Jesus deixou sua legislação centrada em amor a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo.

AS QUAIS DEUS PREPAROU. Deus por meio do seu Filho Jesus preparou tudo para que os seus representantes na terra sejam luz do mundo e sal da terra. Nesta nova criação do homem espiritual, o Senhor implantou na alma e no espírito dos seus seguidores suas características mais relevantes. Dando aos seus servos qualidades e dons, para que no exercício do amor fraternal, possamos ser imitadores do exemplo maior de Jesus.
PRA QUE ANDÁSSEMOS NELAS. Essa metáfora usada pelo escritor para representar o viver cristão conforme a vontade de Deus é uma tipologia do que devemos ser como representantes do Criador. Além de imprimir suas características na alma de cada um dos seus seguidores, o Deus de bondade mostra o caminho a ser seguido, guiando nossos passos no trilho das boas ações, o que representa na prática o amor fraternal.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...